sábado, 9 de dezembro de 2017

Com 52.8 milhões de dólares: China financia construção do aeroporto de Xai-Xai

  • vtem news box
  • vtem news box
  • vtem news box

UM total de 52.8 milhões de dólares norte-americanos será disponibilizado pela República Popular da China para o financiamento da construção do Aeroporto de Xai-Xai, em Gaza, e aquisição de 100 autocarros para o transporte de passageiros nas cidades do país.
Deste valor, 45 milhões de dólares vêm se juntar ao donativo de 15 milhões acordados recentemente para viabilizar o projecto de construção do aeroporto de Xai-xai e os restantes 7.4 milhões deverão ser aplicados na aquisição de viaturas para o transporte público.
Para efectivação dos projectos, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e o Embaixador da China no país, Su Jian, assinaram três instrumentos de cooperação que incluem investimentos para a provisão de serviços de televisão por satélite em 500 aldeias.
Na próxima semana, os dois países vão realizar a cerimónia de entrega e inauguração de um bloco de Pediatria do Hospital Central da Beira, em Sofala, bem como de um donativo de sete mil toneladas de arroz, tecidos e panos para a produção de uniforme policial.
Oldemiro Baloi disse, na ocasião, que o futuro aeroporto de Xai-Xai  colocará a província de Gaza no circuito das ligações aeroportuárias do país, permitindo não só a mobilidade de pessoas e bens, como também, servir como alternativa ou uma das plataformas de resposta às situações de emergência ou catástrofes naturais.
“Mais importante ainda, é o facto de visualizarmos a médio e longo prazos o aeroporto de Xai-Xai como uma infra-estrutura que colocará a província de Gaza na matriz regional e internacional, tendo em perspectiva as suas potencialidades, não apenas no desenvolvimento do sector do turismo, como também na atracção de outras actividades por conta das potencialidades que a província detém nas áreas de mineração, agricultura e agro – processamento”, acrescentou Baloi.
O ministro explicou que os donativos colocados à disposição de Moçambique são oportunos e vão permitir a operacionalização de acções inscritas no Plano Quinquenal do governo, complementando os esforços empreendidos na busca de soluções para a melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos.
O embaixador chinês em Moçambique, Su Jian, disse que 2017 é um ano marcante para as relações bilaterais entre os dois países, em que a cooperação tem conseguido resultantes frutíferos, principalmente no domínio de infra-estruturas sociais.
“A China continuará a explorar o modelo de cooperação adequado à realidade moçambicana, concentrar nas áreas de modernização agrícola, cooperação da capacidade produtiva e o desenvolvimento de zonas económicas e comercial e aperfeiçoar a construção de infra-estruturas”, afirmou.

Sem comentários: