sexta-feira, 28 de setembro de 2012

“Que Deus nos ajude se Malema for presidente”

“Que Deus nos ajude se Malema for presidente”
Apesar de estar a ser processado Julius Malema têm forte apoio popularProcesso judicial contra ex-lider ANCYL.
O ANC negou esta quarta-feira que as acusações que pendem contra o expulso líder da liga da juventude Julius Malema sejam politicamente motivadas
Julius Malema é quase uma música pela forma como o seu nome é repetidamente mencionado na imprensa e nos bastidores da vida política, económica e social sul-africana.
Em entrevista a uma televisão, o porta-voz do Congresso Nacional Africano (ANC), Jackson Mthembu, disse que seria um dia negro para o país (África do Sul) se o expulso presidente da Liga da Juventude do ANC (ANCYL), Julius Malema, um dia chegasse ao poder, avança o News24, citando o jornal Beeld. “Consegue imaginar Julius Malema tornando-se presidente do país? Oh, meu Deus, que esse dia nunca amanheça na nossa vida, ou na de nossos filhos”, disse Mthembu, em entrevista ao canal eNCA.
De acordo com o jornal News24, o porta-voz também disse que Malema nunca deveria ter sido um membro do ANC, porque ele era uma pessoa má. Malema deve parar de fazer lobby sobre se o presidente Jacob Zuma deve ser nomeado como líder do ANC, disse Mthembu. “Ele não é sequer um membro do ANC. Ele não pode nomear ninguém. As pessoas junta-se voluntariamente ao ANC, mas a elas são exigidos que mantenham certos valores, e Julius não poderia fazê-lo”.
Jackson Mthembu também advertiu os líderes do ANC que possam estar a ponderar apoiar Malema, que enfrenta acusações de lavagem de dinheiro. “Ele é muito faccioso ... ele pensa que é tudo. Ele pode apoiar um líder agora, mas ele vai fazer uma volta completa dentro de três anos”, disse.
ANC defende-se
O ANC negou, esta quarta-feira, que as acusações que pendem contra o expulso líder da liga da juventude, Julius Malema, sejam politicamente motivadas. “Rejeitamos esta acusação com desprezo, ela é enganosa e procura minar o Estado de Direito e a jurisprudência do país”, disse o porta-voz do ANC, desta feita, através de um comunicado, segundo o News24. “Queremos apelar para as nossas estruturas e para todos os sul-africanos a abster-se de utilizar acusações inflamatórias e infundadas contra o ANC e os órgãos do governo”, avança o comunicado citado pelo News24.
O Congresso Nacional Africano (ANC) no Limpopo e a sua Liga da Juventude (ANCYL) acusaram o partido no governo de usar as acusações contra Malema para batalhas políticas. Mthembu disse: “Em relação às acusações pendentes contra (Malema), queremos afirmar de forma categórica que o ANC, o seu camarada presidente Jacob Zuma e sua liderança não têm nenhum papel nas acusações”.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: