sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O Mundo segundo o Correio do Brasil

Internacional

Refugiados sírios podem chegar a 700 mil até o fim do ano

Refugiados sírios, fugindo com suas famílias da violência em seu paísO número de refugiados que deixam a Síria em consequência da violência pode chegar a 700 mil até o fim do ano, informou a agência da ONU para refugiados nesta quinta-feira. A estimativa é quase quatro vezes mais do que a previsão anterior.

China diz que crise com Japão afeta negociação

As relações entre Pequim e Tóquio atravessam seu pior momento em várias décadas por causa da disputa pelas ilhasA disputa entre China e Japão por ilhas desabitadas está atrapalhando as negociações para a criação de uma zona de livre comércio envolvendo os dois países e a Coreia do sul, disse nesta quinta-feira um assessor do banco central chinês.

Britânicos buscam virada ‘histórica’ em relações com Brasil

William Hague em visita ao Brasil, ao lado do chanceler Antonio PatriotaHouve um tempo entre o século 19 e início do século 20, que empresários britânicos desembarcavam no Rio de Janeiro com cartas geográficas brasileiras debaixo do braço e repletos de ideias para cortar o País de cima a baixo com ferrovias projetadas em Londres.

Jornalista do Irã é morto por atirador na Síria

Maya Naser, correspondente da Press TV em Damasco, morreu em consequência de um tiro no pescoçoUm correspondente da emissora iraniana que transmite em inglês Press TV foi morto por um atirador de elite na Síria e o chefe do escritório do canal em Damasco ficou gravemente ferido, informou a Press TV nesta quarta-feira.

Rebeldes bombardeiam comando militar em Damasco

Fumaça é vista em Damasco após duas explosões que atingiram a sede do comando militar sírioRebeldes sírios bombardearam nesta quarta-feira um complexo militar em Damasco, atingindo o coração do poder do presidente Bashar al-Assad e iniciando um incêndio que consumiu o quartel-general do Exército.

China e Japão endurecem tom mas mantêm diálogo sobre ilhas disputadas

As ilhas, reivindicadas também por Taiwan, ficam perto de reservas potencialmente grandes de gás e petróleoO chanceler da China, Yang Jiechi, disse em conversa com seu homólogo japonês que as ilhas disputadas pelos dois países são um “território sagrado” para os chineses, segundo relato da imprensa estatal nesta quarta-feira, num sinal de que nenhuma das partes está disposta a ceder em sua reivindicação de posse.

Polícia enfrenta protesto contra plano de austeridade na Grécia

Policial recebe ajuda de colega após cair perto da praça Syntagma durante greve de 24 horas em AtenasA polícia grega lançou gás lacrimogêneo contra jovens encapuzados e munidos de pedras e coquetéis molotov nesta quarta-feira, quando dezenas de milhares de gregos tomaram as ruas no maior protesto dos últimos meses contra as medidas de austeridade impostas no país.

Capitão que lutou com EUA lembra ‘capítulo esquecido’ da Guerra da Coreia

O capitão Mamo Habtewold tem orgulho da participação da Etiópia na Guerra da CoreiaEsta é a história pouco conhecida de um oficial etíope condecorado pelos Estados Unidos por sua imensa bravura. Ela se passou há 60 anos, quando a Etiópia entrou em guerra. Não na África, mas do outro lado do mundo, na Coreia.

Acordo de paz na Colômbia não encerraria violência, diz estudo

Manifestantes protestam na praça central de Bogotá durante marcha nacionalUm eventual acordo de paz do governo colombiano com a guerrilha Farc não encerraria a violência no país, uma vez que combatentes renegados e outras quadrilhas financiadas pelo tráfico de drogas continuariam confrontando as forças do governo, disse uma influente entidade de estudos nesta terça-feira.

Japão usa jatos de água contra barcos de Taiwan

Guarda Costeira do Japão usa jatos de água para expulsar quase 50 barcos de Taiwan de área marítima disputadaA Guarda Costeira japonesa usou jatos de água para expulsar cerca de 40 barcos pesqueiros de Taiwan e oito embarcações da Guarda Costeira taiwanesa de uma zona marítima disputada, nesta terça-feira, em mais uma reviravolta nesse conflito territorial que envolve também a China.