quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Nota Moisés vs Artur Gumissai (*)

Canada (Canal de Moçambique) - No Canal de Moçambique no. 339 da segunda-feira, 11 de Junho 2007, o senhor Artur Gumissai demonstrou que não é um leitor atento. Se ele fosse um leitor atento não teria me interpretado como eu tivesse dito claramente que Samora Machel morreu dum acto de conspiração. Usei uma linguagem céptica com "o que parece". Até que se prove que o acidente foi erro da tripulação ou um acto de conspiração, não se pode falar com tanta certeza que o acidente foi causado por esta ou aquela causa como o senhor Gumissai e tantos outros tentam fazer. Canada (Canal de Moçambique) - No Canal de Moçambique no. 339 da segunda-feira, 11 de Junho 2007, o senhor Artur Gumissai demonstrou que não é um leitor atento. Se ele fosse um leitor atento não teria me interpretado como eu tivesse dito claramente que Samora Machel morreu dum acto de conspiração. Usei uma linguagem céptica com "o que parece". Até que se prove que o acidente foi erro da tripulação ou um acto de conspiração, não se pode falar com tanta certeza que o acidente foi causado por esta ou aquela causa como o senhor Gumissai e tantos outros tentam fazer.
Fui também céptico mesmo quando falei do eclipse lunar que tomou lugar em Moçambique e no Malawi na época do acidente do Mbuzini.
O senhor Gumissai lançou-se neste ataque inútil daquilo que ele pensou fosse a minha superstição. Falhou por completo em captar o senso humoroso, senão mesmo sarcástico, da minha linguagem que era muito mais para entreter as pessoas e mesmo ridiculizar toda a situação. Pelos vistos, o tão científico senhor Gumissai aprendeu bem do totalitarismo da Frelimo.
Ele nega que tivesse havido um eclipse lunar em Moçambique e no Malawi.
Houve sim um eclipse lunar que foi verificado na Zambézia e a imprensa no Malawi veio depois a dizer que o eclipse tinha abrangido Malawi e Moçambique. Tinha eu entrado na zona da Zambézia sob controlo da Renamo através do Malawi. O senhor Gumissai deve ser mais sério do que tentar reprovar as pessoas por querer reprovar. E mais importantemente, o senhor Gumissai deve aprender a ler com atenção e a entender o que se diz.
(Francisco Nota Moíses)
(*) Título da responsabilidade do «Canal de Moçambique».