sábado, 29 de setembro de 2012

Romney e Netanyahu conversam sobre programa nuclear iraniano

 
WASHINGTON — O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, manteve uma conversa telefônica esta sexta-feira com o premier israelense, Benjamin Netanyahu, sobre o programa nuclear do Irã, horas depois de um contato entre o chefe de Estado de Israel e o presidente americano.
"Nós temos o mesmo interesse em garantir que o Irã não desenvolva capacidade nuclear que ameace a existência de Israel ou que provoque a devastação de outros países", afirmou Romney aos jornalistas.
"Não acho que, dentro de nossa análise final, devamos usar a ação militar. Realmente espero que não tenhamos que fazê-lo. Mas tampouco excluo a opção da mesa, os iranianos devem saber que esta é uma ferramenta possível que podemos utilizar para evitar que se desenvolvam armas nucleares", disse o candidato.
Romney criticou o presidente Barack Obama por não ter se encontrado com Netanyahu durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, celebrada esta semana em Nova York.
Obama e Netanyahu também sustentaram um diálogo telefônico esta sexta-feira, onde destacaram "que estão completamente de acordo sobre o objetivo comum de impedir que o Irã obtenha uma arma nuclear".
Romney e Netanyahu são amigos desde o final dos anos 1970, quando se conheceram enquanto trabalhavam na empresa Boston Consulting.

Sem comentários: