quarta-feira, 13 de julho de 2016

Esquadrão da morte rapta antigo deputado da Renamo e membro do Conselho de Estado, Francisco Lole

QUERO A GOVERNAÇÃO IMEDIATA DAS 6 PROVINCIAS. AFIRMOU DHLAKAMA!

Não vou negociar por negociar.
Quero coisas concretas. A governação imediata das seis províncias e a restruturacao das forças de defesa e segurança. Sem isso nada feito.
Eles continuam a acreditar que me vão matar ou capturar. Nyuse enviou aqui para gorongosa, o Major-general Lázaro Herinques Minete, actual comandante do exército, o comando nacional da FIR, o Brigadeiro Muianga, o director da informática Militar e do reconhececimento, o Brigadeiro Maurício e o vice comandante de instituto superior de estudo de defesa " Tenente Armando Ematum Guepato" Francisco Zacarias Mataruca, para me apanharem. Dizem que vão me apanhar até ao dia 31 de julho. A mensagem que eu tenho para é que estão a brincar. Vão acabar. E eu sei onde eles estão!

- Afonso Dhlakama!
13/07/2016

Esquadrão da morte rapta antigo deputado da Renamo e membro do Conselho de Estado, Francisco Lole


Última Hora*Última Hora*Última Hora*Última Hora*Última Hora*
Esquadrão da morte rapta antigo deputado da Renamo e membro do Conselho de Estado, Francisco Lole
Maputo (Canalmoz) – Foi raptado no final da manhã desta terça-feira, em Chimoio, o antigo deputado da Renamo e membro do Conselho de Estado, Manuel Francisco Lole. A Renamo atribui a acção ao "esquadrão da morte", o grupo criado pelo Governo para raptar e assassinar membros da oposição. Manuel Lole foi raptado em sua casa na zona do Instituto Agrário de Chimoio (IAC).
A esposa da vítima conta que duas viaturas de cabine dupla (um branco e outro cinzento) estacionaram em sua casa e dois homens armados saíram da viatura e foram pegar o seu marido no interior da casa. Apercebendo-se do movimento estranho a esposa saiu para verificar o que se estava passar. Quando saiu viu o marido a ser arrastado por dois homens para a viatura. A esposa perguntou para onde estavam a levar o marido e porquê, os homens responderam que o homem estava a ser precisado em Maputo. “O presidente Filipe Nyusi quer conversar com ele”.
Até as 20 horas de hoje não havia sinais de Lole. O delegado provincial da Renamo em Manica, Sofrimento Matequenha disse que o antigo deputado e membro do Conselho de Estado continua desaparecido. (Redacção)
LikeShow more reactions
Comment
85 Comments
Comments
Paula Maria Raiova
Write a comment...
Paulino Mabica Porque pessoas acredit mais nas afirmacoes da frelimo ou saiem a favor da frelimo, e preciso ter descernimento para fazer alguns comentario. Tanto a frelimo como a renamo usam essas manobra politicas para distorcer a opniao publica. Olhemos o problema e resolvamos o problema , se quero opinar vamos opinar sem cores partidarias
LikeReply5 hrs
Tinga Tinga Wagaia Anikholwi, oportunismo, acham mesmo que o presidente ia expor-se desse jeito, se isso tiver acontecido é uma obra de aproveitamento políticos, estão a tentar desacreditar alguém que já está de mãos atadas com a crise que o país atravessa e querem fazer aproveitamento político, analisando todos as ocorrências contra os renamistas há uma clara evidência de problemas internos ou forja de atentados pra manchar o governo.Haaaaa mahenba pah.
LikeReply1315 hrs
Elton Dagraca Dagraca A minha pergunta é quais são os elementos que tu tens para poderdesmentir isso?
LikeReply14 hrs
Tinga Tinga Wagaia Ñ irei trazer elementos, a única coisa que te posso dizer meu caro, é que o meu ponto de vista pode nao ser dos bons, mas é fruto de uma análise profunda.
LikeReply113 hrsEdited
Dinho Dos Anjos E tu Elton Dagraca Dagraca, que elementos tens para acreditar nesta mentira de que os supostos raptores afirmaram que o PR, queria conversar com o tal sequestrado. Parabens Tinga Tinga Wagaia, pela boa análise.
LikeReply113 hrs
Juvenal Mauaie Também concordo ctgo Tinga, isso pode não ter nada a ver com a política, despiste dos gatunos
LikeReply113 hrs
Emanuel Anti-Heroi Nkojola Brevemente ouviram que o corpo anda por ai. Ouvirei comentarios contrarios.
LikeReply13 hrs
Bica Mussagy Eu tbem acredito esta tiragem o autor foi infeliz. Sicerramete meus amigos uma coisa é uma questao de analise não é so postar
LikeReply212 hrs
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Calton Basilio Isso é convosco. Se estiverem ofendidos audem dar uma de ofendidos, e vão conseguir salvar o homem. Cansei dessas cantigas.
LikeReply717 hrs
Custodio Silvano Tchauque Na verdade Calton,isso e nosso novo hino nacional!
LikeReply14 hrs
Calton Basilio Sempre nos encomodam com as mesmas palavras.
LikeReply12 hrs
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Jasse Sociado Vilanculo Nao sou simpatizante de nenhum partido politico, simplesmente vou opinar como academico.
Ha lacunas aqui, pode ter havido rapto, mas dizer que o presidente da república é quem mandou raptar nao constitui verdade, isso é pura mentira. Isso esta claro que ou pode ser a mulher que de tanto estar chocado e sem palavra inventou ou mesmo o editor desse jornal uma vez que é da RENAMO é quem inventou, mas dizer que os raptores chegaram ate a dizer quem os mandou, isso é mentira.
LikeReply513 hrs
Armando Cuna Grande academico...
LikeReply29 hrs
Mount Zion Kkkkkkkk, grande academico mesmo! Estou (des)convencido da sua opiniao academica!!!
LikeReply18 hrs
LikeReply17 hrs
Oscar Pereira Permita-me corrigor. Como academico nao devia dizer que eh mentira mas sim que nao acredita
LikeReply27 hrs
Jasse Sociado Vilanculo Obrigado Oscar Pereira
LikeReply7 hrs
Albino Yotamo Academico!!!...See Translation
LikeReply5 hrs
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Luis Pedro Joao O adagio de honestidade que teu inimigo te bate a esquerda da lhe a direita é burrice isso. Temos medo de arma . portugal para aceitar assinar acordos de lusaka foi devido a greve das viuvas no palacio de salazar em portgal. E nos tamos a fazer o que?
LikeReply114 hrs
Luis Pedro Joao Isso dá entender que nao há povo interessado em paz, zimbabweanos sabem revendicar os sul africanos tambem sabem.americanos tambem. Mesmo essa merda de confrontos o povo ta gostar imaginem o que é que nao é morrer?
LikeReply14 hrs
Israel Bento Botao kkkkkkk nunca vi e isso alguem deixando pista no local de crime ... essa historia ta mal contado
LikeReply215 hrs
Maria Jorge Boana É se for verdade o vai acontecer, ???nada!!! Só ñ deixa pista quem tem medo
LikeReply14 hrs
Belino Nhalungo Na tua opinião, qual é a pista que os raptores deixaram? O académico Macuane foi raptado em casa, Lembras-te do procurador baleado recentemente na entrada da sua casa, no Município da Matola?, Ti recordas do baleamento mortal do Juiz Dinis Silica?... E tantos outros. Foi a vista de muitas pessoas, sempre usando viaturas. Quem já foi detido?
LikeReply14 hrs
Dinho Dos Anjos Israel botão, tem toda razão. Só um demente faria isso. Prova que estão a MENTIR.
LikeReply13 hrs
Israel Bento Botao pessoal nao engane e nao sejam enganado pela renamo eles sao simplesmentes um grupo de Bandido armadp
LikeReply12 hrs
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Américo Matavele "O Presidente Filipe Nyusi quer conversar com ele". Kakakakakakakakakakakkakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka... Já não têm mais nada para escrever?See Translation
LikeReply9 hrsEdited
Joao Adelino Joao Mussapata Só dá para olhar e rir ... Bandido chega em casa de alguém depois de fazer ação diz k foi mandado com a tal pessoa. Oportunismo à vista.
LikeReply13 hrs
Luis Pedro Joao Pergunto!? Qual é a posicao do presidente da republica a erca dos reptos de membros dos outros partidos dentro do pais dele? Qual é a ppsicao do presidente da renamo acerca dos reptos de quandros seniores do seu partido.?
LikeReply14 hrs
Maria Jorge Boana Bica Mussagy e outros ñ sou d nenhum partido mas aqui em Moz o bandido n esconde a cara. Prq nada acontece mesmo assim
LikeReply14 hrs
Rosa Allan Mollesi Estamos cansada d chorar... Os nossos filhos , ate quando ? Á uma coisa que nao fim ? Povo esta acabar !!!! Nos olhos cheios d lágrimas. N coração,.cheio de sentimentak.
LikeReply14 hrs
Oscar Dos Santos Mimado Oportunismo aberto....nao sei se lii mal..as é possivel mencionar o destino nessa açào?..historiq mal contada...apoio democracia, mas gosto de verdade politica! amigos se ainda existir politica a guerra nao vai parrar no mundo..
LikeReply323 hrs
Samussone Luis Desculpe isso não é fazer política.
Eu não sou político mas lembrem da história de Adolph Hitler executou milhões de judeus nos campos de concentração.
Hitler teve uma história que ninguém consegue explicar.
LikeReply123 hrs
Luis Pedro Joao Isso vai custar caro a renamo ou a frelimo porque as fantasmas viverao na ponta vermelha
LikeReply114 hrs
Gusmão Peixoto É esse o papel que o canalMoz quer desempenhar na sociedade moçambicana?
Fomentar boatos, agitar os distraídos, criar desordem social?
É para vender jornal ou mostrar que não passam de um bando de frustrados?
LikeReply414 hrs
Ernesto Raúl Timbe Hahaha, cadê o sigilo profissional dos presumíveis raptores? Chegar ao ponto de dizer o destino (MAPUTO) e o mandante (FILIPE NYUSI). Sinceramente, ou talvez Maputo e Nyusi sejam alguns códigos usados pelo suposto esquadrão de morte aqui citado.
LikeReply213 hrs
Moises António Mazivila Por mim dou nota posetiva aos raptores.ya todo os dias xtam amorer civís enocentes na N1 POR bandidox arumados da RENAMO,asim e pa eles tambem sentirem k ser matado por outra doi tanto.afinal doi
LikeReply1 hr
Forbes Nhaca A família diz que foi o Dlhakama que o mandou raptar,por já a dois meses ele não envia a logística necessária ao esconderijo do Dlhakama.
LikeReply415 hrs
Vinho Julio Francisco Epah o pais vai do mal para pior, alguem acaba com tudo isto, guerra nas estradas, raptos e matanÇas desnecessarias, meu Deus
Tomas Humbe Desesperado a frelimo ataca tudo e todos na zona centro norte
LikeReply123 hrs
Dwayne Fernando Muchanga Pronto, o país está a caminhar.
Amanhã será outra pessoa, até onde vamos parar?
Elias Luis Alfandega Alfandega Deus mas porke nao keimar divez este mundo ja mardiçoado? Tamos mal tdo o Homem ja tem certificado d matar socooooooooooooooro
Assucena Manuel Culimua O mais engraçado é k algumas pessoas ficam refens e a torcerem em algo k nem se quer as traz benificio nenhum sequer.
LikeReply4 hrs
Bica Mussagy Me disculpem os tais madados sao inesprientes ou algo esta errado ai, pelo k eu saiba nenhum madado meciona o nome do madante no local. Mas tudo é possivel
Delson Antonio Sabunete Sabunete A tal esquadrao d morte n ker k aija a oposicao n pais,triste a derota d frelimo
LikeReply8 hrs
Dinho Dos Anjos Falta de profissionalismo, neste jornal. Só escreve MENTIRA.
LikeReply13 hrs
Sodja Rinosvika Kure Falta de personalidade
LikeReply16 hrs
Albertino Corrente O país está de pernas pra o ar.
LikeReply14 hrs
Andrade Pedro Machina Mas que brincadeira e essa
LikeReply23 hrs
NicriSs Manejo Jr. Assim havera Paz com essas perseguições e intolerancias políticas ?
LikeReply13 hrs
Sergio Ribeiro O Presidente Nyusi mandou raptar?
Palhacada!
LikeReply14 hrs
Tito Nhambo Sozinho Os bandidos estao cansado d assassinar .ja tao a denunciar os mandantes. Ningue pode mata alguem por nada. Se fossem simples bandidos iam arancar os bens.
LikeReply56 mins
Custódio Ferrão Macumbuie kkkkkkk o presendente nyusi precisava dele em maputo essa fui d mais.
LikeReply2 hrs
Milton Sergio Cassamo Cada um acredita no quer quer!
LikeReply12 hrs
Marcelino Botao É ajuste de contas ou desetensimentos dentro da renamo, dirão os da comunicação formal do governo dia!!!!!!!!!!
Laercio A Chiziane Djizan's kakakakakakakakakaka estou a render, canalMoz sabe mentir kakakakakakakakakaka
LikeReply17 hrs
Augusto Gildo Buanaissa Terrorismo de estado
Eduardo Benjamim Gravata Gravata Deus deve fazer a sua vontade amen
Peri Passo Chapepa Chapepa Mas ixo n vai acabar axim ox rangers vao tomar conta dixo...
Lazaro Filimone Pene O Miltton Natividade, acha que alguem esta com sarna...
Sumeia Dafine Meu Deus!!! Isto vai de mal a pior.
LikeReply22 hrs
Adolfo Matule Queres eliminar a oposição, isto significa o fim da democracia
Creva Dos Gandes Rsrsrsrs só estes...
LikeReply12 hrs
Belizariodossantos Beli Mal e triste até kuand isso moz
Paito Oliveira Massada E como fica o dialogo?
LikeReply23 hrs
Amir Aly Julaya Só sofrimento Matequenha mesmo... kkkkkkkk😂
Nelson Calahatse Tudo mentira do tal canal moz
LikeReply11 hrs
José Viriato Magona Vamos parar aonde?
Vasquinho BM Concordo tina tiga Tinga Tinga Wagaia seria tamanha burrice .
LikeReply10 hrs
Julai Aurelio Nakokolo É eu achando que burro sou eu!!!!
LikeReply14 hrs
Vicente Morinho Morinho E porque dizemos dhlakama esta matar pessoas sera verdade k E ele?
LikeReply9 hrs
Antonio Ramos Tirano Deus contabliza tudo isso oq tem incio tem fim
Milton Natividade Sarnaaaaaaaa!!!!!
Alberto Pawandiwa Eu gostaria de saber se as pessoas que estiveram presentes já começam a serem ouvidas no âmbito da investigação criminal.
LikeReply3 hrs
Wa Ka Mate A unica verdade aqui é que o cujo foi ratado...o resto são flores e espinhos!
LikeReply13 hrs
Ussí Lopes Rungo #Canalmoz quando os vossos homens da RENAMO matam civis e militares, não publicam, quando o vossos homens matam líderes políticos da #FRELIMO vocês não publicam a informação.
Todos sabem que vocês não são jornalistas, são políticos e estão a fazer política em nome da imprensa mocambicana.
LikeReply8 hrs
Varlido Jorge Mahoche Está si mal,na cidade de chimoio já queimaram a delegação da renamo provincial e da cidade
LikeReply8 hrs
Salvador Matavele Salvador Matavele Ñ consegue garantir a segurança do membro conselho do estado e, dizem Querem a paz. Raptando um membro senior da oposição. Arrogância sem limite.
LikeReply6 hrs
Aderito Arone Di jeito que o pais esta nao duvido, mas, No comment
LikeReply8 hrs
Araujo A Mathe Nos acabamos com os raptos ou os raptos acabam conosco isto esta de mal a pior
LikeReply17 hrs
Domi Domi Vinte ja n xtams a usar democracia por bm iso e usar a forca
Ferrao Reino Junior Junior Vamox acabar assim mesmo,mais retrocessos do nosso pais
Iris Maria Monteiro Ainda 😰😰😰
LikeReply13 hrs
Nádio Malalane Quadrados
LikeReply18 hrs
Manuel Simate Maquisse Quando a conflitos há oprtunistas
Daniel Mbembele Deploravel!
LikeReply17 hrs
Gervásio Pessoa E ninguém reclama do governo
LikeReply21 hrs
Manuel Joane é lamentavel
LikeReply7 hrs
Patricio Ngorima Nao vai ajudar a nossa Patria
LikeReply23 hrs
Agno Eufrasio Sengue Provocaram ataques so isso gostam de fogo
LikeReply12 hrs

In https://www.facebook.com/CanalMoz/?fref=ts
Poderá também gostar de:

MAIS DADOS RECOLHIDOS EM TORNO DO SEQUESTRO DO MANUEL FRANCISCO LOLE!
“Membro da Renamo” escapa à morte depois de uma rajada de tiros em Manica
Irmão e empregado de um deputado da Renamo assassinados por “esquadrões da morte”
Linkwithin


Posted at 16:56 in Defesa, Justiça - Polícia - Tribunais, Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0) |




GUERRA de mediadores, entre os eleitos do governo e da Renamo


Não é que a Renamo elegeu primeiro três mediadores contra nenhum do governo que, aliás, nem sequer queria saber de mediação, em defesa de que entre moçambicanos é possível resolver conflitos internos.

Mas éis que acaba dando mão a torcer, aceitando mediadores escolhidos pela Renamo e quando menos se esperava, antes das negociações presididas por Nyusi e Dhlakama, o governo corre a indicar os seus.

Ex-presidentes da Tanzânia, JakayaKikwete e QuettMasire, Botswana, fundação Faith e fundação Global Leadership.

Isto nos leva a acreditar numa animadíssima e apaixonante negociação, com a hipótese de Jacob Zuma pôr em causa a tradição regional de defesa de agremiações da luta de libertação.

É de esfregar as mãos de tanta ansiedade…

EXPRESSO – 13.07.2016
Poderá também gostar de:

Nyusi admite participação de mediadores nas negociações ...

Dhlakama espera mediadores esta semana e diz que tudo ...

Analistas questionam presença de mediadores no diálogo ...

Linkwithin


Posted at 12:34 in Opinião, Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0) |




Colapso (8)


Desde Novembro passado que venho advertindo que o país estava à beira do colapso. Muitas pessoas duvidavam do que escrevia nas minhas análises económicas sobre o nosso país. Entretanto, reitero que essas análises têm sido feitas, com base em profundos conhecimentos de economia que adquiri ao longo do tempo no ramo empresarial. Ademais, as análises são sustentadas por pesquisas que faço junto a administradores de empresas públicas e privadas em Moçambique e, nalguns casos, em troca de ideias com economistas renomados.

Em Outubro passado, quando o dólar americano estava a entrar na casa dos 40 meticais, algumas destas pessoas (economistas e administradores), apesar de eu lhes ter alertado sobre a iminência do colapso, não acreditaram e pensavam que fosse uma mera convulsão do momento. Só caíram em si em Janeiro deste ano, quando Ernesto Gove, o Governador do Banco de Moçambique, anunciou as medidas de limitação de uso de cartões de crédito e débito no exterior, estabelecendo um tecto de 700 mil meticais. Foi aí que me deram razão !!! Maleiane quer pular do barco

De fontes idóneas, ficámos a saber que Adriano Maleiane, o ministro da Economia e Finanças, já colocou o seu cargo à disposição por cinco vezes. Aquele que é um dos maiores, senão o maior economista do país, ao tomar tal decisão, viu que não pode capitanear este navio, com buracos profundos no casco. Por força do apelo dos camaradas, ele continua no cargo, a comandar este navio na derradeira fase do colapso total.

Aeroportos de Moçambique um caso de estudo Ontem, em conversa com um administrador dos Aeroportos de Moçambique, alertou-me sobre a crise que fustiga aquela empresa de capitais públicos. A mesma companhia se encontra altamente endividada. E são somas que deverão ser pagas em moeda americana, o dólar. Disse me que as receitas da empresa não cobrem metade do que esta deve. Noutro diapasão, a minha fonte disse que a construção do Aeroporto de Nacala, custou quatro vezes mais do que o Aeroporto de Maputo.

Uma autêntica roubalheira!!! Para pagarem salários eles agora entram em pânico.

Continue reading "Colapso (8) " »
Poderá também gostar de:

STV-Opinião no Feminino 20.04.2016(video)

As nossas dívidas

41 anos de Independência e a economia em Moçambique

Linkwithin


Posted at 12:09 in Economia - Transportes - Obras Públicas - Comunicações, Opinião | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0) |




Mozambique banks hold Proindicus, Ematum debt – Hanlon


The local banking sector holds some of the secret loans to Proindicus and Ematum, and thus will be hit by any default, according to Africa Confidential (8 July), which has been well informed on the debt crisis. Millennium BIM bought a “significant amount” of the Proindicus debt. Millennium BIM is 67% owned by Banco Comercial Portugues (Millennium BCP) and 22% by the Mozambican state. Moza (recently renamed from MozaBanco) also holds Proindicus debt.

BCI (Banco Comercial e de Investimentos, the largest bank in Mozambique, 51% owned by the Portuguese state owned Caixa Geral de Depósitos) bought more than $30 mn of the original Ematum bond.

The third loan in the $2.3 bn package of secret loans was to the security services owned Mozambique Asset Management (MAM) to finance shipyards. After the special council of ministers meeting Thursday Maleiane did tell journalists that there is still no deal on the MAM loans and negotiations between MAM and lenders are continuing. The $535 mn loan came from the Russian state-owned bank VTB, which in turn passed on all but $50 mn to other lenders.

Africa Confidential also reports that Banco de Mocambique (BdM) is not being even handed in responding to the US$ shortage. “Influence is all and Frelimo sources say the companies with the best connections to the elite get the best treatment” in obtaining dollars, the newsletter says. It also reports that BdM is preventing local banks from selling dollars at the high rates some customers are willing to pay, because that would accelerate the devaluation of the metical.

Continue reading "Mozambique banks hold Proindicus, Ematum debt – Hanlon" »



Posted at 11:56 in Economia - Transportes - Obras Públicas - Comunicações, Opinião, Política - Partidos, Portugal | Permalink | Comments (3) ShareThis

Reblog (0) |



12/07/2016

Guerrilheiros da Renamo são rebocados por uma viatura militar (1987)






























Foto da AIM
Poderá também gostar de:

FUNDADORES DA FRELIMO – Quem são?(Repetição)

STV-Um "pequeno" erro de história(video)

FADM: Ex-guerrilheiros da Renamo integrados e patenteados

Linkwithin


Posted at 23:53 in Defesa, História, Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0) |




STV-Linha Aberta 12.07.2016(video)




Com Marciano Rafael, João Mosca, Araújo Araújo e Eduardo Sengo
Poderá também gostar de:

STV-Linha Aberta 28.06.2016(video)

STV-Linha Aberta 26.04.2016(video)

STV-Linha Aberta 19.04.2016(video) - 2ª parte

Linkwithin


Posted at 23:36 in Economia - Transportes - Obras Públicas - Comunicações, Musica, vídeo, cinema, Opinião, Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0) |




Mário Rafael será o representante da União Europeia


Mário Rafael será o representante da União Europeia na Comissão Mista.

Recorde-se que , Mário Rafael foi coordenador dos mediadores do Acordo Geral de Paz.
Poderá também gostar de:

REINO UNIDO VOTA PARA SAIR DA UNIÃO EUROPEIA

Grupo de doadores suspende ajuda a Moçambique

Moçambique: "Na teoria a situação está bem, mas na ...

Linkwithin


Posted at 22:44 in Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0) |




Homens armados da Renamo saqueiam o Posto de Saúde


Na madrugada desta segunda-feira em Pínda

Homens supostamente da Renamo assaltaram na madrugada desta segunda-feira (11), o Posto de Saúde de Pinda, no distrito de Morrumbala, província da Zambézia. Relatos que o Diário da Zambézia obteve através de um funcionário daquela unidade sanitária, indicam que por volta das 4 horas, os homens de Afonso Dhlakama foram a casa do Clínico, exigiram que entregasse seus telemóveis.

Tendo este dado os seus pertences, os homens seguiram para casa de um outro funcionário, neste caso o farmacêutico, mas tudo isso era feito com disparos, no sentido de colocar as vítimas no silêncio. Já na casa do farmacêutico, os assaltantes, levaram também seus telemóveis e daí, seguiram para a farmácia onde levaram medicamentos diversos e depois seguiram o seu caminho. A fonte que nos contou os factos, sublinhou que os mesmos estavam trajados de uniforme verde e eram cerca de 15 homens armados.

Questionado se houve vitimas, a fonte disse que não houve, porque eles avisaram que não tinham intenção de matar ninguém e só precisavam de medicamentos.

Continue reading "Homens armados da Renamo saqueiam o Posto de Saúde " »
Poderá também gostar de:

Gaza: Curandeiros não conseguem medicamentos devido a ...

FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL GERAL DE MAVALANE EM MAPUTO SEM ...

8 viaturas incendiadas em ataques de homens armados da ...

Linkwithin


Posted at 22:06 in Defesa, Justiça - Polícia - Tribunais, Política - Partidos, Saúde | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0) |




Reveja esta entrevista de Chester Crocker de 1986, agora que a sua fundação foi chamada para fazer parte da Comissão Mista(video)



Poderá também gostar de:

STV-Um "pequeno" erro de história(video)

STV-Entrevista ao Dr. Máximo Dias 30.06.2016(video)

STV-Um "pequeno" erro de geografia(video)

Linkwithin


Posted at 21:47 in Defesa, História, Musica, vídeo, cinema | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0) |




STV-Noite Informativa (comentários) 12.07.2016(video)




Comentários de Egídio Vaz e Ismael Mussá
Poderá também gostar de:

STV-Noite Informativa (comentários) 07.07.2016(video)

STV-Noite Informativa (comentários) 01.07.2016(video)

STV-Jornal da Noite 12.07.2016(video)

Linkwithin


Posted at 21:10 in Musica, vídeo, cinema, Opinião | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0) |




STV-Jornal da Noite 12.07.2016(video)



Poderá também gostar de:

STV-Linha Aberta 12.07.2016(video)

“O Vento Sopra do Norte”: O baptismo de Lucrécia Paco

STV-Quid Juris 26.06.2016(video)

Linkwithin


Posted at 20:31 in Musica, vídeo, cinema | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0) |




SELO: Como reabilitar a justiça moçambicana? - Por Rabim Chiria


Neste pequeno artigo pretendo discutir alguns pontos que mostram que a justiça moçambicana é injusta. Por outras palavras, eu diria que a nossa justiça está em ruína e necessita duma reabilitação. Vou começar por esclarecer os conceitos de justiça e injustiça. No que diz respeito ao primeiro conceito, há vários pontos de vista, mas em todos eles há um ponto em comum. E qual é esse ponto? A justiça está inerente à ideia de distribuição – e não uma distribuição avulsa – mas, sim, de equidade. Nesta linha de pensamento encontramos John Rawls, filosofo norte-americano, que afirma que a justiça refere a um equilíbrio exacto entre as exigências que estão em conflito. E a injustiça seria um desequilíbrio entre as exigências que estão em conflito.

E diz ainda Rawls: O conceito de justiça aplica-se sempre à questão de que há uma distribuição de algo, definir “o que deve ser distribuído”, “para quem deve ser distribuído”, e “como deve ser distribuído”. Uma sociedade é considerada bem ordenada e livre de conflitos quando é regida por uma concepção pública de justiça. Partindo desta pedagogia Rawlsiana, examino agora o nosso Moçambique em conflitos.

Quando olho para a realidade moçambicana vejo que está longe de ser uma sociedade justa e bem ordenada. Neste contexto, os moçambicanos, sobretudo aqueles que estão na dianteira dos assuntos políticos, estão em desacordo no que diz respeito aos princípios que devem reger os termos fundamentais da sua associação.

Continue reading "SELO: Como reabilitar a justiça moçambicana? - Por Rabim Chiria " »
Poderá também gostar de:

SELO: Carta aberta ao Excelentíssimo Presidente da República de Moçambique - Por Rabim Chiria
Polícia moçambicana diz que operações contra Renamo visam proteger a população
Polícia moçambicana não confirma autópsias a corpos enterrados no centro
Linkwithin


Posted at 19:55 in Justiça - Polícia - Tribunais, Opinião | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0) |




MAIS DADOS RECOLHIDOS EM TORNO DO SEQUESTRO DO MANUEL FRANCISCO LOLE!


Fontes bem credíveis dão contas que o membro da Comissão Política Nacional da Renamo Manuel Lole foi sequestrado na sua residência em Manica concretamente na zona do instituto agrário do Chimoio IAC.
Foram as 11:hrs que os raptores transportados em 3 viaturas mascarados dirigiram-se até a casa do Manuel lole e o raptaram na presença da esposa e filhos.

In https://www.facebook.com/unai.kambuma.matsangaisse
Poderá também gostar de:

Esquadrão da morte rapta antigo deputado da Renamo e ...

"ODISSEIA DE UM GUERRILHEIRO" por Zeca Caliate

Escritor Eduardo Agualusa diz que regime do MPLA está “a ...

Linkwithin


Posted at 18:17 in Defesa, Justiça - Polícia - Tribunais, Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0) |




DEPOIS DAS DERROTAS MILITARES NO CAMPO DE BATALHA, A FRELIMO OPTA POR MATAR CIVIS LIGADOS À RENAMO


A Frelimo e seu exército já perderam a guerra. Ultimamente as forças militares da Frelimo tem recebido ordens de Maputo para passar a raptar e matar as populações identificadas com a Renamo. Eles raptam e executam imediatamente indivíduos conotados com a Renamo e abandonam os seus corpos.
No dia 05/07/16, o governador de Manica Alberto Mondlane, pessoalmente deu ordens via telefone ao comandante distrital da polícia de Barué, a dizer que as FADM, FIR e PRM tinham que andar pelos bairros de Catandica para capturar todos aqueles que são membros e simpatizantes da Renamo ou aqueles que têm ligações com este partido. E efectivamente no dia seguinte, 06/07/16, a operação de raptos iniciou e só no primeiro dia foram capturados e trazidos ao comando distrital de Catandica 14 indivíduos membros da renamo e foram todos executados a sangue frio no dia 07/07/16.
De realçar que todos os comandos distritais da polícia da província de Manica receberam a mesma ordem. Aliás, os que promovem isso é o próprio governador mais o seu colega o comandante provincial da polícia em Manica, que receberam ordens directas do Nyusi para acabar com os membros da Renamo em Manica e Sofala.
Já em Sofala, um grupo as FADM e FIR, saíram da sua posição conhecida como posição de Tomé, Situada no posto administrativo de Nhamizi/Canda, em Gorongoza no dia 8/7/16, e raptaram e mataram a sangue frio 6 elementos da população pertencentes à Renamo tendo lhes cortado os pescoços.
Este crime hediondo das forças da Frelimo enfureceu as perdizes e segundo fontes, as forças da Renamo estão neste a trabalhar arduamente para atacar e assaltar todas posições das forças da Frelimo que praticam este tipo de crime contra civis indefesos.

Continue reading "DEPOIS DAS DERROTAS MILITARES NO CAMPO DE BATALHA, A FRELIMO OPTA POR MATAR CIVIS LIGADOS À RENAMO" »
Poderá também gostar de:

“Membro da Renamo” escapa à morte depois de uma rajada de tiros em Manica
FORÇAS DA FRELIMO E MERCENÁRIOS ESTRANGEIROS CONTINUAM A SOFRER DERROTAS CATRASTRÓFICAS EM SATUNGIRA
Dois mortos em emboscada atribuída à Renamo no centro de Moçambique
Linkwithin


Posted at 15:52 in Defesa, Justiça - Polícia - Tribunais, Política - Partidos | Permalink | Comments (4) ShareThis

Reblog (0) |




Governo moçambicano propõe mais três entidades para mediação da crise com Renamo


O Governo moçambicano quer envolver o antigo Presidente tanzaniano Jakaya Kikwete, a Fundação Faith, de Tony Blair, e a Fundação Global Leadership, do ex-subsecretário de Estado norte-americano Chester Crocker, na mediação da paz em Moçambique, noticia o diário mediaFax.

Segundo o diário eletrónico, o executivo moçambicano está a preparar os convites às três entidades, que se poderão juntar à União Europeia (UE), Igreja Católica e África do Sul, propostos pela Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição, para mediarem as negociações com o Governo, destinadas à restauração da estabilidade política e militar no país.

O Governo moçambicano anunciou recentemente que já enviou os convites às três entidades propostas pela Renamo, não se conhecendo ainda as respetivas respostas.

O chefe de Estado moçambicano e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, indicaram em junho terem chegado, por telefone, a um consenso sobre a participação de mediadores internacionais nas negociações para o fim dos confrontos entre as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas e o braço armado da oposição.

Continue reading "Governo moçambicano propõe mais três entidades para mediação da crise com Renamo" »
Poderá também gostar de:

Dhlakama indica três deputados da Renamo para retomar diálogo de paz com Governo moçambicano
Governo moçambicano e Renamo voltaram ao diálogo hoje em Maputo
COMISSÃO MISTA PROPÕE INTRODUÇÃO DE OBSERVADORES NO DIÁLOGO
Linkwithin


Posted at 15:43 in Defesa, Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis

Sem comentários: