sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Irão diz que responderá com força a eventual ataque

Irão diz que responderá com força a eventual ataque


por Texto da Agência Lusa, publicado por Patrícia ViegasHoje

O Irão afirmou, esta quinta-feira, que "vai retaliar com toda a força necessária" um eventual ataque, em jeito de resposta ao discurso do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

"A República islâmica do Irão é forte o suficiente para se defender e retaliar com toda a força necessária todos os ataques", indica uma declaração do embaixador adjunto iraniano na ONU, Eshagh Al Habib, lida hoje Assembleia-geral das Nações Unidas.
O discurso figura como uma resposta à intervenção do primeiro-ministro israelita na ONU, o qual afirmou que a "linha vermelha", que o programa nuclear iraniano não pode ultrapassar, é o enriquecimento de urânio de médio grau, que deverá estar concluído "na próxima primavera, no máximo próximo verão".
Depois desta fase, serão precisos "apenas alguns meses, possivelmente semanas", para o Irão ter combustível suficiente para uma bomba nuclear, disse.
Netanyahu recorreu mesmo a um gráfico, na forma de uma bomba, mostrando, de cima para baixo, os diferentes níveis até uma bomba nuclear estar pronta: o enriquecimento ligeiro está concluído e o médio (até 90 por cento do total) prossegue.
Num momento inusitado, pegou mesmo num marcador vermelho e traçou a linha entre antes da última fase.
"Aqui, antes de completar a segunda fase de enriquecimento, até chegar a ponto de poucos meses ou semanas de ter urânio suficiente para fazer uma arma nuclear", disse Netanyahu, enquanto riscava a vermelho o gráfico.
"Cada dia esse ponto está mais rápido, por isso falo hoje com tanto sentido de urgência", adiantou, depois de uma explicação exaustiva sobre os esforços necessários para se chegar ao estatuto de potência nuclear.
Estes "limites a vermelho", disse "não levam à guerra, previnem-na", e o seu traçar por organizações internacionais, deve levar Teerão a "recuar", dando "mais tempo para desmantelar programa nuclear", defendeu.
Para Netanyahu, caso o regime iraniano desenvolvesse armas nucleares, Israel, Europa e Estados Unidos teriam a sua segurança em causa, com ataques diretos e através de redes terroristas.
"Não está em causa o futuro do meu país, mas do mundo. Nada pode perigar mais o mundo do que um Irão com armas nucleares", disse.