sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Somos 28.9 milhões de habitantes


Somos 28.9 milhões de habitantes
Moçambique tem uma população de 28.9 milhões de habitantes, segundo os resultados preliminares do Recenseamento Geral da População e Habitação, hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os dados preliminares não trazem novidades em relação às províncias mais populosas. Nampula e Zambézia continuam a liderar as estatísticas com 6.1 e 5.1 milhões de habitantes, representando 40% do global. As menos populosas são as províncias do sul do país. As mulheres continuam a maioria por província e, por conseguinte, do país.
Segundo os dados, a população moçambicana aumentou em 12 milhões se comparado com o primeiro censo realizado em 1980.
Rosário Fernandes, presidente do INE destacou que o censo foi realizado num contexto caracterizado por uma conjuntura político-militar, económica e financeira atípicas, mas que o processo decorreu dentro do previsto. Entretanto, aos investimentos tecnológicos realizados neste processo o tornaram mais caro que o anterior.
De acordo com as autoridades, os dados preliminares do Recenseamento Geral da População e Habitação são considerados próximos da realidade sendo que podem ser usados para o desenho de projecções de políticas públicas. Os resultados definitivos serão apresentados em Junho do próximo ano.

Sem comentários: