quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

NÃO SE COMBATE A CORRUPÇÃO ENQUANTO A LEI PERMITIR EXCEPÇÕES!


NÃO SE COMBATE A CORRUPÇÃO ENQUANTO A LEI PERMITIR EXCEPÇÕES!
O combate à corrupção em Moçambique é uma “prioridade” e é mesmo por isso que se inventam e reinventam Leis, Decreto-leis, decretos e demais normas de direito circulatório com vista à combater à corrupção.
Escuso-me de falar da criação de instituições vocacionadas para o combate à corrupção desde Gabinetes, fóruns e outras mesmices que dizem combater a corrupção.
O que neste momento me chama mais a atenção é a “Lei do Procurement” que regula as formas de aquisição dos bens do Estado. A última grande aquisição de viaturas de luxo é o que justifica o título deste artigo.
O ajuste directo é uma EXCEPÇÃO que virou REGRA no Estado.
Por mais perfeita que seja a Lei, o Código ou mesmo a Constituição da República, sempre existe uma EXCEPÇÃO. Esse é o problema. As Excepções.
Uma Lei “normal” deve conter excepções para situações excepcionais. Mas por estas bandas, as excepções são PERIGOSAS. É nas excepções onde “se esconde o diabo”.
Vejamos o seguinte:
- Excepcionalmente podemos contrair dívidas em nome do Estado sem passar pelo Parlamento;
Excepcionalmente compramos luxo com dinheiros públicos sem necessidade de concurso;
- Excepcionalmente entregamos a gestão de um banco falido a uma entidade que regulou o mesmo processo;
- Excepcionalmente o Banco Central pode “mandar passear” deliberações da Comissão Central de Ética Pública;
- Excepcionalmente os deputados dos diferentes partidos estão de acordo quando se trata de aquisição de Mercedes Benz para as bancadas em detrimento de transporte para o povo.
- Excepcionalmente a Polícia Municipal tinha competência para fiscalizar viaturas particulares, assim como a PRM, de mandar retirar os “vidros fumados”;
- Excepcionalmente Presidentes Interinos de Conselhos Municipais são réus confessos e condenados em processo-crime e mesmo assim continuam a trabalhar, normalmente.
- Excepcionalmente, em Moçambique, quanto mais grave for o crime cometido, menos são as chances se tem de responder perante a justiça.
Concluindo:
Excepcionalmente, cumprir a Lei, por cá, é excepção das excepções!

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Comentários
Roberto Saviano Epah....Pior de Tudo é que deve estar um maluco qualquer a ler estes comentários... Tentando apontar quem são os "APOSTOLOS DA DESGRAÇA"....tipo aquele é aquele estão a falar mal de nós.... Kkkkkkkkkk
VAO DIZER QUE É INDISCIPLINA PARTIDÁRIA que estes a
ssuntos são abordados em sede própria e bla... Bla.
Como se isto fosse uma Ditadura..... Mais também Samora Machel já tinha falado que iam nascer novos COLONIZADORES aqui nesta TERRA.
Acho que ao mais alto nível devia se distanciar destas brincadeiras... Se não vai ser confundido como CÚMPLICE

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11 semEditado
Bangan Gui Cavelane Excepcionalmente vivemos no Pais do Pandza... onde infelizmente o Procurador so existe para ingles ver.
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11 sem
Acacio Massingue Excepcionalmente as excepções são regras da vida para a justiça moçambicana ilustre Elísio de Sousa meu Mano, nestas bandas há coisas que doem!
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11 sem
Tarcísio Azevedo A excepção virou REGRA.
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11 sem
Bachir Abav As excepção não são para os pequeninos Dr. Os pequeninos estão sujeito a rigorisidade da lei, isto porque, não tem quem possa aparentar. Já os papas grandes estes sim, a lei parece que está ao seu favor por isso fazem e desfazem como o bem entender. Olhando para o grau de infracções cometido pelo Papa grandes, no caso do desvio dos 2 bilhões de metidas, e olhado para o caso de pequeninos, como o caso de um ladrão de galinha a lei impõe o cumprimento porque lezou uma família de 2 pessoas. Agora, quem lesa o patrão que é o povo neste caso, a exceção. Que pouca vergonha. A procuradoria, o ministério público e outros órgão guardião da lei estão comunados com os papas grandes.
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11 semEditado
Cristovao Pires Pires Antes agradecer pela exposição dos assuntos sociais, eu pessoalmente gostaria de deixar ficar uma questão triste, porque não tenho esperança de ver uma revolução no sentido que a nossa juventude é maioritariamente alunos dos verdadeiros inimigos da verdadeira justiça.
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11 sem
Leonilde Falcão Terrível....
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11 sem

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11 sem

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11 sem
Sergio Zimba Nyandayeyoooooooo
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11 sem
Nycy Djalala País das excepções. Triste
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11 sem


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11 sem
Francisco De Assis Cossa Eles estão ja habituados que o povo so reclama por uma semana depois esqueci e tudo volta a normalidade.
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11 sem
Rutuane Valige O povo nem reclama, apenas murmura por alguns dias.
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11 sem
Francisco De Assis Cossa Mas eu gostaria que um jornalista entrevistasse ao PR acerca desse assunto, que estará mesmo anfim de combater a corrupção ou è discurso para o boi dormir.
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11 sem
Rutuane Valige Ajuste directo virou moda.
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11 sem
Tâniia Regiina Chiriindza E mais nao digo👏👏👏👏👏👏👏👏...Epah
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11 sem
Sengo Nhassengo Triste saber que assim e na Terra que me viu nascer. Bayeteee.
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11 sem
Márcio II II Texto excepcional  Triste o que acontece 
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11 sem
Daniel da Costa Excepcionalmente, tiro o chapeu!...
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11 sem
Elísio de Sousa 😂😂😂🙏🏿
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11 sem
Ramadane Imamo Promíscuidades.
Terramoto estadual com efeitos nefastos no Cidadão.

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11 sem
Sonia Mboa Mboa Excepcionalmente agradeço pela abordagem pois em casos excepcionais usamos com regularidade estas palavras.
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11 sem
Dinho Jose Nhantumbo Há excepções quando o crime é cometidos pelos pequenos e é de "lesa magestade"
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11 sem
Leonardo Manhice Manhice Dr. Elísio pessoas de grande gabarito como o senhor deveria estar na PGR ou no TS pra trazer o país de volta ao carris. Avante dr.!!!
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11 sem
Deuclise Adelaide Chissumba A excepção tem nos matado Sr Doctor Elísio de Sousa.
Triste e lamentável situações que temos vivido em torno das excepções.

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11 sem
Anaf Burramo Sem comentarios.....
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11 sem
Noe Tome Chimbire Mbaula sera o governo tem acessores jurídicos , mesmo chi já e de mas, até a casa de povo q e a criadora das normas mas também atropela as mesmas .
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11 sem
Lara Denise Malele É que os tais acessores só podia dar nisto
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11 sem
Rutuane Valige Para o teu conhecimento dr. Até na adjudicacao de serviços de limpeza ja se usa ajuste directo. Concordo plenamente que o ajuste directo virou regra e nao excepcao Lamentavelmente como tem dito Antonio Muchanga
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11 sem
JB Duarte Isso só em mundos onde cada um quer ganhar da força mais fácil que pude! Os deputados lutam quando há fome e sorriem quando há carros!
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11 sem
Azarias Felisberto Um país pobre comprando viaturas de luxo.
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11 sem
Lara Denise Malele Kkkkk eix no comments
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11 sem
Sílvio Sitoe Excepcionalmente, este texto sera levado a serio por quem toma essas decisoes excepcionais.
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11 sem
Marques Abdala Verdade Dr e triste
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11 sem

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11 sem
Xavier Antonio São tantas excepções que tornaram regras e regras excepções. Essa atitude é tomada deliberadamente para servir de escapatória. Assim, as leis acabam se destinar àqueles coitados que não sabem driblá-las.
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11 sem
Paulino Davanhane Excepcionalmente nào cpmento!...
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11 sem
José Mambo Bem dito Elísio de Sousa, assino em baixo EXCEPCIONALMENTE...
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11 sem
Gracio Abdula Excepcionalmente somos um País rico!
Meu caro e Ilustre Colega infelizmente em todo o mundo os valores morais e éticos foram arremessados para o caixote do lixo. Basta ostentares riqueza todo o mundo te trata como se fosses Deus! Se estiveres bem assea
do mas com indumentária modesta olham-te com indiferença. O mais caricato e absurdo é que sáo os pobres os primeiros a ignorar quem não se apresenta como um rico. É um fenómeno estranho e bizarro!
Põe um fato e uma gravata inglês, sapatos italianos, relógio suíço e perfume francês...entra num Banco e verás que te oferecem café...bolachas e te perguntam quanto dinheiro queres de empréstimo. Veste uma roupa modesta e entra no mesmo Banco...terás logo o segurança e mandar-te para a fila, ordenar-te a não usar celular...ninguém vai olhar para ti!...
Se és traficante mudas todas as semanas de carro e ofereces umas notas de 50mt às tias e tios és o melhor vizinho do bairro. Se és um cidadão batalhador que dás certos conselhos úteis aos vizinhos és um chato aue te metes na vida dos outros. É isso que precisamos mudar!

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11 sem
Sinai Lonzo A grande verdade obrigado Caro dr,
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8 sem
Dinis Zitocas Tivane Sabias palavras Dr
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11 sem
Faty Marcelino Excepicionalmente vai o moz. Tragedia total
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10 sem
Estevao Maloa A única excepção a excepção é a excepção!

“...Na conclusão GCCC, de acordo com a fonte, não há espaço para responsabilização criminal do Ministro, na medida em que "não estão preenchidos elementos constitutivos de casos de Corrupção". Fonte: www.dn.pt.
Reflectindo ...🤔
A PGR (GCCC) conclui que há Conflito de Interesses Público mas não há crime de Corrupção.
Mas a PGR não nos disse se haveria ou não crime de Participação Económica em Negócio (art. 505 CP)
....ou crime de Abuso de Cargo ou Função (art. 507 CP)
...ou ainda, crime de Tráfico de Influências (art. 508 CP)
...senão, crime de Aceitação de Oferecimento ou Promessa (art. 509 CP)
... ou talvez, o crime de Enriquecimento Ilícito (art. 511 CP)
Não disse ainda a PGR, se haverá, eventualmente, lugar a responsabilidade civil do funcionário público causador do Conflito de Interesses nos termos do art. 86/82 da Lei da Probidade (LP), ou ainda Responsabilidade Disciplinar do Funcionário, nos termos do art. 87 LP
Não se sabe se a conclusão da PGR, foi extraída de uma aturada e demorada investigação no âmbito da Instrução Preparatória de um processo número “X”, onde foram interrogadas pessoas, ouvidas testemunhas e declarantes, recolhidos e examinados contratos, requeridas quebra de sigilos bancários e indexadas escutas telefônicas e gravações de conversas (como se faz nos outros países), ou...
ou ...... foi apenas um simples despacho-de-gabinete “sem processo sem nada!”
🤔

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Comentários
Benedito Nhança Grande reflexão ilustre! Dizem que é um" parecer"
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12 sem
Moulinho Lehuany Isto se fosse um acto pequeno praticado por um funcionário público já teria sido expulso do aparelho de Estado acusado de desvio de fundo e outras coisas e sem direito a defesa. Ou seja um justiça demorada até ele ter a oportunidade de se defender
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12 sem
Bruno Morais Combate a corrupção ainda é uma miragem
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12 sem
Leonardo Manhice Manhice Ratoeira não agarra elefante mas grato dr. Por mais uma aula de sapiência.
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12 sem
Fito Williams Os entendedores da matéria devem esclarecer realmente esse caso. Com finalidade de decipar qualquer equívoco existente..
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12 sem
Fabolous Merhy Se nao vimos nada disso so pode ter sido despacho de gabinete simplis....
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12 sem
Simões António José Corruptos não combatem corrupção. Never...
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12 sem
Muzila Wagner Nhatsave Eu nao entendo nada dessa coisa de direito. Mas neste caso vertente Mesquita nao tinha como. Este memorando em termos praticos ate lesa a empresa onde ele tinha interesse porque o acordo preconiza reduçao de preço dos seus serviços. Nao e um acordo que lhe da vantagens. e no caso vertente nao ha concorrentes a Cornelder era a unica entidade com quem se devia sentar , por ser ela a concessionaria.Haveria outra saida mesmo em termos praticos? Nao nego que ha riscos de facto num futuro de haver situaçoes onde ele possa nao tomar uma actitude propositadamente para nao influenciar seus negocios. Mas ha como controlar isso. Estamos de facto num dilema onde a unica soluçao que vejo , embora com reservas, e que ele saia do ministerio. Reservas porque. passo a explicar de acordo com a minha experiencia no sector privado e na advocacia economica na melhoria do ambiente de negocios ha quase 10 anos. Um dos maiores problemas que temos neste pais principalmente nos min isterios economicos, e ter gente a frente e na sua estrutura que de negocio nao entende nada e nem tem visao estrategica do sector e acabam metendo muita agua , atrasando a economia deste pais e nos metendo na cauda dop Doing Business. sou dos que defende que estes ministerios devem ter gente com sensibilidade de negocio e visao para que possamos discutir e tomar medidas para o pais crescer. E infelizmenete esse tipo de pessoas so encontras mesmo no sector privado que vive os problemas e sente na pele as dificuldades. Quando sentas com essa pessoa e lhe explicas as coisas a sensibilidade e vontade de resolver os problemas e outra. E acho que o presidente caiu neste pensamento e foi buscar alguem com elevada experiencia na matreria. ja foi executivo dos CFM e depois na Cornelder, e conhece a espinha dorsal da logistica nacional estando no estado e no privado. alguem com capital suficiente para dar o rumo que e desejado. Agora em que ficamos? seguir a lei e deixar os ministerios economicos estrategicos nas maos de gajos que so metem agua , burocratas que negocio nao entendem nada, ou ir buscar um tipo expert e que pode desenvolver o sector. O problema esta na pessoa ou na accao da pessoa enquanto titular da pasta em questao? como disse na minha intervençao , nao entendo nada de Direito, mas eu me guio pelo bem comum, bom senso e fim ultimo desenvolvimento e bem estar das pessoas. Se continuarmos a insistir em ter gente em ministerios economicos que de negocio nao entende nada e nunca geriu nada , digo sem duvidas que nao vamos sair deste marrasmo economico. so gente com conhecimento e com sensibilidade e que pode ajudar a resolver e naturalmente salvaguardadndo os interesses do Estado. Ando nisto ha 10 anos e a minha pouca experiencia me mostra que este pais esta na merda por causa de cabeça de pessoas , que usam a arrogancia para esconder incopetencia e tem um mindset que nao lhes permite novas abordagens. como podes discutir por exemplo co a Autoridade Trinutaria um assunto de realaxamento fiscal para criar vantagem comparativa e teres maiores receitas na exportaçao e o pais ganhar via balança de pagamentos, e ir buscar o IRPC que ninguem declara, as vezes a custa de peso de 1% na rubrica de tal imposto. ou seja negam relaxar 1% com o potencial de ir buscar 32% no final do exercicio. sem contar com impostos indirectos e contribuiçoes em outros impostos e taxas pelo aumento das quantidades exportadas. Nao e possivel falares com uma instituiçao cujo o seu mindset e cobrar. De economia nao entendem nada de negocio pior ainda. O intrerlucutor valido deveria ser o ministeria de economia e finanças, mas mesmo la e so nome. Entendo esta preocupaçao , mas e bom ver as coisas em toda sua dimensao. este pais para sair do marrasmo precisa de pessoas com outra mentalidade e visao. e preciso ir buscar valencia fora do sistema para as coisas andarem, e so podes atrair quadros do sector privado com experiencia para ajudarem o governo. O mais importante nao sao as pessoas , mas sim a sua conduta enquanto titulares da pasta. se formos com esta mentalidade em nome de legalismos o pais trava, porque continuarao os incopetentes a governar as instituiçoes
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12 sem
Elísio de Sousa Reflexão profunda Muzila
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12 sem
Diamantino Nhampossa Que tal um gestor público que não entende muito de sector privado mas cumpre a lei à risca, poderia ajudar? Estamos agora a ver que o empresário está a meter H2O!
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12 sem
Tavares Augusto Aprendendo de Direito. A conclusao da PGR me parece um soft drink em dia de intenso calor!
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12 sem
Bachir Abav A decisão baseou-se no camaradismo partidário. O discurso foi claro, pra quem percebeu " a falta de experiência do ministro na administração pública. " desculpa farrapada. O nosso sub consciente não nos engana.
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12 sem
Isac Marcio Jane Janyto D'accord dr. Sempre sintonizado e com colocacoes pertinentes...
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Joao Manhique Nwina.... Certo, mas, isto é Moz e wafa hi Nomo, mas, estás certo dr. aliás só tinhas de estar certo diante dos factos....
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Cristovao Pires Pires Dr. O meu sentido apreço, treste isso, tenho a certeza que vai fazer da sua aula uma farmácia para a cura dá ignorância na utilização dos respectivos códigos acima citados.
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12 sem
Diamantino Nhampossa A subordinação do MP ao poder instituído? Sem independência, haverá maningue chin chins com softdrinks!
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12 sem
Frederico Pereira mais uma daquelas que da para chorar ou rir! nossa pgr...
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12 sem
Carmelo Pontes O ministro Mesquita tem sobrevivido a todo tipo de tentativa para lhe jogar fora do cargo, parece um participante do reality show que é impopular mas que avança para a final do programa, a interpenetração de negócios e poder em África é algo normal, não é primeira e não será a última vez, o Gccc disse que não há crime, o que esperava? Não crime
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12 sem
Indigina Atipico Cronicas O grande, o pior erro, da PGR, é pensar que a sociedade moçambicana de hoje, é como a dos anos 1975- 1989. Nem é preciso um apurado entendimento jurídico, para perceber que ela ( PGR), está alegar fundamentos que não falam, tudo para ilibar o Carlos Mesquita. De tanto estar fartos desses tipos, me escuso a usar do formalismo para me referir aos mesmos. A sociedade está desperta! Tenha ou não um conhecimento jurídico, a sociedade já amanheceu! 
Percebam isso meus senhores.

PROCURADORIA DE NAMPULA, ERICINO SALEMA & MUNICÍPIO DE NAMPULA
PRERROGATIVAS ESPECIAIS DO MP
As prerrogativas especiais dos magistrados do Ministério Público no âmbito da fiscalização da legalidade não constituem novidade alguma.
Este regime já existia âmbito da extinta Lei n.º 6/89, de 19 de Setembro, depois replicada pela revogada Lei n.º 22/2007, de 1 de Agosto e reformulada pela Lei n.º 4/2017, de 18 de Janeiro.
Inspira-me a discutir este tema, as ultimas acções que se mostram a decorrer no Município de Nampula, onde certo dirigente (interino ou não) decidiu, unilateralmente alterar a máquina de gestão do poder local naquela urbe. Duvidando da legalidade dos mesmos actos, assistimos a uma acção proactiva (e, de certo modo, inovadora) por parte da Direcção do Ministério Público na mesma província, no sentido de intimar o referido dirigente do poder local à conformar-se com a Lei, que, no caso concreto, seria necessariamente, dar por “sem efeito” alguns dos despachos popularizados em praça pública.
Não me interessa muito, aqui, discutir o mérito dos despachos do referido dirigente do poder local, ou das constatações do órgão máximo do Ministério Público naquele ponto do país, não porque não tenha opinião a dar, mas por entender que se trata de matéria alheia ao foco desta intervenção.
Aquela divergência de opiniões em nenhum momento me incomoda, atendendo que se trata de um genuíno exercício de liberdade de pensamento e de opinião à respeitar, e que, administrativamente serão encontrados os melhores caminhos para a sedimentação da legalidade.
O que, de facto me preocupou ( e ainda me preocupa) foi a opinião dos comentadores do programa “Pontos de Vista” (22.10.2017, STV), onde, com maior enfâse, o Dr. Ericino Salema (a quem tenho bastante respeito e admiração pela forma como tem se expressado e elucidado nalguns assuntos de interesse nacional) no tocante a Acção de Intimação ao Presidente Interino do Conselho Municipal de Nampula, por parte do Procurador Provincial-Chefe de Nampula, no âmbito das Prerrogativas Especiais do Ministério Público. Disse o respeitado comentador residente a certa altura da sua exposição no tocante à este tema que o Procurador-Chefe Provincial de Nampula agiu mal em intimar o “Interino”, ao invés de recorrer ao Tribunal Administrativo e pedir a anulação dos referidos actos, no âmbito do poder de fiscalização do Ministério Público.
Bom, por mim, acho esta opinião tanto a quanto desvirtuada dos comandos normativos que orientam a actuação do Ministério Público na defesa da legalidade. Pelo que nos parece que o prezado Ericino Salema se esquece que em Direito Administrativo existem competências genéricas e competências específicas (que me corrijam os administrativistas). A fiscalização da legalidade como um todo é uma das competências genéricas do MP, que se extraem da Lei do MP e da demais legislação atinente às funções do MP nas diversas jurisdições. O uso do “Mecanismo Extrajudicial”, não faz parte das competências genéricas, mas sim específicas, uma vez que trata-se de uma actuação dentro de uma situação concreta que a própria lei determina e limita.
As Prerrogativas Especiais dos magistrados do MP, nos termos do art.º 6 da Lei do MP, apesar de não ser nada de novo, apresenta-se, in caso, como uma actuação sui generis, conquanto esta não tem sido usada nas diversas situações em que a mesma é chamada. Para melhor entender este mecanismo é imperioso que recorramos aos ensinamentos do M.e Ribeiro J. Cuna onde o mesmo ilustre elucida-nos nos seguintes termos: “… sendo o MP considerado o guardião da legalidade, deve velar para que as instituições públicas e privadas pautem a sua conduta em conformidade com o Direito, e que para o efeito para além de actuarem no âmbito de determinado processo, os Procuradores da República (…) gozam de prerrogativas especiais no âmbito da reposição da legalidade para actuarem extrajudicialmente” CUNA Ribeiro José, O Ministério Público, Maputo, 2011, pág. 88.
É fácil, partindo deste ponto, concluir que em Moçambique o Ministério Público actua sob, pelo menos, dois planos: (1) O plano judicial ou judiciário. Ou, (2) O plano extrajudicial. Em nenhum momento cada uma das formas de actuação do MP, anula a possibilidade de recurso a outra. Há aqui uma relação de complementaridade ou alternatividade e não de superfluidade ou de inutilidade. Assim sendo, tanto a intimação para prática ou omissão de acto, como o recurso ao Tribunal Administrativo serão acções valoradas no âmbito da defesa da legalidade por parte do MP.
QUAL IMPORTÂNCIA DO MECANISMO EXTRAJUDICIAL?
Na jurisdição brasileira, há um mecanismo similar a este que se designa por Termo de Ajustamento de Conduta. A diferença deste como o nosso “Prerrogativas Especiais”, é que naquele, o MP firma um acordo com a contraparte, cujo acordo tem efeito executivo. Neste sentido, ensina o Prof. ZANELLATO, que o “Termo” permite uma solução negociada (…) e oferece uma solução mais célere, ajudando a descongestionar a justiça, garantindo um acesso mais eficaz dos lesados à tutela individual e colectiva dos seus interesses (ZANELLATO, Marco António, Termo de Ajustamento de Conduta – TAC: Aspectos Gerais e Polêmicos, 2010 passim CUNA, Ribeiro, idem, 90). Assim, nada obsta que o MP de Nampula recorra, ou já tenha recorrido ao Tribunal Administrativo a fim de repor a legalidade administrativa, mas, neste caso, a acção célere e energética por via da INTIMAÇÃO, se mostra digna de mérito, por ser legal, coerente, proporcional e tempestiva.
CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS DO NÃO ACATAMENTO DA “INTIMAÇÃO” DO MP
O regime das Prerrogativas Especiais na era anterior a Lei do MP de 2017 era meramente formal. Aliás, era recorrente a crítica a este mecanismo que apenas servia como forma de dilação de actos de reposição da legalidade por parte do Ministério Público, visto que o mesmo não acarretava quaisquer consequências jurídicas para quem não acatasse. Talvez até seja mesmo por isso que a mesma era pouco usada pelos respectivos magistrados. Contudo, após o advento da nova Lei do MP, o legislador criminalizou o não acatamento das “Intimações”, nos casos em que o ente público ou privado apenas ignora a referida Intimação. Isto significa que, se o Presidente Interino do Município de Nampula pautar por ignorar a Intimação do Procurador Provincial Chefe de Nampula no prazo concedido de 24 horas, a partir da recepção do expediente, estará o mesmo a cometer um crime de Desobediência nos termos da conjugação do n.º 3, do art.º 6, da Lei n.º 4/2017, de 18 de Janeiro e do n.º 1, do art.º 412 do Código Penal, susceptível de ficar 3 meses na prisão por isso. Isto é, passadas 24 horas sem que o MP de Nampula tenha resposta sobre a sua Intimação, deverá o Procurador Provincial Chefe da Província de Nampula ordenar que o “seu cartório” inicie com um processo criminal contra o Presidente Interino do Município de Nampula, por crime de Desobediência, e por se tratar de processo sumário-crime atendendo a pena aplicável, por despacho, deverá o magistrado remeter o processo ao Tribunal Judicial da Cidade de Nampula para o julgamento imediato pelo respectivo crime.
CONCLUINDO
Não nos parece merecer qualquer mérito a opinião veiculada pelos ilustres comentadores residente do referido programa atendendo ao que se mostra disposto no nosso ordenamento jurídico. Aliás, nos parece até pedagógica a posição do Ministério Público, ao estender os seus tentáculos fiscalizadores para actos referentes a defesa da boa administração pública dentro do quadro legal que orienta a sua actuação, visto sermos sempre os primeiros a criticar o MP quando este se mostra ausente.
Esta intervenção do Ministério Público em Nampula deverá servir de “jurisprudência” para as demais províncias e distritos a bem da boa administração do sector público e privado, quiçá, na boa administração da justiça.
Para terminar, cumpre realçar que problema neste momento não se prende necessariamente com o mérito das Substituições dos Vereadores por parte do Interino, mas sim com a resposta à Intimação do Procurador Provincial Chefe de Nampula que representa superiormente o Ministério Público naquela parcela do país.
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22 comentários
Comentários
Álvaro Xerinda Eu só espero a PGR passe a ser actuante e célere como neste caso.
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12 sem
Fidalgo Salomao Mauai Permita me ilustre, não só, tratando se dum acto para declaração de nulidade dum acto administrativo conforme se extrai de número 2 do artigo 130 de da Lei 14/2011 de 10 de Agosto, em que "a nulidade e invocavel a todo o tempo por qualquer interessado e pode ser declarada, também, a todo o tempo, por qualquer órgão administrativo ou por qualquer tribunal."
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12 sem
Cristovao Pires Pires Neste caso vimos uma atitude positiva e urgente na forma como a tua.
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Izidro Ractone Aplausos imensuraveis. Quanta aula de sapiência...
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Goal Scorer Alguém dizia "Oero é o mano", para significar "O erro é humano". Os comentadores as vezes se inflamam e deixam escapar aquilo que posso designar "barbarismo jurídico". Foi o caso com o comentador citado. 

Foi um espectáculo triste. Fez-me lembrar "A C
omédia dos Erros" de Shakespeare, e como a história faz rir. Até o sacerdote perde as estribeiras. 

Erro após erro, o comentador do Ponto de Vistas ia abrindo as comportas sem misericórdia das populações que vivem na periferia que tremem quando haja inundações. Nós outros da zona cimentada sabíamos que se tratava de mera chuva de erros.

Ericino de Salema, sei que deves estar a ter um dia de ira hoje. O melhor caminho será o silêncio. Sob pena de chamar ao palco outros segmentos, que por ora, e por comiseração preferem se calar.
Se for possível desista do programa ao fim do presente ano. Sou um dos que não o suporta. Mas atenção: gosto de si, noutros espaços.
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12 sem
Jorge Fernandes Goal Scorer, o Ericinio de Salema tem sido muito bom comentador, um dos melhores de Mocambique. Eu gosto de o ouvir e aprendo muito com isso. Nao e um G-40, e honesto e profundo. Respeitemos a competencia. Se acha que falhou num comentario, isso nao apaga os muitos comentarios correctos que produz.
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12 sem
Bruno Morais Pelos vistos o Sr. Goal Scorer traz sentimentos pessoas do Ilustre Ericino de Salema, não vejo mal algum quanto ao seu posicionamento, aliás, o próprio programa faz jus ao tema"pontos de vista" daí que é ponto de vista dele, assim como cada um tem os seus, espere pelo convite assim terás toda liberdade de expor os seus, temos todos liberdade de opinar.
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12 sem
Clau Miguel Clap clap clap.
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Friday Laina O Direito, não se compadece com populismo e emoções.
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Egidio Vaz Eu li e percebi. Obrigado pelo esclarecimento.
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Marques Abdala HAA Ilustre,eu esperava ouvir o seu comentario
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Marques Abdala Dr Elisio de sousa, o que dizes acerca do assunto, eu aguardo sua opiniao.
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Elísio de Sousa Aguarda melhor inspiração kkk
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Marques Abdala Aguardo comentario imparcial que impera a verdade juridica,
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Nhecuta Phambany Khossa Estou de acordo e acrescento o seguinte: vi ontem na stv que o PAM não precisa de tomar posse. É sim obrigatório tomar posse. A ocupação do cargo de PCM não é automática.
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Alfredo Saveca Grande aula Dr, para os que tinham dúvidas da actuação do MP a exposição tornou claro as atribuições e competências do MP, bem haja mentes brilhantes como do ilustre
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Moulinho Lehuany Elísio de Sousa tu és um jovem com muito a dar, leio atentamente sempre às tuas abordagem. Sempre fazem muita diferença
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Leonilde Victor Muito bem dito...Obrigado pelo esclarecimento...
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Manuel Luis Amosse Que fabulosa AULA DE SAMPIENCIA Dr. Elisio de Sousa. 
Yara Macuacua venha "beber" destes conhecimentos.
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Tamela de Novais Elvino DiasDanilo Tiago. Venhem apreciar esse texto.
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Elvino Dias Meu chefe, li este texto de manhã
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Danilo Tiago Elvino Dias as vezes parece esquecer o que aprendeu na faculdade de Direito e deixa se levar por emoções tão levianas. Naquele post ele linchou publicamente (literalmente) os Magistrados, é mau para quem trabalha na área do Direito. As vezes calar é melhor. O silêncio omite a nossa ignorância sobre factos que desconhecemos. E pior é vir a publico escrever coisas sem antes se "documentar". Da próxima leia antes de linchar os Magistrados.
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Elvino Dias Chefe Danilo Tiago, não estamos em briga. Estamos a discutir
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Cristiano Daniel Rosario Naene Bem me pareceu que o Ericino, que é sem dúvida um dos melhores juristas que conheço, não estava a ser rigoroso na análise a posição do ministério público. De qualquer modo não se pode daqui concluir que há ou incompetência ou tentativa deliberada de distorcer os factos, há sim, um ponto de vista que salve melhor explicação não parece preciso. Mas daí os dislates e papagaiada que vemos nos comentários, até dá pena. Ninguém é infalível... Ao Dr. Elisio de Sousa a minha vênia pela eloquência com que nos esclareceu em relação a este tópico do programa pontos de vista de ontem. O resto é resto....
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Fernando Caetano Aqui cheira-me doutrina, quem não entendeu o problema é dele.
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Bertino Alberto Como me foi ensinado e assim procuro ensinar, direito é música com pauta. Portanto, é só mantermo-nos atentos à lei, interpreta-la, só isso.
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Zé Miguel Dias Pereira Posso concordar. E sem qualquer esforço 

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