quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O rio Delaware está congelado e gera receio de cheias


O Delaware, que serve de fronteira aos estados de Pensilvânia e Nova Jérsia, está entupido por causa do gelo e tem gerado receio de cheias. Apesar das possíveis consequências, o fenómeno impressiona.
Matt Schaffer/Twitter
O rio Delaware, um dos principais rios norte-americanos, que serve de fronteira natural aos estados de Pensilvânia e Nova Jérsia, está congelado. O fenómeno tem impressionado as redes sociais e dado origem a numerosas imagens fantásticas mas que gera preocupação: um Delaware congelado poderá dar origem a cheias devido ao entupimento do rio.
“Agora que o vejo, é uma das coisas mais belas que já vi”, disse uma local à CBS Philadelphia. “Nunca o vi assim. É uma coisa bela de se ver”, afirmou outro.
Apesar da sua beleza, este “mar de gelo” já provocou inundações em algumas cidades e obrigou ao fecho de diversas estradas na segunda-feira. Um dia depois, o Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano lançou o aviso de perigo de inundações para os condados ao longo do rio, noticiou a NBC Philadelphia.
À CBS Philadelphia, o chefe da polícia de Moorisville, George McClay, disse considerar que o entupimento do rio apenas será motivo de preocupação se o gelo derreter depressa e se o nível das águas passar os nove metros, situação em que as inundações se tornariam um problema.
O Delaware, garante, está a ser monitorizado, pelo que tudo está sob controlo. “Se houver cheias vamos evacuar a população para as nossas escolas locais”, disse.
A última vez que o Delaware ficou congelado foi há quatro anos: em 2014 o rio também ficou entupido, mas a Guarda Costeira norte-americana acabou por partir o gelo com recurso a barcos.

Sem comentários: