quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A descrição da morte de Jonas Malheiro savimbi - descrição difamatória ou verídica


savimbi15Não atirem não me matem! Conta o Nunda
A descrição da morte de Jonas Malheiro savimbi pelo general das Forças Armadas Angolanas, Geral Sachipendo Nunda retranscrito desde o Semanário Angolense reflete muito a desejar e é simplesmente pura propaganda e especulação mas também não passa por um acto de bajulação.
Não sendo especialista em qualquer ramo militar mas a narração do general talvez sofreu uma influência narrativa, pois trata-se duma mensagem retransmitida. Se os verdadeiros narradores (de quém o nosso general ouviu) desta cronometragem sobre o massacre sofrido pelo savimbi não possuem sensos e se presenciaram ou mesmo foram activos participantes, então um general de um exercito politizado deveria ter uma noção sobre a deontologia militar, porque mesmo com qualquer qualidade que lhe for conotado pelo governo, Savimbi foi uma personagem dura e bruta, que não deveria berrar ou lançar tais gritos infantis ‘’Não atirem, não me matem’’ O governo sempre apresentou-nos um Savimbi bárbaro, sem coração mas áqui apresenta-se um medroso. Isto exige refflexão!
Caso que o nosso general não participara a esse acontecimento da última hora da vida de Savimbi, acredita-se que colecionou informações especulativas em vez de transmitir uma informação pesquisada. Para além da debilidade que o general apresenta na exposição desta informação, deveria ter-se em conta a sua especialialidade nos assuntos militares; no que concerne a divulgação da informação que se classifica como ‘’top secret do governo’’. Baseando-se de facto que a informação será obtida pela UNITA como convite a explicadura pública. Assim a Unita é chamada a não esconder-se ou guardar o que foi-se considerado como segredo do estado ou do partido, tanto aos uns como aos outros.
Outra questão que o general não apercebeu-se que uma vez divulgada de forma explicativa, a informação sobre a morte de Savimbi deve-se também esclarecer aos angolanos a misteriosa morte de general DEMBO, quase na mesma altura e nas circunstâncias escuras.
Do ponto de vista militar sabe-se que não se mata um soldado capturado vivo e que não oferece resistência e sobretudo que oferece o sinal de abandono (mãos ou bandeirinha branca levantadas). Assim a Unita defendeu-se sempre dizendo que Savimbi foi assassinado. Agora depois do dramático relato do general pergunta-se: Foi o Savimbi assassinado ou tombou resistindo? Os que tiveram a possibilidade de ver de perto o corpo do Savimbi mesmo os que viram claras imagens podem comprovar que a ferida no pescoço prova que a bala provenia da posição que indica que foi-se atirado do alto. Talvez fosse do próprio Savimbi ou da pessoa que estava numa montanha ou numa árvore ou talvez que subisse numa coisa para elevar-se mais que Savimbi. Savimbi foi enterrado urgentemente para colmatar muitos secretos, cubrir muitas informações e segredos. Uma vez que foi capturado porquê não se deu a possibilidade de julgamento publico?
E se Savimbi foi realmente massacrado como relatou o nosso bravo general, então dê-se a possibilidade a familia de abrir um processo contra os assassinos.
Ainda há muitas perguntas para responder!
Nsimba J. Dias
WWW.kinzinzi.blogspot.com

Comentários

Esse traidor ao seviço do mpla o ndunda, faltou lhe a etica militar, de qualquer das formas o tempo dirá. Todos os traidores serao julgados pelo Povo porque matar Um Grande Lider como DR SAVIMBI e vir na Imprensa fazer chantagem consideramos rediculo
Diz-se que se a gente pegar num pau e mexar na merda começa a cheirar mal. Porquê é que não começamos a pensar no futuro, e arranjar soluções para endireitarmos as coisas que estão mal no Paìs em vez de estarmos remexer o passado ? Estamos em Paz. Vamos trabalhar no sentido de solidificarmos este bem precioso e trabalhar para o desenvolvimento do Paìs.
Dei-te um voto positivo, apesar de achar que por mais merda que tivermos que mexer...mas vale cheirar mal e limparmos tudo de uma vez, do que deixar secare trazer mais problemas. Temos que falar e abordar todo o nosso passado, para que gerações futuras saibam onde é que falhamos e, apesar de poucas vezes, onde acertamos. Então, melhorarremos as nossas performances em muitos sectores da vida (evitando o mau e aperfeiçoando o bom). Um povo sem passado, não tem cultura nem memória...o que é muito perigoso pra o futuro!!!
Antigo militar das FALA.
Nós na Jamba vimos o Diabo.
Quando o Savimbi mandava atirar pessoas nas fogueiras,nós ficávamos arrepiados,porque esses monstro que está na foto não teve amor pela vida dos outros.
Verdade é que Savimbi foi o calvariode Angola, mas nessa Altura o Traidor Nunda tambem era, ele agora nao venho atirar areia para as pessoa de que ele usava as todas as suas mutukurais de guerra para os animais selvagens, e para abrir as mentes das pessoas do que ja se passou a 6 ou 7 anos ele que cale a sua boca matumbo estupido.
es um homem politico es comando.eras um homem da palavras nao eras julgados es um simbolo desta terra angolana.dr savimbi nao eras politico da unita mais sim politico angolano todos queremos ser verdadero para esta terra.
Não supreende em África ter generais alienados com o que fala sem propriedade o que não viu o que propala. Se disser o contrário infelizmente o seu cargo também fica comprometido.
Entre falar o que não deve e ficar calado, optaria pelo silêncio. O senhor Nunda sabe muito bem que nem todos angolanos são tapados e que não sabem analisar. Chega de bajulações meus senhores.
A política da UNITA delineada por Savimbi é boa, ams os meios usados por ele é que foram maus. DA mesma forma temos a paz, infelizmente conseguida através da morte dum nacionalista também. Mas mesmo assim temos que respeitar no tratamento a dar quanto a sua morte. Pelo que se sabia do Savimbi, para quem conheceu de perto é duvidoso e dizer o que o senhor Nunda ouviu dizer. Cada um tem a sua versão. Mas analizado o tiro do lado da cabeça e ou da garganta, pode colocar-se muitas interrogações que ofuscam esta esplanação do General alienado, bajulador, Nunda. Só está a falar para assegurar o seu lugar, por isso não supreende a sua forma de falar.
Mbimbi se bondou e ponto final, preferiu a morte do que a vingança. Em 1996, no Bailundo aquando do Congresso, o mesmo já tinha dito que estava consciente de que se morresse não diria nunca "eu não sabia". Estou a ler o Jeune Afrique "un jour nouveau se levè" e é espantoso. O homem dizia que não deviamos deixar que nos humilhassem e dizia que não nos deviamos deixar intimidar. Foi até ao fim e preferiu não ser humilhado...pelo menos vivo ou como paspalho democrata mas pisoteado, numa democracia sinónimo de hipocresia!
O Nunda vai que ter levado ao tribunal internacional para responder pelos crimes contra a humanidade. Ele esqueceu-se que as violacoes de direitos humanos sao graves a opinia publica. Este homem junto os seus comparcas os seus nomes ja estam a ser processado. Antes do fim do ano Angola vai ver muito sobres este assunto. Chau Angola.
vai deixar de ser censurado quando vai saber que a verdade é uma coisa e que a verddade é outra.................!
Qui 27 Agosto 2009, 12:06

E claro que o Sr Nunda e um traidor; puta politico pelo dinheiro. Tenham calmo, os dias virao. Angola sera como no Guinee Bissau. Requisitado de merda
O General Savimbi era um combatente de elite e nao morreu de joelhos a chorar.Passei 2 anos na sua pegada para os lados do Lungue-Bungo em 66/67.O jagunco do guerrilheiro Nunda ainda andava de calcoes nessa altura e e agora um general traidor e cobarde.
Este artigo de opinião é tendencioso, os comentários são facciosos e obra de quem anseia por uma nova guerra extemporânea em defesa da inócua causa anti-comunista. Só lhes falta descobrir um novo e iluminado líder angolano e obstinado por acicatar as populações para pela guerra conquistar a cadeira de J.E.S. .
Ninguém nega que hoje as riquezas de Angola estão a ser divididas pelos bureau politico e bureau militar do MPLA, que descaradamente cobram o seu quinhão. Todo mundo vê o sectarismo,no que concerne ao acesso a meios que melhoram condições sociais e financeiras da população angolana. É evidente que as prioridades dos actuais governantes não é o progresso imediato das populações desfavorecidas.
Mas pelo amor de Deus,não há nenhum angolano mentalmente são que prefira Angola da guerra civil à actual Angola sem Savimbi, e a vida do último é indissociável da matança e resgate de populações indefesas. Nenhum angolano honesto pode querer julgar quem matou um facínora nem quem dessa morte em combate ou execução fez propaganda barata.
De qualquer forma agradeço que o autor se informe melhor sobre a instabilidade emocional do "bravo guerreiro" Savimbi que muitas vezes fazia beicinho quando contrariado ou derramava lágrimas quando angustiado. A outra face do seu génio todos os angolanos conhecem (infelizmente).
Não façam renascer os ódios nem a teoria de que é preciso matar para desconstruir esta Nação corrupta. Ninguém se lembra do pró-ocidental Mobutu? Que obras beneméritas fez ele pelos congoleses?
E que benefícios ou paz deixou ele para as populações do "seu" Zaire?
Há algum presidente de alguma república rica africana que não se "abotoe" c/ a melhor parte do bolo?
E Savimbi alguma vez demonstrou ser desprovido de ambição e da necessidade de bens materiais?
Seria Savimbi Presidente diferente dos demais líderes africanos (excepção feita a Mandela e quiçá Chissano)?
O que esta nova Angola precisa é de soluções novas mas civilizadas, desvinculadas de todos os participantes em crimes de sangue, crimes morais ou crimes económicos.