terça-feira, 21 de junho de 2016

"Estava espera dele ante dele morrer... mas nunca mais chegou..." Alberto Chipande

"Estava espera dele ante dele morrer... mas nunca mais chegou..." Alberto Chipande
Eu tenho dúvidas das palavras desse homem, ou melhor não acredito no que diz o veterano do partido frelimo, Alberto Chipande, por seguinte motivo: ontem o mesmo auto declarou ser o primeiro que disparou o primeiro tiro, ou seja, diz se ser ele que disporou o primeiro tiro que culminou com o início da guerra da independência nacional contra o governo colonial portuguesa. Aliás, 30 anos depois surgem outros históriadores que mais tentaram a profundar a matéria descobrem se que não foi ele, mais aconteceu em várias pontos do país....
Ora, se ontem o mesmo foi capaz de mentir durante mais de 30 defendendo que era o primeiro que deu tiro que deu início da luta armada; o que garante que hoje está a falar a verdade sobre esta questão; encontro com o primeiro presidente do movimento nacionalista ( frelimo? e não a frelimo de hoje que é uma organização que age de má fé, perseguido, assassinados.... os opositores do regime.
A terminar peço ajuda sobre a questão a seguinte ilustres :
O Governo da Frelimo deve ser exemplarmente responsabilizado pela contratação de dívidas ilegais.
A colaboração deles hoje para que se esclareçam os contornos da mesma é irrelevante. Exigimos que a justiça funcione. Não somos colônia da Frelimo. Nós moçambicanos somos maiores que a Frelimo e devemos combater a corrupção por ela promovida.
Onde já se viu, um Edil corrupto, condenado por actos de corrupção, continuar a presidir o mesmo povo a quem prejudicou?
Roubam e pedem desculpas: as desculpas deles não reparam os danos causados a milhões de moçambicanos.
Like
Comment
14 comments
Comments
Mulandi HI Mina Kheni Estas situações deixam me totalmente revoltadas. Fiquei ainda perplexo quando ouvi dizer que o edil de Lichinga retomou ao município. Isso e um grande insulto para o povo
LikeReply7 hrs
Mulandi HI Mina Kheni A justiça tarda mas chega...a frelimo esta com dias contados
LikeReply47 hrs
Riaz Rustomgy Será que esta mesmo? Nos perdoamos muito facilmente mas um dia terá fim mesmo
LikeReply13 hrs
Mulandi HI Mina Kheni Não digo a justiça como uma máquina mas sim a segunda descolonização do povo Moçambicano.
LikeReply11 hr
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Lacerda Francisco Simbine Simbine A Frelimo ja caiu so falta o dia! Fora governo comunista!
LikeReply7 hrs
Filipe Carlos Domingos Domingos Logicamente merece
LikeReply7 hrs
Filho Da Lbd Cada um tem direito a uma segunda chance.
LikeReply17 hrs
Allan Schwarz A betrayal of the trust of the people of Mozambique, time to change in every way from Neo-colonialism
LikeReply36 hrs
Ivone Soares 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
LikeReply28 mins
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Sipo Mtambo Ngavasungwe.....kukadheya central...
LikeReply16 hrs
LikeReply11 hr
Sipo Mtambo Reketayi henyu taremba ndizvo....
LikeReply1 hr
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Custodio Manuel Bulule Forsa Resistentes. Devemos acabar por completo, com o monopolio Frelimista.
LikeReply25 hrs
Lito Loto's Certo Dona Evone soares concordo com a senhora
LikeReply25 hrs
Osman Gani dra ivone estamos contigo
LikeReply13 hrs
Zeze Junior Eu lamento e não tenho orgulho deste país.Quando os meus vizinhos não comem,a comida engasga-me.Não entendo como pessoas grandes,com filhos podem deixar que a juventude sofra,não tenha emprego,não tenha esperança e não consiga lograr sem que pertença à elite político-capitalista.
LikeReply215 minsEdited
Sipo Mtambo e horrivel...
LikeReply2 hrs
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Juma Rachide Mucuaiaia E assim a vida xta indo, preocupa-se com dinheiro e nao com vida de milhares de mocambicanos mortos pelo governo do seu tio, Dlakhama? é facil responsabilizar a Frelimo por crime de corrupcao, mas nao a Renamo por crime de assassinatos e pilhagem de bens de mocambicanos inocentes? mata o povo e rouba seus bens mas quer governar o mesmo povo a quem rouba e mata? A justica em mocambique funciona? se funcionasse onde estariam tdos vces que mataram, mataram e mataram? vale mais dizer q em mocambique nao ha governantes, mas sim ha politicos. Faca sua parte Ivone Soares, enquanto eu faco a minha parte como cidadao sofredor das vossas accoes.
LikeReply1 hrEdited
Carlitos Ernesto Fulai Forca ai mana ivone
LikeReply11 hr
Jofre Mevassi O unico responsavel pela situação do pais hoje, chama-se frelimo, porque são eles que o governam à 40 anos.
Comments
Caetano Morais "Eduardo Mondlane morreu no escritório da praia"!!!!
218 hrs
Maria Manjate Kikikikikkiki. Nao vale a pena levar a sério as declaraçoes deste velho mentiroso e caduco.
518 hrs
Filho Do Cinzentinho Nem tudo que eles dizem é verdade.
218 hrs
Varlido Jorge Mahoche Pensei que fosse eu sozinho a questionar estás palavras
418 hrs
Moniz S. Walunga Confesso que eu tambem!
Ofece Deniasse Chania Nao aguentei com PACHINUAPA, o madala queimou Tchizungu kkkk
Justino Sithoe Meu caro amigo estas certo.. mais pecas ao dizer que o chipande disse que ele deu o primeiro tiro, não me recordo de uma só vez que ele disse isso,apenas os historiadores lambe botas da FRELIMO que lhe atribuíram essa façanha.
218 hrs
Hilario Mahumane Justino, se os histdores disseram e ele concordou e se orgulhou tanto por isso entã ele disse
Justino Sithoe Da boca dele nada saiu e da mão dele nada escreveu. aquilo foi uma maneira de coroar o chipande uma vez que ele não reúne condições para governar, a FRELIMO viu isso como uma forma de gravar o nome dele na história nacional.
Caetano Morais Ele já dissipou equívocos dizendo houve ataques em simultâneo no dia do início da luta e portanto não se sabe ao certo qual das unidades foi a primeira a disparar. Todavia no seu grupo ele foi o primeiro a abrir fogo!
Justino Sithoe obrigado Caetano. mais quero lembrar que ele nunca disse e escreveu que deu o primeiro tiro para o início da luta de libertação nacional.
Gabriel Machel SÃO AS MENTIRAS DA VERDADE MEU CARO, ELES TE FAZEM PENSAR QUE TU SABES MAS NÃO SABES CUIDADO COM AS MENTIRAS DA VERDADE.
218 hrs
Yussuff Bin Pacha Rodjas Coitado de mim e de muitos outros que estudamos aquela historia fantasma, montada e andaram a encher nossas cabeças por historias fabulas.
218 hrs
Osvaldo Armando Vilas concordo contigo amigo,esse e um palhaco de merda
218 hrs
Zarito Mutana Eu vi e ouvi, não acredito nem em vírgulas que ele disse. Foi forçado a falar dele pelo Presidente e quase engolia uma mosca de grande
118 hrs
Egidio Dos Anjos Sr zefanias,quem tera dado out seja disparado o primeiro Tito? Peco para nao induzir error aos Mais novos Se dismentes, entao diga nos voce a verdade Se nao e diga o que e.
Gabriel Machel Esse palhaço ja confirmou numa entrevista da stv pah
218 hrs
Hilario Mahumane Leia um pouco a historia verdadeira de Moçambique e consulte famosos antigos combatente não influenciados
Hilario Mahumane Digo a Egidio
Egidio Dos Anjos Hilario estas a me dizer que o chipande nao foi verdadeiro combatente? duvido que conheces a historia do seu pais Se e que es mocambicano foi ele que dirigiu a primeira linha da alfantaria motorizada, para o seu conhecimento
Marcelo Machava Palhacada
218 hrs
Alex Paulo Dos Anjos Eish mano Zefanias Augusto Namburete, vê fantasma em tudo??!? Como assim? Ñ há de bom nas suas análises, porque tanta frustração?
Tomas Humbe Mentiroso esse
118 hrs
Inácio Repolho Eduardo Mondlane, foi o primeiro presidente da Frelimo como frente de libertação de Moçambique e não como Partido Frelimo, porque este existe como partido desde do terceiro congresso.
417 hrs
Hilario Mahumane Boa observação
117 hrs
Francisco Pacheco Chigogoro GRANDE MENTIRAS DESFILARAM HOJE EM MWADJANE, historia distorcidas, veteranos e comissao politica mentirosa
Rodrigues Chilusse Informacoes distorcidas. A verdadeira historia desse país ainda nao foi contada.
217 hrs
Gomes Pensado Caso primeiro tiro ele tivera sido considerado simplesmento por grupo deles ser o primeiro a reportar sobre o inicio da guerra em relacao a outras zonas mas fala-se do primeiro tiro ser soprado em Tete alias ja estive num encontro junto dele e foi ele mesmo a falar isso.
117 hrs
Hilario Mahumane Apoiado com referencia de Zeca Caliate e outros
117 hrs
Idalino Uache Estes velhotes são da idade... Kkkk
Mahomed Elias Abdula Abdula Egidio Dos Anjos,por favor n te faças passar d parvo,faz favor.
Henriquem Mabasso Eu já não quero a verdade prefiro fazer de conta que foi assim que aconteceu um dia vai aparecer alguém que vai contar a sua história verídica.
117 hrs
Mahomed Elias Abdula Abdula Ja contaram,n foi ele😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
117 hrs
Gloria Ubisse O 1tiro k o gajo diz ser ele o atirador, refere-se ao tiro com k matou o proprio pai. O resto sao falacias...imaginem k tipo d paz vai tratar com Daviz Simango!!! Talvez paz p Beira so
217 hrs
Justino Chemane Durante muito tempo foi nos imposta uma história sobre a luta de libertação em Moçambique, porém, essa mesma história está prenhe de muitas inverdades e que ela deve ser reescrita. Não cabe na cabeça de um indivíduo que tem a mínima capacidade de analisar para perceber que essa história de ter aparecido um indivíduo "super especial" a dizer que deu o primeiro tiro seja razoável de entender.
17 hrsEdited
Xavier Antonio Coitado do mentiroso, mente uma vez mente sempre. Ainda que diga a verdade todos dizem que mente.
116 hrs
Sonia Mboa Mboa Hoje a historia mudou muito
Ora ele disse QUANDO EU MORRER A LUTA CONTINUA. EU ESTAVA NO CARRO E ELE TINHA O LIVRO NA MAO .......bla bla bla
Ntla
Estava em casa da secretaria e a esposa tinha ido pedir dinheiro p nos

A final porque nunca deixam a sra falar
Porque ela vive la
Porque nunca nos dizem que ela tinha papel

115 hrs
Edson Pires Esse é um palhaço sem noção
Manuel Gonçalves o que é certo é que já lá vão 41 anos e estão de pedra e cal no poder
114 hrs
Samuel Bene Na política há sempre aproveitamento político. Näo obstante, as vezes esses aproveitamentos säo feitos duma maneira cristalizada e abominavel...
113 hrsEdited
Samuel Bene Quem içou a bandeira de Moçambique independente pela 1a vez no estádio da Machava na ceremónia da proclamaçäo da independencia? (As mentiras da verdade)... Quem deveria ser o presidente da FRELIMO e posteriormente de Moçambique com a morte de Eduardo Mondlane? Quem foi o 1o Dr. Em Moçambique?
113 hrs
Samuel Bene Será q a Josina Machel, mereceu o símbolo histórico de heroina nacional pelo mérito? E a Joana Simeäo estaria aonde? (Apenas estou a perguntar).
213 hrs
Samuel Bene Mateus Pinho Guenjere, Joana Simeäo,Urias Simango, Lazaro Cavandame onde foram? A historia nossa ja esclareceu sobre a viagem dessas figuras? Pq?
113 hrs
Ezra Chambal Nhampoca Mentiroso esse!
112 hrs
Elias Alexandre Massinguile Memorias do combatente.....
Mário Caetano Inácio Esses são ladrões que se acham de donos de Moçambique graças a mentiras deles
110 hrs
Saul Mubetei A mentira te pernas curtas, eu duvido que a frelimo vai ganhar as próximas eleições.
Giselda Laitela Laitela Mentiu mesmo, talvez se mudassem.o termo primeiro tiro, pois em diversos pontos deram se esses tiros mas.não.se sabe ao certo quem comecou. Ate pode ter sido eu.
19 hrs
Leonel Muchisse Esse tipo já está fora da realidade dos acontecimentos, não se escreve o que ele diz.essa e a verdade amigos
Inacio Ernesto Nzonga sempre um himem derrotado tem algo estranho por afrente!!; ontem lytaram entre eles e hoje veio nos rolar com uma que ante de morrer o eduardo estava no gabinete a espera duma conversa; essa versao tras nos outra disconfiassa para cim este sr;!! a primeira foi de bomba na carta hoje no livro ate so falta nos dizeer na sua agenda por livro em mentir aos mocmbcanos; onde esta a verdade?? a frelimo ja nao tem refugio havemos de nos encontrar a hesroria nao morre o meu neto vai perceber que estava a mentir e ainda vai por que ta vivo
Leonardo Valeriano Concordo contigo plenamente. Eu tambem achei estranho quando diz que exactamente estava a espera. Como nao sabe nada sobre a morte do arquitecto.
Joao Massango Obrigado Zefanias, eu acho que as verdades da luta de libertação de libertação nacional começa a perder o seu verdadeiro sentido historico. Dizem que mondlane morreu na praia com uma amiga de nome Beth King, ao contrario da primeira versao de ter morrido no escritorio agora o general que nova versão é essa de que mondlane morreu quando estava a espera dele e mondlane disse que ia morrer mas a luta continua , porque não impediu a morte se tinha visão da morte, motivos de suspeita. Ponto final
Inocencio Abdurramane Issufo Assane De um modo mais âmplo, Moçambique e seus Mocambicanos, estão a viver ainda colonizados com um grupo distinto de gente que se diz ter libertado o país, mas na verdade o país foi libertado por gente que ja está de baixo da terra e ja não vão poder contar a história verdadeira da luta de libertação nacional que está escamudeada, portanto, surgem hoje uns que comtradizem os seus feitos sendo eles os pilares do Partido no poder. Diz o Zefanias "HOMEM MORTO NÃO CONTA HISTÓRIA" e eu assinou embaixo "CONCORDO". Prontos falei!
Bernardo Rodrigues Jecinão Pachinuapa e chipande lubrifica a morte d dr Mondlane.... As ultima informacoe dao ki..... Sao sposto autor d dr
Bernardo Rodrigues Jecinão Eu sou o primeiro vce sera o segundo tods vamos morrer
Novo Combatente De Moz A nossa historia eh uma mentira, por isso devia ser debatida livremente para que o povo possa conhecer a verdade. Ontem fiquei surprendido quando um ditador de tamaho do Chipande fala de reunir-se com Daviz Simango para discutir a paz. Sera que quer a paz e aceita opinioes da oposicao ou pretende enganar a opiniao publica?
José Luis Ernesto Fole Memorias de quem as viveu por isso com legitmidade para as tramitir.
Armandinho Caula Mentiroso !!!
Mahomed Elias Abdula Abdula Jose José Luis Ernesto Fole,depois de estudar a nossa historia foi acompanhando os seus reflexos ,as novas descobertas ou esta sendo ignorante?
Carvalho Geraldo Carvalho Enganaram nos durante cerca de 30 anos .
Calvino Cumbe Um dia ainda vai dizer a verdade
Edson Pires Eu começo a discrer que esse grupo lutou mesmo pra libertar este pais do jeito que sao egoistas não é possivel que tenham dedicado suas juventudes e infamcia pra libertar o pais
Augusto DosSantos Pelembe Não há males que durem pra sempre
Evaristo Cumbane Nenhuma verdade ficará oculta eternamente
Edson Pires Yah não a um dia a verdade vem a tona
Aristides Maunde Meus caros,se calhar estão a nos desviar da realidade,esse grupo tinha um líder visionario,EDUARDO MONDLANE,SAMORA MACHEL,com a morte desses ficaram apenas os egoistas,ditadore e capitalista,o grupo que esta a governar,havia sido deixado pra o lado,selembrarem ha mais de 30 anos,eram pessoas sem expressão dentro do grupo,hoje eles tomaram as rédeas do pais e é o que assistimos,eles tiveram bons professores,BANCO MUNDIAL,FMI,E TODA AJUDA EXTERNA,por isso ja não existem as machambas do povo,as cooperativas,tinhamos pouco e viviamos melhor,hoje o esperto é quem tem forças policias e militares,que individa o pais em benefício de um punhado,um dia a história vira a tona,
44 hrs
John Wetela Concordo com as ideias de alguns, aqui.
Eu quando vi isto na TV, logo troquei de canal antes de terminar, porque isso, as vezes nao vale nada ouvir mentiras grossas daquelas , poxa, cada dia a frelimo tras novas versoes sobre varios casos da independencia mas afinal qual e a historia verdadeira e fixa do pais?
Se eles tem a realidade, nunca muda isso. Cada um hoje sai falando do qur, mas dum mesmo assunto, e eles do mesmo partido. Entao, vamos acreditar O QUE MESMO?

54 hrs
Evaristo Cumbane Fiz o mesmo. troquei de canal..meus milhos...minha mulher gritaram "mude o canal"...
24 hrs
John Wetela Esse esta mentir o que disse ontem, porque e que nunca tinha dito isso a 40 anos?
E porque so disse ontem?
Moçambique Burros ansliticos ja sao pouco, nem o velho da Manga ontem na Mira mar, perguntou: ( ELE ROBOU A ONDE, NINGUEM DISSE NADA....See More

34 hrs
Fatima Cordeiro A nossa história é carregada de imprecisões como a nossa governação

Sem comentários: