sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

ZENÚ: CRÓNICA SOBRE UMA BURLA DE 500 MILHÕES DE DÓLARES


Nas últimas semanas do mandato de José Eduardo dos Santos, o Banco Nacional de Angola procedeu a uma transferência de 500 milhões de dólares para a conta de uma empresa-fantasma, a Mais Financial Services, no Crédit Suisse de Londres. Essa empresa tentou, a posteriori, a transferência dessa verba para a conta privada do cidadão suíço-angolano Jean-Claude Bastos de Morais. As autoridades financeiras londrinas suspeitaram, e bloquearam a operação. Este indivíduo é sobejamente conhecido como sendo o testa-de-ferro de José Filomeno dos Santos “Zenú”, filho do actual presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos.
Jean-Claude Bastos de Morais é responsável pela gestão e aplicação dos cinco biliões de dólares do Fundo Soberano de Angola. Regra geral, o referido cidadão investe nas suas negociatas privadas e, para o efeito, tem cobrado centenas de milhões de dólares ao Fundo, em comissões, por usar o dinheiro do Estado para se autofinanciar.
A referida transferência levou à demissão, a 27 de Outubro passado, do então governador do Banco Nacional, Valter Filipe. A operação veio a revelar-se como uma burla ao Estado angolano, autorizada por José Eduardo dos Santos e que teve como pivô o seu filho e então presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos.
Maka Angola revela os meandros de mais este assalto às finanças públicas pela dupla José Filomeno dos Santos e o seu amigo Jean-Claude Bastos de Morais. Este relato resulta de entrevistas e depoimentos recolhidos junto de alguns intervenientes no processo, cujo anonimato se respeita por razões óbvias.
ORDENS NA SEDE DO MPLA
O então governador do BNA e o ministro das Finanças, Archer Mangueira, compareceram na sede do MPLA, convocados por José Eduardo dos Santos, que presidia a uma reunião do Bureau Político.
Numa sala privada, o então presidente da República, José Eduardo dos Santos, entregou um dossiê a cada um dos convocados. Pediu-lhes para lerem ali mesmo, e perguntou-lhes se tinham compreendido o conteúdo. Tratava-se de uma proposta internacional para garantir a concessão de créditos a Angola que poderiam chegar aos 30 biliões de dólares.
Com a anuência dos dois convocados à leitura do documento, chamou o portador da proposta à sala: o seu filho José Filomeno dos Santos.
José Eduardo dos Santos ordenou ao ministro e ao governador que acompanhassem o seu filho nessa mesma noite a Londres, num avião fretado, para iniciarem as negociações com os proponentes. Acompanhava José Filomeno dos Santos o seu amigo de infância e parceiro de negócios Jorge Gaudens Pontes Sebastião, actualmente presidente do Conselho de Administração do Banco Pungo Andongo. A empresa de ambos, a Inpal – Investimentos e Participações Lda (Zenú, 75% e Jorge Sebastião, 25%), detém 49 porcento do Standard Bank Angola.
Em Londres, tomaram então contacto com a empresa proponente, Mais Financial Services. Durante as negociações, Zenú e Jorge Sebastião tomaram parte do encontro como membros da equipa estrangeira, enquanto os subordinados de José Eduardo dos Santos representavam, do outro lado da mesa, o Estado angolano.
Archer Mangueira, para seu crédito, achou estranho que o referido grupo tivesse capacidade para angariar, no mercado financeiro internacional, créditos para Angola no valor de até 30 biliões de dólares. Esse valor está muito acima das reservas de Angola, o seu actual pilar de solvabilidade.
Por sua vez, Valter Filipe referiu ter tomado contacto com a proposta e que levaria a mesma aos técnicos para a sua devida análise, a partir da qual elaboraria um parecer e remeteria o mesmo a José Eduardo dos Santos.
INTRIGAS
De regresso a Luanda, a ideia inicial de que o ministro e o governador elaborariam uma proposta conjunta para o PR foi quebrada. Archer Mangueira elaborou o seu próprio parecer, e chamou Valter Filipe para secundá-lo com a sua assinatura, tendo este recusado.
Mangueira elaborou um parecer negativo sobre a proposta, sem precisar de uma análise técnica, e fê-lo chegar à mesa do presidente.
Valter Filipe reuniu os seus técnicos e representantes de José Filomeno dos Santos no BNA. Estes elaboraram um parecer técnico favorável, e remeteram-no ao presidente.
Com as duas propostas em mãos, o pai-presidente despachou sobre o documento de Valter Filipe e José Filomeno dos Santos, e, na prática, retirou a confiança política a Archer Mangueira.
O “Arcebispo”, alcunha de Valter Filipe no BNA, pelos seus maneirismos religiosos, cantou e celebrou vitória sobre o seu adversário. Passou a coordenar a comissão de negociações, por ordem de José Eduardo dos Santos.
A BURLA
Foi então criada uma comissão para dar continuidade às negociações. A parte britânica solicitou, a título de garantia do financiamento, que o Banco Nacional de Angola transferisse 500 milhões de dólares para a sua conta.
Valter Filipe comunicou o pedido a José Eduardo dos Santos, que deu luz verde à realização da transferência.
O departamento de Operações Bancárias do BNA efectuou a transferência. Zeloso, Valter Filipe remeteu o comprovativo da transferência ao presidente da República.
Um banqueiro angolano considera o negócio como “burla da grossa”.
“Estamos a falar em produtos derivativos de altíssimo risco que alavancariam a dotação de 30 biliões, 60 vezes mais. Isto nem com tráfico de droga. É simplesmente ridículo”, afirma o banqueiro, que prefere o anonimato.
“Em termos relativos, estamos a falar de uma dimensão [de financiamento] aproximada ao resgate que a Comunidade Europeia fez à Grécia e do total do montante que a China emprestou a Angola com a garantia ou colateral em petróleo. É um autêntico absurdo. Isto é fazer de todos nós parvos”, garante o banqueiro.
De acordo com a fonte, “Angola não tem capacidade nenhuma para contrair agora uma dívida desta dimensão, que representa mais de 20% do nosso PIB. A dívida pública de Angola já está muito alta e agora, com as desvalorizações cambiais, ainda se tornará maior”.
Para si, “as condições de financiamento no mercado internacional obrigam-nos a uma série de compromissos que podem afectar de imediato o nosso crescimento nominal e real por causa do aumento da inflação”.
NO MANDATO DE JOÃO LOURENÇO
Na primeira audiência com o novo presidente, após a tomada de posse deste, a 26 de Setembro, Archer Mangueira descreveu o estado precário das finanças públicas e informou o presidente sobre as negociações para a obtenção de crédito, envolvendo Zenú e Valter Filipe. Fez saber que não acreditava na proposta e que tinha sido afastado das negociações.
A seguir, em audiência a Valter Filipe, João Lourenço ordenou que este devolvesse a coordenação do dossiê a Archer Mangueira.
Foi a vez de Archer Mangueira celebrar.
Entretanto, os supostos credores internacionais convidaram mais uma vez a delegação angolana a deslocar-se a Londres, para dar continuidade às negociações. Esta seria a primeira reunião depois de terem recebido os 500 milhões de dólares. Quando souberam que Archer Mangueira coordenaria a delegação governamental, protestaram. Contavam que José Filomeno dos Santos mantivesse os poderes concedidos pelo então pai-presidente. Debalde.
REUNIÃO DE LONDRES
A reunião realizou-se a 23 de Outubro, com a presença, pela parte angolana, de Archer Mangueira, Valter Filipe, dois assessores do Ministério das Finanças e dois outros do BNA. Como das vezes anteriores, nessas reuniões, José Filomeno dos Santos e o amigo Jorge Gaudens Sebastião negociavam como membros da parte estrangeira.
Entretanto, nessa altura, Archer Mangueira já tinha em mãos a notificação enviada pelas autoridades britânicas à Unidade de Informação Financeira (UIF), tutelada pelo Ministério das Finanças, mas dependente orçamental do Banco Nacional de Angola (BNA).
Nessa notificação, as autoridades britânicas inquiriam sobre o depósito efectuado pelo BNA para a Mais Financial Services, e dali para a conta privada do cidadão suíço-angolano Jean-Claude Bastos de Morais. Este mesmo cidadão já está a ser investigado na Suíça por branqueamento de capitais. A Mais Financial Services tentou, também, realizar uma segunda operação de pagamento de comissão a Jorge Gaudens Pontes Sebastião.
Durante o encontro, Archer Mangueira falou sobre as regras escrupulosas do novo presidente, e os seus técnicos demonstraram como o acordo proposto era lesivo para o Estado angolano.
O “Arcebispo” apresentou o comprovativo da transferência, para demonstrar a seriedade do seu trabalho, e solicitou o cumprimento do acordo, alheio ao documento em posse de Archer Mangueira.
Empoderado, o ministro das Finanças fez saber que o Estado não prosseguiria com tais negociações, e daria o seu parecer ao presidente João Lourenço.
No dia seguinte, 24 de Outubro, Archer Mangueira entregou o seu parecer ao presidente. Este chamou o governador do Banco Nacional de Angola, conhecido na presidência pelo cognome “Ngangula” (em alusão ao heróico pioneiro do MPLA que nunca existiu) para uma audiência no dia seguinte.
A Valter Filipe, João Lourenço deu três ordens breves:
Primeiro, ordenou o abortamento da operação, por falta de seriedade e credibilidade dos negociadores estrangeiros.
Segundo, ordenou ao governador procedimentos imediatos para a devolução dos 500 milhões de dólares.
Terceiro, convidou o governador a apresentar a sua demissão e a entregar a carta antes do dia 27 de Outubro. Desejou-lhe boa sorte.
Ingénuo, Valter Filipe tentou consultar o presidente do MPLA, na sua qualidade de membro do Comité Central deste partido, para receber instruções sobre como deveria proceder. A sua demissão foi anunciada a 27 de Outubro.
A 10 de Novembro, João Lourenço exonerou também Jorge Gaudens Pontes Sebastião, que exercia a função de secretário executivo do Conselho Nacional do Sistema de Controlo e Qualidade.
E O ZENÚ?
Passados dois meses sobre a exoneração do amigo e cúmplice Jorge Sebastião, a 10 de Janeiro passado João Lourenço exonerou José Filomeno dos Santos do cargo de presidente do Fundo Soberano de Angola.
Todavia, não há quaisquer informações sobre medidas legais contra Jean-Claude Bastos de Morais em Angola, ou sobre um inquérito aos projectos do Estado em sua posse.
O vigarista suíço-angolano continua, de forma nefária, rudimentar e incompreensível, a comandar a construção do Porto de Caio, do Pólo Industrial do Fútila e da Central Termoélectrica de Malembo, todos em Cabinda. Esses projectos têm investimentos públicos de mais de um bilião de dólares, e serão administrados pelas suas empresas, como sócias, por 60 e 25 anos, respectivamente.
MAKA ANGOLA
https://www.makaangola.org/…/zenu-cronica-sobre-uma-burla-…/
Nas últimas semanas do mandato de José Eduardo dos Santos, o Banco Nacional de Angola procedeu a uma transferência de 500 milhões de dólares para a conta d
makaangola.org
LikeShow more reactions
Comment
50 Comments
Comments
This comment will also be posted to www.makaangola.org.
Wilson Teixeira Isso é um problema grave. O Jlo vê e sabe das burlas e do famoso branqueamento de capitais dos nossos governantes e ainda assim não os leva a tribunal. Exonerar so não basta.
Tudo bem que alegra muita gente com as tais exonerações, mas vai satisfazer melhor a justiça angolana e em particular a população que clama por isso.
Mas se quer trazer o caso Manuel Vicente pra Angola e não ser condenado como deve de ser, então não espero k faça isso com o filho e com os afiliados do patrão dele Zé Dú. Sinceramente não tenho esperança nisso.
Ou o Jlo tem medo do patrão, ou então ele também tem um segredo k pode vir a tona.
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Luis Coutinho O «trio de ataque» composto por Zeno (fundo soberano) + Walter (BNA) + Armando Manuel (MinFin) lesou a pátria angolana em valores incalculaveis. Esta terá sido uma das últimas vigarices detectadas (travada prq a presidencia mudou). Mas, muitas outras foram praticadas, sempre em associação e com benefícios para vigaristas estrangeiros que espreitavam as oprtunidades de maiuia e eterna impunidade... Os exemplos dos brasileiros Minoru e Antonio Perruci, fazendo operações esquisitas com as notas do BNA e falcatrua imobiliária com venda de prédio ao MinFin, foram revelados e documentados pormenorizadamente nestas páginas do Maka Angola. Isto é, foram desmascarados. Ainda assim, os ditos brasileiros, tal como o Jean Claude, permanecem em ANG e vao continuando a fazer "negócios" em associação com cidadãos nacionais de "estatuto elevado", conseguindo livre trânsito nos corredores do poder, transitando pelo terminal VIP do aeroporto sem ser controlados, dispondo de contas off shore em paraísos fiscais do exterior que são alimentadas com o produto dos saques no País.. Vamos observar se, no futuro, a acção do novo executivo se mantém apenas na exoneração dos angolanos ou se tem extensão em travar e punir os estrangeiros que circulam à volta deles..
Manage
LikeShow more reactions
Reply3h
Antonia Varela Mas eles são uma quadrilha organizada! Que fizeram calcúlos de acabar com Angola e os Angolanos! Mas o Presidente João Lô.ainda não encarcerou o ta Jean C.porquê e continua a roubar o dinheiro dos Angolanos sem nenhum problema! Eles são uns bichos! Uns sem juízo, covardes, sujos, homens sem carácter! Carcámanos, assassinos que mataram milhares de pessoas! Homens, munheres e crianças
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
António Silva Por isto é que ele quer o processo do gatuno manuel vicente em Angola, para proteger mais um, ainda não vi este presidente boneco pedir responsabilidades,será o presidente protetor da gatunagem, mas não é de admirar para quem têm duas máquinas multibanco em casa está tudo dito, corruptos de merda e ainda se querem equiparar a Portugal, o Savimbe já dizia á trinta anos,"o mpla não está a lutar pela independencia mas sim por aquilo que vai querer roubar se a conseguir".
Manage
LikeShow more reactions
Reply39m
Albino Kacupa Impunidade. Porquê? Agora temos que pagar? Por isso Jlo, disse no plenário que vai subir o preço da energia e água e o combustível. Eles roubaram todo o dinheiro agora temos que pagar mais impostos? Com o OGE 2018 deu para ver que este governo não têm vontade para tirar a crise que o mpla criou.
Manage
LikeShow more reactions
Reply17m
Ntotila Wa Kongo Essa gente ' e mesmo insaciavel, ja acumularam fortuna incalculavel, mas sempre a tracar planos maquiavelicos para roubar o pouco que serviria para os pobres autoctones que morrem como moscas por malaria e colera, fogo isso ja nao 'e ganancia mas doenca. O lema 'e roubar roubar e roubar sempre ate afundar o povo idiota que vai ter que pagar mais pela agua luz taxa e outros impostos.
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Salomão David assim nem lhes levam aos tribunais,,,,mas os rouba galinha nem estão vivo,,todos ,,,mortos!!!........ vcs q se armam q fasem justiça vão aprender a justiça quando Deus se levantar e dizer agora é minha vez.,Só espero a justiça de Deus,,,,em voces n se espera nada,,,,matam os q lutam pra comer,,e defende os que matam para engordar
Manage
LikeShow more reactions
Reply43mEdited
Jaime José Vita Vambo No mundo dos negócios quanto maior for a proposta maior o risco de burla. Contudo, que negócio é esse que só uma das partes sai a ganhar? Poderia ter acontecido algo nefasto (prejudicial ao Estado) se esse negócio fosse efectuado na totalidade. Ainda bem que a operação foi cancelada a tempo graças a mão de ferro do PR JLo. Mas os 500 milhões já foram mesmo devolvidos?
Manage
LikeShow more reactions
Reply39m
José Manuel Braz Estou para ver se todas essas fugas de capitais, milhões e milhões, uma pipa de massa, se retornam a Angola como pediu João Lourenço ameaçando com os tribunais a quem não fizer retornar a Angola todos os milhões que andam por fora, em off-shores e não só. Eu não acredito que sejam levantados processos a esta gentalha, que continua a ser uma oligarquia. Lamento pelo povo angolano neo-colonizado
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
Brice Bumba Mas onde tem andado a nossa PGR que nem se quer pia, para dizer que os factos acima apresentados estão sendo investigados ou que não se fundam em verdades?... Quo vadis PGR?
Manage
LikeShow more reactions
Reply2hEdited
Adelson-Manuel Manuel Gomes Eu até já não digo nada! Mas deixa só dizer o seguinte: É assim q o tal de JLO quer acabar com corrupção e a tal de impunidade? Onde ele para resolver esse caso? Onde alerta a procuradoria? Será q só vele se for um pobre?
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Adelino Bumba Não consigo entender a ganância desses políticos de meia tigela! O Jean - Claude Bastos de Morais já devia estar a enfrentar vários processos jurídicos em Angola. O Zé realmente é culpado pela situação triste que Angola apresenta em termos de corrupção.
Manage
LikeShow more reactions
Reply3h
João DeSena Ainda defendem o Manuel Vicente, ridículo no mínimo...
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Edvaldo Batalha JLO, já não é necessário o benefício da duvida, ele está do lado deles...
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Klaudio Dos Santos Se houvesse prêmio Nobel do roubo esse wi teria ganho ya , sim senhora ele estudou muito, roubar assim ao ESTADO e ficar livre assim tipo não passa nada ...
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
Rodrigo G. de Assis Por essas e outras situações éque eu creio que a lei de repatriamento de capitais deve ser baseada em obrigatoriedade e não amnistia.
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
Teixeira Angel O Credit Suisse é o banco que os grandes corruptos Africanos compraram, para melhor fazerem as suas lavagem de dinheiro 💰
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
Antonia Varela Mas é verdade os nossos Procuradores da República! Se fosse no Brasil o Dr.Sergio Moro estaria já mandado o José Eduardo dos Santos para Bentiabá e deitado a chave fora e os outros delinquentes em Viana, entregues nas mãos daquele mafioso Fortunato para lhes dar pancada
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Luis Gaspar Porra mais ninguém vai a tribunal então a impunidade continua o jlo estais a mi decepcionar
Manage
LikeShow more reactions
Reply29m
Mbanze Agostinho A hipocrisia dos intelectuais, retarda o desenvolvimento dos analfabetos!
Manage
LikeShow more reactions
Reply37m
Tony McCain Mccain Ok. Agora há também especulações na exoneração do Armando Manuel!!! O que se terá passado???
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
Ferreira Francisco Esses larápios de primeira categoria deixaram o país na ruína devem.ser responsabilizados severamente
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Peter John Rafael, Jean claude bastos de morais continua tambem a gerir os 5 billioes de dolares do FSDEA atraves da sua empresa Quantum Global apesar da exoneracao do Zenu a gestao dos fundos continua a ser gerida pela quantum global.
Manage
LikeShow more reactions
Reply30m
João António Mateus O que as autoridades judiciais esperam para pór na cadeia JOSE EDUARDO DOS SANTOS que de santo não tem nada, sua família e seus seguidores? Esses gatunos corrrrrupos que delapidaram o país não merecem piedade mas sim serem julgados e condenados porque prejudicaram os angolanos. Esquecem a constituição que foi feita para beneficiar o grande gatuno jes
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
António Francisco Ventura Porque apagaram a crónica? vocês pessam que tem pessoas que não entendem os vossos truques? Se existem governantes gatunos e parasitas neste país foram a família a tal dita do ex.PR.de Angola são camadas de malfeitores, bajuladores.corruptos, gatunos e mais nomes para serem aplicados
Dejeso-vos Boa sorte com o nosso dinheiro. Eu acredito em justiça que dia será feita tarde ou ceďo.
Manage
LikeShow more reactions
Reply28m
Baião Ferreira Ferreira Manos,o buraco é muito mais embaixo
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
Duarte Manuel Marcelino Com todo respeito:

Filadaputa ...See More
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
Reginaldo Regi'mour Onde vamos parar Angola?
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Neto Muhindo é milhões atrás de milhões! Fogo😡
Manage
LikeShow more reactions
Reply3h
Helder Mavenda Ninguem é preso?
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
LikeShow more reactions
Reply2h
Clemente Ndala Uffff!!!! Sem comentarios
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
António Silva Angochina é colonizada por uma quadrilha familiar.
Manage
LikeShow more reactions
Reply36m
Jonilson Roberto Miguel Até Parece Uma História Dos Filmes
Manage
LikeShow more reactions
Reply56m
João DeSena Vira o disco e a música continua igual,
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Negra Linda Caipira Ai we isso vai nos matar
Manage
LikeShow more reactions
Reply53m
João Fernando Cassapi Muito mal sempre os mesmos.
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
LikeShow more reactions
Reply2h
LikeShow more reactions
Reply3h
LikeShow more reactions
Reply3h
Maria Emilia Cerqueira Com esse conhecimento, sobre o último golpe, nada fazem???
Manage
LikeShow more reactions
Reply2h
Mauro Pimentel Maka Angola e os 500 milhões de dólares já estão de volta nos cofres do estado?

Sem comentários: