segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Carcaça política jovem desautoriza liderança do país e envergonha a juventude moçambicana

Carcaça política jovem desautoriza liderança do país e envergonha a juventude moçambicana

Quando o Presidente da República (PR) de Moçambique, Filipe Nyusi, em missão de Estado pelo país inteiro, exorta aos concidadãos que a Renamo vem enganando, para saírem das matas e se apresentarem às autoridades do Estado para a sua integração nas fileiras das Forças de Defesa e Segurança (FDS) ou na vida civil, conforme os casos, eis que aparece uma mulher jovem—uma mulher jovem que mal conhece a história do seu próprio país; essa mesma mulher jovem que está viciada de um amor interesseiro e usada por esse amor para combater contra si própria; essa mesma mulher jovem que deveria ser bonita de forma inteira e afinal não é; essa mesma mulher jovem que parecia inteligente e afinal não é; essa mesma mulher jovem que envergonha outras mulheres jovens desta pátria de heróis que é de todos nós; essa mesma mulher jovem que de juventude que aparenta fisicamente nada tem no juízo; essa mesma mulher jovem que afinal é uma carcaça política—dizia eu, eis que aparece uma mulher jovem que é tudo o acima dito e mais qualquer coisa ruim, menos digna representante do povo, a usar o pódio da Assembleia da República (AR) para desautorizar o Chefe de Estado.
A quem serve aquela mulher? Aos sogros?
Os compatriotas que elegeram aquela mulher jovem carcaça política como figura do ano de 2014 não imagino como se devem estar a sentir, depois ver ela chamar os seus irmãos em missão nas FADM de «soldadinhos». Que alta traição para ficar impune! É por isso—é por nos trair e ficar impune—que a Renamo se acha dona da paz em Moçambique. Aquele discurso arrogante e antipatriótico da Chefe da Bancada da Renamo na AR, com muita carga de incitação à violência e em que ela dirige ataques às instituições do Estado de Direito Democrático, deve chamar atenção a estas instituições para agirem, na letra e no espírito da lei.
A propósito, onde está a nossa Procuradoria-Geral da República (PGR)? Ah! Falta esta ser chamada por ela (a mulher jovem) e sua Bancada de «PGRdinha»! Outrossim, o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas de Moçambique (FADM), Graça Chongo, panteou o Manuel Lavumó como Major das FADM. Manuel Lavumó é um concidadão que a Renamo andava a enganar, que decidiu tirar o véu negro com que a Renamo lhe tapara a vista e a mente! E agora?... Vão eles—ela (a mulher jovem) e os «deputadões» que ela superiormente chefia—chamar a este homem, que decidiu tirar o véu negro com que lhe tinham tapado a vista e a consciência, de «soldadinho» ou «majorinho»? Sim! Eles, e só eles, é que são os «valentões» e nós os demais somos os «fraquinhos» cá da terra, razão pela qual só nos cabem os «inhos», pois os «ões» são para eles!
Ora, imagino que alguém vai ler nisto um ataque à pessoa de alguém. Mas que alguém?! Que pessoa?! Alguém que fala a partir do pódio da AR apregoando a continuidade de irregularidades é pessoa? Alguém que chama «soldadinhos» aos defensores da nossa independência, da nossa integridade territorial, da nossa soberania é pessoa entre nós (moçambicanos)? Se for pessoa, então vale perguntar: Que país é este, chamado Moçambique?! Que país é este meu e teu também, onde se insulta o Estado e este fica incapaz de agir com a força que tem? A paz vale isso?! Onde está a paz? A paz é cara, meus compatriotas. É preciso lutarmos por ela (a paz) com todos os meios de que dispomos. Esta é a minha frente e a minha posição! E a tua qual é?
Eles (a Renamo e os seus aliados) usam o pódio da AR para fazer arruaças e exibir a sua malcriadez, e nós cidadãos deste país (Moçambique) permitimos, entretanto, que as nossas contribuições continuem sendo usadas para pagar gordos ordenados a indivíduos que nos insultam de todas as formas, a partir daquela casa que sem eles seria bem nobre. A democracia não significa aceitarmos conviver com o mal ou com a mediocridade. Temos que dar um fora aos «deputadões» e «malcriadões» indevidamente instalados na casa do povo! Sabeis como se pode lograr isto?
Eu tenho uma ideia...!
Onde andam a Frelimo e o MDM?...
GostoMostrar mais reações
36 comentários
Comentários
Alcidio Do Rosario
Alcidio Do Rosario Meu caro, nao podiamos ter explanacao de defesa de honra melhor que a sua explanacao. Defesa de honra sim, porque a senhora dos olhos'' faltou respeito a noos, o povo, as FDS que nos, o Estado, criamos. Revejo-me no seu post.
GostoMostrar mais reações
·
3
· 31 de Julho de 2015 às 17:10
Gerir
Nyahbing Nhanala
Nyahbing Nhanala Big like.

Não acreditei que palavras tão feias pudessem estar associadas à um rosto tão lindo como àquele. Enfim....
GostoMostrar mais reações
·
1
· 31 de Julho de 2015 às 17:16
Gerir
Delça Amavel Speechless
Delça Amavel Speechless Eles passam por um curso sobre Sem Noção e Desrespeito total para ingressar naquele m..... pronto falei
GostoMostrar mais reações
· 31 de Julho de 2015 às 17:51
Gerir
Angela Maria Serras Pires
Angela Maria Serras Pires Vocês os g40 estão a ser todos silenciados pelos próprios frelos devido a quererem perpetuar os atuns que cheiram a peixe podre e a derrocada da frelimo vai ser interna e a Renamo Resistência Nacional Moçambicana e MDM vão aplaudir juntamente com 25,000,000 de Mocambicanos
GostoMostrar mais reações
·
2
· 31 de Julho de 2015 às 18:47
Gerir
Cnmutemba Mutemba
Cnmutemba Mutemba Uma forma de salvaguardar emprego . Vocês não imaginam como deve ter ficado tão orgulhoso o txitxio, a sobrinha se rebaixando ao verdadeiro Matsanga.
Parece que naquele partido só tem espaço de direcção se se revelar baixo e rude.
Nos enganamos com aparência.
Agora percebem como ascendeu lugar de chefia .
GostoMostrar mais reações
·
1
· 31 de Julho de 2015 às 18:51
Gerir
Joefarman Manjate
Joefarman Manjate A NÓS O QUE MAIS INTERESSA EM PRIMEIRO LUGAR É A PAZ ,JUSTIÇA, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO!

SE QUEREM GUERRA CRIEM CAMPO SÓ PARA VOCES SE BATEREM contudo sem usar nossos filhos!
GostoMostrar mais reações
· 31 de Julho de 2015 às 19:33
Gerir
Angela Maria Serras Pires
Angela Maria Serras Pires Joefarman Manjate infelizmente 44% das crianças são sub nutridas nem futuro tem agradece a frelimo
GostoMostrar mais reações
·
4
· 31 de Julho de 2015 às 19:34
Gerir
Angela Maria Serras Pires
Angela Maria Serras Pires Morre se aos 48 anos agradece a frelimo
GostoMostrar mais reações
·
4
· 31 de Julho de 2015 às 19:35
Gerir
Angela Maria Serras Pires
Angela Maria Serras Pires 12,000,000 sem água potável agradece a frelimo
GostoMostrar mais reações
·
4
· 31 de Julho de 2015 às 19:35
Gerir
Angela Maria Serras Pires
Angela Maria Serras Pires 18,000,000 sem saneamento agradece a frelimo
GostoMostrar mais reações
·
4
· 31 de Julho de 2015 às 19:36
Gerir
Aguinaldo Chidudu
Aguinaldo Chidudu Sr a FRELIMO é um partido sério ,aliás sabes o que é política?
GostoMostrar mais reações
· 31 de Julho de 2015 às 23:52
Gerir
Ivone Soares
GostoMostrar mais reações
·
6
· 31 de Julho de 2015 às 19:38
Gerir
Aguinaldo Chidudu
Aguinaldo Chidudu Estás feliz?
GostoMostrar mais reações
· 31 de Julho de 2015 às 23:49
Gerir
Hélio Saudaçoes
Hélio Saudaçoes Força Ivone. Esta post significa que o recado chegou e tocou mesmo na ferida. Ou seja, Acertaste em cheio.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 1 de Agosto de 2015 às 15:19
Gerir
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Este comentário é mesmo pessoal. Decepcionaste-me (e não só a mim!), Ivone Soares. Não te imaginei correctamente. Enganaste-me. Foste muito baixa para com o povo que te elegeu para deputada e quer a paz! Não te vou poupar por isso! Foste criminosa no uso da palavra. Enganaste muitos até aquele discurso. Não creio mais que assim continues fazendo. A máscara caiu-te. Mostraste a tua veia. Semeaste terror no seio do povo, o mesmo que Afonso Dhlakama tem vindo a fazer. Tu disseste ao povo que te elegeu deputada que os seus filhos em serviço nas FADM são «soldadinhos»; esse povo que contribui para que se te pague o ordenado que recebes como deputada. Uma coisa não compreendes, minha querida: o «titio» já está meio senil! Os que o usam como «cão de caça» já se estão desfazendo dele. Tu és muito jovem e podes fazer melhor por Moçambique. Mas não farás essa contribuição honrosa se te deixes usar do jeito que te tens deixado usar pelos inimigos da tua independência e soberania. Aprende a identificares-te com causas nobres e justas. Veja o teu colega, Yassine, por exemplo... O teu discurso foi ruim, manchou a juventude de Moçambique e escureceu a tua carreira política. Entre as mulheres sérias deste país, acabas de perder um lugar. A recuperação desse lugar não te será nada fácil!
GostoMostrar mais reações
·
3
· 1 de Agosto de 2015 às 16:20
Gerir
Aly Hassane
Aly Hassane Senhor vai cossar colhoes do Nyusi, porque eh o que sabem fazer. Voces sao piores. Pacheco em 2011 chamou o povo de vandalos, bandidos, drogados. O que voce fez? Sai daqui rabuchento
GostoMostrar mais reações
·
1
· 2 de Agosto de 2015 às 1:56
Gerir
Aguinaldo Chidudu
Aguinaldo Chidudu Aly Hassane ,mais respeito por favor respeite a diferença de opiniões ,e por algum momento fique com a pulga atrás da orelha,relativamente ao comportamento dos membros da renamo e da própria renamo,mas agora tirei as minhas conclusões .bom dia. :
GostoMostrar mais reações
· 2 de Agosto de 2015 às 9:22
Gerir
Aly Hassane
Aly Hassane Parece que a Frelimo quando eh para criticarem sao directinho santos honesto integros humildes. Contem outra. Corvos
GostoMostrar mais reações
·
1
· 2 de Agosto de 2015 às 21:51
Gerir
Anidia Tacaiana
Anidia Tacaiana Já esperava. ..
GostoMostrar mais reações
· 31 de Julho de 2015 às 19:48 · Editado
Gerir
Maitu Buanango
Maitu Buanango Aquela senhorita tem se revelado uma autêntica mal-criada, é qualquer coisa como uma lambe bota, sem ideias próprias. Dói-me muito isso.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 31 de Julho de 2015 às 19:49
Gerir
Anidia Tacaiana
Anidia Tacaiana Lambe botas?
GostoMostrar mais reações
·
1
· 31 de Julho de 2015 às 19:53
Gerir
Moz Friend
Moz Friend Ivone suares para al de ser feia ela é barata ,pessoas como ele eu posso lhe trocar com frango porque,o frango é útil.
GostoMostrar mais reações
· 31 de Julho de 2015 às 19:58
Gerir
Maitu Buanango
Maitu Buanango Sim, lambe-bota do tio. Quer garantir a sucessão na liderança do movimento rebelde.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 31 de Julho de 2015 às 20:04
Gerir
Ivo Sande
Ivo Sande Essa Senhora é realmente mal criada tal como o Afonso. Gente de mal que estão a fazer o nosso pais retroceder. So a paz e o desenvolvimento nos interessa. Força governo de Moçambique n permita que pessoas medíocres estraguem o programa de desenvolvimento que estão a levar a cabo.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 31 de Julho de 2015 às 20:29
Gerir
Ivan Maússe
Ivan Maússe Sinto muito pela Ivone Soares. Jamais imaginei que ela pudesse falar daquele jeito, mesmo tendo em conta que é representante do povo.

Ela envergonhou a nação moçambicana. Ofuscou toda a admiração que eu tinha por ela. Sinto muito, mas aquilo é baixaria demais.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 31 de Julho de 2015 às 20:56
Gerir
Francisco Pacheco Chigogoro
Francisco Pacheco Chigogoro Este post e deste tipos
GostoMostrar mais reações
·
3
· 31 de Julho de 2015 às 21:04
Gerir
Angela Maria Serras Pires
Angela Maria Serras Pires Julião João Cumbane olha que o Cistac ainda vai ser vingado cá se fazem cá se pagam
GostoMostrar mais reações
·
2
· 31 de Julho de 2015 às 21:26
Gerir
Francisco Pacheco Chigogoro
Francisco Pacheco Chigogoro Muleque destes dois
GostoMostrar mais reações
·
3
· 31 de Julho de 2015 às 21:49
Gerir
Francisco Pacheco Chigogoro
Francisco Pacheco Chigogoro Ivone Soares relaxa e deixa os lambe partes intimas do regime lamberem ate a parte mais nojenta
GostoMostrar mais reações
·
2
· 31 de Julho de 2015 às 21:53
Gerir
Maitu Buanango
Maitu Buanango Sr Francisco Pacheco Chigogoro deve se afilhado da Ivone ou enteado.
GostoMostrar mais reações
· 31 de Julho de 2015 às 22:04
Gerir
Americo Joaquim
Americo Joaquim porque mairu?
GostoMostrar mais reações
·
1
· 1 de Agosto de 2015 às 12:58 · Editado
Gerir
Francisco Pacheco Chigogoro
Francisco Pacheco Chigogoro Maitu Buanango o meu grande e de nao ser lambe bota
GostoMostrar mais reações
· 31 de Julho de 2015 às 22:33
Gerir
Dercio Manhice
Dercio Manhice Querem saber qual é a minha opinião? Penso que políticos são manipuladores e vocês filhos da mesma nação,que deviam de mãos dadas procurar fazer crescer este país , ao invés disso ficam a trocar acusações...livrem-se das demagogias e demagogos ...não há político bom não se esquecem disso...
GostoMostrar mais reações
·
1
· 31 de Julho de 2015 às 23:56
Gerir
Augusto Magaure
Augusto Magaure O dono deste post está entre nós os vivos?
GostoMostrar mais reações
·
1
· 1 de Agosto de 2015 às 0:15
Gerir
Augusto BáfuaBáfua
Augusto BáfuaBáfua Gosto da Ivone porem acho tb que ela passou um pouco a linha, falar como Militante/Dirigente é uma coisa, já falar como Cidadã/Deputada na AR é outra. Apesar de ser a mesma pessoa deve-se ter em conta os fóruns. Como avisada e atenta que ela é acredito que vai reflectir e facilmente chegar a conclusão de que se excedeu. É preciso entender tb o que a levou a assim agir, precisa-se de vias de dialogo urgente pois os ânimos estas alterados e isso não é bom.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 1 de Agosto de 2015 às 9:33
Gerir
Daniel Frederico Chemo
Daniel Frederico Chemo GENTE , eu me pergunto:O que seria este país se não houvesse a oposição forte como a Renamo? Meu ponto de vista é que estaríamos sofrer o pior do que os nossos avós sofreram pelos colonos. Os nossos governantes não tem menor preocupação com o povo a não ser por eles mesmos. Será que somos cegos pra não vermos pelo menos um pouco a realidade que se vive no nosso país?
GostoMostrar mais reações
· 1 de Agosto de 2015 às 11:59
Gerir
Hélio Saudaçoes
Hélio Saudaçoes Julião Cumbane , aquela mulher não serve a Frelimo nem aos sogros, ela serve ao povo que a elegeu. Agora diz- me Julião João cumbane: Quem acha que vai desarmar a Renamo a força? O sr? Não gostam quando são respondidos a altura, pois não?
GostoMostrar mais reações
· 1 de Agosto de 2015 às 15:15
Gerir
Gayel Gayel Angelo
Gayel Gayel Angelo Palavras d moral,a te por agulha no cu.
GostoMostrar mais reações
· 1 de Agosto de 2015 às 15:31
Gerir
Octávio Ramos Cardoso
Octávio Ramos Cardoso Quando no ímpeto de dar nas vistas, de se auto salientarem, leva as pessoas a este tipo de postura... está tudo dito.
Julião João Cumbane, HÁ VIDA, HÁ INTELIGÊNCIA, HÁ POSTURA, HÁ HONRA E DIGNIDADE para além da Frelimo . Ao longo destes últimos 40 anos, VI e SEI, que os valores que aqui refiro, são coisas que não se coadunam com Frelimo e MUITOS dos seus seguidores e acólitos.
Haja dignidade, um tempo de introspecção fará bem.
Afinal, que será mais conhecedor da História de Moçambique?
... já agora, qual foi a versão que estudou e estuda?
VERGONHA, Senhor.... vergonhoso ser portador deste tipo de comentário.
GostoMostrar mais reações
· 1 de Agosto de 2015 às 18:25
Gerir
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Octávio, sinto muita pena da ausência de intelecto e de razoabilidade entre os militantes e simpatizantes da Renamo. «Vergonha» é isso, meu caro.
GostoMostrar mais reações
· 1 de Agosto de 2015 às 20:33
Gerir
Octávio Ramos Cardoso
Octávio Ramos Cardoso Não sou militante, não sou simpatizante nem me revejo em conotações politicas. Rótulos de esquerda e direita, estão desfasados e a ficarem gastos, tal é a forma desabrida com que são atribuídos. Tenho por base, o sentido do estritamente correcto, limpo, sem mácula, não desvirtuado. O conhecimento directo das coisas, o aprendizado dos anos, o convívio entre pares, a lealdade perante a verdade, a postura determinada em não dizer amem com qualquer um ou, a qualquer preço. Entender o que é razoável, ter a percepção das diferenças... mas nunca poder aceitar situações dúbias e controversas para favorecimento, seja de quem, ou do que for. Não pode haver dois conceitos de verdade, nem dois conceitos de mentira. No entanto, não me sinto dono de razões... apenas crente e suficientemente esclarecido, para não ir por certos caminhos. Abandonar o pseudo conforto pessoal... e entender factos, situações é questão pessoal que levo a peito. Não vou em cartilhas ou credos.
Abraço,resto de bom final de semana.
GostoMostrar mais reações
·
3
· 1 de Agosto de 2015 às 21:24
Gerir
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane «Não vou em cartilhas ou credos.» (sic). Tu não vais, Octávio, mas eles (os militantes e simpatizantes da Renamo) vão!
GostoMostrar mais reações
·
1
· 1 de Agosto de 2015 às 21:33
Gerir
Eurice Agnella
Eurice Agnella Se a senhora Ivone se expressou sem decoro, o sr. Julião não se ficou atrás. Pois não? O linguajar de grande parte deste post é muito muito baixo. É caso para dizer que o que temos na AR é um pouco do que temos cá entre a população deste país.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 1 de Agosto de 2015 às 21:45
Gerir
Frederico Pereira
Frederico Pereira Kiki eurice
GostoMostrar mais reações
·
1
· 1 de Agosto de 2015 às 23:50
Gerir
Aly Hassane
Aly Hassane PGR para Ematum, Augusto Paulino, Guebuza, Nyusi, Chang, Pacheco, Damiao Jose, Macuacua, e muitos ai ha solta. O que a procuradoria faz? Nada, entao nao mim facam rir. Ivone forca eles gostam de usar a PGR, PRM, FIR, FADM, quando sentem se tocados. Afinal teem sentimentos? Pensei que nao tinham FRELIXO

GostoMostrar mais reações
· 2 de Agosto de 2015 às 1:52

1 comentário:

Anónimo disse...

AS CABEÇAS DE TODOS AQUELES MOÇAMBICANOS QUE FORMAVAM MAR DE GENTE EM VOLTA DA RENAMO EMVERGONHANDO A FRELIMO, O QUE ERA UMA REVELAÇÃO EVIDENTE DA FALCIFICAÇÃO DAS ELEIÇÕES, LEVANDO A FRELIMO A DECIDIR A MORTE DE DLHACAMA EM ZIMPINGA,(SÃO TODAS CARCAÇAS).
SÓ O SENHOR JÚLIO CUMBANE É PESSOA.
E AS CARCAÇAS PODE-SE MATAR E LANÇAR PARA AS VALAS COMUNS, NÃO SERVEM.
ESTE PAIS NÃO É DE CARCAÇAS , É DE GENTE COMO CUMBANE.
CARCAÇAS NÃO TÊM DIREITO A VIDA POR ISSO A FRELIMO CRIOU ESQUADRÕES DE MORTE PARA OS ELIMINAR E METÉLOS EM VALAS COMUNS COMO DE COSTUME.
cumbane acaba de revelar á todas as caracaças a sua tarefa!