sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

O grosso de vós sois burros pedantes!

Burros pedantes

Sabeis, moçambicanas e moçambicanos "escolados"? Eu sei quem vós sóis. Na vossa maioria, vós sois burros pedantes, porque tendes alguma instrução. Vós fostes instruídos para saber ler e escrever. Mas mesmo isto vós fazeis muito mal. Pior interpretar fenómenos. Vós sabeis mesmo nada sobre interpretar até os eventos que envolvem as vossas vidas pessoais. E quanto mais instruídos, mais burros. Os piores entre vós são aquele(a)s com algum diploma do ensino superior na área das ciências sociais, mormente administração pública, ciência política, direito, economia e sociologia. O grosso de vós sois burros pedantes!

Razão: vós—burros pedantes—não sabeis para que fostes instruídos; não sabeis para que serve a vossa instrução; não sois úteis à Nação moçambicana, salvo muito poucas excepções. O que vós sois envergonha Moçambique; envergonha África; envergonha o mundo. É isso que vós sois—burros pedantes—que faz até um tolo qual Donald Trump se dirigir publicamente aos africanos como o tem feito. É isso que vós sois—burros pedantes—que faz com que os povos africanos sejam povos atrasados... É isso que vós sois—burros pedantes—que vos irrita, quando Gabriel Mufundisse liga para programas de rádio e televisão. Sim, é isso que vós sois—burros pedantes—que vos irrita, quando Julião João Cumbane vos interpela desta maneira que o faz aqui.
Sabeis, qualquer Nação que se prese precisa de pessoas como Gabriel Mufundisse, Julião João Cumbane e outras assim. Mas nenhuma Nação precisa de burros pedantes! Burros pedantes são empecilhos ao progresso dos povos e das nações. Burros pedantes não fazem melhor do que zurrar, recitando passagens de compêndios ou almanaques de filosofia, sociologia ou economia política, que se contribuíram alguma coisa para as sociedades humanas, tal contribuição foi apenas para a desgraça dos povos. Não fosse por causa de burros pedantes, quais vós, o mundo humano seria menos barulhento, mais solidário, produtivo e mais próspero.
Sabeis? O conhecimento é produto do pensamento e da acção de homens e mulheres que não se limitam a fazer citações e constatações, mas também a interpretar os eventos à sua volta. Gabriel Mufundisse tem sempre algo para dizer, porque ele faz o que os burros pedantes moçambicanos, que se irritam com ele, não sabem fazer: pensar sobre o que acontece e avançar explicações tentativas, qual primeira etapa de busca de soluções efectivas para problemas reais.
Se tu não tens ideias, então cala-te! Ideia não é expressão de irritação por quem tem ideia; ideia é apontar uma alternativa à outra ideia. Por exemplo, a ideia do Donald Trump é os países africanos são um lixo. Verdade ou não, os africanos não ganham nada por expressar irritação com o Trump. A resposta mais apropriada ao Trump e aos que pensam como ele é os povos dos países visados contrariarem essa forma de pensar com acções que produzam um pensamento alternativo.
Em Moçambique, vós burros pedantes ficais irritados com Gabriel Mufundisse, Julião João Cumbane e outros assim, que mesmo sem terem diplomas em "ciências" sociais, observam e questionam os eventos que ocorrem no meio ondem vivem, e expressam livremente o seu pensamento sobre esses eventos. Sabeis qual é razão da vossa irritação? Inveja! Sim, a inveja causa irritação. Vós burros pedantes tendes inveja de quem faz o que vós não sabeis fazer, mesmo tendo vós esses diplomas que tendes em "ciências" sociais. Vós tendes inveja daqueles, porque sois incapazes produzis um pensamento alternativo ao que eles expressam. Cabeças ocas! Ide (vós) para o inferno! Isso mesmo: you go to hell!

---


PS1: Tem mais... para acabar com burros pedantes!!

PS2: Há excepções à esta regra. Se tu te achares essa excepção, então esta mensagem não para ti. Mas sê honesto contigo próprio! Não sendo tu excepção à regra, então esta mensagem é para ti. Mas não aporta aqui, se não for para estudar e entender o sentido desta mensagem!
PS3: Homer Wolf, muitos destinatários desta mensagem são teus amigos aqui no Facebook, com muito poucas excepções! Reza o adágio que "diz-me com que andas e eu te direi quem tu és". Cuidado com as tuas muitas amizades, com poucas excepções! Este ano serei super-implacável com a insolência!
LikeShow more reactions
Comments
LikeShow more reactions
2d
Taisse Sigaúque Meu irmao Julião, boas entradas. Que 2018 nos traga muitaa prosperidade.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Sphiwe Kotch Por que nome de Tramp não está em bold?
Manage
LikeShow more reactions
2d
Julião João Cumbane Ele não é meu amigo, embora prefira que os norte-americanos tenham a ele como seu presidente!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Sphiwe Kotch estava brincar
Manage
LikeShow more reactions
2d
LikeShow more reactions
2d
LikeShow more reactions
2d
Julião João Cumbane Sim, Sphiwe, tal como (eu) disse!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Homer Wolf Este sim: é o Profe que eu "agramo"!...
Ontem quando o vi no programa, todo mansinho, sem esses raids, fiquei até meio preocupado...
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
LikeShow more reactions
2d
Buene Boaventura Paulo Palavras inadequadas saídas do cérebro de um professor. Fica sabendo que estas palavras não são novas no nosso vocabulário e sempre foram tidas e achadas em pessoas de fraca educação...
Manage
LikeShow more reactions
2d
Julião João Cumbane Fazes parte dos burros pedantes, ó Boaventura Paulo Buene? Se sim, entã corrige-te! Se não, então fica bem! Eu dispenso esse teu falso moralismo. Este mural é a minha capela! Educação fraca é a tua, que não sabes respeitar espaço alheio! Aprende, Boaventura Buene!
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Buene Boaventura Paulo O espaço individual sempre faz fronteira com o dos outros... então tenha respeito com a fronteira. O fenómeno simples na óptica é formação da imagem direita e virtual; a grande burrice é não saber identificar o objecto real que dá essa imagem e passar o tempo a chamar imagem de pedante e burro!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Julião João Cumbane Sabes nada sobre fronteiras e imagens, Buene Boaventura Paulo! Continuas a errar, no espaço errado!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Dias Cardoso Tuchu Quando dum lado regista-se tréguas com sinais à paz definitiva, do outro parece haver uma declaração unilateral...: "Este ano serei super-implacável com a insolência!"

Enfim, doeu, mas a mensagem chegou.

Boas entradas, Prof!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Mussá Roots "... Recitando passagens de compêndios ou almanaques de filosofia ,sociologia ou economia politica..."

Pois...esquecem que "citações" servem para "sustentar" a ideia e não são argumento de per si...aparecem com aqueles "tics" de querer "nos txussar" com coisas tipo, "o filosofo x disse coisa y...e blá blá blá "...
Isso só serve para informar aos demais que conhecem tais pensadores, e que se calhar deram uma leitura básica nos escritos . mas não prova se perceberam, se interpretaram como deveria ser. Se existe relação com o que se discute...se há relação? Então se foi bem feita...

E muitas vezes esses pensadores são outros #pedantes...
Manage
LikeShow more reactions
2d
Carlos Guambe Gostei do seu ultimo discurso ontem na STV, pena que cortaram mas estava a falar de algo muito importante sobre a educação e o saber fazer.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Simões António José Não quero imaginar essas palavras ditas em televisão 📺📺... O " Linha aberta" fechava-se em segundos.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Homer Wolf ... Mas indo ao post, e especificamente a esta passagem:
«vós—burros pedantes—não sabeis para que fostes instruídos; não sabeis para que serve a vossa instrução; não sois úteis à Nação moçambicana,...»
As questões que coloco são: afinal para que é que esses "burros pedantes" foram instruídos, mesmo? Para que é que serve a sua instrução? E de que forma é que seriam úteis à nação moze?...
Manage
LikeShow more reactions
2d
Gito Katawala Eu proponho que todos tecnocratas, políticos e politiqueiros, administradores e chefes sejam engenheiros físicos, químicos, mecánicos e por aí fora. Esses tais das ciências sociais devem ser enviados para Mavago, Unango, Mtelela, Bilibiza.... Hehehehe
Manage
LikeShow more reactions
2d
El Patriota Mtelela??? Once again?
Manage
LikeShow more reactions
2d
Euclides Flavio Gito, as ciencias socias tem classe tal como outros ramos do saber. Penso que hoje, o maior TPC das Ciencias Socias é vigiar os cientistas "refugiados" que por sinal vem das ciencias barbaras à convivencia social deste ultimo campo. Imagine que eu chame Cumbane ou Cossa de Cientistas Socias ou analistas politicos. Que titulo merecerá o professor José Jaime Macuane? São essas coisas que devemos controlar. De um fisico nuclear eu espero mais bomba para garantir a segurança do meu povo. Porque eque saem de laboratorios para camaras da TV? Até que podem vir às camaras mas sim para nos falar sobre os resultados daquilo que estão a produzir no seu oficio. Ou seja, se querem falar sobre o fenomemo social/propriamente dito que seja na conditions de cidadão ou comentador simplesmente, pois, serão entendidos dentro das suas limitações. O titulo de analista politico não é para todos. Alias, alguns fazedores das CS são não analista politicos. Como eque o mesmo Quimico ou Fisico nuclear por exemplo, quer ser Analista Politico? Com que paradigmas de analise? Com que teorias? Com que instrumentos de analise? com que tratamento de dados?
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Homer Wolf Aí discordo Euclides, por estares a fazer generalizações apressadas...
Tens o exemplo do multi-premiado (escritor), Mia Couto, que é biólogo, e que eu saiba não escreve livros sobre assuntos biológicos...
Manage
LikeShow more reactions
2d
Euclides Flavio Sim. Ja foi jornalista tambem. Mas não é nenhum Cientista Social e nem auto intitula-se Analista. Não há generalization aqui. Há factos.
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Jessemusse Cacinda Venacio Mondlane é agrónomo. O problma do Euclides Flavio é não querer ouvir por isso que não é facil debater com ele. Mas como eu digo. Todos temos uma opiniao sobre politica e pior. Todos podemos fazer politica e a media é para isso. Apresentar as nossas ideias sobre a politica. No dia que começar a viajar para o campo e conversar com ancioes ira começar a melhorar
Manage
LikeShow more reactions
2d
Homer Wolf Não entendeste a analogia, ou estás a fingir k não entendeste?... (Eu disse k Mia é, ou se fez passar por cientista social?)
Manage
LikeShow more reactions
2d
Euclides Flavio Venancio, não é Agronomo é Eng. Florestal. E mais, ele não é analista politico mas sim comentador politico.
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Homer Wolf Euclides está a ser igualzinho ao Profe (e em ultima análise ao Trump): a meter tudo e todos no mesmo "basket", aka "shitole"...
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Euclides Flavio Qual é o enquadramento de Couto neste assunto em debate?

Por favor, não me compare a prof.
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
El Patriota Eu acho que este post do profe foi feito para o meu amigo Euclides.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Homer Wolf O enquadramento do Mia, é que não é preciso de ter formação "superior" necessariamente numa certa área para se ser expert nela, ora...

PS: Qual é a diferença entre comentador e analista, em termos práticos?

PS 2: El Patriota, ntsém... Eu tb acho
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Euclides Flavio Jessemusse, sabes debater sem adjectivar e sem emitir juizos do valor?
Manage
LikeShow more reactions
2d
El Patriota Boa pergunta Homer
Manage
LikeShow more reactions
2d
El Patriota Sim. Ontem Euclides emitiu uma opinião efusivamente aplaudida que deve ter irritado o professor Julião!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Euclides Flavio De novo não entendo o enquadramento.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Claudio Zunguene Euclides Flavio , acho que você está equivocado no que defende: Com ou sem limitação, os fatos sociais podem ser comentados por pessoas com diferentes formações. Vezes há que mesmo pessoas ´sem nenhuma formação´, e se quisermos, superior, fazem melhores leituras do social em relação a algumas pessoas formadas. Quem vive uma determinada realidade, dela busca experiências que em si podem servir de elementos para uma análise. Todos temos alguma coisa a falar, naturalmente alguns com mais ´ background´ por conta de possuir uma formação específica. Mais não disse!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Euclides Flavio Analista Politico, usa teorias e paradigmas de analise para dissecar fenomemos socias (politico, economico, social). Normalmente analisa dados e interpreta de acordo com o contexto. É só recordarem as intervenções do professor José Jaime Macuane. O comentador politico fala sobre assuntos politicos e/ou socias sem necessariamente apoiar-se à paradigmas e teorias. O Eng. Florestal Venancio é um dos melhores comentadores politicos de Moz, as vezes confunde-se a um analista politico mas não é. Pois, é desprovido de certos elementos que possam lhe conferir o titulo.

PS: #Claudio, meu debate é analista politico e comentador politico. Não discuto nivel mas Sim a especialidade. Por isso que ate agora ainda não percebi o enquadramento de Couto no exemplo de Homer.
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Claudio Zunguene Euclides Flavio o meu posicionamento não recai no termo a usar: analista político ou comentador político. Ademais, os comentadores na sua maioria em Moçambique não só versam questões de natureza política mas assuntos da sociedade no geral. Prefiro usar a expressão: comentador apenas. Outra coisa e não menos importante tem que ver com a abrangência ou alcance que se pretende obter com os debates. O que o povo quer é ver pessoas que explicam A mais B de forma clara e realista! Isso muitos podem fazer!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Xavier Jorge Uamba O prof Severino Ngoenha disse numa das conversas informais que tivera com ele que: Não é só conhecimento produzido dentro dos murros pode ser considerado valido, nas barracas pode-se produzir também conhecimento valido.
Entretanto o Euclides Flavio precisa de sair de mundo academico e conhecer outros mundos. O próprio academicismo não pode ser feito apenas dentro das academias, precisa de sair e ver o mundo doutra maneira.
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Euclides Flavio Sim. Mas não podemos esquecer que há crianças que assistem a televisão e as vezes confunde as coisas por culpa dos mais velhos. Devemos sacrificar uma geração para salvar outras. Haja rigor. Enfermeiro não é medico mas os dois salvam vidas humanas.
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Fernando Banze O que interessa são as competências.
Do que adianta chamar um cientista social para comentar coisas que não tem "estofo"?
O facto de ser formado numa área, não deve ser um impeditivo para desempenhar outra coisa que eu tenha competências.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Homer Wolf Aleluia... Euclides, leia o que escreveu Fernando Banze e entanda por favor (por favor mesmo) o enquadramento que tem caso do Couto...

Ou seja: um biólogo pode ser um best-seller (sem necessariamente ter formaçáo em literatura) .Tal como um físico ou um médico podem ser analistas e/ou comentadores políticos. Tudo depende da "cachola" e da vivencia de cada um...
Náo sejamos generalistas nos nossos juizos de valor. O conhecimento náo é "estanque" em função do diploma... Cada um é como cada qual
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Euclides Flavio Não tem nada. Vi e respondi.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Homer Wolf Então deixa-me ser mais directo e rasteiro: só voce e pessoas com a formaçáo igual (semelhante) à sua é que podem ser analistas?
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Euclides Flavio Amanhã irei vos esclarecer este assunto atraves dum post intitulado:

CURAR SINTOMAS NÃO É CURAR DOENÇA:

A distinção entre comentador analista, academico e investigador
Manage
LikeShow more reactions
2d
Homer Wolf Assim vais ler éne calhamaços, para depois tecer um lençol cheio de palavras "académcas" para sustentar a tua tese?!...

Se conheces bem a diferença entre esses conceitos é só dizer de forma simples, curta e grossa: analista é/faz isto, académco é/faz aquilo e investigador é/faz aqueloutro... ora!
Provavelmeente nem estarás a dizer nada de novo para ninguem...
Manage
LikeShow more reactions
1dEdited
Joaquim Gove Mas, bem-bem, para o Euclides o que mais chama a atenção é o título, a especialização / especialidade ou o conteúdo nos pensamentos apresentados?! Tal pedantismo puro é prender-se à essas coisas e ideias de que só a partir de teorias é que alguém pode ...See More
Manage
LikeShow more reactions
1dEdited
Osvaldo Jocitala O "Livro" que li é sobre burros pedantes. Professor Macuane, seu nome não cabe mencioná-lo aqui, mesmo em delírios. Professor Macuane - um dos mais finos cientistas sócio-políticos que conheço e de que o País deveria se orgulhar.

Joaquim Gove: Cada macaco na sua floresta. Deixemos arquitectura para os arquitectos. Arquitecto discutindo sobre política? Eu francamente só vejo isso nas TV's deste país e neste país. Euclides é demasiadamente acertivo quando pede repolho e mais produção de comida aos agrónomos. Seu papel é justamente este. É bom ouvir o Prof.Cumbane opinando sobre política. Particularmente lhe admiro, mas não tem legitimidade e nem autoridade. Olha que não conheço muitos físicos como ele, com uma cabeça de ler fenómenos fora do seu campo de especialização. Também escreve bem, diga-se: MUITO BEM, mais do que muitos Cientistas Sociais. Apreciam-se-lhe estas qualidades, mas lembremo-nos que ele é apenas um físico. Ou doutro modo: pode se especializar em Ciências Políticas também que não é de todo novo e mau. O homem do séc.XV/Renascimento já fazia isso. Encorajo. Nesta altura, aí sim, vamos puder vê-lo na TV e nos escritos que produz sobre política com respeito. Por ora, não. O campo não é seu - convenhamos!. A STV sabe aonde achar os donos do campo e com vozes legitimamente AUTORIZADAS neste campo.
Manage
LikeShow more reactions
1dEdited
Julião João Cumbane Sabes nada sobre conquista de autoridade e legitimidade, Osvaldo Jocitala. O teu comentário aqui denuncia a tua ignorância sobre como ganha autoridade e legitimidade. Não são os diplomas que autorizam ou legitimam, mas sim o trabalho; a obra. Os diplomas são apenas uma formalidade. Vá lá aprender a pensar, porque ainda não sabes!
Manage
LikeShow more reactions
1d
Osvaldo Jocitala Cuidado Prof. Se sou seu aluno, você me dispensa!

Problemas de não pensar, não são meus. Nunca foram meus. Desculpas!

Simples quanto isso: experimente dedicar algum dia e ir tratar dos pacientes administrando-os fármacos numa das tantas unidades sanitárias que abundam aí no Maputo. Queremos ver se não vai matar. Não precisa ter formação nisso, basta a sua proactividade. Vamos a isso Prof.

Aparentemente menos "oneroso" opiniar sobre assuntos sócio-políticos e outros porque não mensuramos os efeitos dos erros e das confusoes que se podem cometer.

Bom. Não estou a reiterar que toda a gente especializada em "ciências sociais" esteja necessariamente empoderada para discutir eventos neste campo. Este é outro assunto. O que estou a dizer é: cada um no seu quintal. Aliás, nós aqui brincamos muito. Prof. sabe k por exemplo na EuroNews e etc (lá fora), nunca convidariam um agrónomo para comentar e ou analisar qualquer coisa sobre política. Não sabe?

Entenda-me também e pelo menos uma vez na vida, que não estou eu aqui a reduzir à cinzas o que diga e que esteja deslocalizado do campo em que é especialista. Até que gosto de ouví-lo, mas algumas vezes comete erros de análise - o campo não é seu! Também gosto de lê-lo nos seus escritos - olha que escreve BEM!

____________________
Gabriel Mufundisse que se ocupe d cuidar dos espaços verdes. Ele faz muito bem isso.
Manage
LikeShow more reactions
1dEdited
Chesede Manuel Sem palavras,
Manage
LikeShow more reactions
2d
Cri Essencia Es único e por tal muito necessário! 😂😂😂
Manage
LikeShow more reactions
2d
El Patriota Eu já sei a quem o professor se refere exactamente!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Mussá Roots Quem???? El...
Manage
LikeShow more reactions
2d
Julião João Cumbane Quiçá me refiro a ti também, El Patriota! És diferente em que medida?... Para que serve a tua instrução...?
Manage
LikeShow more reactions
2d
El Patriota Não posso revelar as minhas vastas competências aqui profe. E tenho a certeza sobre a quem se refere. Eu é que não sou....
Manage
LikeShow more reactions
2d
Homer Wolf Profe Julião pah!... Eish, mesmo que alguem queira estar do seu lado, leva por tabela...😂
Manage
LikeShow more reactions
2d
Toko Ambaka Mas bem bem mesmo Hi mani "burro pedante"??? Se fosse q era "macaco pedante" ainda valá....
Manage
LikeShow more reactions
2d
El Patriota De facto Homer. É uma figura estranha....
Manage
LikeShow more reactions
2d
Toko Ambaka Estranha nada....precisa ser percebido apenas!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Julião João Cumbane Ainda bem que sabes e estás seguro de que tu és parte do grupo de excepções, El Patriota!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Higino Rodrigues Espero que não tenhas escrito este texto movido pela fúria dos que não comidam contigo. Na minha opinião, se assim tiver sido a motivação, a carapuça serve te. Desculpa honestidade. Foi o que disseste que sérias este ano.
Não estou a propor debate.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Julião João Cumbane Temo que não entendeste a mensagem, Higino Rodrigues. Quiçá a carapuça serviu mesmo melhor é a ti...!
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Hermes Sueia Professor Cumbane, está numa cruzada contra as ciências sociais, ou contra alguns cientistas sociais cá do burgo? A generalização não é usual nas ciências exactas.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Julião João Cumbane Não estou em cruzada contra as "ciências" sociais ou contras as pessoas habilitadas nestas "ciências", mas sim contra a ignorância, Hermes Sueia...! Muitas pessoas formadas nestas "ciências" exibem muita ignorância de bradar os céus, como se sói dizer, e sem consequências. Basta!
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Hermes Sueia Julião João Cumbane concordo. Todavia, é importante frisar que a má qualidade existe em todas as áreas do saber. É por isso que temos pontes e edifícios novos a ruírem ou a desabar, motores virgens a explodirem, satélites novos a perderem a comunicação com o solo, barragens a desintegrarem-se, etc, etc,.........a ignorância é geral e é justa a sua indignação, Professor.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Nelia Piores Niku tundzu!?
Manage
LikeShow more reactions
2d
Elson Cuna "Burros pedantes"!!? Etâ lelêêeee... Feliz mês de janeiro profe
Manage
LikeShow more reactions
2d
Clélia Francelina O meu querido Jay-Jay está mesmo irritado 😂😂😂
Manage
LikeShow more reactions
2d
Julião João Cumbane Isso mesmo, Mussá Roots! Só querem mostrar que leram e nada mais. Sabem nada das funções da leitura. Poucos entendem o que andam a "ler" nesses compêndios ou almanaques. Poucos são capazes de gerar ideias originais a partir do leem. Poucos sabem criticar o que andam a ler, pois entendem patavina. É uma pobreza de empobrecer; de embrutecer! Um povo cheio de poucos que confundem instrução com educação. E aqui tenho que chamar Nelia Piores Cri Essencia, Clélia Francelina, ... para lhes dizer o seguinte: vós estais entre as excepções. E sabeis? Tal como Gabriel Mufundisse, eu não tenho obrigação de ser melhor instruído em artes ou "ciências" sociais para comentar eventos que se passam no meu meio, ou mesmo para chamar os bois pelos próprios nomes. ...
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Clélia Francelina Grata pela parte que me toca 🤗
Manage
LikeShow more reactions
2d
Cri Essencia Khanimambo 😅
Manage
LikeShow more reactions
2d
Toko Ambaka Xiiiiii....eu fico aonde???? Sou "esperto pedante" eu! Kakaakkakakakakaka
Manage
LikeShow more reactions
2d
Nelia Piores Primo pah, não agita você!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Toko Ambaka Kakakakakakakkaakakkakakak
Manage
LikeShow more reactions
2d
Jessemusse Cacinda Um abraço meu amigo professor. Sabes que penso diferente. Eu como tenho trabalhado no campo, tenho visto grandes pensadores que nao tem certificado. Sergio Narreva, comerciante agricola que criou uma das maiores redes de agronegocios em Memba nao tinha estudado nem Economia Agraria e nem Eng. Agraria. Temos de aproveitar toda expetiencia que existe no nosso país
Manage
LikeShow more reactions
2d
Julião João Cumbane Então não pensas diferente, não, Jessemusse Cacinda...!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Jessemusse Cacinda Não sei prof. Mas não concordo com a ideia de pessoas que tem uns certificados sei la de que area acharem que devem ser os que debatem ideias e fazem politica.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Julião João Cumbane Política é assunto de toda a gente, Jessemusse Cacinda! Economia, Direito e Sociologia, também são assuntos de toda a gente...
Manage
LikeShow more reactions
2d
Homer Wolf Porém PENSO que a questão que alguns colocam aqui ( sublinho PENSO eu), é o facto de chamarem "toda hora" o Profe, enuqnato existem "éne" cientistas sociais por aí...
Manage
LikeShow more reactions
2d
Julião João Cumbane Então pensas que o problema é ciúme, Homer Wolf?... É?... Ora #ciúme é obra de gente mediocre!...
Manage
LikeShow more reactions
2d
Homer Wolf Não extrapole Profe. O facto de alguem "reclamar" que Mugabe (por exemplo) está há muito tempo no poder, nào significa que tenha "ciúmes" de Mugabe...
Manage
LikeShow more reactions
1d
Claudio Zunguene Professor Julião João Cumbane, queria concordar com a sua fala e acrescentar que infelizmente, está virando uma febre por nossas paragens moçambicanas, o fato de se achar que sobre assuntos específicos apenas os formados na área são autorizados a comentar, quiça se preferirmos usar outro termo, analisar. A questão em epígrafe, o debate dos 3 anos de mandato de Presidente Filipe Nyusi, transcende a várias áreas de ´ conhecimento´ por se tratar de uma governação baseada no que Rousseau defende, num contrato social entre os governantes e os governados. A ser assim, os governados, todos nós, de áreas diversas de formação temos algo a dizer. Agora se isso podemos chamar de analisar ou comentar, não interessa aqui. Como sempre defendo: Todos e juntos, sim podemos!
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Manuel Gil Uane Agradeço o destino por nunca ter sido seu aluno/estudante.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Julião João Cumbane Eu é que agradeço que tu não tenhas sido. Só não sei o que estás a fazer neste mural... Estás a fazer o quê aqui, ó Manuel Gil Uane?...
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Manuel Gil Uane Nao me digas k esta a equacionar me bloquear? Ontem ouvi a sua abordagem no linha aberta e fiquei feliz pois pensei k tivesse mudado com o novo ano, mas com essa historia dos burros ...., vejo k enganei-me. So por curiosidade, gostaria que seus alunos se espelhaçem a si? Pelos visto nas aulas tambem vive-se de ameaças!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Julião João Cumbane Não quero perder tempo com a tua imbecilidade aqui, ó Manuel Gil Uane. Vá curtir tua burrice noutras paragens!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Elson Cuna Kkkkk. Oh Manuel Gil Uane, não irrita o profe;
Manage
LikeShow more reactions
2d
Manuel Gil Uane A sabedoria vem do ouvir. Ao mencionar o Sr. Gabriel M. acha mesmo que todas abordagens dele acrescentam algo ao debate ou apenas e para roubar o tempo de antena e distrair os distraidos.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Manuel Gil Uane #Elson, ele acha-se o dono e senhor do saber. Pena k nao sabe o k as pessoas pensam dele. Dai k ate a sua popularidade no fb baixou drasticamente nos ultimos tempos.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Carlos Paruque Nao concordo contigo oh Manuel Gil Uane, perdeste muito por nao ter tido os ensinamentos e instrucao do profe na sala de aulas, pois, isso anda junto. Deves confessar isso. Eu entendo que esta seja a tua maneira de de dar visto ao post do profe que por sinal te inclue no grupo dos animais pedantes. A demais a contribuicao do Gabriel mais a do profe e mais a tua se entendesses o teu dever de contribuir seria mais valia para a sociedade! Ja agora saia do caixote dos cientistas, deixa de ler compendios e almanaques que nada trazes e contribuia para o crescimento de moz. Bem haja o profe Julião João Cumbane.
Manage
LikeShow more reactions
1d
Cidadão Comum Oh, oh, oh...!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Claudio Zunguene ´Um dia a licenciatura, o mestrado, o doutoramento não terá valor. Para que tenha valor é importante que alguém de direito faça perceber aos demais que o país não quer que todos sejam dr ou doutores.
Este país necessita mais de técnicos profissionais d...See More
Manage
LikeShow more reactions
2d
Homer Wolf Mas tambem, convenhamos, o Profe é um "clever" (ou, usando a sua própria linguagem "é um malandro")... eh eh eh...
Porque é que se "colou" ao Gabriel Mufundisse aqui?... Uma coisa sáo as "criticas" que se fazem ao bom do Mufundisse, e outra - nada a ver - sáo as que lhe sáo dirigidas (a ele, Profe)...😂
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Nelia Piores Hiii, és duro na queda!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Belarmino A. Lovane Euclides Flavio, prof. Pode muito bem ser um comentador político ou mesmo analista político (que na pratica não se difere tanto). O analista usa métodos e teorias para análises (isso acrescenta o valor da sua opinião) mas não faz dele um cientista social. Aliás, equívoca —se muitas vezes na sua abordagem, o prof pode muito bem ser um analista politico usando teorias da física para interpretar fenômenos sócias (isto foi frequente na Grécia Antiga, muitos cientistas sócias eram Matemáticos e Físicos) admite —se pela dimensão interdisciplinar das ciências. O mesmo que acontece nas ciências exatas, que foram muitas vezes confrontados pelos cientistas sócias para desvendar alguns paradigmas dominantes. Caro, nós os formados em CS temos que parar de se vitimizar, vamos lutar para ocupar nosso espaço apenas.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Euclides Flavio Belmiro, desculpe-me. Não posso te responder. Receio faltar-te ao respeito.
Manage
LikeShow more reactions
2d
Belarmino A. Lovane Euclides Flavio, desculpa Mas a minha formação em ciências sociais e a minha posição como Docente universitário na mesma área faz —me ter medo da sua posição.... Respeitando sua formação na mesma área custa —me acreditar que hoje queiras emitir está posição que veda o grau de interdisciplinaridade das CS. O que é ser analista político para te? Um Eng. Não pode ser analista político ? Não encontro base que sustenta isso... O outro problema é que os cientistas sócias se acham tudologos demais. Assim não vamos longes,
Manage
LikeShow more reactions
2d
Euclides Flavio Para começar a minha primeira intervenção que por sinal levantou debate de tonalidades foi na entrelinha do comentario do post de Homer. E voce de forma unilaterally decidiu vir para aqui. Segundo, eu já respondi a pergunta que me faz na entrelinha em referencia. Vide.
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Belarmino A. Lovane E eu não estou apenas a basear —me no comentário de Homer Wolf mas também nas suas sucessivas intervenções e post. Irmão, entendo a sua posição mas deixe—mos as generalizações a parte... eu posso te provar com A+B que um físico/biólogo dotado de conhec...See More
Manage
LikeShow more reactions
2d
Euclides Flavio Então porque fez menção ao meu nome aqui?

Porque me obriga a responder uma pergunta que Ja ultrapassei na entrelinha de Homer?
Manage
LikeShow more reactions
2dEdited
Belarmino A. Lovane Euclides Flavio lá ou aqui, o essencial é o debate.... Até lá, talvez assim o debate pode fluir...
Manage
LikeShow more reactions
2d
Toko Ambaka Mas tambem Mufindisse exagera pha. Sabe tudo??? Tem k falar sempre??? Custa calar de vez em quando???
Manage
LikeShow more reactions
2d
Jose Maphanga Cumbane speech against the illness of social scientists!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Jacy Mboa Pegou pesado professor!!!
Manage
LikeShow more reactions
2d
Mindo D'avila então se um tipo manda vir constantemente toneladas de arroz para apoio ao comércio e nesse sentido ajudar milhões de mocambicanos, se nunca ligou para radio e televisão este mesmo nunca foi importante, nunca contribui em nada tão pouco com impostos.
P...See More
Manage
LikeShow more reactions
1dEdited
LikeShow more reactions
1d
Gracio Abdula Generalizar e improvisar...qual a diferença?
A elegância, a urbanidade e o respeito pelo rigor nas nossas afirmações ou manifestações devem ser sempre o corolário da nossa forma de conquistarmos algo que beneficie objectivamente todos os membros da comunidade de que somos parte. Higiene intelectual é igual à higiene corporal. Por isso concordo que nós africanos somos os maiores culpados da nossa falta de "sorte", da nossa falta de sonhos, da nossa falta de progresso, da nossa falta de engenho, da nossa falta de tudo.
Mas temos que resolver o nosso próprio destino de forma elegante e higiénica! Elegância na educação e higiene intelectual.
Bom Ano a todos em especial ao dono deste espaço caro Professor JJC.
Ps: Já estou a ensaiar a elegância e higiene...
Manage
LikeShow more reactions
2d
Wa Ka Nhabanga PS3 : Meu ídolo Homer Wolf pedante kkkkk....
Manage
LikeShow more reactions
1d
LikeShow more reactions
1d
Wa Ka Nhabanga Prof é que disse (escreveu ) kkkkk.....
Manage
LikeShow more reactions
1dEdited
Homer Wolf Aonde?😱
Manage
LikeShow more reactions
1d
Dias Cardoso Tuchu PS3: (em partes, tal como recomenda René Descartes no seu "Discurso do Método")

i) "muitos destinatários desta mensagem SÃO TEUS AMIGOS (...)."

ii) "diz-me com que[m] andas e eu te direi quem tu és"

A nós, das Ciências Filosóficas, também se nos incumbe explicitar o que é colocado implicitamente.
Manage
LikeShow more reactions
1dEdited
Wa Ka Nhabanga Ntsém...! Dias Cardoso Tucho.
O Homer Wolf é pedante kkkkk.....
O prof Julião não atira sem alvos na mira.
Manage
LikeShow more reactions
1dEdited
Homer Wolf Atirou no que viu e acertou no que não vui...eh eh eh
Manage
LikeShow more reactions
1d
LikeShow more reactions
1d
Niz Tambira No continente do lixo é difícil provar coisas que prestam, trump é a imagem de um animal que engoliu explosivos , os burros pedantes tem medo deste feito real do disparate do Gabriel Mufundisse com a sua feitiçaria de ser o primeiro a irritar a própria ideia de comentário, mas tem razão o cota Julião João Cumbane
Manage
LikeShow more reactions
1dEdited
Joaquim Armando Sambo Na minha opiniao, acredito que o importante é saber ser e saber fazer. Se um indivíduo formado numa área e tem competências numa outra área é um Grande ganho Para o país. Por isso se diz "juntar o útil ao agradável"....dai sai uma coisa linda.
Manage
LikeShow more reactions
1dEdited
Jose Machado Caro Juliao. Gostei muito da tua participacao no Linha Aberta. Calmo sereno, refelectindo exatamento o que fazemos e o que devemos fazer para sairmos da situacao em que estamos. Parabens
Manage
LikeShow more reactions
1d
LikeShow more reactions
1d
LikeShow more reactions
1d
Muzila Wagner Nhatsave Que ha muito burro a dar palpite isso sim. Ja me cansei de responder acefalos com diploma, e pior com acesso a televisao para destilar burrice.
Manage
LikeShow more reactions
8h
Julião João Cumbane Voltei a ler este texto e fiz algumas correcções. Continuo a pensar que esta foi uma intervenção necessária e pertinente, mesmo se a linguagem que usei for pejorativa. É que os burros pedantes, que são aquelas pessoas que compartimentarizam o conhecimento e a opinião, pessoas que reclamam exclusividade de opinião sobre eventos que impactam a vida de todos nós, esses burros pedantes não merecem respeito o nosso/meu respeito. São cabeças ocas.
Manage
LikeShow more reactions
7h
Muzila Wagner Nhatsave JJ devias mandar essa naquele nosso grupo , ha uns tantos a precisar de ouvir isso
Manage
LikeShow more reactions
7h

Sem comentários: