quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Inaugurado novo centro de emissão de vistos Schengen em Maputo


Inaugurado novo centro de emissão de vistos Schengen em Maputo
Os pedidos de vistos Schengen para Portugal em Maputo passam, de agora em diante, a ser feitos através do centro de pedidos de visto para Portugal, cujas instalações foram inauguradas nesta quarta-feira, pelo cônsul-geral de Portugal, Frederico Pinheiro da Silva.
De forma a melhorar a qualidade do serviço para os moçambicanos e portugueses, o Consulado Geral de Portugal firmou parceria com a VFS.Global (gestora do centro) e especialista em serviços de tecnologia.
O cônsul-geral, Frederico Pinheiro da Silva, disse que tomaram tal decisão porque as instalações do consulado em Maputo e os seus recursos humanos não permitem responder com profissionalismo, celeridade e eficiência, face ao número crescente de cidadãos que requerem um visto.
“A procura continua a aumentar e isto demonstra que a relação afectiva entre Portugal e Maputo é mesmo incontornável”, expressou Silva.
“Todos os moçambicanos que quisessem vistos para Portugal eram obrigados a se dirigir ao consulado português. Portanto estas instalações vão permitir alcançar números superiores”, revelou. Frederico Pinheiro Silva fez saber que, em 2017, o consulado emitiu mais de 90 mil vistos. 
O acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre países signatários. Actualmente, 25 países europeus pertencem ao espaço Schengen.

Sem comentários: