segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Edição de 03 de Setembro de 2012

Jovem raptada foi resgatada pela Polícia

Maputo (Canalmoz) – Heena Ayob, jovem de 17 anos que supostamente havia sido raptada algures na cidade de Maputo, já se encontra ao convívio familiar desde a passada quinta-feira, depois de ter sido recuperada e entregue à família pela Polícia da República de Moçambique (PRM). Pelas contas, só ficou 7 dias no cativeiro.
Canal de Opinião
por Borges Nhamirre

E se todos fôssemos do ‘Movimento Islâmico’?

Maputo (Canalmoz) – 1. Num Estado constitucionalmente laico, onde coabitam múltiplas religiões, pode parecer retrógrada e até absurda a ideia da instituição de uma República Islâmica, mas nestes (10) parágrafos tentarei argumentar por que razão penso que isso seria vantajoso para Moçambique e para os moçambicanos.
  Em mais uma missão governamental  
Populações de Jangamo, Funhalouro e Govuro mostram pobreza à esposa de Guebuza

Inhambane (Canalmoz) - Maria da Luz Guebuza, esposa do presidente da República, Armando Guebuza, foi confrontada com a situação da pobreza em que vivem as populações dos distritos de Jangamo, Govuro e Funhalouro, em Inhambane, onde esteve de visita.
Curandeiros e igrejas evangélicas brasileiras disputam clientes

Maputo (Canalmoz) – Cresce o clima de tensão entre as igrejas evangélicas brasileiras e os chamados médicos tradicionais (curandeiros). Em causa está a disputa de clientes que as igrejas preferem tratar por “crentes”.
Canal de Correspondência
Por Michael Moore e Oliver Stone

Por que defendemos Wikileaks e Assange

Maputo (Canalmoz) - Passamos as nossas carreiras de cineastas sustentando que os media norte-americana são frequentemente incapaz de informar os cidadãos sobre as piores acções do nosso governo. Portanto, ficamos profundamente gratos pelas realizações do WikiLeaks, e aplaudimos a decisão do Equador de garantir asilo diplomático a seu fundador, Julian Assange – que agora vive na embaixada equatoriana em Londres.
Arranca amanhã III Conferência Internacional do IESE

Maputo (Canalmoz) – Arranca esta terça-feira a III Conferência Internacional que o IESE organiza em Maputo. O evento vai centra-se nas discussões académicas sobre a acumulação e transformação em contexto da crise. Aliás, o tema da conferência é: “Moçambique: Acumulação e Transformação num Contexto de Crise Internacional”.
  A partir do dia 15 de Setembro  
Uso da Janela Única Electrónica obrigatória em todo o país

Maputo (Canalmoz) - A utilização do sistema da Janela Única Electrónica passa, a partir de 15 de Setembro próximo, a ser de carácter obrigatória, nas estâncias aduaneiras das regiões Centro e Norte do País, incluindo os regimes de exportação e importação para e de zonas francas industriais, zonas económicas especiais e lojas francas.
Em Maputo
EDM precisa de 150 milhões de dólares para minimizar problemas de energia eléctrica

Maputo (Canalmoz) - A Electricidade de Moçambique (EDM), única empresa pública que provém os serviços de energia no país, precisa de reabilitar 50 quilómetros da rede distribuidora da corrente eléctrica na cidade de Maputo, o que está orçado em pouco mais de 150 milhões de dólares. O total da rede eléctrica que carece de reabilitação é de cerca de 300 quilómetros, mas de imediato é urgente a reabilitação dos 50 quilómetros referidos.
CNE confirma vitória anunciada do MPLA

Maputo (Canalmoz) - Como era esperado, o MPLA, no poder desde 1975, venceu a níveis que desejava, as eleições gerais de sexta-feira em Angola. Embora com menos votos do que em 2008, o partido de José Eduardo dos Santos consegue nestas eleições uma maioria qualificada, que o permite governar sozinho, independentemente da opinião da oposição.
  Com capacidade para atender mais de 1.000 utentes  
Abriu ginásio “5 estrelas” em Maputo

2012_09_03_001
 Convidado experimentando uma das maquinas do ginasio 

Maputo (Canalmoz) – Abriu na passada sexta-feira, um ginásio descrito como de “5 estrelas” no espaço do Maputo Shopping Center, do grupo MBS, na cidade de Maputo. Trata-se do ginásio “Play”, que ocupa dois pisos no edifício secundário do Shopping.  A cerimónia de abertura oficial do ginásio foi muito concorrida, tendo sido testemunhada por centenas de pessoas que ocorreram ao local.