sexta-feira, 15 de setembro de 2017

“Recebi dinheiro de donos de projectos financiados pelo FDA porque compraram gado na minha criação”

   


Setina Titosse defende que projectos por si aprovados ainda estão dentro do prazo de implementação e não podem ser considerados falsos
Dos 28 acusados de desviar 170 milhões de meticais do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), dois foram despronunciados e outros dois serão julgados em processos separados, por residirem em outras províncias e por motivos de saúde. No Tribunal Judicial da Cidade de Maputo são agora julgadas 24 pessoas.

Numa sessão em que deveriam ser ouvidos quatro acusados, Setina Titosse acabou sendo a única a responder perante do juiz.

Foram necessárias pouco mais de cinco horas de tempo para Titosse esclarecer o seu envolvimento no esquema que lesou o Fundo de Desenvolvimento Agrário em perto de 170 milhões de meticais. Acusada de aprovar projectos falsos, pagar remunerações indevidas e receber na sua conta dinheiro ilícito, Titosse justificou que ainda não terminou o período de implementação dos projectos para se considerar que sejam falsos, que parte dos bens que adquiriu, como duas viaturas Toyota e Mazda, além de casas, foi graças a negócios pessoais e que o FDA tem liberdade de dar bónus aos seus funcionários como forma de estimulá-los.

Acompanhe parte dos seus argumentos perante o juiz:

É acusada de aprovar projectos falsos, sendo que os proponentes nem espaço tinham para a sua implementação. Tem alguma coisa a dizer?

“Os projectos ainda estão dentro do prazo e vão até 2019, tem um prazo de três anos. Quando alguém solicita um crédito é livre de gerir. O importante é reembolsar dentro dos prazos estabelecidos. Tentávamos facilitar mesmo sem termos prova de terreno para a sua implementação, porque maior parte dos moçambicanos solicitam terra, mas para obter o DUAT é um processo demorado”.

Como explica a transferência de dinheiro para a Toyota, na compra de uma viatura.

“Quem trabalhava para mim era Milda Cossa (outra arguida). Eu mandava ela para cuidar dos meus assuntos pessoais, como a compra de viaturas, porque eu não tinha tempo. Ela recebia por esse trabalho. Os carros que comprei da Toyota, e outra Mazda, a casa, que ainda não está em meu nome por não ter terminado de fazer os pagamentos, é resultado de valores não somente do FDA, mas de outros negócios pessoais. Tenho criação de poedeiras, cerca de seis mil, para a produção de ovos, criação de frangos e projectos agrícolas. Tenho grande plantação de mangueiras”.

Como se explica que os proponentes de alguns projectos aprovados pelo FDA tenham depois transferido valores para a sua conta?

“Tenho criação de gado. Algumas pessoas com projectos financiados pelo FDA compravam gado na minha instituição, que era gerida por um contratado meu”.

E sobre os bónus que pagava aos funcionários do FDA nas datas comemorativas, o que tem a dizer?

“O Fundo de Desenvolvimento Agrário tem independência financeira. Quando eu visse um bom desempenho dos funcionários, dava bónus para estimulá-los”.

Refira-se que os bónus dados aos funcionários do FDA nas datas comemorativas, como 25 de Junho, 7 de Setembro, 4 de Outubro, eram no mesmo valor do salário de cada funcionário.

Por outro lado, o Fundo de Desenvolvimento Agrário teria celebrado contratos com algumas empresas, entretanto parte delas transferiram valores para contas pessoais de conhecidos e familiares da ex-PCA da instituição.

Setina Titosse, engenheira agrónoma de profissão, disse não se recordar muito bem deste assunto.

A sessão terminou por volta das 15 horas. A próxima está marcada para amanhã.
SOBRE O CASO DO ROUBO DOS MAIS DE 170 MILHÕES DE METICAIS DO FDA.

. Ontem, quinta-feira (14), uma das declarantes em juízo no caso do surrupio dos mais de 170 milhões de meticais do Fundo de Desenvolvimento Agrário foi a Milda Cossa, amiga braço direito da ex-PCA daquela instituição, Setina Titosse.

. De acordo com a acusação, Milda Cossa terá junto com a ex-PCA forjado projectos para ser financiados pelo FDA num esquema que envolveu seus três irmãos. Nas suas declarações, Milda disse ao tribunal que só via o dinheiro a ‘chover’na sua conta e que o trabalho dela foi simplesmente drenar tais valores num grosso de 57 milhões de meticais. Em contrapartida, ela terá de acordo com a acusação se beneficiado de 6.150.000,00 (seis milhões, cento e cinquenta mil) meticais
. Nota: Tem sorte. Enquanto o Muzungu para trazer o pão à mesa precisa usar todas as suas forças no trabalho criando animais para depois ir atrás de compradores camionistas que passam por aqui na EN1, há quem não precisou fazer qualquer ginástica. Só ficou num gabinete climatizado com ar condicionado vendo suas contas bancárias se robustecendo de dinheiro. QUEM ME DERA.

. PRIMO DA SETINA GASTOU 12 MILHOES NA COMPRA DE 305 BOIS MAS JÁ NÃO TEM NEM UM.


. Humberto Cossa, primo da ex-PCA do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA) beneficiou-se de um financiamento na ordem de pouco mais de 12 Milhões de Meticais. Com este valor comprou apenas 305 cabeças de gado bovino. Humberto Cossa foi o último declarante no terceiro dia consecutivo de julgamento em que também foi ouvida sua esposa, Milda Cossa e a antiga Directora-Adjunta do FDA Neide Xerinda. Falando para o tribunal Cossa disse já não ter uma única sequer cabeça de gado no curral que nem em seu nome está registado.
Mostrar mais reaçõesComentar
Comentários
Djokite Pitisco Mandongue Mandongue TEM SIRTE DE VERDADE TALVEZ FOI NO CURANDEIRO
Mostrar mais reaçõesResponder4 h
Gerir
Djokite Pitisco Mandongue Mandongue E verdade essa tem sorte talvez foi para o cirandeiro
Mostrar mais reaçõesResponder4 h
Gerir
Felisberto Luis Machava É sortuda dinheiro so entrava na conta como se fosse agua.
Mostrar mais reaçõesResponder4 h
Gerir
Mostrar mais reaçõesResponder4 h
Gerir
Muzungu Ndini Kkkk... Grande sorte.
Mostrar mais reaçõesResponder4 h
Gerir
Antonio Alicete KKKKKKKKK, Muzungu tem de criar patos e cabritos,e vender aos camiomlnistas que passam de Gorongosa. A Milda enriquece sentada em Casa!
Espero uma punição exemplar!
Mostrar mais reaçõesResponder
1
4 h
Gerir
Muzungu Ndini Quem me dera. Kkk
Mostrar mais reaçõesResponder
1
4 h
Gerir
Adelio Nicolau Fernandes Vadias e ladras dum raio pah, agente a sofrer aqui, outros a roubarem o Estado, essas mulheres ja não da para confiar pah.
Mostrar mais reaçõesResponder
1
1 hEditado
Gerir
Sive Junior Cinco xaka de Cristo
Mostrar mais reaçõesResponder4 h
Gerir
Eva Yrma Shiii. Coitada
Mostrar mais reaçõesResponder4 h
Gerir
Muzungu Ndini Humberto Cossa, primo da ex-PCA do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA) beneficiou-se de um financiamento na ordem de pouco mais de 12 Milhões de Meticais. Com este valor comprou apenas 305 cabeças de gado bovino. Humberto Cossa foi o último declaran...Ver mais
Mostrar mais reaçõesResponder
2
4 h
Gerir
David Junior Tivane Essas perninhas vão sentir falta de cremes lá no dhlavela dinheiro do povo Amarga só admiro Guebuza como continua impune
Mostrar mais reaçõesResponder
4
4 hEditado
Gerir
Nelio Sunde vamos lá procurar emprego no FDA vamos ser ricos sem trabalhar 😂😂😂
Mostrar mais reaçõesResponder
2
3 h
Gerir
Mostrar mais reaçõesResponder3 h
Gerir
Felisberto Luis Machava AS PERNAS IRAO FICAR SEM CREME SO NOGENTA LA NA CADEIA
Mostrar mais reaçõesResponder3 h
Gerir
Antonio Alicete Dinheiro de corrupção só usa- se para comprar caixão, pagar advogados, pagar médicos e coisas semelhante a isso.
É um dinheiro que só atrai problemas para a família !
Que vantagem tem , Ter que indmizar o Estado e ficar atrás das grades?
Mostrar mais reaçõesResponder
1
3 h
Gerir
Suarez Juze TODO HOMEM QUE PENSA EM USAR VIAS ILÍCITAS TEM DIAS CONTADOS, VOCÊ PODE SORRIR POR AQUILO QUE SE CHAMA MUITO TEMPO, MAS PARA MIM ENQUANTO VIVO, A LESAR O POVO NUNCA TERÁ PAZ CONSIGO MESMO POR UM DIA A JUSTIÇA É FEITA:

Quis dizer, todo criminoso sempre tem dias contados, cadeia ou ....

Hoje tenho acreditar que essa gente deve estar a dizer, DEUS esqueceu de nós ....
Mostrar mais reaçõesResponder3 h
Gerir
Abudo Gulamussene Isto chama se ABUSO...
Punição severa para esta família.

Fogoooo pah. Uma família inteira no banco dos réus.
Fia da mãe.
Mostrar mais reaçõesResponder3 h
Gerir
David Junior Tivane Nos feriados comemorativos os funcionarios eram brindados com uma dobradinha,tinha direito um salário a mais para passar a data da melhor,Essa licenciatura deve ser falsa Sra Ex PCA.afinal em que faculdade dão esse curso de corrupção???
Mostrar mais reaçõesResponder3 hEditado
Gerir
Mostrar mais reaçõesResponder3 h
Gerir
Elias Goonda Elias Pooocha pha! Muito tako sem suor.
Mostrar mais reaçõesResponder3 h
Gerir
Elias Goonda Elias Grande Jacpote!
Mostrar mais reaçõesResponder3 h
Gerir
Beijo De Amor Ha pessoas k nao sacrifica pra viver. Sem saber nada o dinheiro ta entrar no Banco. Esse curandeiro e de onde k deu remedio essa familia? Depois o erro deles depois de enrequecer xqueceu pagar o curandeiro. Xingove xi dipili mutxovelo. Kem provoca merda aguenta com cheiro.
Mostrar mais reaçõesResponder3 h
Gerir
Gil Nhinpine Marchal Marchal amantes sempre tem sorte
Mostrar mais reaçõesResponder3 h
Gerir
Ferrão Adelino Cuamba Cuamba SENPRE o governo comfia bandidos os bons estão na rua a sofrer
Mostrar mais reaçõesResponder3 h
Gerir
Minaldo Bamo Devem pagar esses gatunos nos a socumbir por tanto trabalho sem ganhar nada eles só sentar em casa apanhar muito dinheiro
Mostrar mais reaçõesResponder3 h
Gerir
Benjamim Jose Ribaue Abuso d poder..
Mostrar mais reaçõesResponder2 h
Gerir
Amade Jamal Jamal Salários nunca sopé pra os trabalhadores mas para os ladrões sop muito bem, se for verded q devolvam os que ñ lhes pertence lhes.
Mostrar mais reaçõesResponder2 h
Gerir
Fernando Isaac Muito sorte
Mostrar mais reaçõesResponder2 h
Gerir
Mateus Victor Zeca Crime contra moz, como a tal d ematum
Mostrar mais reaçõesResponder2 h
Gerir
Simão Gomes Estarei feliz quando ouvir os bandidos que individaram o país estao n barra d justiça,o resto para m é fantochada é para enganar um ze povinho.
Mostrar mais reaçõesResponder1 h
Gerir
Kelven Coc Preciso sua ajuda muzungo ndine
Mostrar mais reaçõesResponder1 h
Gerir
Pio Cubias Namueto Kkkkkkkkkmkmmm Ate elas procuravam ..

...
Mostrar mais reaçõesResponder1 h
Gerir
Mostrar mais reaçõesResponder25 min
Gerir
Jose Majasse Dombe Se eu fosse o irmão da Setina Titosse seria um dos poucos beneficiados.
Mostrar mais reaçõesResponder5 min
Gerir
Luis António Macuacua So que aq em moz n ha ponicao de nada se Fosse na Africa do Sul ou Brazil mano "Muzungu Ndini"esses q fultraram estado iam sentir na pele mais esses ate podem comprir mais vao comprir fora.Eu ja acompanhei crimes e crimes idiondos matancas roubos etc mais a pessoa entra nem 2 minutos n tem na cadeia sai e volta fazer na mesma,quem fica na cadeia hoje em dia e m Luis como eu

Sem comentários: