domingo, 10 de setembro de 2017

Milícias à margem dos entendimentos?


Chegam-nos, de uma fonte do interior do sistema, informação preocupante sobre a selecção de militares das Forças de Defesa e Segurança - comandos, paraquedistas, fuzileiros navais, polícia militar e FIR - para formar uma milícia a fim de garantir a vitória da Frelimo nas eleições autarquias de Outubro de 2018 e nas gerais de 2019. A formação dessa milícia da Frelimo visa garantir que a oposição não fique com as autarquias das capitais provinciais e Cidade de Maputo.
Serviu de aliciamento, para o recrutamento dessa milícia, um aumento salarial em 60 porcento dos seus efectivos. Esta medida provocou um desequilíbrio de tesouraria e com o consequente atraso no pagamento de salários aos funcionários públicos referentes ao mês de Agosto e até criou descontentamento nos antigos membros do SNASP que, há muito, esperam por um salário que eles acham justo.
Essa milícia vai surgir à margem dos protocolos a assinar entre Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama. O objectivo dessa milícia é assegurar que a Frelimo não perca o poder de governar, se não for pelo voto popular, que o seja pela fraude através de violência contra a oposição, e com recurso a outros truques usados pela Frelimo como o enchimento das urnas, anulação de votos que são desfavoráveis.
A constituição dessa milícia demonstra a má-fé com que a direcção da Frelimo vem negociando com a Renamo, pois, assim aconteceu nos acordos de Roma em que a Frelimo ignorou simplesmente a aplicação dos entendimentos. Escusa-se falar dos entendimentos da cessação das hostilidades militares por ter sido uma brincadeira de adultos.
A impugnação prévia é uma verdadeira arma de arremesso contra as forças da oposição porque, se o STAE – Secretariado Técnico de Administração Eleitoral – não passar credenciais aos delegados da oposição, a polícia encarregar-se-á de expulsá-los da sala de voto, abrindo-se a oportunidade de o processo eleitoral ser abocanhado pela Frelimo e assim ditar os resultados que bem lhe apetecer.
Assim sendo, não há nem pode haver qualquer impugnação prévia. Se a oposição recorrer aos tribunais distritais, esses exigem a impugnação prévia para a queixar ter validade e não havendo a tal impugnação prévia, tudo morre por aí. Aqui reside a fonte das discórdias que sempre se seguem às eleições, no nosso país, porque não fica claro quem vence uma eleição e quem perde.
O exigir a impugnação prévia sabendo de antemão que os delegados da oposição lhes foi negada a credencial e os presidentes de mesa de voto recusaram acolher a impugnação, simboliza a falta de transparência do processo. Trata-se de um jogo bem combinado e sincronizado entre a Frelimo, o STAE e as FDS, para alcançar as famigeradas “vitorias retumbantes” que a Frelimo tanto se orgulha.
A constituição dessa milícia põe em causa a seriedade da Frelimo em negociar uma paz efectiva, deita por terra a esperança de haver eleições livres, justas e transparentes.

A Frelimo está a preparar uma megafraude eleitoral. A paz continua uma miragem porque a seguir à votação, o sangue dos moçambicanos voltará a regar a nossa terra porque um grupo de indivíduos não respeitar a constituição, para além de desprovidos de cultura democrática.
Para a persistência da injustiça e desigualdade socioeconómica, contribui a Renamo e o MDM que mais se ocupam de Mercedes-Benz e mordomias ao invés de trabalharem para inverter a situação, exigindo uma revisão global da Constituição e da Lei Eleitoral que favorecem ao partido no poder. Para esta manobra triunfar, basta que a oposição e a sociedade civil continuem indiferentes e se ponham a assistir impávidos o chegar demais uma guerra, com refugiados e massacres.
Cabe à oposição e sociedade civil impedir para que a Frelimo não volte a ganhar as eleições com recurso a fraudes. O povo tem o direito de viver em paz. O povo tem o direito de viver num país em desenvolvimento e tranquilidade. O povo deve tudo fazer para evitar que a Frelimo desencadeie uma nova guerra!
GostoMostrar mais reações
13 comentários
Comentários
Leksleong Carlos
Leksleong Carlos Interessante
GostoMostrar mais reações
· 18 h
Eliminar
Willy Benny
Willy Benny Sem comentários.
GostoMostrar mais reações
· 18 h
Eliminar
Ribeiro Joao
Ribeiro Joao Homens, utopias,comunidades.As ideologias podiam ser de cunho materialista ou idealista e no discurso “teórico” emergiam de forma pura, mas, ...quem bem faz tem a vida curta.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 17 h
Eliminar
Vasco Manhica
Vasco Manhica Por favor desarnemos as nossas mentes e lutemos pela harmonia.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 17 h
Eliminar
Samuel Alberto Mucavele
Samuel Alberto Mucavele Que fazer a noticia chegou nos meus ovidos acabe aos outros
GostoMostrar mais reações
· 17 h
Eliminar
Chell Manuel Evaristo
GostoMostrar mais reações
· 17 h
Eliminar
Navalha Agnaldo Navalha
GostoMostrar mais reações
· 17 h
Eliminar
Américo Matavele
Américo Matavele Em todo o texto não vi o que essa suposta milícia vai fazer. Só vei ser criada e prontos? Ou está é mais uma manobra dos que não querem a paz e procuram agitação para continuar a guerra e tirarem dividendos políticos? Hummmm... isto não cheira bem.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 13 h
Eliminar
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Américo Matavele, volte a ler, por favor, e não se precipite!
GostoMostrar mais reações
·
2
· 13 h
Eliminar
Américo Matavele
Américo Matavele "Assegurar a vitória da FRELIMO, enchimento de urnas e violência contra a oposição". Como se faz isso? Estará ela formada formalmente com uniforme e armas, e à margem da Polícia que estará nos locais de votação? O que acho aqui, mano, é a preparação de desculpas, se não for uma agitação para não haver paz. Ora, o MDM ganhou quatro municípios e está a governar. A preparação dos partidos é crucial nesta fase. Vimos a FRELIMO a fazer eleições internas, a reunir em CC, e está a preparar o congresso, para além de as brigadas centrais estarem no terreno. Para que tanto esforço se há milícias? Não acha que a inércia dos adversários da FRELIMO está a jogar contra eles? O que custa esses partidos se prepararem ao invés de acusar usando coisas sem sentido? Amuralhe está aí a montar uma fuga. ARAUJO diz que é preciso democratizar o MDM. Ora isso conta para a derrota, pois está a montar uma nuvem de suspeição sobre o partido. Ora, se trabalhassem como a FRELIMO faz, acho que não teriam tempo de descobrir supostas milícias. A vitória prepara-se com trabalho no terreno, e até agora a FRELIMO é o único partido que está no terreno. Os outros inventam agitação para justificar seus desaires. Vamos trabalhar e deixemos de ver fantasmas:
GostoMostrar mais reações
· 12 h
Eliminar
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Como se assegura a vitória? Não sabe como tem sido feito?
GostoMostrar mais reações
· 8 h
Eliminar
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Américo Matavele, a essência da milícia que vai reprimir e o resto é velha música para distrair a atenção das pessoas que desejam ler e perceber como a vitória daqueles está sendo cozinhada. Deixe de distrair!
GostoMostrar mais reações
· 7 h
Eliminar
Amancio Chihepe
GostoMostrar mais reações
· 13 h
Eliminar
Eyppy Raul
Eyppy Raul Se houve esse aumento até que valeu a pena , por que salário de militares era muito pouco valeu pelo aumento
GostoMostrar mais reações
· 12 h
Eliminar
Chivambo Mabua
Chivambo Mabua Sem comentários.
GostoMostrar mais reações
· 12 h
Eliminar
Mangane Mangane Bala
Mangane Mangane Bala Carta aberta irá já vi desde a muito a manobra
GostoMostrar mais reações
· 12 h

Sem comentários: