domingo, 2 de setembro de 2012

“Havia movimentos que não queriam união pela independência do país”

O antigo secretário-geral da Frelimo e ministro na Presidência para Assuntos Sociais, Feliciano Gundana, diz que houve um grupo de pessoas que tentaram desestabilizar e inviabilizar a unidade na criação da Frelimo para lutar pela independência nacional.
Falando perante cerca de uma centena de pessoas, entre quadros seniores da Frelimo, académicos e estudantes secundários, Gundana afirmou que a UDENAMO, um dos movimentos dos quais surgiu a Frelimo, não queria a união com a UNAMO e MANU, e tentou desestabilizar a preparação da luta pela independência. “Eles não queriam a unidade. Tentaram desestabilizaram um grupo de 50 membros da Frelimo que iam treinar na Argélia, alguns dos quais acabaram por desertar do movimento. Na verdade, eles pensavam que a Frelimo é um movimento para produzir dinheiro e beneficiar os membros”, afirmou.
A onda de distúrbios não parou por aí. Ainda na palestra, realizada no âmbito dos 50 anos da Frelimo, Gundana recordou-se de um episódio em que os combatentes que acabavam de regressar da formação militar, na Argélia, tentaram uma deserção, exigindo subsídios de oficiais. “Eles ouviram que os outros, do primeiro grupo, receberam um subsídio, que não era grande coisa, e eles, como oficiais, não podiam ser tratados como os outros soldados rasos. Por isso, depois, não queriam vir a Moçambique, exigindo este valor. Recordo-me que lhes dissemos que a Frelimo não tinha meios para fazer isso, e foi preciso, até, a intervenção do grupo dos 11, um grupo da ONU, para resolver este tipo de conflitos”, explicou.
O PAÍS – 27.02.2012