terça-feira, 3 de outubro de 2017

Novo álbum de Sara Tavares, “Fitxadu”, sai dia 27

O novo álbum da cantora e compositora Sara Tavares, “Fitxadu”, que significa "fechado" em crioulo cabo-verdiano, é constituído por 11 canções e editado no próximo dia 27, anunciou a promotora.
República do Congo

Angola cede presidência de conferência ao Congo

A República do Congo vai assumir a presidência da Conferência Internacional para a Região dos Grandes lagos, depois de dois mandatos de Angola. A próxima cimeira acontece a 19 de outubro.
Estados Unidos da América

Trump diz que atirador de Las Vegas é "doente"

O presidente norte-americano, Donald Trump, classificou como um homem "muito, muito doente" o atirador que no domingo matou 59 pessoas e feriu centenas de outras num festival de música em Las Vegas.
Angola

Primeiro satélite angolano é lançado em dezembro

O lançamento do AngoSat-1, primeiro satélite angolano, está previsto para 7 de dezembro, no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, segundo informação das autoridades espaciais russas.
Cabo Verde

Cabo Verde. Não há queixa sobre livros escolares

Esta segunda-feira, a diretora nacional de Educação disse que os livros escolares têm centenas de erros. A Inspeção Geral de Atividades Económicas afirma que não recebeu qualquer queixa.
Luanda

Trabalhadores denunciam despedimentos injustos

O Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços Domésticos de Luanda denunciou que empregadores estão a despedir funcionários "sem justa causa" e furtam-se a pagar as contribuições para a Segurança Social.
Macau

Macau. Salário mínimo para todos menos empregadas

Leong Sun Iok é um dos seis novos deputados do hemiciclo de Macau. Quer aumentar a licença de maternidade e dar o salário mínimo a toda a gente - menos às empregadas domésticas.
António Guterres

Guterres pede inquérito a violência nos Camarões

António Guterres pediu às autoridades dos Camarões para investigar os atos de violência deste domingo, que resultaram na morte de 17 pessoas. O secretário-geral da ONU disse estar preocupado.
TAP

Grupo TAP agrava prejuízo para 52 milhões de euros

52 milhões de euros significa um agravamento de 3% no primeiro semestre do ano. Os dados foram divulgados pela Parpública, a holding através da qual o Estado detém 50% da empresa.
Guiné-Bissau

Reino Unido pede solução à Guiné

O embaixador do Reino Unido no país pediu aos atores políticos guineenses uma solução para o impasse político. George Hodgson disse que a comunidade internacional só pode acompanhar.
Timor-Leste

Primeiro-ministro promete governo de inclusão

O primeiro-ministro timorense reconheceu que as apreensões da população são "legítimas e oportunas", deixando-lhes uma mensagem de serenidade e a promessa de um Governo de "inclusão".
Brexit

Brexit. Estrasburgo lamenta poucos progressos

Uma resolução adotada pela larga maioria dos eurodeputados lamentou a falta de progressos nos seis meses de negociações com o Reino Unido. Jean-Claude Juncker referiu grandes divergências no diálogo.
ANA

Três voos cancelados na Madeira por vento forte

Três voos foram cancelados de manhã no aeroporto Cristiano Ronaldo, na Madeira, devido ao vento forte que se tem feito sentir desde segunda-feira.
Moçambique

Malaui e Moçambique investigam acidente em lago

As autoridades do Malaui e Moçambique estão a averiguar um incidente com pescadores moçambicanos no lago Chiuta, dividido pelos dois países.
Moçambique

Moçambique. População ataca posto de polícia

As instalações de um comando de polícia no norte de Moçambique foram atacadas na segunda-feira pela população, anunciou esta terça-feira a mesma força de segurança.
Moçambique

Confrontos entre polícia e população causam mortos

Quatro pessoas morreram e seis ficaram gravemente feridas em confrontos registados na segunda-feira entre a polícia moçambicana e a população no norte do país.
Tráfico de Droga

Guiné. PJ prende homem com 56 cápsulas de cocaína

A Polícia Judiciária guineense prendeu um homem que tinha ingerido 56 cápsulas de cocaína. O nigeriano viajou do Brasil para Marrocos, e daí para Bissau.
Catalunha

Puigdemont acusado de instigar assédio à polícia

O ministro do Interior de Espanha, Juan Ignacio Zoido, acusou o presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont, de fomentar o assédio popular a elementos das forças policiais nacionais.
Crise em Moçambique

Quelimane enfrenta escassez de carne bovina

A cidade de Quelimane, capital da província da Zambézia, enfrenta escassez de carne bovina há três semanas. O matadouro está praticamente paralisado.
Brexit

May insiste na unidade do Governo sobre Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, insistiu na unidade do Governo perante as negociações do Brexit, apesar das diferentes posições que expressam os seus ministros.
Moçambique

Autoridades fecham matadouro com carne estragada

A Inspeção Nacional das Atividade Económicas encontrou três mil toneladas de carne estragada num matadouro privado no município da Matola, arredores de Maputo, informou fonte da instituição.
Angola

Reservas angolanas em mínimos históricos

As reservas internacionais angolanas renovaram mínimos históricos em agosto, caindo para 15.609 milhões de dólares (13,3 mil milhões de euros).
Las Vegas

Não há portugueses entre as vítimas de Las Vegas

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas disse que não há portugueses entre as vítimas do ataque de domingo em Las Vegas, Estados Unidos, que causou a morte a pelo menos 59 pessoas.
Terrorismo

Índia. Ataque suicida em acampamento militar

Um militar morreu num ataque suicida num acampamento militar na Índia, realizado pelo grupo terrorista Jaish-e-Mohammad, que luta pela independência de Caxemira. Um terceiro atacante está barricado.
Internet

Vaticano promove congresso sobre abusos a menores

A conferência é promovida pela Universidade Pontifícia Gregoriana, uma instituição da Igreja Católica. As crianças e os adolescentes são um quarto dos utilizadores da Internet no mundo inteiro.
Sonangol

Ex-presidente exonerou três executivos da Sonangol

José Eduardo dos Santos exonerou três administradores executivos da Sonangol, por decreto que entrou em vigor no dia em que tomou posse o novo chefe de Estado, João Lourenço.
OCDE

Inflação na OCDE sobe para os 2,2% em agosto

A inflação na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico situou-se nos 2,2% em agosto, mais duas décimas do que em julho, devido à evolução dos preços da alimentação e da energia.
Paris

Cinco detidos após deteção de explosivos em Paris

Um morador alertou as autoridades para aquilo que seria atividade suspeita na madrugada de sábado. Um dos suspeitos estava sinalizado por radicalização.
Mundo

Revelados últimos momentos de Kim Jong-nam

Um post mortem do governo também revelou que o agente nervoso VX, o veneno que matou o irmão do líder norte-coreano, Kim Jong-un, não estava presente apenas no local em que foi aplicado.
Global Shapers

Pela liberdade de uma alimentação mais saudável

Para quando um sistema único, obrigatório, como o semáforo nutricional de que todos já ouvimos falar, definido pela Direcção-Geral da Saúde, para todos os alimentos disponíveis no país?
Cristiano Ronaldo

"Quando chegou a Manchester era um showman"

139
Cinco minutos. Cristiano Ronaldo e Rio Ferdinand à conversa. Manchester, Madrid, talento, trabalho, futebol. Com a participação especial de Cristianinho.
Refugiados

Japão só aceitou 3 refugiados de 8 mil pedidos

O Japão recebeu 8.561 pedidos de asilo na primeira metade de 2017. Mas só três foram aceites. O Ministério da Justiça justifica os números com o facto de alguns desses pedidos serem falsos.
Crime

Casal de canibais descoberto graças a selfies

679
Um casal russo matou 30 pessoas desde 1999 e suspeita-se que as possa ter comido. Faziam tutoriais de como cozinhar carne humana e terão mesmo vendido pastéis feitos com os corpos das vítimas.
Futebol

Cinco brasileiras deixam seleção de futebol

Cristiane, Fran, Andreia, Rosana e Maurine abandonaram a seleção nacional de futebol feminino. É um protesto contra a demissão da selecionadora Emily Lima e da falta de condições dadas à modalidade.
Economia

Há sucesso nos contentores

Largou o emprego "das 9 às 5", para trabalhar a sério na música, em Londres. Em plena crise trouxe-nos um conceito demasiado inovador: o Village Underground. Hoje é um dos espaços mais cool de Lisboa
Catalunha

Ministério do Interior espanhol reunido

Atualizado
Cúpula policial reuniu de emergência na manhã desta terça-feira para avaliar o "assédio dos independentistas radicais" catalães às forças de segurança, avança o El Mundo.
Catalunha

Especial/ Catalunha independente? Perguntas & Respostas

Puigdemont pediu esta segunda-feira que o conflito em Espanha fosse mediado por estrangeiros. Mas, embora esteja disponível para negociar, não põe de lado uma declaração unilateral da independência.
Catalunha

Greve geral encerra 90% do comércio na região

Em atualização
Ao fim da manhã já havia 52 estradas fechadas. Manifestantes contra a repressão policial do governo central construíram barricadas até nas linhas de caminho-de-ferro. Escolas não estão a funcionar.
Estados Unidos da América

Atirador de Las Vegas tinha 42 armas

108
No quarto de hotel a partir do qual matou pelo menos 59 pessoas, Stephen Paddock tinha 23 armas. Em sua casa, em Mesquite, também no Nevada, a polícia encontrou mais 19. E explosivos e munições.
Hyundai

Mobilidade conectada. Hyundai avança na China

Procurando a liderança na mobilidade conectada, a Hyundai acaba de abrir, na China, o seu primeiro centro, fora de portas, para tratamento dos dados provenientes dos seus automóveis conectados.
Catalunha

Greve geral une catalães contra violência policial

Uma greve geral convocada por cerca de 40 organizações realiza-se esta terça-feira em protesto contra a interferência do Estado espanhol no referendo, com "violência policial desproporcionada".
Estados Unidos da América

Um tipo mau com uma arma fica bom? Ou o contrário?

Muita coisa pode ser feita para diminuir o número ou o impacto dos actos de violência, mas pôr mais armas nas mãos das pessoas não é decerto o melhor remédio. Com elas na mão, mil Heróstratos vingarão
Equador

Vice-presidente do Equador detido

O Supremo Tribunal do Equador ordenou que o vice-Presidente Jorge Glas ficasse detido enquanto é investigado por alegadamente ter recebido subornos de uma empresa de construção brasileira.
Catalunha

EUA reiteram apoio a uma Espanha "unida"

Os Estados Unidos reiteraram o apoio a uma Espanha "forte e unida", mas também ao "direito de reunião", lamentando os "muitos feridos" registados durante o referendo de domingo na Catalunha.
Estados Unidos da América

Las Vegas. Pai de atirador foi procurado pelo FBI

Assaltante de bancos, o pai do atirador de Las Vegas foi condenado em 1968 a 20 anos de prisão. O FBI tinha-o como "psicopata". Escaparia da prisão e só seria recapturado uma década mais tarde.
Estados Unidos da América

Las Vegas. Marcelo envia condolências a Trump

142
"Nesta hora difícil, quero transmitir-lhe em meu nome e em nome do povo português, toda a solidariedade para com o povo americano e famílias das vítimas", escreveu o Presidente da República.
Catalunha

Piqué apupado em treino da Seleção

988
"Se o selecionador [Julen Lopetegui] ou qualquer outra pessoa da Federação pensar que sou um problema, deixarei a seleção antes do Mundial", garantiria Piqué este domingo.
Las Vegas

Las Vegas. As imagens do pior tiroteio dos EUA

Pelo menos 58 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas depois de um ataque num festival de música em Las Vegas. É o tiroteio mais mortífero dos EUA. Veja as primeiras imagens do atentado.
Madeira

Vento forte obriga a desvio de voos na Madeira

O vento na Ilha da Madeira está a "condicionar bastante" as operações no aeroporto Cristiano Ronaldo, com vários voos a serem desviados. A situação deve manter-se até à manha de terça-feira.
Estados Unidos da América

Tal como OJ, também o seu advogado perdeu tudo

Bailey foi declarado insolvente no último ano. Ainda mantém um escritório de advocacia, no piso de cima de um cabeleireiro, tendo as paredes decoradas com fotografias dos jatos que outrora eram seus.
Massacre

Celebridades reagem ao massacre em Vegas

Rihanna, Lady Gaga, Bryan Adams, ou até Ellen DeGeneres. Várias celebridades mostraram nas últimas horas palavras de lamento e de apoio no maior massacre americano. Memorize a tag: #PrayforVegas.
Brasil

Brasileiros querem Temer processado e Lula preso

Apenas 7% dos inquiridos dizem estar contra a acusação do presidente brasileiro. 40% acreditam na inocência de Lula da Silva.
RTP

Reabertura da RTP na Guiné "para breve"

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau afirmou estar para breve a reabertura do sinal da RTP no país africano, mas tudo terá que ser "numa base clara e de respeito mutuo".
Fundo Monetário Internacional

Guiné. FMI diz que crescimento deve ser potenciado

O FMI defende que o crescimento económico guineense, que tem estado acima do registado na África subsaariana nos últimos três anos, deve ser potenciado.
Catalunha

Catalunha. Parlamento Europeu debate de emergência

O Parlamento Europeu vai realizar um debate de urgência na quarta-feira sobre a situação na Catalunha. O debate de urgência terá lugar durante a tarde em Estrasburgo.
Catalunha

Tusk pede a Rajoy que evite "novo uso da força"

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pediu a Mariano Rajoy que evite "um novo uso da força", após os confrontos entre polícia e manifestantes, na Catalunha.
Las Vegas

O vídeo que mostra os primeiros segundos do ataque

119
Está a circular nas redes sociais o vídeo que mostra os primeiros segundos do atentado de Las Vegas. Veja estas e outras nove gravações de quem assistia ao concerto quando o tiroteio matou 50 pessoas.
Moçambique

Escolas abrem inscrições para novo ano letivo

O processo de matrículas para a primeira classe do ensino básico, referente ao ano letivo de 2018, arranca esta terça-feira em todo o território moçambicano.
Cabo Verde

Cabo Verde nomeia embaixadores urbanos

Cabo Verde apresentou 40 embaixadores urbanos que vão sensibilizar as respetivas comunidades sobre a importância de urbanização e habitação sustentáveis, resilientes, inclusivas e seguras.
Cancro

Angola com seis novos casos de cancro diariamente

Angola regista diariamente seis casos de cancro e só no primeiro semestre deste ano são já 115 o número de novos casos de cancro da mama, informaram esta segunda-feira as autoridades.
Madeira

Vento está a condicionar Aeroporto da Madeira

Dois aviões, oriundos de Manchester e Luton, estão em Porto Santo. Outros, vindos de Helsínquia e Gatwick, estão em Tenerife.
Aviação

Monarch. Reino Unido freta voos para passageiros

Todos os passageiros que viajaram para Portugal na companhia britânica Monarch, que declarou falência, poderão regressar ao Reino Unido sem custo adicional em voos fretados pelas autoridades do país.
Estados Unidos da América

Papa "profundamente triste" com tiroteio

O papa Francisco declarou-se "profundamente triste" com o tiroteio em Las Vegas, nos Estados Unidos, que causou pelo menos 50 mortos e 200 feridos, evocando uma "tragédia sem sentido".

Ainda hoje

Moçambique

Autoridades fecham matadouro com carne estragada

A Inspeção Nacional das Atividade Económicas encontrou três mil toneladas de carne estragada num matadouro privado no município da Matola, arredores de Maputo, informou fonte da instituição.
Angola

Reservas angolanas em mínimos históricos

As reservas internacionais angolanas renovaram mínimos históricos em agosto, caindo para 15.609 milhões de dólares (13,3 mil milhões de euros).
Las Vegas

Não há portugueses entre as vítimas de Las Vegas

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas disse que não há portugueses entre as vítimas do ataque de domingo em Las Vegas, Estados Unidos, que causou a morte a pelo menos 59 pessoas.
Terrorismo

Índia. Ataque suicida em acampamento militar

Um militar morreu num ataque suicida num acampamento militar na Índia, realizado pelo grupo terrorista Jaish-e-Mohammad, que luta pela independência de Caxemira. Um terceiro atacante está barricado.
Internet

Vaticano promove congresso sobre abusos a menores

A conferência é promovida pela Universidade Pontifícia Gregoriana, uma instituição da Igreja Católica. As crianças e os adolescentes são um quarto dos utilizadores da Internet no mundo inteiro.
Sonangol

Ex-presidente exonerou três executivos da Sonangol

José Eduardo dos Santos exonerou três administradores executivos da Sonangol, por decreto que entrou em vigor no dia em que tomou posse o novo chefe de Estado, João Lourenço.
OCDE

Inflação na OCDE sobe para os 2,2% em agosto

A inflação na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico situou-se nos 2,2% em agosto, mais duas décimas do que em julho, devido à evolução dos preços da alimentação e da energia.
Paris

Cinco detidos após deteção de explosivos em Paris

Um morador alertou as autoridades para aquilo que seria atividade suspeita na madrugada de sábado. Um dos suspeitos estava sinalizado por radicalização.
Mundo

Revelados últimos momentos de Kim Jong-nam

Um post mortem do governo também revelou que o agente nervoso VX, o veneno que matou o irmão do líder norte-coreano, Kim Jong-un, não estava presente apenas no local em que foi aplicado.
Global Shapers

Pela liberdade de uma alimentação mais saudável

Para quando um sistema único, obrigatório, como o semáforo nutricional de que todos já ouvimos falar, definido pela Direcção-Geral da Saúde, para todos os alimentos disponíveis no país?
Cristiano Ronaldo

"Quando chegou a Manchester era um showman"

139
Cinco minutos. Cristiano Ronaldo e Rio Ferdinand à conversa. Manchester, Madrid, talento, trabalho, futebol. Com a participação especial de Cristianinho.
Refugiados

Japão só aceitou 3 refugiados de 8 mil pedidos

O Japão recebeu 8.561 pedidos de asilo na primeira metade de 2017. Mas só três foram aceites. O Ministério da Justiça justifica os números com o facto de alguns desses pedidos serem falsos.
Crime

Casal de canibais descoberto graças a selfies

679
Um casal russo matou 30 pessoas desde 1999 e suspeita-se que as possa ter comido. Faziam tutoriais de como cozinhar carne humana e terão mesmo vendido pastéis feitos com os corpos das vítimas.
Futebol

Cinco brasileiras deixam seleção de futebol

Cristiane, Fran, Andreia, Rosana e Maurine abandonaram a seleção nacional de futebol feminino. É um protesto contra a demissão da selecionadora Emily Lima e da falta de condições dadas à modalidade.
Economia

Há sucesso nos contentores

Largou o emprego "das 9 às 5", para trabalhar a sério na música, em Londres. Em plena crise trouxe-nos um conceito demasiado inovador: o Village Underground. Hoje é um dos espaços mais cool de Lisboa
Catalunha

Ministério do Interior espanhol reunido

Atualizado
Cúpula policial reuniu de emergência na manhã desta terça-feira para avaliar o "assédio dos independentistas radicais" catalães às forças de segurança, avança o El Mundo.
Catalunha

Especial/ Catalunha independente? Perguntas & Respostas

Puigdemont pediu esta segunda-feira que o conflito em Espanha fosse mediado por estrangeiros. Mas, embora esteja disponível para negociar, não põe de lado uma declaração unilateral da independência.
Catalunha

Greve geral encerra 90% do comércio na região

Em atualização
Ao fim da manhã já havia 52 estradas fechadas. Manifestantes contra a repressão policial do governo central construíram barricadas até nas linhas de caminho-de-ferro. Escolas não estão a funcionar.
Estados Unidos da América

Atirador de Las Vegas tinha 42 armas

108
No quarto de hotel a partir do qual matou pelo menos 59 pessoas, Stephen Paddock tinha 23 armas. Em sua casa, em Mesquite, também no Nevada, a polícia encontrou mais 19. E explosivos e munições.
Hyundai

Mobilidade conectada. Hyundai avança na China

Procurando a liderança na mobilidade conectada, a Hyundai acaba de abrir, na China, o seu primeiro centro, fora de portas, para tratamento dos dados provenientes dos seus automóveis conectados.
Catalunha

Greve geral une catalães contra violência policial

Uma greve geral convocada por cerca de 40 organizações realiza-se esta terça-feira em protesto contra a interferência do Estado espanhol no referendo, com "violência policial desproporcionada".
Estados Unidos da América

Um tipo mau com uma arma fica bom? Ou o contrário?

Muita coisa pode ser feita para diminuir o número ou o impacto dos actos de violência, mas pôr mais armas nas mãos das pessoas não é decerto o melhor remédio. Com elas na mão, mil Heróstratos vingarão
Equador

Vice-presidente do Equador detido

O Supremo Tribunal do Equador ordenou que o vice-Presidente Jorge Glas ficasse detido enquanto é investigado por alegadamente ter recebido subornos de uma empresa de construção brasileira.
Catalunha

EUA reiteram apoio a uma Espanha "unida"

Os Estados Unidos reiteraram o apoio a uma Espanha "forte e unida", mas também ao "direito de reunião", lamentando os "muitos feridos" registados durante o referendo de domingo na Catalunha.

Ontem

Estados Unidos da América

Las Vegas. Pai de atirador foi procurado pelo FBI

Assaltante de bancos, o pai do atirador de Las Vegas foi condenado em 1968 a 20 anos de prisão. O FBI tinha-o como "psicopata". Escaparia da prisão e só seria recapturado uma década mais tarde.
Estados Unidos da América

Las Vegas. Marcelo envia condolências a Trump

142
"Nesta hora difícil, quero transmitir-lhe em meu nome e em nome do povo português, toda a solidariedade para com o povo americano e famílias das vítimas", escreveu o Presidente da República.
Catalunha

Piqué apupado em treino da Seleção

988
"Se o selecionador [Julen Lopetegui] ou qualquer outra pessoa da Federação pensar que sou um problema, deixarei a seleção antes do Mundial", garantiria Piqué este domingo.
Las Vegas

Las Vegas. As imagens do pior tiroteio dos EUA

Pelo menos 58 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas depois de um ataque num festival de música em Las Vegas. É o tiroteio mais mortífero dos EUA. Veja as primeiras imagens do atentado.
Madeira

Vento forte obriga a desvio de voos na Madeira

O vento na Ilha da Madeira está a "condicionar bastante" as operações no aeroporto Cristiano Ronaldo, com vários voos a serem desviados. A situação deve manter-se até à manha de terça-feira.
Estados Unidos da América

Tal como OJ, também o seu advogado perdeu tudo

Bailey foi declarado insolvente no último ano. Ainda mantém um escritório de advocacia, no piso de cima de um cabeleireiro, tendo as paredes decoradas com fotografias dos jatos que outrora eram seus.
Massacre

Celebridades reagem ao massacre em Vegas

Rihanna, Lady Gaga, Bryan Adams, ou até Ellen DeGeneres. Várias celebridades mostraram nas últimas horas palavras de lamento e de apoio no maior massacre americano. Memorize a tag: #PrayforVegas.
Brasil

Brasileiros querem Temer processado e Lula preso

Apenas 7% dos inquiridos dizem estar contra a acusação do presidente brasileiro. 40% acreditam na inocência de Lula da Silva.
RTP

Reabertura da RTP na Guiné "para breve"

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau afirmou estar para breve a reabertura do sinal da RTP no país africano, mas tudo terá que ser "numa base clara e de respeito mutuo".
Fundo Monetário Internacional

Guiné. FMI diz que crescimento deve ser potenciado

O FMI defende que o crescimento económico guineense, que tem estado acima do registado na África subsaariana nos últimos três anos, deve ser potenciado.
Catalunha

Catalunha. Parlamento Europeu debate de emergência

O Parlamento Europeu vai realizar um debate de urgência na quarta-feira sobre a situação na Catalunha. O debate de urgência terá lugar durante a tarde em Estrasburgo.
Catalunha

Tusk pede a Rajoy que evite "novo uso da força"

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pediu a Mariano Rajoy que evite "um novo uso da força", após os confrontos entre polícia e manifestantes, na Catalunha.
Las Vegas

O vídeo que mostra os primeiros segundos do ataque

119
Está a circular nas redes sociais o vídeo que mostra os primeiros segundos do atentado de Las Vegas. Veja estas e outras nove gravações de quem assistia ao concerto quando o tiroteio matou 50 pessoas.
Moçambique

Escolas abrem inscrições para novo ano letivo

O processo de matrículas para a primeira classe do ensino básico, referente ao ano letivo de 2018, arranca esta terça-feira em todo o território moçambicano.
Cabo Verde

Cabo Verde nomeia embaixadores urbanos

Cabo Verde apresentou 40 embaixadores urbanos que vão sensibilizar as respetivas comunidades sobre a importância de urbanização e habitação sustentáveis, resilientes, inclusivas e seguras.
Cancro

Angola com seis novos casos de cancro diariamente

Angola regista diariamente seis casos de cancro e só no primeiro semestre deste ano são já 115 o número de novos casos de cancro da mama, informaram esta segunda-feira as autoridades.
Madeira

Vento está a condicionar Aeroporto da Madeira

Dois aviões, oriundos de Manchester e Luton, estão em Porto Santo. Outros, vindos de Helsínquia e Gatwick, estão em Tenerife.
Aviação

Monarch. Reino Unido freta voos para passageiros

Todos os passageiros que viajaram para Portugal na companhia britânica Monarch, que declarou falência, poderão regressar ao Reino Unido sem custo adicional em voos fretados pelas autoridades do país.
Estados Unidos da América

Papa "profundamente triste" com tiroteio

O papa Francisco declarou-se "profundamente triste" com o tiroteio em Las Vegas, nos Estados Unidos, que causou pelo menos 50 mortos e 200 feridos, evocando uma "tragédia sem sentido".
Las Vegas

Quem era o atirador de 64 anos em Las Vegas?

647
Homem que atirou centenas de balas sobre a multidão que ouvia um concerto de música "country" vivia numa aldeia remota. Era conhecido pelas autoridades, mas não teria cadastro criminal.
Turismo

Portugal quer simplificar vistos com a Rússia

140
O Governo português vai trabalhar na "simplificação de vistos" com a Rússia para "desbloquear o fluxo de turistas russos para Portugal".
Turismo

OCDE. Portugal é destino turístico "sustentável"

Portugal é um dos países convidados pela OCDE para apresentar a sua estratégia para o turismo, baseada no seu posicionamento como "um destino sustentável".
França

Não há ligação entre atacante e Estado Islâmico

Os investigadores ainda não encontraram qualquer ligação entre o autor do ataque que causou dois mortos no domingo em Marselha, França, e o grupo extremista Estado Islâmico.
Catalunha

Estudantes pedem independência da Catalunha

128
Várias manifestações espontâneas ou marcadas nas redes sociais atravessaram as principais artérias de Barcelona a pedir o fim da violência da polícia espanhola e a proclamação de independência.
FC Barcelona

O líder que deixou o Barça em pré-guerra civil

O jogo à porta fechada, a reunião com o plantel, a pressão dos adeptos, a demissão de dois vices e mais uma história mal contada: como Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona, ficou em xeque.
Relações Internacionais

Marcelo aceitou convite para visitar a Geórgia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu o seu homólogo georgiano, Giorgi Margvelashvili, no Palácio de Belém, e no final anunciou que aceitou o seu convite para visitar a Geórgia.
União Europeia

Agência do Medicamento: cidades em avaliação

A Comissão Europeia indicou que o seu papel no processo de relocalização das agências da União Europeia sedeadas no Reino Unido terminou no sábado, devendo os Estados-membros iniciar a sua apreciação.
Timor-Leste

Embaixada portuguesa em Díli tem novas instalações

Três anos depois de Aníbal Cavaco Silva ter lançado a primeira pedra, a embaixada portuguesa vai mudar de morada. A nova sede fica perto do Palácio do Governo em Díli.
Catalunha

Catalunha quer mediadores internacionais

439
O presidente do governo regional da Catalunha só aceita falar com Espanha se houver "mediação internacional" e se Madrid não lhe colocar "condições". Também pediu a retirada da polícia nacional.
Catalunha

Autarca de Barcelona denuncia "agressões sexuais"

611
Ada Colau diz ter recebido várias denúncias de "agressões sexuais" durante as cargas policiais que ocorreram este domingo, devido ao referendo. A autarca garante que será apresentada uma queixa.
Catalunha

Jornais criticam "o grande falhanço" de Rajoy

271
Imagens de carga policial e notícias sobre centenas de feridos correram mundo. Jornais espanhóis criticam os líderes do movimento independentista mas a gestão desta crise por Rajoy também é criticada.
Angola

Venda de divisas a bancos angolanos volta a cair

A venda de divisas pelo Banco Nacional de Angola continua a atingir mínimos anuais. O país atravessa uma grave crise financeira desde o fim de 2014, principalmente devido à queda do valor do petróleo.
Angola

Enfermeiros de Luanda ameaçam paralisar

Enfermeiros de Luanda ameaçam "paralisar a qualquer momento" caso as autoridades não resolvam reivindicações que datam desde 2012, como o pagamento de retroativos e a promoção do pessoal.
Desemprego

Desemprego recua na zona euro e na UE

A taxa de desemprego caiu em todos os Estados-membros da União Europeia, à exceção da Finlândia, e atingiu o número mais baixo desde 2008. Espanha e Grécia mantêm os valores mais altos.
Acidentes e Desastres

Adolescente morre esmagado por pesos de ginásio

O rapaz, de 15 anos, tentava levantar cerca de 100kg quando aconteceu o acidente.
Angola

55 milhões de euros gastos em professores cubanos

168
Angola vai gastar quase 55 milhões de euros com a contratação de professores cubanos para lecionar no ensino superior público do país no atual ano académico de 2017, que termina em dezembro.
Angola

Angola. Novo contrato para extração de ouro

São 195 quilómetros no enclave de Cabinda. A exploração de ouro já acontecia mas de forma artesanal e por vezes ilegal, o que levou à criação da Agência Reguladora do Mercado de Ouro de Angola.
Timor-Leste

Presidente nomeia mais dois membros do Governo

O Presidente timorense assinou esta segunda-feira um novo decreto de nomeação de membros do Governo que vão tomar posse na terça-feira, ampliando a lista divulgada com a entrada de mais duas mulheres.
Juros da Dívida

Juros da dívida a subir a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a subir em todos os prazos, alinhados com os de Itália, Espanha e Irlanda. Grécia desde a dois e a dez anos e sobe a cinco.
Catalunha

Referendo. Reuniões e novos protestos

Rajoy irá encontrar-se com o líder do PSOE e do Ciudadanos para "refletir" sobre o que aconteceu na Catalunha. O Governo catalão reúne-se para tomar uma posição sobre uma possível greve amanhã.
Companhias Aéreas

Companhia aérea Monarch suspende voos

317
A Monarch, quinta maior companhia aérea do Reino Unido, vai deixar de voar. 110 mil passageiros vão ficar em terra e está em ação a maior operação de repatriamento em tempo de paz.
Coreia do Norte

Suspeitas de matar irmão de Kim vão a julgamento

As duas mulheres acusadas de assassinar o meio-irmão do líder norte-coreano declararam-se inocentes na abertura do julgamento. Kim Jong-nam morreu a 13 de fevereiro no aeroporto de Kuala Lumpur.
França

França: 5 mortos em incêndio num apartamento

Um incêndio num prédio em França fez cinco mortos, entre os quais quatro crianças. Dois oito feridos, três estão em estado grave: um deles um rapaz de oito anos.
Estados Unidos da América

EUA. 58 mortos no maior massacre de sempre

1.342
58 mortos e mais de 500 feridos num tiroteio durante concerto em Las Vegas. Atirador estava num quarto de hotel. Estado Islâmico reivindica ataque. FBI nega terrorismo.
Catalunha

Manual de instruções de uma crise sem fim à vista

178
Depois do referendo de 1 de outubro, as trincheiras entre o Governo de Espanha e o governo regional da Catalunha estão ainda mais fundas. O que se segue neste confronto sem fim à vista?
Terrorismo

Estado Islâmico reivindica ataque em Marselha

131
O Estado Islâmico já reivindicou o ataque à faca numa estação de comboio em Marselha, França, que causou este domingo a morte de duas mulheres.

01 Out 2017

Frelimo

Roque Silva é o novo secretário-geral da Frelimo

O vice-ministro da Administração Estatal e Função Pública, Roque Silva, foi eleito novo secretário-geral da Frelimo, durante o congresso do partido a decorrer na Matola, arredores de Maputo.
Estados Unidos da América

OJ Simpson saiu da prisão em liberdade condicional

O ex-jogador da NFL condenado em 2008 a 33 anos de prisão por assaltos à mão armada foi este domingo libertado. Em 1995 foi polemicamente absolvido do duplo homicídio da ex-mulher e do namorado.
Catalunha

Catalunha: violência e emoção no dia do referendo

102
Agentes da polícia nacional a empurrar votantes e polícias catalães dos Mossos d'Esquadra a desafiarem elementos da Guardia Civil. Pelos menos 465 feridos, segundo o governo catalão
Coreia do Norte

"Negociações são um desperdício de tempo"

O presidente norte-americano avisou o seu secretário de estado de que as negociações com a Coreia do Norte são "um desperdício de tempo" e que vai fazer "o que tem de ser feito".
Canadá

Canadá investiga possíveis atos terroristas

A polícia está a investigar um ataque a um agente da polícia perto de um estádio e um atropelamento de quatro peões como atos terroristas. Justin Trudeau disse estar "indignado" com o que aconteceu.
Brexit

Reino Unido. Milhares de pessoas contestam Brexit

Milhares de pessoas manifestaram-se em Manchester contra a saída do Reino Unido da União Europeia e as políticas de austeridade do Governo, no primeiro dia do congresso anual do Partido Conservador.
Air France

A380 forçado a aterrar após explosão de motor

157
Um avião da Air France com quase 500 passageiros teve de aterrar de emergência no Canadá, depois de um dos motores do aparelho explodir em pleno voo. O A380 é o maior avião do mundo.
Catalunha

Confrontos e celebrações marcam referendo

681
Foi uma manhã marcada pela violência, com várias cargas policiais para esvaziar assembleias de voto. Apesar disso, muitos saíram à rua para votar. Os idosos não faltaram.
Terrorismo

Ataque à faca faz dois mortos em gare de Marselha

347
Um ataque à faca na estação de comboios de Marselha provocou dois mortos. Atacante foi abatido pelas forças de segurança. Autoridades abrem inquérito a ligação com entidade terrorista.
Aeroportos

Detido por arma proibida no aeroporto do Porto

132
A PSP do Porto divulgou informação sobre a detenção de um homem no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, por suspeita do crime de posse de arma proibida, um bastão extensível.
Estilo de Vida

Os sem-sem

178
Se é sem não quero. Cada sem que nos vai libertar disto e daquilo traz uma lista de com isto e aquilo que transformará a nossa vida num inferno. Seja na Catalunha, nos autocarros ou ao jantar.
Coreia do Norte

Acusadas pela morte de Kim Jong-nam julgadas 

Julgamento das duas acusadas pelo assassínio de Kim Jong-nam, irmão do líder da Coreia do Norte, começa segunda-feira. Arriscam pena de morte. Mulheres dizem ter sido enganadas por norte-coreanos.
Fórmula 1

Red Bull conquista grande prémio da Malásia

Holandês Max Verstappen (Red Bull) conquistou o grande Prémio da Malásia de Fórmula 1, terminando à frente do britânico Lewis Hamilton (Mercedes), que consolidou a liderança do campeonato.
Coreia do Norte

EUA. Coreia não mostra interesse em dialogar

Washington tem "sondado" Pyongyang sobre a abertura de eventuais negociações, mas o regime de Kim Jong-un não manifestou até agora "qualquer interesse" num diálogo.
Catalunha

Referendo catalão. 'Sim' vence com 90% dos votos - como aconteceu

1.222
O governo catalão anunciou os resultados, tendo votado mais de 2 milhões de eleitores. Puigdemont irá transferir resultados para o parlamento catalão. 844 pessoas ficaram feridas nos confrontos.
Catalunha

Ventos de Espanha

596
Para quem queria saber como é que podia ser o Bloco de Esquerda realmente arvorado no poder, basta olhar para o que está a acontecer na Catalunha
Crónica

Os portugueses são grosseiros?

1.138
Em Portugal eu aprendi que ser reservado pode ser um grande ato de sabedoria, ao invés de falar sobre todos os assuntos com qualquer pessoa, em qualquer circunstância.

30 Set 2017

Furacão

Carmen acusou-o e implorou. Trump vai a Porto Rico

A mayor de San Juan acusou Trump de estar a matar os habitantes de Porto Rico com a sua "ineficiência". O Presidente dos EUA acusou Carmen Yulín Cruz de "fraca liderança". Mas vai lá.
Catalunha

Especial/ Puidgemont: da pastelaria à luta pelo referendo

248
Carles Puigdemont nasceu numa família de pasteleiros, mas cedo se interessou pelo jornalismo e pela política. Obsessivamente independente desde jovem, o autor moral do referendo pode vir a ser preso.
México

Sismo: Número de mortes atualizado para 360

Sobe para 360 o número de mortes devido ao sismo, do passado dia 19, no México. A maior parte dos mortos foi registada na Cidade do México: 219.
Catalunha

Puigdemont pede mediação internacional

O presidente do governo da Catalunha apelou a uma mediação internacional para o conflito com o governo de Madrid, independentemente do resultado do referendo.
Futebol

França: 29 feridos em queda de vedação num estádio

Pelo menos 29 adeptos ficaram feridos após a queda de uma vedação durante o jogo entre o Amiens e o Lille, em França. Cinco pessoas ficaram feridas com gravidade.
Trabalho

Ministros do G7 querem trabalho mais inclusivo

Os ministros do Trabalho dos sete países mais industrializados do mundo (G7) acordaram "uma abordagem inclusiva no mercado de trabalho, com atenção aos mais fracos da sociedade".
Reino Unido

Reino Unido: Esfaqueamentos fazem dois mortos

194
Episódios de esfaqueamentos simultâneos em quatro cidades inglesas fizeram dois mortos e vários feridos. Não é terrorismo, mas os casos acabaram a ser vistos como apenas coincidências.
Catalunha

Separação é "pouco benéfica", dizem portugueses

Os empresários portugueses em Barcelona compreendem os argumentos dos catalães, mas acham que a separação da Catalunha de Espanha é "muito pouco benéfica": "Muitas empresas vão abandonar a região."
Catalunha

Especial/ Bascos, galegos e andaluzes: movimentos renascem?

754
Na Andaluzia, dão-se passos tímidos para maior autonomia. Os galegos pedem estatuto de nação. E no País Basco, berço do separatismo violento, renasce a esperança. Tudo graças ao referendo catalão.
China

Gesto insultuoso a árbritro. Villas-Boas castigado

O treinador do Shanghai SIPG, o português André Villas-Boas, foi hoje suspenso por oito jogo pela federação chinesa de futebol, por ter insultado um árbitro num jogo da Superliga local.
Coreia do Norte

EUA comunicam diretamente com Coreia do Norte

104
Secretário de Estado, Tex Tillerson admite, pela primeira vez, que os Estados Unidos estão em comunicação direta com a Coreia do Norte, apesar da escalada nos recados públicos.
Catalunha

Urnas preparadas. Apps suspensas. Escolas ocupadas

Governo diz que encerrou a "maioria" dos locais de voto. Pais e filhos ocupam escolas, ignorando avisos dos Mossos. A Guardia Civil entrou em edifício do governo regional para impedir voto eletrónico.
Angola

João Lourenço avisa ministros que serão avaliados 

124
Presidente de Angola pediu "trabalho" aos 32 ministros. Essa condição, disse João Lourenço, ditará a avaliação da qualidade das escolhas feitas para este Governo.
Ambiente

Preso antigo responsável pelos motores da VW

232
O ex-responsável pelo desenvolvimento de motores da Volkswagen, Wolfgang Hatz, foi preso para interrogatório, segundo o Süddeutsche Zeitung. Era um dos conselheiros do antigo CEO, Martin Winterkorn.
Acidentes de Aviação

Dezenas de mortos em queda de avião no Congo

421
Dezenas de pessoas morreram na queda de um avião de transporte militar perto de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, noticiou a agência France Presse citando várias fontes.
Catalunha

Milhares manifestam-se em Madrid contra referendo

855
"Viva o Rei! Viva Espanha! Viva a Guardia Civil!", gritaram os manifestantes, em frente à representação do governo regional de da Catalunha em Madrid.
Medicamentos

Agência do Medicamento. Portugal cumpre datas

997
Portugal irá cumprir o calendário para garantir a continuidade dos trabalhos da Agência Europeia do Medicamento, caso vença a candidatura. Sede no Porto pronta em janeiro de 2019.
Aeroporto de Lisboa

Passageiros devem chegar mais cedo no domingo

ANA avisa passageiros para tentarem chegar mais cedo ao aeroporto no domingo quando viajarem para o Reino Unido, Rússia e países não europeus, devido a uma redução de efetivos.
Catalunha

Guardia Civil entra à paisana para suspender apps

118
Um grupo de agentes da Guardia Civil entrou à paisana num edifício do governo regional da Catalunha para garantir que eram suspensos programas e aplicações que podem facilitar voto eletrónico.
Presidente Trump

Viagens privadas. Mais uma baixa para Trump

O secretário de Estado da Saúde americano pediu a demissão. Tom Price saiu depois de terem sido reveladas as viagens que fez em jatos privados pagos com dinheiro dos contribuintes.
Catalunha

"Se votarem todos os catalães, o PP vai cair"

O vice-presidente do governo regional da Catalunha, Oriol Junqueras, defendeu que se todos os catalães votarem no domingo, Mariano Rajoy e o PP "vão cair".
Catalunha

Os dois lados da argumentação do referendo catalão

160
Do lado do "Sim", refere-se a autonomia do parlamento catalão, que votou o referendo. Do lado do "Não", acena-se com a Constituição. Conheça as posições de dois lados cada vez mais irreconciliáveis.
Venezuela

Venezuela condena ajuda "hipócrita" dos EUA

O Governo venezuelano condenou na sexta-feira a resolução aprovada por uma comissão do Congresso dos Estados Unidos para assistência humanitária à Venezuela, dizendo que é uma ajuda "hipócrita".
China

Presidente chinês. Marxismo é a alma do partido 

104
Presidente chinês defendeu marxismo como ideologia ideal para manter "a alma" do Partido Comunista da China, antes do XIX Congresso em que são esperadas alterações na cúpula do regime.
Brexit

Parlamento Europeu reúne-se para debater processo

Depois da quarta ronda negocial entre Bruxelas e Londres, o Parlamento Europeu vai debater o ponto da situação do Brexit na segunda-feira. Ambas as partes falam em "progressos".
Crise Política no Brasil

Temer diz-se vítima de armação de meliantes

Presidente brasileiro, Michel Temer, diz que gravações de conversas dos empresários que o acusam de corrupção confirmam a sua condição de vítima de "grande armação" de "meliantes" para o prejudicar.
Catalunha

Notificação proíbe voto eletrónico no referendo

Guarda Civil espanhola entregou na sede do centro de telecomunicações do Governo catalão a notificação do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha que proíbe voto eletrónico no dia 1 de outubro.
Catalunha

Catalunha à cata de lenha para se queimar

316
A circunstância de a prosperidade da Catalunha resultar de colocar os seus produtos na UE e nas outras regiões de Espanha talvez aconselhe a questionar se esta não anda à cata de lenha para se queimar

29 Set 2017

Líbia

Combates na Líbia causam 26 mortos

Combates entre grupos rivais nas últimas duas semanas em Sabratha, no oeste da Líbia, causaram 26 mortos e 170 feridos.
Catalunha

Já se sabe como são as urnas do referendo catalão

Depois do mistério em relação à sua localização e proveniência, as urnas que vão ser usadas no referendo da Catalunha foram apresentadas. São de plástico, feitas na China e foram encomendadas online.
Conversas à Quinta

Catalunha: como chegámos aqui? E como saímos?

Preocupem-se que há razões para isso. A tensão entre os nacionalismos catalão e o espanhol ameaça degenerar em violência. Por razões históricas, mas também por razões políticas que importa ultrapassar
Ministério da Agricultura

Agricultores vão receber 51 milhões de euros

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural anunciou que vai pagar 51 milhões de euros a agricultores.
Catalunha

Eleitores ocupam assembleias de voto na Catalunha

Catalães apoiantes do referendo sobre a independência começaram a ocupar escolas que funcionarão como assembleias de voto, para garantir que a consulta popular acontecerá.
Insólito

Britânico teve 40 anos um playmobil nos pulmões

247
Um homem inglês de 47 anos teve um cone de trânsito da Playmobil retido nos pulmões mais de 40 anos.
Arte

Esboços inéditos de Paula Rego em exposição

Uma exposição inédita dos cadernos de esboços da pintora portuguesa Paula Rego abre ao público no sábado, na galeria de arte Pallant House Gallery, em Inglaterra.
Euro

Euro recupera face ao dólar depois de queda

O euro subiu face ao dólar, depois de uma descida acentuada registada esta semana, na sequência das eleições na Alemanha.
Alemanha

Alemanha. Homem procurado por envenenar comida

273
A polícia alemã está a levar a cabo uma caça ao homem, depois de um suspeito ter envenenado comida em vários supermercados do país. Terá avisado as autoridades por e-mail e exige 10 milhões de euros.
Catalunha

Catalunha. Comissão Europeia está do "lado da lei"

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, reiterou que o executivo comunitário está do lado da lei, mantendo-se fiel às posições assumidas pelos seus antecessores.
Playboy

O herdeiro Playboy quer trazer o nudismo de volta

112
Cooper Hefner é o filho mais novo de Hugh Hefner, o fundador da Playboy que morreu esta semana. Tem 26 anos e vai assumir o controlo da marca. Entre outras coisas, quer o nudismo "de volta" à revista.
Catalunha

Polícia catalã recebe ordens para evitar violência

182
O chefe dos Mossos d'Esquadra, Josep Lluís Trapero, emitiu um comunicado interno onde dá instruções aos polícias catalães para o referendo. Centros de voto deverão ser intervencionados às 6h00.
Moçambique

Moçambique. Eletricidade recebe 126,8 milhões

O Banco Mundial aprovou um financiamento de 150 milhões de dólares para a empresa pública Eletricidade de Moçambique. Destina-se a melhorar a capacidade e eficiência operacional da rede.
Fogo de Pedrógão Grande

Emigrantes nos EUA doam 180 mil euros

Emigrantes portugueses nos Estados Unidos da América recolheram solidariamente 200 mil dólares (178 mil euros) na sequência do incêndio que deflagrou em junho em Pedrógão Grande.
Presidente Trump

EUA retira diplomatas de Cuba

Os alegados ataques ultrassónicos que terão causado perda de audição e danos cerebrais a diplomatas dos EUA e Canadá estarão na origem da decisão. Cuba já tinha negado os ataques.
Eleições em Angola

Coligação angolana diz que povo foi enganado

A coligação CASA-CE, a segunda força da oposição angolana, classificou as nomeações do Presidente João Lourenço para o novo Governo como "prova inequívoca" de que o povo foi "mais uma vez enganado".
Ciência

Prova de vida mais antiga foi encontrada no Canadá

Crê-se que o planeta Terra tem organismos vivos praticamente desde a sua "infância". A prova pode estar numa formação rochosa no nordeste do Canadá, que tem quase 4 mil milhões de anos.
Moçambique

Frelimo quer ressocialização de militantes

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, defendeu o princípio da ressocialização de quadros condenados pela justiça por corrupção, ao invés da ostracização.
Eleições na Alemanha

Conselheiro de Merkel pode substituir Schauble

Peter Altmaier, chefe de gabinete de Angela Merkel, está apontado como sucessor interino de Schauble na pasta das Finanças na Alemanha, avança Sueddeutsche Zeitung.
Angola

Angola. Novo ministro da Justiça e governo aumenta

O Presidente angolano nomeou Francisco Queiroz - que tinha a pasta da Geologia e Minas - para ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, elevando o novo executivo do país a 31 ministros.
Catalunha

Catalunha. Tudo o que já se sabe sobre o referendo

A Generalitat, o governo catalão, deu esta sexta-feira uma conferência de imprensa em que esclareceu muitas das dúvidas sobre o referendo do próximo domingo. E garantem: "os catalães vão poder votar".
Elétricos

China obriga fabricantes a produzirem eléctricos

235
Determinada a reduzir os índices de poluição, a China prepara já quotas de produção obrigatória de veículos eléctricos para os construtores automóveis. Volkswagen e Ford serão dos mais afectados.
Cartoon

Tiras inesquecíveis de 53 anos de "Mafaldinha"

7.240
A Mafalda, a contestatária, obra do cartoonista argentino Quino, faz hoje 53 anos que foi lançada. Veja algumas das melhores tiras que retratam o quão a "Mafaldinha" marcou desde miúdos a graúdos
Crescimento Económico

Economia britânica sobe 0,3% no segundo trimestre

A economia britânica cresceu 0,3% no segundo trimestre, face aos primeiros três meses anteriores, graças ao bom rendimento do setor dos serviços.
Economia

Empreiteiro português em obras de 430 milhões

O grupo português Manuel Couto Alves integra um consórcio formado ainda pelos chineses do Qingjian Group que foi escolhido pelo Governo angolano para obras de mais de 430 milhões de euros.
Drones

Comissão Europeia apela a sistema anti-drones

A Comissão Europeia apela ao Parlamento Europeu e ao Conselho da UE para que se aprove a proposta para atualizar a gestão do espaço aéreo e para impedir a entrada de drones em zonas como aeroportos.
Audi

Rajoy vai ter Audi A8 de meio milhão de euros

406
Numa altura em que política causa dores de cabeça em Espanha, Mariano Rajoy tem, pelo menos, um motivo para sorrir: já encomendou o novo A8, pelo qual o Estado espanhol vai pagar meio milhão de euros.
Futebol

Samaris na convocatória da Grécia

O médio benfiquista Samaris foi chamado para os jogos da seleção grega de futebol, com Chipre (07 de outubro) e Gibraltar (10 de outubro), que fecham o apuramento do Grupo H para o Mundial 2018.
Brexit

Junker não crê em progressos até fim de outubro

O presidente da Comissão Europeia disse esta sexta-feira que só por "milagre" é que haverá até final de outubro progressos suficientes nas negociações com o Reino Unido sobre o Brexit.
Ciência

Tsunami do Japão levou novas espécies para os EUA

Quase 300 espécies marinhas foram transportadas do Japão para a costa oeste dos EUA depois do tsunami de 2011, que, juntamente com o terramoto e o acidente nuclear de Fukushima, devastou o país.
Catalunha

El Corte Inglés não abre na Catalunha

108
O gigante espanhol juntou-se ao pequeno comércio e não vai abrir no próximo domingo, dia de referendo na Catalunha. A Zara e a Massimo Dutti recusam fechar as portas.
Autárquicas 2017

Monte Real, Coimbra? Luta por aeroporto no Centro

872
Manuel Machado quer um aeroporto em Coimbra. Mas já defendeu a opção Monte Real. A história de um aeroporto no Centro é longa, mas não há consensos. Governo está disponível para estudar Monte Real.
Índia

Debandada em estação de comboios faz 22 mortos

Chuvas torrenciais em Bombaim levaram dezenas de passageiros a abrigar-se numa ponte pedonal numa estação de comboios que ficou sobrelotada. Ao tentar abandonar o espaço, várias pessoas morreram.
Angola

Imunidade: o caso do vice-presidente de Angola

364
No direito internacional há cada vez menos espaço para imunidades absolutas, as quais se devem compatibilizar com um quadro que permita uma perseguição eficaz a crimes como o de corrupção.
Myanmar

Mais de 60 rohingyas desaparecidos em naufrágio

A polícia do Bangladesh já recuperou os cadáveres de 14 crianças e seis mulheres. Alguns dos sobreviventes garantem que mais de uma centena de pessoas viajava no barco.
Zona Euro

Inflação anual estável nos 1,5% em setembro

A taxa de inflação anual manteve-se estável nos 1,5%, em setembro e face a agosto, na zona euro, segundo uma estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Eurostat.
Madrid

Madrid. Tudo a 70 km/h devido à poluição

Os níveis de dióxido de nitrogénio estão bem acima daquilo que é suposto e a Câmara madrilena decidiu ativar o protocolo anti-contaminação. As autoridades estão a desencorajar o exercício ao ar livre.
Estado Islâmico

Vídeo do Estado Islâmico lança novas ameaças

Suposto líder do Estado Islâmico, declarado morto pelas autoridades russas e iranianas, será o protagonista de um novo vídeo em que o grupo terrorista fala sobre as ameaças a países como EUA e Japão.
Angola

Manuel Vicente. Parecer pedido por Costa cai mal

503
António Costa pediu ao conselho consultivo da PGR um parecer sobre imunidade de Manuel Vicente. Ministério Público, diz o Expresso, estranha pedido. Julgamento de ex-vice angolano já está marcado.
Cinema

O comboio que roubou vidas a Moçambique

102
Aquele que é considerado um dos pais do cinema moçambicano tem novo filme: “Comboio de Sal e Açúcar”, uma viagem de amor e tragédia no tempo da guerra civil. Já está nas salas.
Bolívia

Exército homenageia Che Guevara, 50 anos depois

O Exército boliviano vai participar pela primeira vez numa cerimónia oficial em homenagem a Ernesto 'Che' Guevara, que abateu a 9 de outubro de 1967, no sul da Bolívia.
Myanmar

Bangladesh pede à ONU para agir contra violência

O embaixador do Bangladesh na ONU denunciou, na quinta-feira, a continuação da violência no estado de Rakhine, em Myanmar, ao contrário do que têm afirmado as autoridades do país.
Catalunha

Autodeterminação: há referendos e referendos

348
O ódio de Francisco Lousã aos Bourbons até pode levar a acreditar que a Espanha e a Catalunha vivem uma situação semelhante à de França nas vésperas da revolução de 1789.
Eleições na Alemanha

A travessia no deserto da esquerda europeia

130
Ou a esquerda democrática europeia se reinventa e volta a a disputar o poder com a direita, ou deitamos fora de vez os rótulos esquerda e direita e limitamo-nos a moderados versus radicais.
Coreia do Norte

Morte de estudante. Coreia acusa EUA de mentir

Pyongyang acusou EUA de mentir sobre o caso de Otto Warmbier, estudante americano que morreu em junho, nos Estados Unidos, após ter passado mais de um ano em coma na Coreia do Norte.
Catalunha

A venezualização da Catalunha

1.873
A crise catalã começou com as habilidades à António Costa de políticos falhados. Foi assim que a extrema-esquerda se tornou no árbitro da política catalã, e o separatismo a agenda do governo local.
Mundial 2018

Cinco 'portugueses' nos convocados do México

Os portistas Diego Reyes, Miguel Layún, Héctor Herrera e Jesús Corona e o benfiquista Raúl Jiménez foram na quinta-feira convocados para a seleção do México.

28 Set 2017

Estados Unidos da América

EUA aprovam ajuda humanitária a Venezuela

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Representantes dos EUA aprovou esta quinta-feira um projeto de lei para formalizar o envio de ajuda humanitária para a Venezuela.
Angola

Presidente angolano muda cinco governadores

O Presidente angolano, João Lourenço, nomeou governadores para as 18 províncias do país, mas com apenas cinco mudanças, nomeadamente em Luanda, a capital.
Sismo

México aprova 210 milhões para reconstruções

O governo do México disse que aprovou destinar 210 milhões de euros para a primeira etapa de reconstrução das zonas devastadas pelos três sismos que atingiram este mês o centro e sul do país.
Dubai

Vai nascer um arranha-céus giratório no Dubai

294
A Dynamic Tower deverá ficar concluída em 2020 e vai ter cerca de 80 andares, todos giratórios. Além disso, o arranha-céus que roça os limites da imaginação será 100% alimentado por energia renovável.
Agricultura

Moçambique. Patrões defendem setor primário

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique defendeu a valorização de produtos primários, ligados à agricultura.
Telecomunicações

Maioria da UE apoia proposta sobre frequências

A maioria dos Estados-membros deverá apoiar uma proposta de troca de boas práticas e definição de orientações na atribuição de espectro (frequências utilizadas pelas operadoras de telecomunicações).
Exploração Sexual

ONU tem 1,5 milhões para vítimas de abuso sexual

Um fundo das Nações Unidas para ajudar vítimas de abuso e exploração sexual por parte das forças da paz e das equipas da ONU atingiu 1,5 milhões de dólares.
Eleições em Angola

Governo angolano com 30 ministros e 9 mantém-se

O novo Governo angolano vai continuar a contar com três dezenas de ministros, dos quais nove mantêm as mesmas pastas do executivo liderado até terça-feira por José Eduardo dos Santos.
António Costa

Costa: governo alemão não travará progressos

O primeiro-ministro disse confiar que a formação de um novo governo na Alemanha não implicará retrocessos nos progressos alcançados na zona euro.
Caso Maddie

Maddie. Reino Unido investe na investigação

O Governo britânico atribuiu mais 175 mil euros à polícia do país para que continue as investigações ao desaparecimento de Madeleine McCann. Já foram investidos 12,5 milhões de euros.
França

ONU critica nova lei de Macron contra terrorismo

Dois especialistas da ONU dizem que o novo projeto de lei antiterrorismo de Emmanuel Macron pode colocar em risco o direito à liberdade e à segurança dos cidadãos franceses.
Furacão

Porto Rico vai receber 7 mil milhões em ajuda

O presidente da Câmara dos Representantes disse que a Agência Federal de Gestão de Emergência vai receber um reforço de sete mil milhões de dólares (5,9 mil milhões de euros).
Al-Qaeda

Genro de Bin Laden condenado por terrorismo

Um tribunal federal em Nova Iorque confirmou a condenação por terrorismo de Suleiman Abu Ghaith, genro de Osama Bin Laden, por conspiração destinada a matar cidadãos norte-americanos.
Terrorismo

Imã condenado a 6,5 anos de prisão no Reino Unido

271
Um clérigo muçulmano foi condenado a seis anos e meio de prisão em Inglaterra por apoiar o Estado Islâmico e incitar ao terrorismo nos seus sermões.
Liga dos Campeões

Bayern despede Carlo Ancelotti

O técnico italiano Carlo Ancelotti deixa o Bayern de Munique após uma temporada e depois de uma derrota histórica frente ao Paris Saint-German.
Marcelo Rebelo de Sousa

Portugal e Brasil vão celebrar a aviação naval

163
O Presidente da República e anunciou que em 2022 Portugal e o Brasil vão celebrar o centenário da primeira travessia do Atlântico Sul.
Coreia do Norte

China encerra empresas norte-coreanas

196
A China notificou todas as empresas norte-coreanas a operar no país que devem encerrar atividade até janeiro, em cumprimento das sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU.
Petrobras

Petrobras aprova abertura de capital

O Conselho de Administração da Petrobras, petrolífera estatal brasileira, anunciou que aprovou o registo de oferta pública de ações e a abertura de capital da sua distribuidora de combustível.
Arabia Saudita

Mulheres ao volante terá impacto na economia

Empresários já rejeitaram a ideia de que autorizar as mulheres sauditas a conduzir poderia ser encarada como uma ameaça para alguns setores da economia.
Catalunha

Peritos da ONU criticam proibição do referendo

Dois peritos independentes da ONU pediram moderação no referendo, afirmando que as autoridades espanholas devem ter "a responsabilidade de respeitar os direitos que são essenciais" às democracias.
Estado Islâmico

Líder do Estado Islâmico pode não estar morto

O líder do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi pode, afinal, não estar morto, como tinha avançado a Rússia. O grupo terrorista divulgou um áudio de Baghdadi - a primeira comunicação feita num ano.
Ambiente

Diesel em queda. França garante apoios à indústria

Anunciada a decisão de agravar os impostos relativamente ao diesel e aos carros que utilizam este combustível, a França promete agora apoios aos fabricantes que sairão prejudicados com a medida.
Estados Unidos da América

EUA. Criança de três anos fere outras duas a tiro

Uma criança de cerca de três anos feriu acidentalmente a tiro outras duas num centro de dia dos subúrbios da cidade de Detroit, no estado norte-americano do Michigan.
Macau

50 milhões de euros para as PME's de Macau

A Direção dos Serviços de Economia de Macau anunciou que até quarta-feira foram aprovados quase 50 milhões de euros em apoios concedidos para aliviar os impactos causados há um mês pelo tufão Hato.
Catalunha

Guardia Civil encontra milhões de boletins de voto

Milhares de estudantes protestam a favor do referendo. Mossos não vão fechar as mesas de voto mesmo que haja risco de desordem pública. Guarda Civil encontrou 2,5 milhões de boletins em armazém.
Comissão Europeia

Portugal perdeu 2 mil milhões em IVA não cobrado

Portugal perdeu quase 2.000 milhões de euros em IVA não cobrado em 2015, menos 200 milhões do que no ano anterior, segundo um estudo divulgado pela Comissão Europeia.
Catalunha

Declaração de independência em 48 horas

O responsável pelos assuntos externos do Governo regional catalão defendeu que o parlamento deverá aprovar uma declaração de independência 48 horas depois, se o "sim" ganhar.
Crise Política no Brasil

Aprovação do presidente brasileiro cai para 3%

A aprovação do Governo do Presidente brasileiro Michel Temer caiu de 5% em julho para 3% em setembro.
Guiné-Bissau

Guiné terá apoio na construção de centrais solares

O Banco de Desenvolvimento da África Ocidental anunciou que aprovou um financiamento de cerca de 38 milhões de euros na Guiné-Bissau para a construção de três centrais solares fotovoltaicas.
Conflito na Síria

Novo aumento da violência contra civis na Síria

A ONU alertou para um novo aumento da violência contra civis na Síria, com uma série de ataques contra civis, ambulâncias, hospitais e voluntários na província de Idlib na última semana.
Ryanair

Ryanair cancela mais de mil voos em Portugal

197
A companhia aérea publicou uma lista com novos voos cancelados, a juntar às 34 rotas já suspensas. Desta vez também são visados os aeroportos de Lisboa e Porto.
Myanmar

Meio milhão de rohingyas já estão no Bangladesh

O número de refugiados rohingyas que entraram no Bangladesh atingiu meio milhão, no dia em que as autoridades de Myanmar adiaram a primeira visita de representantes da ONU à região.
Economia

Economia dos EUA cresce 3,1% no segundo trimestre

O crescimento da economia norte-americana no segundo trimestre foi revisto ligeiramente em alta para 3,1%, o ritmo mais rápido em dois anos.
Parlamento Europeu

Comissão aprova Procuradoria Europeia

A Comissão das Liberdades Cívicas do Parlamento Europeu aprovou esta quinta-feira a criação de uma Procuradoria Europeia, entidade que envolverá para já 16 Estados-membros, incluindo Portugal.
Golfe

Tiger Woods admite deixar em definitivo o golfe

A grande referência do golfe internacional pode abandonar a modalidade ainda este ano, depois de consecutivas operações à coluna. Tiger Woods tem 41 anos e saiu em julho do top 1000 mundial.
Madrid

Tiroteio interrompeu circulação do metro de Madrid

Tiroteio dentro de um comboio de metro obrigou à evacuação de 2 linhas. Polícia evacuou algumas das carruagens. As pessoas envolvidas na luta já foram detidas. Circulação está normalizada.
Aeroportos

Falha nos check-ins causa caos em aeroportos

O programa Amadeus Altea - que é usado por cerca de 125 companhias aéreas - está na origem do problema que afectou viajantes do mundo inteiro: Lisboa incluída.
Mundo

Mark Zuckerberg responde às acusações de Trump

155
O fundador do Facebook respondeu esta quinta-feira às declarações do Presidente dos Estados Unidos da América, que acusou a rede social de sempre ter sido "Anti-Trump".
Media

Hefner, o playboy que começou por ser traído

749
Colecionou mulheres, escândalos, amores e ódios. E entrou no Guinness como maior colecionador de álbuns de recortes. Hefner, o magnata playboy que foi traído pelo primeiro amor, morreu aos 91 anos.
Petróleo

Angola. Petróleo exportado por Angola cai de novo

O preço médio do barril está abaixo daquilo que foi previsto pelo governo angolano no Orçamento de Estado. Em 2014, Angola exportava cada barril a mais de 100 dólares. Agora, não passa dos 40.
Ryanair

Aviação Civil do Reino Unido investiga Ryanair

A Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) informou que iniciou uma investigação para determinar se a Ryanair infringiu os direitos dos clientes, depois do cancelamento de milhares de voos.
Cabo Verde

Cabo Verde. Lavagem de capital mais do que duplica

Foram registados 40 novos processos por lavagem de dinheiro, mais 23 do que no mesmo período do ano passado: 70% correspondem à comarca da Praia, a capital cabo-verdiana.
Catalunha

Mas será que perdemos todos a cabeça?

1.544
Inquieta-me mais o voto catalão de domingo do que as nossas mortiças autárquicas. Temo a crise que pode abrir. E espanta-me como tantos opinadores parecem ignorar o que distingue democracia de tirania
Angola

UNITA denuncia "execução" de filho de deputado

A direção da UNITA denunciou que se repetem "atos de violência pós-eleitoral" contra elementos do maior partido da oposição angolana, tal como a "execução sumária" do filho de um deputado eleito.
Crime

Cabo Verde. Crimes sexuais contra crianças sobem

O abuso contra crianças foi o crime sexual que mais aumentou durante o ano judicial de 2016/17 em Cabo Verde, representando mais de um terço dos 523 processos por crimes sexuais no Ministério Público.
Economia

Sentimento económico cresce para máximos de 2007

O sentimento económico subiu em setembro, face a agosto, 1,1 pontos quer na zona euro quer na União Europeia, atingindo em ambas os 113 pontos, valores que não eram alcançados desde o verão de 2007.
União Europeia

As duas sogras de Lenine

Um dos efeitos da perda da soberania externa é o aparecimento, no interior de cada Estado, de forças políticas radicais, de extrema-direita e de extrema-esquerda.
Combustível

Portugal pede à UE investigação aos combustíveis

139
O Governo pediu à União Europeia que investigue se há indícios de concertação no preço dos combustíveis em Portugal.
Japão

PM japonês convoca eleições antecipadas

Shinzo Abe invocou o 7º artigo da Constituição japonesa para dissolver a câmara baixa do parlamento e convocar eleições antecipadas.
Refugiados

Sri Lanka. ONU preocupada com ataque aos Rohingya

O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados manifestou na quarta-feira preocupação com um ataque contra Rohingya muçulmanos no Sri Lanka.
Arte

"Sibila" de Velázquez no Museu de Arte Antiga

447
A pintura "Sibila", do artista espanhol Diego Velázquez, vai estar exposta a partir desta quinta-feira no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, abrindo a Mostra Espanha 2017.
Myanmar

Ataque de rebeldes rohingyas faz 52 mortos

O exército de Myanmar elevou para 52 o número de corpos recuperados e para 192 o de desaparecidos, todos birmaneses hindus, no oeste do país, após um ataque de rebeldes rohingyas.
Música

Miguel Araújo atua esta quinta-feira em Londres

205
O músico Miguel Araújo atua esta quinta-feira em Londres, no Barbican Centre, onde apresenta o seu mais recente álbum, "Giesta", o terceiro a solo.
António Costa

Costa em Talin para jantar de líderes da UE

O primeiro-ministro vai estar esta quinta-feira na capital da Estónia para um jantar informal de chefes de Estado e Governo da União Europeia. O objetivo do jantar é debater a UE pós-Brexit.
Sociedade

Morreu Hugh Hefner, o senhor Playboy

1.590
Todos recordam a mansão em Holmby Hills, mas a vida e influência de Hugh Hefner na sociedade americana foi muito mais vasta. O revolucionário Playboy original que criou um império morreu aos 91 anos.
Coreia do Norte

Otto Warmbier "sem ar nem sangue" no cérebro

O jovem norte-americano que foi preso na Coreia do Norte morreu poucos dias depois de chegar ao Estados Unidos devido a "falta de oxigénio e de sangue no cérebro".
Crise Política no Brasil

Michel Temer é oficialmente constituído arguido

O Presidente brasileiro foi esta quarta-feira oficialmente constituído arguido numa denúncia em que é acusado da prática dos crimes de obstrução à Justiça e organização criminosa.

27 Set 2017

Brasil

Petróleo. Brasil arrecada mil milhões com leilão

O Brasil arrecadou 3,8 mil milhões de reais (cerca de mil milhões de euros) numa licitação de blocos de exploração de petróleo e gás.
Catalunha

Especial/ O referendo catalão também se jogou em Lisboa

"Votamos para sermos livres." Ernest foi colando cartazes pró-referendo nas paredes do metro até chegar ao Estádio de Alvalade. Em dia de futebol, os culés que vieram a Lisboa falaram de política.
Estados Unidos da América

Trump propõe forte corte nos impostos

Donald Trump apresentou esta quarta-feira uma proposta que visa cortar os impostos para os mais ricos, classe média e empresas. As deduções fiscais para a compra de casa devem manter-se.
Sismo

México. Reconstruções ultrapassam 1.800 milhões

A reconstrução das zonas devastadas pelos três sismos que este mês abalaram o centro e o sul do México custará, segundo dados preliminares, mais de 1800 milhões de euros.
Crise dos Refugiados

Pedidos de asilo a Portugal aumentaram 64%

162
A ministra da Administração Interna disse que o número de pedidos de asilo a Portugal por parte de refugiados aumentou 64% em 2016 em relação ao ano anterior.
Moçambique

Moçambique. Quatro mortos em explosão de mina

Quatro pessoas morreram esta quarta-feira na província da Zambézia, no centro de Moçambique, devido à explosão de uma mina antipessoal.
Catalunha

Galiza diz que referendo é "voltar ao século XIX"

105
O presidente da Junta da Galiza diz que se a Catalunha conseguir a independência no referendo será um "anacronismo histórico e um voltar ao século XIX" e acredita que o referendo "não vai acontecer".
Companhias Aéreas

Apenas 11 companhias voam para a Venezuela

Quase dois terços das companhias aéreas internacionais deixaram de voar para a Venezuela devido ao sistema de controlo cambial que vigora no país e aos preços irreais das passagens.
Wolfgang Schäuble

Schäuble. As 7 frases marcantes sobre Portugal

O ministro das Finanças alemão vai deixar uma das pastas mais poderosas da União Europeia. Ao longo dos anos, Wolfgang Schäuble falou muito sobre Portugal. Veja as críticas e os elogios.
Sismo

México. Número de mortes no sismo sobe para 337

O número de mortes no sismo de 19 de setembro no México foi atualizado para os 337. A capital continua a ser a zona com mais mortos contabilizados. 198 na capital Cidade do México.
Sinistralidade Rodoviária

Passadeira 3D para diminuir velocidade automóvel

21.585
Inspirados por uma aplicação semelhante na Índia, a cidade islandesa de Ísafjörður pintou uma passadeira 3D para reduzir a velocidade rodoviária.
Crime

Suspenso julgamento de pais de menina chinesa

O tribunal reconheceu durante a tarde erros na tradução do despacho de pronúncia para mandarim e suspendeu o julgamento dos pais da menina chinesa de 5 anos que caiu de um 21.º andar.
Eleições em Angola

Santos Silva fala em "extraordinária ovação"

O ministro dos Negócios Estrangeiros manifestou-se surpreendido, em Bruxelas, por uma "extraordinária ovação" ao Presidente da República em Luanda ter sido interpretada por alguns como uma vaia.
Médio Oriente

Mais de 92% dos curdos votaram pela independência

Os valores finais do referendo sobre a independência no Curdistão iraquiano foram anunciados esta quarta e são esmagadores: mais de 92% votaram pela independência. Bagdade não reconhece o resultado.
Estados Unidos da América

Bannon 'bate' Trump no Alabama

O ex-juiz, apoiado por Steve Bannon, venceu Strange, candidato de Trump, nas primárias republicanas para o lugar de senador do Alabama. Moore é uma das figuras mais controversas do partido.
António Costa

Já foram pagos mil milhões em fundos comunitários

António Costa anunciou que foram já atingidos os mil milhões de euros de pagamento de fundos comunitários às empresas, o que permite antecipar que 2017 será o "melhor ano de sempre nesta matéria".
Timor-Leste

Timor. Já há uma lista completa do Governo

O primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri, apresenta na quinta-feira de manhã, hora local, ao chefe de Estado a lista "praticamente completa" dos restantes membros do VII Governo constitucional.
Rússia

Rússia destrói últimas reservas de armas químicas

A Rússia vai destruir as últimas reservas de armas químicas herdadas da era da Guerra fria, anunciou Vladimir Putin, que acusou os Estados Unidos não cumprirem "as suas obrigações" nessa matéria.
Coreia do Norte

A dança matinal para "encorajar" os norte-coreanos

Todas as manhãs, uma equipa de propaganda do regime norte-coreano dança estas coreografias. Objetivo: encorajar os cidadãos que saem da estação de comboios de Pyongyang para mais um dia de trabalho
Eleições em Angola

Angola. Ex-chefe da Casa Civil nomeado ministro

O antigo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil da Presidência de José Eduardo dos Santos, Edeltrudes Costa, é o primeiro ministro a ser nomeado pelo novo chefe de Estado angolano, João Lourenço.
Catalunha

Independentistas garantem que catalães irão votar

Os organizadores do referendo de domingo estão a apelar aos eleitores que levem caixas de cartão para o caso de as urnas oficias serem confiscadas pela polícia. Referendo pode vir a acontecer na rua.
Moçambique

Moçambique. 900 mil mulheres já aderiram ao plane

Pelo menos 900 mil mulheres aderiram ao planeamento familiar no primeiro semestre. As autoridades esperam abranger mais de dois milhões de mulheres entre os 15 e os 49 anos até dezembro.
Refugiados

Bruxelas propõe reinstalação de 50 mil refugiados

A Comissão Europeia propôs a reinstalação na Europa de pelo menos 50 mil refugiados, nos próximos dois anos e avançou com 500 milhões de euros para financiar o projeto.
Medicina

Medicina tradicional chinesa carece de legislação

A falta de legislação e de formação na área da medicina tradicional chinesa são obstáculos apontados por quatro países de língua portuguesa que realçam a necessidade de regulamentação desta prática.
Wolfgang Schäuble

Schäuble vai trocar finanças por parlamento

O todo poderoso ministro das Finanças alemão está disponível para abandonar o cargo e passar a liderar o parlamento alemão. Saída de Schäuble facilita negociações para formar novo Governo de Merkel.
Angola

Manuel Vicente. Julgamento começa a 22 de janeiro

Já estão marcadas 54 sessões do julgamento que envolve Manuel Vicente e está a provocar polémica com Angola. Serão entre janeiro e maio de 2018. Mas o juiz ainda tem que tomar uma decisão importante.
Frelimo

Frelimo retoma congresso para rever atividades

Os trabalhos do 11.º congresso da Frelimo, partido no poder em Moçambique, foram retomados esta quarta-feira e têm na agenda a análise do relatório do comité central do partido.
Sonangol

Seis pessoas condenadas por subornos à Sonangol

A justiça britânica condenou a multinacional F.H. Bertling e seis antigos colaboradores devido ao pagamento de subornos a um "agente" da petrolífera angolana Sonangol, entre 2005 e 2006.
Educação

Universidade do Pará cria cátedra portuguesa

A Universidade do Pará criou uma cátedra em homenagem ao historiador português João Lúcio de Azevedo. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Camões e a Universidade Nova de Lisboa.
Brexit

Brexit. Indefinição de Londres atrasa processo

Vários analistas destacaram Londres e Bruxelas como os principais culpados do arrastar das negociações. O pedido formal de saída da União Europeia já foi entregue há seis meses.
BCE

BCE quer reduzir número de bancos na Europa

A presidente do conselho de supervisão do BCE defende as fusões, a nível nacional ou além-fronteiras, com o objetivo de diminuir o número de instituições bancárias. O setor bancário tem 280% do PIB.
Comissão Europeia

Bruxelas multa Scania em 880 milhões

A Comissão Europeia aplicou uma multa de mais de 880 milhões de euros ao construtor de camiões Scania por cartelização dos preços de venda dos veículos e repercussão dos custos de novas tecnologias.
Moçambique

Maputo. Empresa municipal recupera autocarros

A Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo vai recuperar 23 autocarros para fazer face à crise de transportes na capital moçambicana, informou hoje fonte da instituição.
Ryanair

Ryanair cancela 400 mil reservas até março de 2018

649
Cancelamentos entre novembro e março de 2018 afetam 400 mil passageiros. Clientes estão a ser avisados e podem escolher entre o reembolso e marcar um voo alternativo.
UNITA

Líder da UNITA deixa presidência do partido

Isaías Samakuva anunciou que vai deixar a liderança do maior partido da oposição e que é hora de iniciar um novo processo. Samakuva foi eleito em 2003, depois da morte de Jonas Savimbi.
Canibalismo

Rússia. Casal canibal admite ter matado 30 pessoas

101
Um casal russo foi detido por crimes de canabalismo e por ter matado 30 pessoas. A prática terá vindo desde há 20 anos e a polícia descobriu vários restos mortais nas buscas à residência do casal.
António Costa

Pedrógão. Ministra pôs lugar à disposição

318
Constança Urbano de Sousa pôs o lugar à disposição, revela António Costa em entrevista à CM TV. Primeiro-ministro pediu parecer à PGR sobre a imunidade do ex-vice-presidente de Angola.
INTERPOL

Interpol aprova entrada da Palestina

A agência internacional aprovou a entrada da Palestina como estado-membro, motivando o desagrado de Israel e Estados Unidos. As Ilhas Salomão também entraram e o Kosovo retirou a candidatura.
Angola

Jornal de Angola elogia Marcelo

O Jornal de Angola tece fortes elogios a Marcelo Rebelo de Sousa na sua edição desta quarta-feira. "O Presidente português aproxima os povos", refere o diário, sempre crítico do Governo português.
Brasil

Suspeito da morte de Rodrigo Lapa entregou-se

311
O principal suspeito pelo assassinato de Rodrigo Lapa, Joaquim Lara Pinto, apresentou-se à Polícia Federal de Cuiabá, no Brasil, mas recusa-se a falar. Advogado de defesa alega doença psiquiátrica.
Catalunha

ETA sobre Catalunha: é preciso aprender as lições

A organização terrorista disse esta quarta-feira num comunicado que é necessário aprender as lições da Catalunha a iniciar um processo independentista. A ETA frisou que não vai envolver-se no assunto.
Ambiente

Califórnia quer acabar com motores de combustão

257
A Califórnia, um dos estados norte-americanos mais receptivos às energias alternativas, pode vir a juntar-se a países como França ou a China, decretando o fim dos motores de combustão.
Príncipe George

O príncipe George está farto de ir à escola

966
Num evento oficial, o príncipe William desabafou e disse que o pequeno George não quer ir à escola. O filho mais velho dos Duques de Cambridge tem quatro anos.
Angola

3.300 casos de violência doméstica em Angola

Até setembro, foram registados 3.376 casos de violência doméstica em Angola. O número de casos denunciados por homens, que estão a ganhar outra consciência em relação ao tema, têm vindo a aumentar.
Europa

Alterações climáticas justificam calor na Europa

A organização Climate Central defende que as vagas de calor que afetaram o sul da Europa durante o verão estão relacionadas com as alterações climáticas. Em 2050, temperaturas elevadas serão normais.
Iraque

Confrontos violentos entre miltares e EI no Iraque

Os confrontos aconteceram esta quarta-feira em Ramadi, a cerca de 100 quilómetros a oeste de Bagdade, depois de os jihadistas se terem infiltrado na localidade de Al Tach.
Catalunha

Governo catalão garante que vai haver referendo

O responsável pelas relações internacionais da Catalunha garantiu que o referendo do próximo domingo vai acontecer. A polícia e a Guardia Civil já apreenderam mais de 10 milhões de boletins de voto.
Aeroportos

Aeroportos portugueses baixam taxa de segurança

A taxa de segurança cobrada nos aeroportos portugueses por cada passageiro embarcado vai descer 56 cêntimos a partir desta quarta-feira, para 1,94 euros, segundo uma portaria publicada na terça-feira.
Guiné-Bissau

Guiné. PM quer prender quem insultar o presidente

O primeiro-ministro guineense quer prender todos os que insultarem o presidente e o presidente do parlamento. Umaro Sissoco Embaló disse querer "acabar com a balbúrdia" que se vive na Guiné.
Adolf Hitler

As cuecas de Hitler foram a leilão por milhares

574
Um par de boxers de Hitler foi a leilão e rendeu mais de 5.668 euros. A peça tem as iniciais "AH" gravadas e terá sido esquecida num hotel de luxo em 1938.
Presidente Marcelo

Marcelo lamenta que ovação seja vista como vaia

763
O Presidente da República estranhou que muitos portugueses tenham achado que a ovação que recebeu esta terça-feira em Luanda foi uma vaia. Marcelo realçou as relações próximas entre os dois países.
Manchester City

Guardiola. Mendy vai estar vários meses de baixa

O jogador francês lesionou-se no joelho no passado fim-de-semana, frente ao Crystal Palace, e vai estar vários meses sem jogar. Guardiola admitiu a possibilidade de o City ir ao mercado em janeiro.
Arabia Saudita

Trump elogia decisão que autoriza sauditas a guiar

O Presidente norte-americano considerou a medida "um avanço positivo para a promoção dos direitos das mulheres na Arábia Saudita". António Guterres também se mostrou satisfeito com a decisão.
Brasil

Supremo suspende mandato de Aécio Neves

O Supremo Tribunal do Brasil ordenou a suspensão temporária do mandato como senador de Aécio Neves, o ex-candidato presidencial que liderou a oposição durante o Governo de Dilma Rousseff.

26 Set 2017

Nações Unidas

Balsemão será conselheiro de representante da ONU

232
Empresário e antigo primeiro-ministro faz parte da lista de 15 conselheiros externos de Miroslav Lajcák. Antigos líderes José Ramos-Horta e Carld Bildt são outros dos nomeados.
Presidente Trump

Revogação de Obamacare volta a falhar no Senado

104
Admitindo que "não têm os votos suficientes", republicanos decidem adiar votação para anular programa de saúde. Trump diz-se "desapontado" com senadores que anunciaram voto contra.
Estados Unidos da América

Trump insta UE a sancionar regime de Maduro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, instou a União Europeia a sancionar o regime do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, no que foi apoiado pelo primeiro-ministro espanhol.
Angola

Jornalista preso na investidura do PR angolano

280
O jornalista angolano Pedro Teca denunciou ter sido detido pelas autoridades durante a cerimónia de investidura do novo Presidente de Angola, que decorreu esta terça feira em Luanda.
Catalunha

Trump apoia Rajoy: "Espanha deve continuar unida"

Em visita de Estado do primeiro-ministro espanhol aos EUA, o Presidente norte-americano deixou claro que é contra o referendo à independência da região.
Arabia Saudita

Arábia Saudita vai deixar mulheres conduzir

1.702
As mulheres vão passar a poder conduzir na Arábia Saudita. A medida foi anunciada esta terça-feira mas não vai ser implementada para já.
PSD

Guiné. PSD destaca contributo do PRS na democracia

O responsável pelas relações externas do PSD sublinhou o "grande contributo" que o Partido da Renovação Social está a dar à democracia na Guiné-Bissau.
Angola

Governo vai responder a nota verbal de Angola

O Governo vai responder à nota verbal de repúdio vinda de Angola que acusa as autoridades portuguesas de enveredarem "por uma via manifestamente política" sobre o processo de Manuel Vicente.
Eleições em Angola

Isabel dos Santos fala em momento "muito especial"

151
A empresária Isabel dos Santos, filha do agora ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, considerou a tomada de posse do novo chefe de Estado, João Lourenço, como "um momento muito especial".
Doping

Suspenso laboratório de análises francês

O laboratório de Châtenay-Malabry, encarregado das análises antidoping em França, foi suspenso pela Agência Mundial Antidopagem, devido a uma contaminação de amostras.
Brexit

Brexit. Sadiq Khan quer novo referendo

O Partido Trabalhista está dividido: o presidente da câmara de Londres, Sadiq Khan, quer um novo referendo, mas o líder Corbyn rejeita a ideia. As negociações, entretanto, não registam avanços
Jean-Claude Juncker

Juncker saudou "discurso muito europeu" de Macron

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, saudou o "discurso muito europeu" do chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, perante alunos da Universidade de Sorbonne, em Paris.
Polémica Lula

Lula da Silva dispensa testemunhas no julgamento

O ex-presidente do Brasil Lula da Silva e seu filho dispensaram metade das testemunhas que eles próprios indicaram num processo sobre tráfico de influências que está a ser julgado.
Pirataria informática

O estudo que a Comissão Europeia tentou "esconder"

A eurodeputada Julia Reda acusa a Comissão Europeia de "esconder" um estudo sobre os efeitos da pirataria no consumo de conteúdos legais. A CE desmente e clarifica os resultados desses mesmo estudo.
Venezuela

Membro da Assembleia pede investigação à oposição

O membro da Assembleia Constituinte venezuelana Ernesto Rodríguez anunciou que pediu ao Ministério Público que investigue os candidatos da oposição nas eleições regionais.
Catalunha

Rajoy cancela participação em cimeira europeia

O chefe do Governo espanhol decidiu cancelar a sua participação esta semana na Cimeira Europeia de Tallin devido à situação que se vive na Catalunha.
Eleições em Angola

Presidente da Guiné fala do "exemplo" que Angola é

105
O presidente da Guiné Equatorial felicitou o novo chefe de Estado angolano, João Lourenço, bem como o modo de transição que se regista em Angola, um "exemplo para os países africanos".
Sismo

México. Uma semana depois contam-se 331 mortos

O número de mortes no terramoto de 19 de setembro na região centro do México subiu para 331, das quais 192 foram contabilizadas na capital do país, Cidade do México.
Myanmar

480 mil rohingya fugiram para o Bangladesh num mês

Cerca de 480 mil refugiados rohingyas passaram para o Bangladesh, desde 25 de agosto, para fugir da violência no oeste da ex-Birmânia.
Catalunha

Referendo. Presidente catalão felicita curdos

Carles Puigdemont telefonou ao Presidente do Curdistão, Masoud Barzani, para o felicitar pelo referendo à independência da região. Maioria dos responsáveis políticos mundiais criticam o ato eleitoral.
Eleições em Angola

Marcelo perspetiva relações muito boas com Angola

Marcelo Rebelo de Sousa perspetivou relações entre Angola e Portugal "muito boas", demonstradas na ovação dada a Portugal na cerimónia de investidura do novo chefe de Estado angolano.
Angola

Portugal fora da lista de principais parceiros

1.157
O novo Presidente angolano, João Lourenço, excluiu Portugal da lista de principais parceiros, sublinhando que Angola considerará todos que "respeitem" a soberania nacional.
Casa Branca

Ivanka Trump (também) usou o email pessoal

Um dia depois de se saber que o genro de Trump usou o email pessoal para tratar de assuntos oficiais, desta vez foi Ivanka que usou a conta errada. E há mais a fazê-lo na Casa Branca.
União Europeia

As ideias-chave de Macron para a Europa

Presidente francês discursou esta terça-feira na Universidade de Sorbonne, em Paris, onde apresentou a sua visão para o futuro da União Europeia e os planos para a tornar mais unida.
Brasil

Brasil. Cerco a suspeito de matar menor no Algarve

1.606
Polícia brasileira monta operação para deter Joaquim Lara Pinto a pedido do Ministério Público português. O homem é suspeito de ter assassinado o enteado, Rodrigo, no Algarve, em 2016.
Ryanair

DECO recebe 300 queixas contra Ryanair

A DECO recebeu mais de 300 queixas de passageiros portugueses afetados pelo cancelamento de voos pela companhia aérea irlandesa Ryanair para setembro e outubro.
Papa Francisco

Papa lança campanha mundial a favor dos refugiados

O Papa Francisco lança esta quarta-feira a campanha "Partilhar a viagem", que visa estabelecer relações entre migrantes e refugiados e as comunidades que os recebem. A Cáritas juntou-se à iniciativa.
Angola

Oposição recebe Marcelo em mar de críticas

341
A visita de Marcelo a Angola está a ser marcada por críticas da oposição ao chefe de Estado português. Na imprensa fala-se em bajulação e a UNITA diz que Portugal se "verga" perante o regime.
Moçambique

Nyusi: combater corrupção é desafio "urgente"

O presidente moçambicano e da Frelimo, Filipe Nyusi, elegeu o combate à corrupção como o principal desafio do partido e do país e defende um crescimento de 7 a 10% ao ano.
Angola

Novo Presidente promete tratar dos problemas

Novo presidente angolano tomou posse esta terça-feira e garantiu que a melhoria das condições de vida é prioritária. Num discurso de quase uma hora, garantiu que é o presidente de todos os angolanos.
Coreia do Norte

Trump acusa Pyongyang de ter torturado estudante

O presidente dos Estados Unidos acusou o regime norte-coreano de ter "torturado severamente" o estudante norte-americano Otto Warmbier, que morreu depois de ter sido repatriado da Coreia do Norte.
Comissão Europeia

Bruxelas tem novas medidas contra fraude alimentar

A Comissão Europeia anunciou que acordou com os Estados-membros 19 novas medidas concretas para reforçar o combate contra a fraude alimentar, de forma a prevenir que novos casos se repitam no futuro.
Ténis

Gastão Elias eliminado do challenger de Roma

O número 147 do ranking ATP perdeu com o espanhol Guillermo Garcia-Lopez em três sets. Depois das eliminações de Gastão Elias e João Domingues, a representação portuguesa fica reduzida a Pedro Sousa.
Londres

Londres. Carregador de telemóvel explode no metro

A estação de Tower Hill, na capital britânica, foi esta terça-feira evacuada. Passageiros em pânico fugiram da "explosão", polícia já garantiu que foi um carregador de telemóvel que se incendiou.
Armamento Nuclear

Afinal, parece que o míssil do Irão é 'fake news'

Na sexta-feira, parecia que o Irão estava a desafiar Donald Trump e os Estados Unidos ao testar um novo míssil balístico. Mas aparentemente as imagens já têm mais de sete meses...
Reino Unido

Esfaqueou o namorado, mas escapou à prisão

379
Embriagada e sob o efeito de cocaína, Lavinia Woodward agrediu e esfaqueou o namorado. O juiz, que se referiu a ela como "jovem extraordinária", condenou-a a dez meses de prisão com pena suspensa.
Ambiente

Emissões. Alemanha terá auto-estrada electrificada

139
Visando uma mobilidade cada vez mais sustentável, a Alemanha anunciou a construção do seu primeiro troço de auto-estrada electrificada para camiões. O projecto deverá estar pronto já em 2018.
Angola

Tomada de posse. Marcelo assobiado em Angola

1.276
Depois de aplausos a outros chefes de Estados presentes na posse do novo presidente angolano, o anúncio da presença de Marcelo começou com palmas e deu lugar a uma assobiadela. Apupos ou entusiasmo?
André Villas-boas

André Villas-Boas multado em 14 mil euros

O técnico português foi multado depois de ter insultado o árbitro da partida dos quartos de final da Liga dos Campeões asiática. Villas-Boas treina atualmente os chineses do Shanghai SIPG.
Catalunha

Catalunha. Bloqueados 140 sites sobre referendo

A Guardia Civil bloqueou nas últimas horas mais de 140 páginas da internet que apoiavam o referendo catalão convocado para 1 de outubro próximo.
Economia

Uniplaces: unir lugares e pessoas

679
Miguel Santo Amaro começou por ter uma ideia com um grupo de amigos. Depois passou-a à pratica. Aos 28 anos tem uma das startups com mais sucesso em Portugal. E não vai ficar por aqui.
Eleições em Angola

Angola. UE nota compromisso com democracia

A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, disse que o recente processo eleitoral em Angola é um "sinal claro" do compromisso do país com a democracia.
Aeroportos

Aeroportos portugueses baixam taxa de segurança

A taxa de segurança cobrada nos aeroportos portugueses por cada passageiro embarcado vai descer 56 cêntimos a partir de quarta-feira, para 1,94 euros.
Moçambique

Oito falsos militares detidos em marcha

Oito pessoas estão detidas na cidade de Quelimane por terem tentado fazer-se passar por militares numa marcha alusiva aos festejos do Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.
Japão

Japoneses mataram 177 baleias este verão

De acordo com os japoneses, as baleias foram capturadas numa missão com fins científicos. O Japão defende que a caça à baleia é necessária e que pretende recomeçar a pesca comercial.
António Costa

Costa garante: relações com Angola "estão ótimas"

O primeiro-ministro declarou ser "manifesto" que relações entre Portugal e Angola "estão ótimas", como se atesta pela presença portuguesa na tomada de posse do novo Presidente angolano.
Indonésia

Vulcão obriga à retirada de 57 mil pessoas

Mais de 57 mil pessoas fugiram das zonas em torno do vulcão de Monte Agung, na ilha indonésia de Bali, por receio de uma erupção, informaram hoje as autoridades.
Angola

Direito de resposta

Nos termos do artigo 24.º da Lei de Imprensa, publicamos o direito de resposta enviado em nome de Carla Dias Santos, sócia da VDDS, a um artigo publicado no Observador.
Arabia Saudita

Manuais escolares mostram rei ao lado de... Yoda

781
Uma imagem que devia ilustrar a presença do rei Faisal na fundação das Nações Unidas, mostra o mesmo rei ao lado de Yoda, a personagem de "Star Wars". Ninguém sabe como é que a foto foi ali parar.
Macau

Escolas de Macau reforçam ensino de português

215
A ideia é desenvolver o ensino da língua portuguesa no nível básico e secundário no interior da China. O secretário de Estado da Educação, João Costa, esteve presente.
Juros da Dívida

Juros da dívida a subir a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça-feira a subir em todos os prazos em relação a segunda-feira. Os juros da Grécia estavam a descer a dois e dez anos e a subir a dez.
BBC

BBC lança serviço destinado à Coreia do Norte

A cadeia de televisão britânica lançou um serviço radiofónico de onda curta para poder chegar à Coreia do Norte. O regime de Pyongyang censura toda a informação exterior que chega ao país.
Conflito Israelo-palestiniano

Três israelitas mortos por atacante palestiniano

O atacante foi abatido pela polícia pouco tempo após ter morto três agentes numa comunidade israelita perto de Jerusalém. Nenhuma organização terrorista reclamou a autoria do ataque.
Bolsa

Bolsas europeias em baixa

As principais bolsas europeias abriram esta terça-feira em baixa, ainda a digerir as eleições legislativas alemãs. Milão contraria a tendência e abre a subir.
Coreia do Norte

Especial/ O império do crime dos Corleone de Pyongyang

1.067
Droga, armas, notas falsas, tabaco, Viagra, assassinos profissionais, um gangue de motards e uma facção do IRA. No império do crime norte-coreano, vale tudo para financiar as ambições dos Kim.
Eleições na Alemanha

Tenham medo, tenham muito medo

100
Muitos eleitores do AfD votaram por medo: da invasão dos refugiados; do crescimento das comunidades islâmicas; da diluição da identidade alemã; ou, simplesmente, medo de existir.
Brasil

Brasil. Governo revoga exploração na Amazónia

1.878
Michel Temer assinou agora um decreto que anula aquele que autorizava as empresas a explorar uma gigantesca área na Amazónia. A decisão já foi congratulada por grupos ecologistas de todo o mundo.
Myanmar

Myanmar nega limpeza étnica

O embaixador de Myanmar na ONU aproveitou o direito de resposta no final da Assembleia-Geral em Nova Iorque para negar qualquer genocídio. Mais de 420 mil rohingyas estão refugiados no Bangladesh.
Furacão

Maria. Porto Rico está com "graves problemas"

Através do Twitter, o presidente dos Estados Unidos alertou para as dificuldades que se fazem sentir em Porto Rico depois da passagem do furacão Maria, que causou 16 mortos.
Angola

Novo Presidente de Angola toma posse 

O novo presidente de Angola, João Lourenço, toma esta terça-feira posse perante mais de mil convidados. Marcelo Rebelo de Sousa, Durão Barroso e Paulo Portas estão entre eles.
Redes Sociais

WhatsApp foi bloqueado na China

143
O WhatsApp está indisponível desde domingo, na China. A rede social terá sido mesmo bloqueada pelo país, mas a situação não é nova, já que várias redes sociais têm sido censuradas pelo governo chinês.

Sem comentários: