sexta-feira, 28 de setembro de 2012

FRELIMO, A VERDADEIRA FORÇA DA MUDANÇA

 

EDITORIAL
O X Congresso do Partido Frelimo termina hoje na cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, zona norte de Moçambique. Esta reunião magna dos camaradas, debateu assuntos de relevo na vida dos moçambicanos; este X Congresso que hoje conhece o seu desfecho hoje, movimentou quadros - da Frelimo - idos de diferentes cantos País.
Esta maior força dirigente de Moçambique, provou aos moçambicanos e ao mundo que constitui de facto uma força da mudança. A Frelimo no Congresso de Pemba, demonstrou uma capacidade de organização fora de comum, ao juntar naquela terceira maior baía do mundo, mais de 5 mil almas, irmanados nos ideias de Eduardo Mondlane e Samora Machel, Joaquim Chissano e Armando Guebuza.
O X Congresso da Frelimo constitui um momento raro de celebração das conquistas alcançadas nos últimos 5 anos, ou seja, do IX Congresso para cá. No balanço que poderá se fazer deste X Congresso, está patente uma marca registada para as gentes de Pemba; falámos das instalações erguidas com finalidade de acolher o maior evento político nacional dos últimos tempos.
O Bairro de Muchara, arredores da cidade de Pemba, ou seja, uns 12 quilómetros do centro da cidade, ganhou infra-estruturas que marcam de forma indelével a vida deste. Hoje, as populações de Muchara orgulham-se por terem acolhido o X
Congresso pois, para além do acolher um evento que mudou completamente a sua estrutura, entrou nos anais da história da Frelimo.
Em Muchara - nada será como dantes pois -; este bairro além de ter acolhido personalidade oriundas de todos os cantos do País e, quiçá do mundo, figurou nos noticiários nacionais e internacionais.
Gigantes da comunicação social, como os casos da TVM, RM, MIRAMAR e SVT, só para citar alguns exemplos, montaram em Muchara as suas bases para in loco transmitirem ao país e mundo o desenrolar dos acontecimentos.
Aliás, o Congresso da consagração do Presidente Armando Guebuza - como foi considerado pela comunicação social -para além das televisões e rádios, movimentos igualmente, outros meios de comunicação social, como os casos de jornais, agências; no melhor entendimento, Muchara passou de anonimato para os primeiros destaques dos meios de comunicação social.
Em Muchara foi discutida de forma frontal e aberta a vida sócia-económica de Moçambique.
Discutiu-se o futuro de milhões de braços, numa só força. Em Muchara foram exaltados os feitos do arquitecto da Unidade Nacional, Eduardo Chivambo Mondlane, homem visionário que uniu os três movimentos, a UNAMO, UDENAMO e MANO. Em Muchara, foi sublinhado que a Unidade Nacional era factor decisivo para se alcançar o desenvolvimento.
O Bairro de Muchara, curvou-se para render homenagem aos melhores filhos da nossa Pátria Amada. Falámos do Primeiro Presidente de Moçambique Independente, Samora Moisés Machel.
Igualmente, Muchara rendeu homenagem ao Presidente Joaquim Chissano, homem de causas e que trouxe a pacificação para Moçambique e que se celebra na próxima semana, 20 anos de PAZ.
O Bairro de Muchara, recebeu e consagrou outro filho querido dos moçambicanos, Armando Emílio Guebuza, visionário, combatente destemido contra a pobreza; aliás, é Guebuzaa que sistematicamente tem vincado que entre os moçambicanos "ninguém nasceu para ser pobre", ou melhor, "ser pobre não é destino dos moçambicanos".
O Presidente Armando Guebuza vinca no contacto Ncom o seu Povo que os moçambicanos devem preservar No que de mais importante conquistaram: a PAZ, a AUTO-ESTIMA E A UNIDADE NACIONAL pois, só com a Paz e Unidade que um Povo pode enfrentar desafios que se impõem.
Dirigindo uma Frelimo cinquentenária, Armando Guebuza comanda o seu Povo na Luta Contra a Pobreza; aliás, na sua breve comunicação, após a eleição; o Presidente da Frelimo apelou ao trabalho abnegado dos moçambicanos; trabalho esse que só será dignificado com realização do sonho de cada cidadão; o sonho de todos pois, todos querem o bem-estar, sobretudo, da auto-estima e amor próprio, como individuo, como Nação.
No melhor, entendimento, a Frelimo reunida em Muchara saiu mais unida e consolidada porque, no nosso entender, segue os ideais de Mondlane, Machel, Chissano e Guebuza no seu objectivo central; paz, progresso e desenvolvimento, além de valores que sevem de herança dos moçambicanos.
VERTICAL– 28.09.2012

Sem comentários: