quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Hoje é o dia mais importante do congresso

Hoje é o dia mais importante do congresso
Comite Central.
  • Hoje, deverão ser eleitos os novos Comité Central, Comissão Política, secretário-geral e Secretariado do Comité Central
  • Manuel Chang, Salvador Namburete, Celso Correia e Valentina Guebuza são alguns dos notáveis que se candidatam a uma das 50 vagas no CC
Depois da óbvia eleição de Armando Guebuza a presidente do partido, ontem, perspectiva-se, hoje, um dia de grandes novidades, no congresso da Frelimo, em Pemba. Com efeito, o dia de hoje deverá dar-nos a conhecer os novos integrantes do Comité Central, o órgão máximo deste partido, no intervalo entre congressos, da Comissão Política, bem como o (novo) secretário-geral e sua equipa, o secretário do Comité de Verificação, igualmente e sua equipa.
Na eleição ao Comité Central e à Comissão Política são garantidas as novidades, dado que os estatutos determinam obrigatoriedade de renovação de 40% dos membros em funções nestes órgãos. Ou seja, no caso da Comissão Política, dos actuais 21 membros, oito deverão abandonar o órgão.
No caso do Comité Central, dos actuais 180 membros, 72 não deverão continuar a integrá-lo no próximo mandato de cinco anos, substituídos por novas caras.
Dos 180 membros, 130 foram já eleitos ao nível das conferências provinciais, devendo unicamente ser homologados pelo congresso, amanhã. Assim, sobram as 50 vagas de nível central para completar o quadro. Podem ser candidatos a estas vagas todos os militantes deste partido, desde que não tenham concorrido e perdido a nível distrital e provincial. Por exemplo, Sérgio Vieira tentou renovar o seu mandato no Comité Central, concorrendo em Tete, mas deu-se mal, pois perdeu. Com isso, perdeu também a possibilidade de concorrer nas eleições de hoje.
Ou seja, para entrar neste órgão, os militantes podem fazê-lo por dois caminhos: concorrendo nas províncias ou agora no congresso. O primeiro processo já aconteceu e é o que elegeu os 130 membros. O que vai acontecer, hoje, é o que elegerá os restantes 50 lugares.
São vários os candidatos às 50 vagas disponíveis, sobressaindo nomes como os dos ministros das Finanças e da Energia, Manuel Chang e Salvador Namburete, respectivamente; o empresário Celso Correia; a filha do... presidente Guebuza, a empresária Valentina Guebuza, entre outros nomes.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»