quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

2017: Ano politicamente fraco!

2017: Ano politicamente fraco!
Economicamente, sabemos que Moçambique está de rastos. Se fosse uma empresa já teria decretado falência e fechado as portas. Por isso, pouco vou falar da vertente económica.
Politicamente, 2017 foi um ano fraco em Moçambique. assistiu-se mais a retrocessos. Ou seja, se é que se somou em algo, foi na decadência. Começo pelo assassinato cruel de Mahamudo Amurane. Até aqui não existem culpados porque não convém encontrá-los. Dito de outra forma, quem tem as rédeas deste país sabe na verdade o que aconteceu ao edil de Nampula.
Por outro lado, temos o incontornável Afonso Dhlakama, o líder da Renamo. Para mim, ele não deixa de ser uma figura curiosa. Várias vezes em contradição consigo mesmo. Ora vai governar as seis províncias que a Renamo teve maior número de votos, ora não se fala mais nisso. Fez juras e tudo. As televisões e os jornais foram se alimentando desses comentários.
Na minha humilde opinião, acho que a Dhlakama lhe faltam assessores credíveis. Parece-me que ele tem de desbravar a mata sozinho. Ou seja, sem Dhlakama não há Renamo. É por isso que as vezes ele parece incoerente consigo mesmo. Luta sozinho. Aparece, agita as multidões, dança, promete…mas quando está em silêncio, não há Renamo. Não existe, no seu partido, quem lhe siga o exemplo.
E eu não gosto desta Renamo que nalgum momento parece dorminhoca. Não agita as águas. Não faz oposição assertivamente como seria de se esperar de um partido com a sua idade.
Não sei quem os começa, mas em política não pode e nem deve haver tiros. A política é para os políticos. Os militares cuidam do resto. E isto não é só para a Renamo. A Frelimo deve saber que o povo está cansado de tiros. O princípio de diálogo é o mais eficaz seja em Moçambique ou na Indochina. Tantos séculos passados não temos vergonha de continuarmos bárbaros?
O meu maior medo nisto tudo é que um dia com o desaparecimento físico de Dhlakama (ninguém é eterno), a Renamo também desapareça. Exemplos são muitos de partidos que se apoiam num único indivíduo…olhem para a UNITA de Jonas Savimbi.
Escolhi terminar com Filipe Nyusi por infinitas razões. De certa forma, se o país está a deriva é culpa do seu Governo. Ele foi legitimado pelo povo para o dirigir. Me parece que não tem sido sábio nisso. Além de cantar que o povo é seu patrão, não vi nada de vulto que haja feito por esse mesmo povo.
Nyusi não está a conseguir se impor. Prometeu mas pouco fez. E mesmo por estes dias, estamos a viver uma paz de faz de contas. Não conseguiu reunir a família moçambicana. Primeiro teve a ilusão de que podia vencer a Renamo pela força das armas e cercou Gorongosa. Morreu-se para aprender que dialogando se caminha melhor.
E o diálogo não está a trazer frutos esperados. Isso de esperança não enche a barriga de ninguém. Se há alguma coisa de vulto que fez, foi deslocar-se a Serra de Gorongosa, em Agosto, para dialogar com Dhlakama. Somou muitos “likes”, mas não passou disso.
Não é preciso ser inteligente para perceber que as hesitações ainda são tantas. Se o diálogo estivesse a fluir conforme os camaradas têm dito, Dhlakama teria regressado a Maputo. Ou seja, a única fasquia que se colocava a Nyusi para fechar o ano em grande estilo era trazer Dhlakama à civilização, à cidade capital. Falhou. Prometeu que em Dezembro tudo estaria feito. Só promessas. E lá se foi o ano. Estatisticamente, este Presidente não merece tantas ovações. Brinca com o poder. Não sabe manejá-lo.
De que não sabe manejar o poder se pode ver nas suas opções ministeriais. Tem ministros que nunca se ouviu falar. Outros nem sabem o que devem fazer nos seus ministérios. Qual é o papel de Ana Flávia, Oswaldo Petersburgo, Silva Dunduro, Ragendra de Sousa, Carlos Mesquita, Vitória Diogo??????
E mesmo as últimas mexidas não me parecem eficazes. Não sei se Pacheco era a pessoa ideal para a pasta da diplomacia…tenho as minhas reticências. Ragendra de Sousa só falava em debates da Mozefo, como ministro ainda não provou nada.
O Presidente tem que dizer se o seu Governo é para acomodar amigos ou trabalhar em prol do bem-estar do povo. Com os jogadores que tem, a equipa não ganha. Se nem o treinador não entende de futebol….
Um abraço
Nini Satar
LikeShow more reactions
Comment
58 Comments
Comments
Unay Cambuma Meu caro Nini,
primeiro permita me enaltecer a sua inteligência na colocação das imagens ao dar primazia a maior lenda viva de Moçambique, o field Marshal Afonso Dhlakama. Segundo, não concordo contigo quando dizes que o Nyusi "foi legitimado pelo voto popular", porque todos vimos que o Nyusi e seu partido foram derrotados nas eleições gerais de 2014 e quem legitimou a fraude foi a nossa célebre "justiça putrefacta", para usar o termo por ti cunhado, o Con. Constituicional.
Aliás, depois de a frelimo consumar a fraude, tentou aniquilar o legitimo vencedor (Afonso Dhlakama) e o seu partido Renamo, através de emboscadas e um exército secreto de esquadrões de morte e centenas de membros da Renamo foram barbaramente assassinados.
Dhlakama teria sido aniquilado na grande emboscada de Zimpinga,'provincia de Manica. A emboscada foi feita por 75 comandos de elite de Angola, 100 comandos de elie do Zimbábue e mais de 300 boinas vermelhas das fademos, num total de cerca de 600 homens contra apenas 30 homens que tinham somente 16 armas com munições incompletas!
O ataque foi a mui curta distância (30-50 metros!) e os atacantes estavam numa elevação mas sofreram uma tremenda derrota e com baixas de proporções biblicas: foram abatidos 50 comandos angolanos, 89 Zimbábueanos e 170 piriquitos das fademos e centenas de feridos graves.
Portanto, como bem disse o Nini, Dhlakama não é eterno mas não será o muido e pau mandado do Nyusi que conseguir acabar com Dhlakama.
Aliás, mesmo matando Dhlakama irão surgir outros substitutos que são super radicais e implacáveis.
Se a frelimo ainda sobrevive até hoje é graças a paciência de Dhlakama.
Dhlakama não está nas montanhas da Gorongosa porque está com medo da frelimo, Dhlakama está lá porque quer evitar uma guerra total que a frelimo tanto quer para criar total caos e assim permanecer indefinitivamente no poder.
Para terem uma ideia de Dhlakama não tem medo da frelimo e seu exército, a 26 de Maio de 2016, a frelimo mobilizou 1759 mercenários de elite do Vietname, China, Angola e Zimbábue, para além de comandos mocambicanos. As unidades dos mercenários de elite traziam coletes a prova de bala e binóculos de visão noturna. Nesta operação também haviam 16 blindados, 1 avião de transporte e 4 helicópteros. Também haviam 3 curandeiros de renome Internacional da Nigéria, Malawi e Tanzânia. Tudo isso foi enviado para atacar a residência de Dhlakama em Mazembe, a uns 4-5km de Satungira.
Mas em apena 8 dias e enfrentando meros 15 guardas de Afonso Dhlakama, os mercenários e seus aliados de Moçambique foram superiornente trucidados! No total foram mais de 800 mortos (que foram transportados em vagão de comboio e deitados como lixo em Moatize!) incluindo 5 oficiais estrangeiros de alta patente entre os quais o lendário brigadeiro/general Tito do Zimbábue.
Um curandeiro ficou maluco, o segundo foi abatido e o terceiro desistiu assim que chegou a Satungira e pressentiu a superioridade dos espíritos da Gorongosa.

Portanto, após esta brilhante vitoria, se Dhlakama quisesse teria avançado para tomar a forca as 7 provincias. É triste vermos Dhlakama a sofrer no mato enquanto ele é o legitimo vencedor das eleições de 2014 e para provar que ele é um super democrático, ele naor exigir para ser o primeiro ministro ou algo assim, ele está a exigir a descentralização e a eleição dos governadores, a independência dos organização de justiça e da soberania, incluindo o exército que hoje e propriedade privada da frelimo.

Enquanto o Nyusi, é um individuo que nao tem nenhum poder real, tudo quem determina e o seu tio Chipande e o seu patrão Guebuza isto porque o Nyr nunca sonhou que um dia seria presidente, quem devia estar no lugar dele seria o Aires Aly ou o Mulembwe mas o Guebuza batotou tudo.
O Nyusi passa a vida a nomear as suaz amantes para cargos nacionais e provinciais e para ele apenas interessa fazer turismo e show off usando a capa de presidente da república enquanto na verdade é apenas um pateta que nao manda em nada.
Manage
LikeShow more reactions
Reply36mEdited
Iglesias Rassul “...foram abatidos 50 comandos angolanos 89 zimbábueanos e 170 piriquitos das fademos e centenas de feridos graves.”

Tudo isso por apenas 16 armas com munições incompletas??? Mano, o exagero tira credibilidade.
Manage
LikeShow more reactions
Reply59m
Evaristo Emilia Maculuve O Senhor foi militar?se nao posso lhe dar razao..o inimigo quanto abate seu adversario retira lhe a arma
Manage
LikeShow more reactions
Reply51m
Suneilla Suni Sun Poxa! É a nossa pátria amada que está no abismo
Manage
LikeShow more reactions
Reply33m
Unay Cambuma A comitiva de Dhlakama quando foi atacada apenas possuía 16 armas com munições incompletas, isso dito pelo próprio Dhlakama em entrevista ao Canal de Moçambique. É claro que os guardas de Dhlakama usaram as centenas de armas abandonadas, isso nem é preciso dizer.
Manage
LikeShow more reactions
Reply31m
Unay Cambuma Os números que apresento nos comentários é correcto e até as baixas de Mazembe podem ter ultrapassado 1000.
Manage
LikeShow more reactions
Reply29m
LikeShow more reactions
Reply13m
Alson Macheque E claro Anabela Salvador como tambem o Nyusi ja foi futibolista em Nampula compara isto como um game play station
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
Heldon William estar a igreja escoltado e com almofadas para confortar-se nos bancos, ora só
Manage
LikeShow more reactions
Reply1hEdited
Zoheb Jussab Achei hilariante esta crônica! Mas nem tudo o que disse deva concordar.
Manage
LikeShow more reactions
Reply14m
Ermelindo Da Conceicao Lamentavelmente Momade Assife Abdul Satar em pleno século XXI credo que não podemos aceitar essa forma de governar
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Francisco Sebastiao Machava 100% correcto. A Vitória Diogo e seu comparsa pettersburg de facto são parte do material decorativo como dizes sempre Nini. Há outros ministérios iguais ao da Vitória Diogo, to falando de Educação; os professores estão indefesos mas está alguem a dizer que está em prol do bem dos professores. País de banana
Manage
LikeShow more reactions
Reply3h
Arcénio Macamo O professer ta em maus lençois, năo tem nenhum valor neste país... Ser professor é assinar um pacto com a pobreza p toda vida, os Nyusis estão nem aí! O que sabem fazer é dar maços de dólares aos filhos p curtirem tudo de bom e de melhor que o mundo oferece. Meu caro, nós estámos a sobreviver!!!...
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Francisco Sebastiao Machava Kkkkk com certeza mesmo. Nem temos ministro nós
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
MiltonChambal Alma de Ouro "Se nem o treibador não entende de futebol". Kkkk

Como iriam ganhar se os jogadores saem dos sofas para o campo na hora do jogo? Kkk...See More
Manage
LikeShow more reactions
Reply11m
Elias Valente Langa Ministério do trabalho só pois mais rica a ministra vitória Diogo. ..cortou todas regalias aos trabalhadores que mal recebe.essa ministra de humano não tem nada
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
Pedro Chilundo ...com os jogadores que tem, a equipa não ganha. Se nem o treinador entende de futebol...essa expressão é de rir até chorar

Buakakakakakakaaaaa
Nitabuvuca minoooooo
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Magaia Manuel Antes de transformamos estas boas teorias em práticas sempre teremos mais boas teorias para as proximas geracoes.
E se for preciso BANHO DE SANGUE pos bem poderemos passar por ele.
Manage
LikeShow more reactions
Reply53m
Navalha Agnaldo Navalha Só quem é da frelimo de forma ferenha pode negar este post
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Naine Mondlane Plenamente De Acordo!
Manage
LikeShow more reactions
Reply3h
Connor Mead "Govern0 e pRa aCom0dar aMigos?"

Nini Satar
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
LikeShow more reactions
Reply1h
Joaquim Moiane país dos myloves nada muda só blablabla
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Don Nenas JURO ALGO M DIZ Q NHUSSY NAO VAI CANDIDATAR SE P O 2 MANDATO....! PODE ALEGAR PROBLEMAS FAMILIARES E ENTREGAR O PODER ....!
SERA?
Manage
LikeShow more reactions
Reply11m
Dito Mahamad Dito Bem falado Nini em Moçambique n temos oposição a única oposição p o governo e o povo,o presidente desde q tomou posse p mim n faz sentir q e chefe do governo, parecer alguém manda nele a pena sou trás cábula p dezer ele manda,ele tem muito por dar mais...See More
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Arnaldo Zefanias Neves Acompanhei atentamente a entrevista do líder da oposição, há muita merdas eu não sabia que Moçambique tem donos há que o presidente vai consultar certos assuntos ligados a paz
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Dofo Cm De facto a Vitoria Diogo so esta la para enfeitar , saudades da Helena Taipo , esta sim tinha mão para a coisa ,lembro me do Chines que batia nos seus trabalhadores por estes atrsarem , acredito que se a Helena Taipo ainda fosse Ministra ,esse chines ja nao estaria em Moç
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Ezquiel Manjate Tens ideias das pessoas que ele deveria colocar n lugar destes que mencionaste meu irmão Momade Assife satar.
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
Floripes Matavel Assino em baixo a sua reflexão Nini Momade Assife Abdul Satar
Manage
LikeShow more reactions
Reply3h
Paulo Dzindua Azagaia canta o povo no poder dia seguinte e procurado pela procuradoria filho de nyusi o porquinho gordo fica ai sentado dia seguinte compra ferrar
Manage
LikeShow more reactions
Reply28m
Elias Valente Langa Um grande segredo para o vosso trabalho andar . não tem metas com tua funcionária.
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
Roque Antonio Da Sukayn-bi No nosso próprio pais nos pagamos para respirar,sim o povo tivesse a coragem do líder da RENAMO nanda Di isso estaria a acontecer

Depôs dizem que o povo e patrão
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Anabela Salvador E lamentável nyusi governa mal ele compara o pais cm carro CMO já foi mecanico
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
Herminia Manhica Esse é o balanço do ano em 2dias não se faz nada.
Já a certeza
Próspero 2018...See More
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Marffy Manhiça Na minha opinião a vice ministra Ana Flavia ta trabalhar...parabens pelo post, da gosto ler do inicio ao fim
Manage
LikeShow more reactions
Reply3h
Nelson Kassanga Concordo plenamente so mestre nina satar aluta continua ate ao fim vamos k vamos lutar pa nôs os mais disfavorecida termos um lugar condigno.
Manage
LikeShow more reactions
Reply3h
Nelson Roroje Roroje Se o proprio treinador é decorativo tambem quem nomea os jogadores é o presidente do clube, o tal de nhusi Só tem missao de pôr a jogar se cometem faltas ou nao ele nao pode trocar sem receber ordens superiores. Avantagem é que ele recebe como treinador mais na verdade ele tambem é um jogador sub-lenti.
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
Muidai Muidai a verdade é essa se nosso lider for se a Renamo não se sabi, certo Nini, o povo no poder
Manage
LikeShow more reactions
Reply15m
Dorps Patrick "Se o treinador não entende o futebol", está claro isso!
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Arthur Macuácua Kkkkkk gostei dessa " COM OS JOGADORES QUE TEM, A EQUIPA NÃO GANHA. SE NEM O TREINADOR NÃO ENTENDE DE FUTEBOL "....

E Depois aparece um palhaço chamado Bill sei lá o que a falar mal do NiNi Satar. Quem é voçe para falar mal do NiNi?!
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Rufino Feliciano Bembele Kkkkkk shiii esse e forte...
Manage
LikeShow more reactions
Reply3h
Zacarias Hoguane Vitória Diogo pai está trabalhando. parabéns a ela
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
Khensani Duducho Sika Tudo se resume na música do Azagaia, "As mentiras da verdade"
Manage
LikeShow more reactions
Reply3h
LikeShow more reactions
Reply3h
Zina Ngorinenhi Thomas chamar as coisas com os próprios nomes é isso,estamos junto Nini!
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
Margarida Macuacua De facto ninguém é eterno.kkkkkkk
Manage
LikeShow more reactions
Reply3h
Alexandre Mario Chirrute Estamos Na Decadência!
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Muthetho Nhazilo Para que argumentar se a verdad sobre Moz esta aki!
Manage
LikeShow more reactions
Reply3h
Clara Vilanculos Grande balanço
Manage
LikeShow more reactions
Reply25m
Lombe Lombe É Lamentavelmente,
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Sergio Mathe Concordo plenamente
Manage
LikeShow more reactions
Reply3h
Fina Mussa Asssunto!!!!!
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
O Próprio Augustyne ASSINO POR BAIXO !
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
LikeShow more reactions
Reply2h
LikeShow more reactions
Reply2h
Fernando Eduarte ja que somos resilientes, vamos aguentando. aquele abraço
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Jorge Manuel Jr. MAAS, onde que está a sua obra.eu preciso comprar
Manage
LikeShow more reactions
Reply6m
Möcïnhö Dä Cänücä Mas verdade
É disso qui a gente precisa

Sem comentários: