sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

"Ela Fez o Certo, mas de forma Errada".


Bitone Viage
13 h ·

A Teoria do Agir Comunicativa, Uma Obra que Deveria ser Lida pela Governadora Helena Taipo e por Todos Dirigentes dos Órgãos Públicos.

"Ela Fez o Certo, mas de forma Errada".

1. Infelizmente a Governadora usou de forma errada a linguagem, e se deixou levar pela mediatização.


2. Um dos pressupostos da Ética do discurso em Habermas, é o fato de, a linguagem ser um instrumento de interação entre diversos atores.

3. Habermas é percursor da teoria da ação Comunicativa ou agir comunicativo, que é um conjunto de normas, regras que regem uma comunicação intersubjetiva.

4. Quando duas pessoas comunicam pode ou não haver consenso, concordância ou mesmo aceitação. Avança ainda Habermas que a ação comunicativa surge como uma interação de no mínimo dois atores, capaz de falar e agir, que estabelecem relações interpessoais com o objetivo de alcançar uma compressão sobre a situação em que ocorre a interação e sobre os respectivos planos de ação com vistas a coordenar suas ações pela via do entendimento. Olhando para esta lógica de Habermas, será que havia intenção de se chegar a um entendimento, com aquele "Cala-te?"

5. E algo muito interessante diz Habermas que numa interação o que interessa não é a aceitação ou não de um dado argumento no agir comunicativo, mas interessa o direito que cada falante tem de expor seus argumentos de forma não coerciva e o respeito da opinião de todos atores envolvidos. Infelizmente a Governadora violou de forma gravíssima o direito alheio de se explicar, e todos até pensam que a grande culpa pode ser do INGC, tudo isso devido a crise na comunicação.

6. Recorrendo ao nosso autor, a Governadora não soube agir na comunicação, ela violou as regras do agir comunicativo, pois ela não permitiu em momento algum que, a ação Comunicativa fosse regida pelos padrões da teoria da ação Comunicativa.

7. Concluindo, pode se notar que, não houve diálogo algum, mas sim houve monólogo, que é uma clara demonstração que a Governadora não agia no sentido de demonstrar que algo estava errado e que devia-se pensar no erro cometido, mas sim agiu numa dimensão teleológica, ou seja em função de um fim (mostrar aos chefes).

Atenciosamente

Bitone Viage

  1. Descongelar Maputo para não Mandar Calar Pacatos Funcionários.
    1. Meus prezados amigos, a Governadora faltou respeito à pessoas erradas. Sabemos muito bem, que certas coisas na nossa pátria para funcionarem só através das orientações dos órgãos centrais. Ou seja o Sul é que tem o botão vermelho.
    2. Estamos num país onde o processo de desconcentração ainda é muito ocioso, não creio que os funcionários como aqueles sejam a razão de tanto congelamento de alimentos, bloqueio de m...aterial de construção e de tamanha falta de responsabilidade e de respeito com sofrimento alheio.
    3. Há aqui um desafio muito enorme, de se dotar nas instituições que se encontram na periferia de um poder soberano e que não sejam refém das decisões fabricadas no Sul.
    4. Aqueles simples funcionários como muitos que são humilhados em hasta pública, são reféns das decisões do Sul, que sempre tardam chegar, eles foram vítimas do silêncio e da indiferença dos órgãos centrais.
    5. Helena Taipo se dirigiu de forma errada a pessoas erradas. Tenho em parte minhas reservas, que aqueles senhores tenham permitido tanta desumanidade. Sejamos no mínimo neutro e vamos olhar para a dinâmica das instituições em Moçambique.
    6. Aqueles funcionários agem em função dos princípios institucionalmente instituídos, querendo com isso dizer que, quando as regras institucionais são reféns do poder central sempre teremos aqueles problemas.
    7. As orientações centralizadas é que irão minar muita coisa no nosso país. Há anos foi julgado o ex Diretor daquela unidade pelo fato de ter deixado apodrecer toneladas de produtos, mas mesmo assim foi ilibado. A Governadora não permitiu que os moçambicanos soubessem qual a razão daquele bloqueio. Se tivesse permitido que o funcionário falasse poderíamos todos saber qual é a razão de tanto desleixo.
    Atenciosamente
    Bitone Viage
    See More
  2. LikeShow more reactions
    Comment
    Comments
    Neusa Rodrigues Pensei que fosses comentar o que vem no jorna Savana Bitone, fazer análise daquilo que está ali escrito seria interessante isso sim.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply4h
    Ayrton Cassamo Bitone, melhor passares fome enquanto comida que era para ti apodrece no armazém, depois falaremos disso.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    LikeShow more reactions
    Reply1h
    Mindo D'avila Santa Paciencia Bitone, apaga esse Post!
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3hEdited
    Celio Machava Verdade é uma, zangado ou não, a população acabou por receber o que lhes é de direito.
    O resto são farófias, se ela talhou, faltou respeito ou não, o que mais importa é que surtiu efeitos desejados e a população não está a morrer a fome. Mais teatro que tenha havido
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    Avestino Augusto Fundai Irmao. Ne tudo deve se esperar decisoes superiores. Imagina um motorista de ambulancia assistiu um acidente e necessariamente que o motorista ligue para os seus superiors hierarquico para poder socorrer os feridos?
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    David Nhassengo Bro, você já voltou a escrever para aparecer?
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3hEdited
    Sidio Macuacua ABAIXO #REGIONALISMO.... O QUE ESTAS A DIZER É QUE TU ESTAS CONTRA A REGIÃO SUL... EU NÃO TE IMAGINO UM DIA A SER GOVERNANTE A PENSARES DESSA FORMA???? ISSO É #TRUMPISMO... NÃO HÁ DECISÕES DO SUL E NEM DO CENTRO.. TODAS DECISÕES EMANADAS AO NÍVEL CENTRAL SÃO DE ÂMBITO NACIONAL.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3hEdited
    Nacer Choy Em ética de escritas e comunicação quando são palavras maiúsculas todos é gritante. Kkk
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    Elídio Mavume #FAZ #SENTIDO.
    Estás a perder a oportunidade de ficar indiferente.
    "CALA-TE"

    Você é uma Viage mesmo.

    Habermas não tem efeitos na tua pessoa.

    Você sim, é pessoa errada pra falar do tal Habermas.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    Aurelio Frank Mucavel 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    Elton Lubrino Mr. Habermas 😀
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    Lucas Paulo Mabunda Ilustre Bitone, hà um novo vídeo circulando nas redes sociais, dando conta de uma visita surpresa feita pela Governadora Taipo numa das clinicas da cidade da Beira que usa Material hospitalar do Hospital Central da Beira. Vamos a análise :

    1. A referi
    da clínica, tem como proprietario médicos do Hospital central, onde o Director geral da mesma é um ginecologista do Hospital central.
    2. A clinica tem 16 medicos, todos funcionarios públicos;
    3. Os medicamentos de primeira necessidade entre outros materiais encontrados na clínica são oriundos do hospital central .

    Será que estes tiverem orientação do topo pra criarem a tal clinica?

    Quem garante que os funcionários do INGC também não tem boladas com grandes comerciantes de Sofala para o fornecimento do arroz? Se equi os mesmos ainda não tem contentores de venda desses produtos armazenados?

    Defender a desmaputização do estado para essa problemática não é o correcto. Hà muita bandidagem na base ilustre. Se quiser o vídeo da clínica envio-te, caso não tenha.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    Elídio Mavume #FAZ #SENTIDO.
    Habermas não vai falar nada aqui.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply1h
    Nito Ivo Viage, não disseste nada.
    Até agora sabemos que havia muita comida em armazém enquanto, no mesmo instante, havia pessoas com fome.
    Teu post é especulativo porque tenta rebater um facto sem sustento absolutamente nenhum.


    Quando ao comportamento da governadora penso que se excedeu sobretudo quando mandou calar um dos funcionários.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    Julio Da Wilka Edwin Sinceramente eu não sei o que nos queremos. Desisto.👐🏽
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply2h
    Judite Gimo Foste infeliz neste poste!
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply2h
    Ergimino Mucale Meu caro, de quando em vez é bom postar piadas.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply2h
    Alfredo Luís Cumbana Eu respeito este comentário, do Mestre Mucale.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply2h
    Júlio Mutisse Bitone Viage o botão não está #com o sul #está no sul. Há diferença pois não?
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply1h
    Júlio Mutisse Sugiro te que vejas o plano de acção de emergência e como foi estruturado antes de lançarem tanto a ideia em 1 como a que está em 2
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply1h
    Valter Madogolele #Bitone Viage# haaaa irmão de que lado te encontras?
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply1h
    Neclino Chaphata Importa referir que, atitude da Governadora foi boa e de salutar, é inadmissível o estado fazer orçamento para aquela área no sentido de ajudar às vítimas para meia volta congelarem tudo!

    Quem assim o faz, demostra ter espírito desumano, e também merece ser tratado como animais.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply1h
    Bethoven Amancio Ya, Bitone Viage...desta análise superaste-me as expectativas... Foste mesmo ao fundo quanto a este assunto...considero estes 7 pontos nota 20, pois foste mesmo buscar exemplos clarividentes do que realmente os nossos dirigentes deixam cair a pátria...
    O Estado moçambicano gasta e os doadores gastam rios de dinheiro e o fim é que para que as coisas saiam dos armazéns dependem dos dirigentes do sul...
    Há que repensar o sistema concreto de governação e as políticas a serem usadas na mesma... É triste realmente o que temos visto....

    Como diz o meu amigo Elídio Mavume "FAZ SENTIFO"
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply1h
    Rui Sam Não escreveste nada, acredito que nem você acredita no que escreveu ..

    Mindo D'avila Depois de ela ter visitado gente famita e desalojada ainda precisa de regra ao chegar num armazem tao farto de comida e gente barriguda sentada sobre ela tu querias que ela agisse mais como! Samora Machel faria pior.
    Assista o filme- O gigante vais peeceber como reage um treinador diante sua equipe quando esta perdendo.
    Nao se vence apalpando cabeca de perdedores.
    19Gerir


    Gosto · Responder · 9 h · Editado

    Bitone Viage Meu bom amigo. Não condeno o ato, mas sim a forma que o ato foi conduzido.

    Entendo a sua indignação ela é muito justa. Mas eu acho que há razões por detrás de tudoGerir


    Gosto · Responder · 5 h


    Responde aqui...





    Edson JP Amone Discordo contigo viado.

    Imagina uma população passando fome havendo toneladas e tonelas de alimentos armazenados.

    #nãoévossodinheiro#.
    #cala-te#
    11Gerir


    Gosto · Responder · 11 h · Editado

    Bitone Viage Heheheheheheehhehe. Mas o respeito deve sempre prevalecer.Gerir


    Gosto · Responder · 5 h


    Responde aqui...



    Weiss Mocalacha concordo com Habermas mas neste caso foi necessário usar cala-te porque de facto eles foram desumanos com seu povo... 1000 toneladas e povo a sofrer...desculpa lá
    7Gerir


    Gosto · Responder · 11 h

    Bitone Viage Quem foi desumano meio grande amigo? HehehehheheGerir


    Gosto · Responder · 5 h

    Weiss Mocalacha deixar pessoas sem comida enquanto existeGerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Responde aqui...



    Gamito Dos Santos Carlos Vocês conhecem minha conterrânea quando ver?
    4Gerir


    Gosto · Responder · 11 h

    Bitone Viage Ela é abusada. KkkkGerir


    Gosto · Responder · 5 h

    Responde aqui...



    Juma Aiuba Mas eu confesso que gostei. Até porque teve resultados: ontem a comida foi distribuída para 15 dias e material de construção foi distribuído também. Os desalojados estão muito comodos e de pança cheia. Estão felizes. Eu também estudei essas coisas enqu...Ver mais
    24Gerir


    Gosto · Responder · 10 h · Editado

    Soshangane Wa Ka Machele E na altura ainda era DPCCN a instituição
    1Gerir


    Gosto · Responder · 10 h

    Juma Aiuba E o gajo saiu ileso. Disse que o milho não estava podre, estava deteriorado.
    14Gerir


    Gosto · Responder · 10 h

    Zé Joel Para todos os efeitos, esses resultados não estavam condicionados à "um cala-te".

    É importante que chamemos atenção aos dirigentes, principalmente aos que aspirants a altos cargos de direcção deste País, a importância do primor que se deve dar a razão sobre o emoção que muitas das vezes leva a prepotência. Tudo quanto ela disse naquele lugar , exceptuando o despropositado "cala-te" foi oportuno e bastante para mover aqueles ociosos ao trabalho.

    Tenho dito.😄Gerir


    Gosto · Responder · 8 h

    Bitone Viage Meu caro Juma Aiuba houve muita falta de ética do lado da Governadora.

    Independentemente da gravidade do assunto, o respeito sempre deve prevalecer.

    Não há razão alguma para que a dirigente haja daquela forma.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Juma Aiuba Bitone, vai lá perguntar aquelas pessoas desalojadas se "não há razão alguma" de agir daquela maneira. Mano, o INGC tem planos de contingência anuais, pelo que aquelas cheias não são novidade. Aqueles gajos são brutos, mano. Acredite. No ano passado tentaram enganar a mesma governadora dizendo que os desalojados já estavam a ser assistidos há semanas. Quando ela foi para lá nada tinha, as tendas acabavam de ser distribuídas naquela mesma manhã. É recorrente aquele comportamento. Se aquela solução funciona, como já funcionou, que se multiplique. Viva tia Maria Helena!
    1Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Bitone Viage Meu amigo Juma Aiuba eu acho que a Governadora faltou respeito à pessoas erradas.

    Tu sabes muito bem.que certas coisas aqui na nossa pátria para funcionarem só através das orientações dos órgãos centrais. ...Ver mais
    1Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Juma Aiuba Concordo, mas eu estou feliz pelo resultado: comida & tendas já foram distribuídas. Graças aos insultos da governadora. Se o gajo se suicidou, foi divorciado, ou sei lá o quê é com ele. O mais importante aconteceu.Gerir


    Gosto · Responder · 23 min

    Responde aqui...



    Rui Sam HT tinha razão, não é primeira vez, ano passado foi mesma coisa, esses no INGC são assim ..
    4Gerir


    Gosto · Responder · 10 h

    Bitone Viage Não há razão alguma para faltar respeito às pessoasGerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Rui Sam Afinal quem faltou respeito? Os manos do INGC com a população ou Helena Taipo?

    Ela sempre ligava e lhe burlavam do tipo está tudo bem governadora ..Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Responde aqui...



    Augusto Dias È por causa de pensarmos em Habermas que tudo anda mal nas nossas instituições públicas. Hà funcionários que vão para o local de trabalho apenas para ir marcar o ponto. Quando chega atrasado ai do chefe que lhe chame atenção! Nesse caso da Beira que alguém postou nas redes sociais, a governadora Helena Taipo agiu muito e era bom que houvesse mais dirigentes neste pais como ela. Não è por acaso que nos esperávamos as chambocadas no tempo colonial, è porque o Habermas não funciona com o funcionário mocambicano. Um chefe que não è rude à moda da tropa, não produz trabalho. Repete-se o que chamou Samora nas Ofensivas que fazia."Como age o inimigo "? Nessa altura ele também encontrava armazéns abarrotados de comida e o povo passando mal nas bichas. Esses "chefes" dos tais armazéns cumpriam escrupulosamente agendas inconfessaveis de alguém para desacreditar o governo, exactamente o que está acontecer em Sofala com o pessoal do INGC.
    4Gerir


    Gosto · Responder · 10 h

    Maura Matsinhe DitoGerir


    Gosto · Responder · 9 h

    Jose Langa Sera que devemos evoluir ou regredir ate resgatarmos a era Samoriana em que a manutencao da ordem resultava de chicotadas? Admitamos que a senhora governadora errou feio.
    2Gerir


    Gosto · Responder · 9 h · Editado

    Rui Sam José Langa

    Errou aquele que deixou a população passando fome enquanto existe muita comida, já imaginou teus familiares no lugar daqueles que estavam passar fome?

    Se a governadora tivesse avisado que estava ir visitar o armazém, os manos do INGC iriam correr e distribuir comida, mas como foi surpresa estavam aí sentados com barriga grande e com todos os recursos.

    Se a governadora não tivesse ido mais ao armazém? Teríamos pessoas ao morrer pois não? De quem seria a culpa? Claro que seria do governo.

    Parabéns Helena Taipo ..Gerir


    Gosto · Responder · 5 h · Editado

    Bitone Viage Meu caro Augusto DiasDias os contextos são diferentes.

    Ademais a falta de respeito não pode prevalecer no seio dos órgãos públicos.

    Pode ter sua razão a Governadora, mas ela pecou na linguagem aplicada.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Augusto Dias Caro Bitone, julgo recordar-se aquando da intervenção do INGC, julgo em Caia, logo no primeiro contacto da Governadora Taipo com a província. Ela deslocou-se até o local onde o então director do INGC da provincia, acabara de infirmar a governadora, por relatório de que a população jà havia sido instalada, decorrente das cheias? Julgo eu, a governadora estar de "saco-cheio", do modus operandi do INGC, daí ter "destratado", o funcionário.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Bitone Viage Mas porquê não foi ter com o Diretor?Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Augusto Dias Mas a Governadora procurar pelo Director??? Eu acho que com a presença da governadora, porque ele sabia que ela ia visitar aquele local, se o director não estava presente, devia estar. Então, como è? Isso não seria insubordinacao?Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Bitone Viage Meu caro não se esqueça que aqueles são subordinados e só fazem o que a central diz.Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Jose Langa Se entendi bem a abordagem do Bitone, o problema e como a governante se dirigiu ao seu "colega" que e , tambem, funcionario publico, naquele tom , e que e uma autentica violencia verbal.
    Nao sou leigo em materia de direito mas, sei dizer que em Mocambique, nao e permitido qualquer tipo de violencia ao ser humano em qualquer circunstancia. Mais ainda, no caso do INGC ter procedido mal, aquela governante podia ter ouvido atentamente o funcionario e posteriormente tomado as medidas legais que quissesse.

    Ps: "aku inguissa i shilhovo xa utomi". Saber ouvir e um principio fundamental de uma convivencia saudavel.Gerir


    Gosto · Responder · 3 h


    Responde aqui...



    Osvaldo Francisco Saudações!

    É consensual o facto de ser errado e desumano deixar até o desconhecido passar fome, mesmo que não exista fartura....Ver mais
    2Gerir


    Gosto · Responder · 10 h

    Sérgio Banze Osvaldo Francisco, eu no seu lugar não defenderia. O post do meu amigo Bitone Viage desta vez não foi feliz.

    Bitone é meu amigo, mas todos sabemos que numa situação de fome todo o argumento científico perde peso. A vida é mais importante do que qualquer argumento ético ou científico.

    Quando se trata de salvar a vida não há outra coisa que interessa.

    Na hierarquias das necessidades de Maslow, verás que a ética e auto-estima surgem como necessidades secundárias, enquanto que a comida e o abrigo (necessidade fisiológicas) são consideradas necessidades primárias!

    Não keria muito devagar na ciência, porque como disse, na fome não há ciência!
    3Gerir


    Gosto · Responder · 9 h

    Dercio Manhice As vezes vocês ficam cegos por ler e seguir teorias ,sem reflexäo...dialgo seria para buscar e compreender os factos , diga tu ,o que há para compreender ali? Quando as pessoas fazem lhe de tolo , ñ dizem " queremos fazer lhe tolo" como ser pensante tu percebes isso.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 8 h

    Osvaldo Francisco Talvez tenha sido infeliz 😔 na retórica.

    O que estava a tentar dizer é que:

    No sua texto Bitone Viage recorreu a Hebermas para explicar como deve ser um discurso cuja intenção é persuadir.

    Num dos comentários foi possível saber que num passado recente uma responsável da mesma instituição foi julgada e condenada acusada de deixar apodrecer alimentos destinados a pessoas que morriam à fome.

    Concluindo, está claro que no INGC o crime (deixar alimentos armazenados e pessoas morrer a fome) compensa.

    Não seria está a altura de fazer o uso da boa comunicação no sentido de persuadir os responsáveis do INGC a uma mudança de comportamento?

    Abraços.Gerir


    Gosto · Responder · 7 h

    Rui Sam Helena Taipo foi bem clara "quando perguntamos a distância dizem que está tudo bem, mas quando chegamos aqui a realidade é outra" ..Gerir


    Gosto · Responder · 5 h

    Bitone Viage Meu muito obrigado por ter entendido minha observação meu caro amigo Osvaldo Francisco.

    Nota que no texto não analisei o problema em si, mas sim a crise do agir comunicativo.

    Entendo a indignação da Governadora mas infelizmente ela se expressou de forma não ética.

    Meu bom amigo Sérgio Banze jamais se pode renunciar a razão, pois é o melhor instrumento de resolução de problemas e alcance de entendimentos.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 4 h


    Responde aqui...





    Augusto Dias Eu percebi o que ele pretendeu trazer para os internautas. Ele não concordou com a forma de abordagem da Governadora, chamando atenção dos seus subordinados ao cumprimento da tarefa, distribuição de alimentos e tendas para os desalojados.
    Essa aula sobre o Habermas, está deslocada do contexto, no meu ponto de vista. A Governadora sò podia agir daquela maneira, para quem è insensível ao sofrimento alheio. Porque está instalado no mocambicano ver outros no sofrimento para se identificar como "chefe".
    2Gerir


    Gosto · Responder · 10 h

    Bitone Viage Não está deslocada meu caro. Aquo eu convido aos leitores e a Governadora ao respeito das regras do agir comunicativo.

    Todo líder deve ter o controle das suas emoções no processo comunicacional.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Responde aqui...



    Freddy Emerson Jamal Parece que se está a discutir teses de fim de curso!
    5Gerir


    Gosto · Responder · 9 h

    Xanah Pretucha Ahhhhh... Acertou na mosca.. Logo ele.... AhhhhhGerir


    Gosto · Responder · 8 h

    Bitone Viage Hehehehe hehehehe nada disso. Nunca trabalhei com Habermas em trabalhos de conclusão dos cursos.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h


    Responde aqui...





    William Damasio Mbeve O Habermas traça tdo isso para uma situação tão diferente desta: as pessoas estão pessimamente alojadas, estão a passar fome, no entanto, alguém anda sentado sobre oq pode mudar essa situação, o esperava no teu lugar? Aqueles senhores do INGC existem para dar uma resposta imediata à situações de calamidades naturais e no entanto vão vão fazendo do INGC uma instituição de projetos de longo prazo enquanto têm tudo para intervir...
    Desta vez, não se enquadra aqui o tal Habermas
    1Gerir


    Gosto · Responder · 9 h

    Bitone Viage Para todos contextos e não alguns.

    Habermas traga regras de comunicação, e estamos perante uma crítica em relação a um tipo de interação que não terá observado essas regrasGerir


    Gosto · Responder · 4 h


    Responde aqui...





    Elídio Mavume #FAZ #SENTIDO.
    Meu carro Bitone Viage, que formalismo esperamos numa mãe vendo seus filhos morrendo a fome, por causa da negligência de um grupo?

    Antes de ser governadora era já era ou melhor, é humana, ficou sensível ao ver aquela tentativa de desvio.

    Estás a dizer que ela deve ler a ética pra ir falar com aqueles MEDÍOCRES?

    Sinceridade, não esperava essa meu caro.
    Achas que ela queria mostrar o dito chefe?

    Há momento que quando o errado está patente demais e nossivo, o ator chefe, é obrigado a usar os meios que dispõe para salvaguardar os interesses do ESTADO.

    Tens feito aqui o seu juízo perante os bons atos do Presidente, será que já o pediu pra lhe ouvir? E expor as suas posições perat as suas ilações?

    Não fale de ética de comunicação, sabendo que não pautas pelo mesmo.

    A governadora Taibo, tomou as medidas certamente caretas para aquele cenário.

    Ela ficou indignada ao ver TONELADAS de comida arrumada no armazém, sabendo que há gente que está passar FOME.

    Pra depois escrever nos relatórios que foi gasto tanto pra o povo assolado comer. Arriiiiii

    Habermas swa nsila só

    Atenciosamente
    Elídio Mavume
    8Gerir


    Gosto · Responder · 9 h · Editado

    Bitone Viage Para um aspirante a markiteiro é condenado a escrever isso.

    KkkkGerir


    Gosto · Responder · 4 h


    Responde aqui...





    Dércio Dias Samo Toynbee Esta bem!
    1Gerir


    Gosto · Responder · 9 h

    Luis Ferreira Fight Habermas disse diálogo entre pessoas que comeram estão com pança cheia e sabem que depois do diálogo onde vão dormir e não diálogo com um imoral, um bárbaro,selvagem e primitivo que deixa o outro a grunhir de fome, de sede, de frio e de muito mais. Ah, a este demente não há um agir comunicativo, não há uma cordialidade no diálogo há sim um cala-te, há sim um este dinheiro não é seu, há sim um você não é humano porque no momento que devia mostrar que ele é um também apologista de um agir comunicativo não o fez, não mostrou ser um líder, por isso Bitone Habermas sim mas barbaridade não. A governadora está de parabéns e muita força.
    E é melhor que saiba Bitone que alguns moçambicanos para eles ser chefe é sinónimo de humilhar o subordinado, torna-lo dependente das suas decisões.
    5Gerir


    Gosto · Responder · 9 h · Editado

    Sérgio Banze Apoiado!
    1Gerir


    Gosto · Responder · 9 h

    Bitone Viage Eu falo das regras mano e não dá sabotagem.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Responde aqui...



    Waka Mondlane O illustre Bitone Viage se recordou da teoria de agir comunicativa,etica de discurso em hebermas porque nenhum dos seus familiar se encontravam naquela sintuaçao ou presenciou o sofrimento alheio(insensibilidade associado ao egoismo).
    2Gerir


    Gosto · Responder · 9 h

    Bitone Viage Nada disso mano. Eu também tenho sofrido. Já fui fustigado no ano de 2000 para quem conhece a minha zona sabe disso.

    A crítica que faço não é referente a sabotagem mas sim a forma como se procura agir na comunicação.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Responde aqui...



    Sérgio Banze Bitone, entre o seguir à risca Habermas deixando as pessoas morrer à fome e o salvar as pessoas deixando de lado a ética do discurso proposta por Habermas, o que escolherias?
    1Gerir


    Gosto · Responder · 9 h

    Bitone Viage Escolheria o primeiro ponto, pois me permiti chegar ao entendimento que desejo.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Sérgio Banze Parabéns! Continue assim!!!Gerir


    Gosto · Responder · 40 min

    Responde aqui...



    Elídio Mavume #FAZ #SENTIDO.
    Cala-te, isso é uma Viage.
    Habermas nunca terá lugar naqueles cenários.a
    2Gerir


    Gosto · Responder · 9 h

    Bitone Viage Tem sinGerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Responde aqui...



    Desidério Azarias Tem razão #Bitone com a ética discursiva de #Habermas, mas há que observar a questão de contexto. Cada caso, é um caso. À mim não me pareceu que o contexto exigisse tanto isso, há momentos de ira e intolerância. Mesmo o próprio #Habermas não obedeceria as suas regras naquela situação. Até que Jesus Cristo agiu com ira e sem ética discursiva, por exemplo, ao encontrar gente fazendo negócios na casa de culto à Deus. E imagina o que faria/diria Helena Taipo ou outra pessoa sensata!?
    3Gerir


    Gosto · Responder · 9 h

    Bitone Viage Até que ponto o contexto não permite?Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Desidério Azarias Quando se trata de situações de gênero, de total intolerância.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Responde aqui...



    Edwin Hounnou Teoricamente o Bitone Viage tem razão mas como se pode dialogar com pessoas que assistem, de forma impavida, os seus semelhantes a morrerem de fome e com sacos de arroz guardados em armazéns?
    5Gerir


    Gosto · Responder · 9 h

    Bitone Viage Tudo tem meio termo meu caro.

    Porém a minha crítica em relação às regras de comunicação que foram violadas, mantém.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Responde aqui...



    Lenine Daniel Esse tal de Habermas, falou dos contextos? Ou é linear? Viu madeira e pregou? É assim mesmo?
    Avante Sra. Governadora, estamos consigo.
    3Gerir


    Gosto · Responder · 9 h

    Bitone Viage Habermas traça regras de comunicação para qualquer contexto.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Lenine Daniel Desde que aplicável ao contexto específico é assim em Tudo!Gerir


    Gosto · Responder · 49 min

    Responde aqui...



    Camilo Langa Antes das teorias deveremos pensar nas pessoas que dormiram vários dias sem comer. Respeitado Bitone já dormiu sem comer? Conhece a dor de dormir com fome?
    3Gerir


    Gosto · Responder · 9 h

    Bitone Viage Já e muitas vezes meu bom amigo. Mas não é disso que aqui pretendo discutir.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Responde aqui...



    Osman Richgang Meu carro Bitone Viage quando estamos perante uma situação sensível triste e duradoira não olhamos Habermas ou seila oque. Olhamos pra aquilo que são as soluções, o quê que adiantaria a justificação do INGC enquanto tem pessoas morrendo a fome? Contra factos NAo ha argumentos eu em particular não preciso saber da justificação do INGC alguns podem até dizer que ela falou tudo aquilo pra aparecer, se fez para aparecer apareceu bem e não vejo nenhum erro. Eu acho que tens que te focar mais em coisas mais lógicas terás meu apoio moral. Agora palavriar, escrever linguagens palavras velhas em formas de novas isso não te levará a sítio algum foca-te mais em coisas mais pertinentes se for pra criticar, nos actualiza sobre a dívida oculta.
    4Gerir


    Gosto · Responder · 9 h · Editado

    Bitone Viage Meu caro muito obrigado pela observação. Mas a minha crítica mantém.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h


    Responde aqui...



    Leonardo Daniel Jorge Viado é? Rsrsrs!
    1Gerir


    Gosto · Responder · 9 h

    Xanah Pretucha Caro Bitone, acho que deveria ter escrito isso no ano passado quando o PR fazia as suas visitas as instituições públicas.. Qual é a diferença entre o vídeo da Helena (Tratando que questões humanitárias e d de emergência ) e com aquilo que o PR fazia nas suas visitas, Chegou a chamar o INSS de capoeira.. Não vi ninguém criticando.. Aqui entra o uso da linguagem também.. BITone como funciona isso??
    3Gerir


    Gosto · Responder · 8 h

    Bitone Viage Também teci uma crítica dessa no ano passado minha irmã.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Responde aqui...



    Hilário Jordão Tsope Isaias Mavota... Cambiocua.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 8 h

    Dercio Manhice Quero acreditar que ñ havia mais por ouvir ,sob pena de lhe dizerem absurdos , ademais ela tinha todos os factos , povo (paträo) sem comida e armazens cheios de comida e funcionários bem servidos ,o que mais há por questionar Bitone Viage? Nessa situaçäo há sim que mandar calar e mandar servir o povo...
    2Gerir


    Gosto · Responder · 8 h

    Bitone Viage Todos tem o direito ao contraditório segundo Habermas e não interessa se irá ou não concordar.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Dercio Manhice Meu caro! Estás a colocar-te numa posiçäo neutra, somente a citar o Habermas e parece ignoras o contexto...penso que o diálolgo é para acariar os factos, mas naquela situaçäo nada pode justificar deixar famílias sem o que comer, que é um direito fundamental...quero acreditar que esses príncipios ou teorias do Habermas säo aplicáveis em contextos diferentes deste onde há incumprimento dos deveres e violaçäo de direitos humanos...Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Bitone Viage Mas que culpa tem aquele funcionário?

    Meu caro aqueles indivíduos são reféns de decisões vindo do top, neste caso da central.

    Eles apenas executamGerir


    Gosto · Responder · 3 h


    Responde aqui...





    Samuel Dos Santos E porque nao estamos na terra de Habermas, a governadora fez o que devia fazer. Há teorias que nao se enquadram no novo estado em construção. Aqui quando o povo sofre os dirigentes são brutalmente ofendidos com palavrões e para alguem que não quer assumir a culpa da inoperância alheia deve agir. Vivem-se ainda os traços do socialismo em Moç.
    Eu apoio a Governadora. Por saber que nem sempre ela age assim mas perante uma realidade desoladora em que vidas estão a um fio ela está autorizada a agir.
    5Gerir


    Gosto · Responder · 8 h

    Dercio Manhice Chamamos "fadaputa ,fadamae" quando os dirigentes ñ trabalham, ñ olhamos para teorias de Habermas , assim que a Governadora agiu prontamente a um problema pontual querem chamar habermas?Gerir


    Gosto · Responder · 6 h

    Samuel Dos Santos Ai xtá! Essas teorias ocidentalistas sao inadequadas p o nosso jovem EstadoGerir


    Gosto · Responder · 5 h

    Bitone Viage Hehehehehe entendo a vossa indignação, ela também é minha.

    Mas eu me escuso a aplaudir a atitude da Governadora, todos temos direito ao contraditório.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 4 h


    Responde aqui...



    Constantino Carlos Novela Agir comunicativo e a ética discursiva de Jurgen Habermas são teorias que todos os dirigentes deviam ler. Assim evitariam mentir e seriam menos arrogantes.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 8 h

    Bitone Viage Aí está meu grande amigo Constantino.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Responde aqui...



    Joaquim Gove Bitone Viage, meu caro!
    Traga Habermas e tantos outros que estudam ou sugerem como deve ocorrer uma acção comunicativa; ou quantos autores que estabeleçam regras sobre qualquer que seja o assunto e, será sempre inútil tentar aplicar essas teorias ou princípios para analisar fenómenos, 1) se antes não observar o contexto em o fenómeno ocorre; 2) se não considerar outros campos do conhecimento que possam estar envolvidos no fenómeno analisado. Uma análise que se pretenda frutuosa deve ser levada (preferencialmente) de forma holística - não importa se cita ou não os autores...
    Portanto, creio que sabes que há muitas teorias que podem explicar o agir da Helena Taipo.

    P.S.: esse business de certo vs errado em comportamento, é muito subjectivo e....

    da práctica faz-se a teoria e não o inverso...
    4Gerir


    Gosto · Responder · 3 h · Editado

    Bitone Viage São muitos que poderia ser aqui mencionados para abordar este assunto, mas preferi pegar o mais clássicos entre os modernos.

    Não queria trazer um jogo deautores, pois levaria um século em citações.

    Habermas fala de regras no agir comunicativo meu caro.

    As suas teorias se aplicam em todo agir comunicativo, ou seja em contextos onde há comunicação.

    O contexto em análise é aplicável essa sua teoria.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Joaquim Gove Certo, Bitone... Ainda assim, acho que o escolher uma ou outra teoria não deve significar forçar que o contexto seja refém da mesma. Pelo contrário, é o contexto que deve chamar e fazer a teoria. O que achas que seria se recorresses à teoria para explicar o fenómeno no seu verdadeiro contexto, ao invés de querer forçar por meio da avaliação que o comportamento seja "errado", socorrendo-se de Habermas??
    Esse é o meu ponto de vista. Há mais proveito quando somos capazes de holisticamente explicar fenómenos e, em função disso, "avaliar"...

    Certo/errado é muito subjectivo em função dos contextos...Gerir


    Gosto · Responder · 3 h · Editado

    Responde aqui...



    Sergio Baloi Sergio Concordo com a Xanah Pretucha Bitone temos que partir para acção e governadora Elena fez isso não vejo porque você meu amigo vem disquerpansia de comunicação nisso tudo.
    2Gerir


    Gosto · Responder · 7 h

    Bitone Viage Podemos sim partir para ação mas de forma ética.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Sergio Baloi Sergio Ética Bitone? Olha as pessoas não tem que comer, dormir os tipos levam comida congela.... achas que está gente deve ser tratado com ética? Olha respeito para quem merece dr!Gerir


    Gosto · Responder · 2 h

    Responde aqui...



    Alfredo Luís Cumbana Um dos pressupostos da Governadora no relator Frente em Frente com os funcionários do INGC, é da liderança e não da relação dialógica como advogou Martin Buber e outros existencialistas, e a acção comunicativa de Habermas. Não era necessário ter polos de mediação num ângulo humanístico, a revelação do diálogo pode justificar mais isso. Estaríamos contentes termos soluções a longo prazo enquanto a população passa fome entre outras necessidades? Se os funcionários do INGC e de outras instituições pretendessem uma mediação plausível, devem se tornar a partir de já numa cultura alternativa aos meios jurídicos adotados, de forma a se utilizarem e também de se expandir nas áreas de aplicação da própria humanidade, o povo a ser servido. Nesse sentido o trabalho da Governadora de Sofala, Helena Taipo, buscou, a partir de reflexões humanísticas, tratar do uso da defesa do povo, em questões humanísticas como mediadora dos seres humanos, incluindo os cérebros do INGC.
    Há uma passagem de Maquiavel, que deve ser de conhecimento do meu caro, “o soberano pode se encontrar em condições de ter aplicar métodos extremamente cruéis e desumanos para males extremos e de qualquer forma evitar o meio termo que é o caminho de compromisso que nada serve, ao contrário é sempre e somente de extremo dano”.
    ___________
    De Alfredo Luís Cumbana
    Saudo aqui meus ilustres: Mário Horácio, Xavier Antonio, Tesoura Júlio Tuboi, Edú Abdulah, Aldo Obadias Cuco, Kassam Hussein Mandevo, Negro Africano, Geraldo Sigaúque, Fausto António Macuácua. E outra gente Boa.
    3Gerir


    Gosto · Responder · 7 h

    Bitone Viage Eu sempre trarei esse assunto ao debate. Ética no agir comunicativo.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Alfredo Luís Cumbana Eu quero assim Bitone Viage e sempre estarei ao seu lado para debater. Eu gosto. E mais, estarei pronto para juntos cursarmos Habermas diante das atitudes dos demais funcionários que em uso da incompetência derrubam a consciência servidora do povo. Habermas fez parte no meu trabalho para a obtenção do grau de Licenciado em Filosofia, que caminhou literalmente com Martin Buber. Gosto de ti Bitone Viage. Estamos no relativismo do conhecimento, visao sobre o mundo ético na era Global. Traga-o e junta com outros. Valeu. kkkkkkkkGerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Responde aqui...



    El Cabron Junior um bom líder não precisa humilhar as pessoas em público. Por mais legítima que seja a sua indignação, é rude! No meio das câmeras então soa auto-promoção...e é de muito mau gosto... aquelas pessoas não são empregados da casa dela, são nossos funcionários públicos e merecem respeito.
    3Gerir


    Gosto · Responder · 7 h

    Tesoura Júlio Tuboi E seria respeito guardar comida enquanto pessoas passam fome ilustre?
    2Gerir


    Gosto · Responder · 6 h

    Bitone Viage Aí está meu irmão El Cabron Junior não há necessidade de humilhaçãoGerir


    Gosto · Responder · 4 h


    Responde aqui...





    Parpinto Filipe Nhampimbe Ninguém é perfeito. Todos erramos. Os governantes erram. Os subalternos erram. O que é prioritário neste caso, corrigir os modos da governadora ou a atitude dos funcionários do INGC?
    1Gerir


    Gosto · Responder · 7 h

    Tesoura Júlio Tuboi Sem comentariosGerir


    Gosto · Responder · 6 h

    Bitone Viage Corrigir as duas atitudes.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Responde aqui...



    Adelson Rafael "Cala-te" e dá de comer a quem tem fome. Definir prioridades. Apoiado Sra. Governadora!
    8Gerir


    Gosto · Responder · 6 h

    Tesoura Júlio Tuboi Apoiado.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 6 h

    Bitone Viage Heheheheh heheheheheGerir


    Gosto · Responder · 4 h


    Responde aqui...





    Domingos Raul Escrever Qualquer Pode ser que o pessoal técnico estava sem recursos (transporte) para levar o material e alimentação para os afectados, ou seja, acho houve intenção de esconder algo de errado de um dos lados. É preciso sempre ter a serenidade de saber o que aconteceu... concordo plenamente com seu Post ilustre, tendo em conta essa situação.
    2Gerir


    Gosto · Responder · 6 h

    Bitone Viage Sem direito ao contraditório ninguém pode saber. Logo há aqui uma violação clara das regras de comunicaçãoGerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Domingos Raul Escrever Qualquer Com certeza!Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Responde aqui...



    Domingos Raul Escrever Qualquer Diz o ditado: "O facto de termos a boca mais grande que os ouvidos, não é a razão de pouco ouvirmos outros e mais falarmos" autor desconhecido.
    2Gerir


    Gosto · Responder · 6 h

    Tesoura Júlio Tuboi Parabens dra Helena Taipo. Esses tipos gostam de chefes rudes. Pensar por si que é bom, nada. Espirito solidario, nada.
    Came on.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 6 h

    Bitone Viage Eu não concordo com o modus.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Responde aqui...



    Domingos Raul Escrever Qualquer No entanto, tudo isso cessa na medida em que descobrirmos que tudo aconteceu por negligência dos técnicos do INGC.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 6 h

    Bruno Alexandre Mourinho Ela estava irritada o que é normal numa situação daquelas. Se foi mediatização que a motivou ou não, teve o seu devido efeito. Naturalmente que ela não aceitaria ser ridicularizada com respostas. E sinceramente falando, os funcionários públicos abusam da paciência das pessoas.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 5 h

    Bitone Viage Como dirigentes jamais devemos renunciar a nossa razão e apelar a emoção.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Responde aqui...



    Eduardo Matine A Governadora não usou de nenhum tipo de linguagem, apenas expressou-se em estado aborrecido e impaciente. Aquela não é a forma normal de nenhuma pessoa falar. Parem de exagerar no exagero. Hugs
    2Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Bitone Viage Não concordo meu irmão. Há ética deve prevalecer em todos contextos.
    2Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Bruno Alexandre Mourinho Concordo consigo, mas há situações incontroláveis. Há males necessários. O mal foi ela ter-se exaltado. Mas não deixou de ter razão no acto da contestação que apresentava.Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Bitone Viage Mas que culpa aqueles funcionários tem, se eles também dependem das decisões dos órgãos centrais para agirem?
    1Gerir


    Gosto · Responder · 3 h


    Responde aqui...





    Eduardo Matine O PR várias vezes interrompe pessoas em pleno discurso dando a entender que não está para ouvir Non-sense.hugs
    1Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Luciano Justino Chemane Bom , estou sensível perante o sofrimento do povo ,não quero tirar o mérito da ação da governadora e nem quero discutir a teoria levantada aqui por Bitone, mas uma coisa é certa, a forma como a governadora estabeleceu esta comunicação não foi a mais correcta. Esperava que os responsáveis do INGC podessem dar uma explicação sobre este facto. Imaginemos por hipótese que a comida armazenada estivesse contaminada, que as tendas ali existentes não tivessem os acessórias necessários para mante las fixas e em segurança para as pessoas, imaginemos que não estivessem reunidas todas condições necessárias (falo por exemplo de vias de acesso para o transporte desses produtos).
    Sinto que a governadora devia ter dado uma oportunidade para eles se explicarem do sucedido.
    2Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Bitone Viage Em termos comunicativos não foi correto.

    Sua indignação é legítima sem sombras de dúvidas, mas peca no procedimento da aplicaçãoGerir


    Gosto · Responder · 4 h


    Responde aqui...





    Capito Semente "Crise de liderança
    Pura política
    Era do populismo"

    É o resumo que faço do vídeo

    Ps: Que não se deixe de lado as verdadeiras intenções do autor da reportagem!
    2Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Bitone Viage Um populismo escroto. ManoGerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Responde aqui...



    Celio Machava Concordo que Samorismo acabou faz tempo, mas ao ritmo em que estamos, por vezes isto cai como uma luva para alguns lavarem a cara de uma vez por todas
    2Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Celio Machava Ramo que seja somente teatro, alguns sentiram o potencial da actrizGerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Bitone Viage Vai descobrir que o problema não está na Beira mas sim no órgão central.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Bitone Viage Coitado daqueles trabalhadores.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Bitone Viage Aquele que lhe mandou calar nem decisões toma.Gerir


    Gosto · Responder · 3 h · Editado

    Celio Machava Não são assim tão coitadosGerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Bitone Viage Meu amigo Celio Machava eu acho que a Governadora faltou respeito à pessoas erradas.

    Tu sabes muito bem.que certas coisas aqui na nossa pátria para funcionarem só através das orientações dos órgãos centrais.

    Estamos num país onde o processo de desconcentração ainda é muito oficioso, não creio que os funcionários como aqueles seja a razão de tanto congelamento de alimentos.

    Há aqui um desafio muito enorme, de se tornar as instituições que se encontram na periferia em órgãos soberanos.

    Talvez aqueles simples funcionários estavam refém de uma decisão do Sul, que sempre tarda chegar, eles foram vítimas do silêncio dos órgãos centrais.

    A Helena Taipo se dirigiu de forma errada a pessoas erradas.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Celio Machava Certo irmão.Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Responde aqui...



    Nelsoncarlos Tamele Bitone Viage, respeito a tua opiniao e faz todo sentido.
    Mas ha momentos q devemos tratar as coisas tal como devem ser. Teorias no nosso contexto por vezes nao encontram espaço devido a existencia desse tipo de gente qual gestores do INGC
    3Gerir


    Gosto · Responder · 4 h

    Bitone Viage Mas que culpa tem aquele funcionário?
    1Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Nelsoncarlos Tamele Ooohhh... De certeza é o gestor do armazem.
    Q faça chegar aos seus chefes a mensagem da mama Taipo. Ela faria todo aquele espetaculo assim do nada!Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Responde aqui...



    Bitone Viage Meus prezados amigos, eu acho que a Governadora faltou respeito à pessoas erradas.

    sabemos muito bem, que certas coisas aqui na nossa pátria para funcionarem só através das orientações dos órgãos centrais.

    Estamos num país onde o processo de desconcentração ainda é muito oficioso, não creio que os funcionários como aqueles sejam a razão de tanto congelamento de alimentos, bloqueio de material de construção.

    Há aqui um desafio muito enorme, de se dotar nas instituições que se encontram na periferia de um poder soberano.

    Talvez aqueles simples funcionários estavam refém de uma decisão do Sul, que sempre tarda chegar, eles foram vítimas do silêncio dos órgãos centrais.

    A Helena Taipo se dirigiu de forma errada a pessoas erradas.

    Duvido muito que aquel3s senhores tenham permitido tanta desumanidade. Sejamos no mínimo neutro e vamos olhar para a dinâmica das instituições em Moçambique.

    Aqueles funcionários agem em função dos princípios institucionalmente instituídos, querendo com isso dizer que, quando as regras institucionais são reféns do poder central sempre teremos aqueles problemas.

    As orientações é que irão minar muita coisa no nosso país.

    Atenciosamente

    Bitone Viage
    1Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Bruno Alexandre Mourinho E se forem eles os tais funcionários responsáveis? Se ali estiverem os directores etc?Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Bitone Viage Os diretores estão no Sul mano.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Bruno Alexandre Mourinho Que controlam arroz de Beira impedindo o consumo para população? Sabe, por vezes minha mãe batia a mim quando na verdade a porrada era para o vizinho ou o fulano que queixou ou criou problema. Se assim for, que os directores em Maputo saibam que as acções deles estão a prejudicar. A mensagem chegou. Assim a exigência da descentralização começa. Ela apontou quem está a frente dela ali.Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Francisco Chigogoro A Governadora agiu certo,que se danem tais orgaos centrais,em 1983 milhares de mocambicanos morreram a fome com alimentos q apodrecia nos armazens,Samora agiu e repreendeu em publico e as coisas mudaram,parabens HELENA TAIPO,gatunos foraaaaGerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Responde aqui...



    Negro Africano Obrigado por me taggar, Alfredo Luís Cumbana

    Particularmente tenho duas leituras sobre este assunto:

    1- Julgo que a Governadora não devia ter usado a expressão "cala-te", dirigindo-se ao seu colega. Pior em rede nacional, é extremamente humilhante. Penso que ela devia ter ouvido a justificação do funcionário do INGC-porque certamente deve haver uma justificação plausível para se deixar uma tonelada de alimentos armazenados enquanto a população passa fome. Mas também é preciso perceber como funciona a burocracia neste país. É provável que aquele simples funcionário esteja a cumprir ordens dos seus superiores hierárquicos ao nível do INGC.

    2-É importante percebermos que estes senhores do INGC exageraram. Não é a primeira vez que isso acontece. Várias vezes a imprensa reportou casos similares onde a comida apodrecia com milhares de pessoas passando fome. Portanto, provavelmente a atitude da Governadora tenha sido de deixar bem claro para que este tipo de incompetência não volte a acontecer. Lembremo-nos que a função primordial dum gestor público, é servir a população e não o contrário.
    3Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Bruno Alexandre Mourinho A justificação era que não havia panelas e lenha. Ainda teve que ir pedir na cadeia.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Carlos Edvandro Assis O termo "cala te" nao eh insulto muito menos falta de respeito mas eh sim simplesmente uma instrucao ou um comando. Agora a tonalidade como a usamos pode suscitar em insulto e ou falta de respeito. Agora a maneira como a governadora subtilmente se esbora ao funcionario do INGC pode buscar exactamente o que disse aprior. Na minha modesta opiniao a governadora instruiu o funcionario do INGC a calar-se por motivos emocionais que tornariam o ambiente da visita mais tensa. Ela em certa medida ate usou a inteligencia emocional para controlar e lidar com a situacao. Neste sentido a instrucao dada serve como antecipacao do pior que podesse ter lugar naquele momento.
    2Gerir


    Gosto · Responder · 2 h · Editado

    Responde aqui...



    Angelo Chumane Penso que não poderíamos olhar a conduta da Governadora Helena Taipo a luz de teorias habermasianas pois, as leis já tem patente esse consenso social que ajuda a harmonizar os objectivos dos atores. Vou explicar: a teoria do agir comunicativo de Habermas pressupõe um modelo de agir voltado para o entendimento mutuo entre os atores, buscam harmonia e acordos através da comunicação.
    Então, está claro aqui a alma da acção comunicativa em Habermas mas, o caso em voga tem a ver com uma negligência criminosa, covardia laboral a fim de ganhar algum beneficio por parte dos gestores do INGC. Qual acordo comum esperariamos diante de um crime desses? Pessoas morrendo a fome quando produtos a suprir suas necessidades congelados nos armazéns do INGC.

    O INGC não teria porquê negociar nada com a governadora Helena Taipo mas, explicar porque deixar as pessoas sem comida quando temos alimentos para socorrê-las nesta situação alarmante. Agir comunicativo, para negociar o quê? Se o INGC for bem investigado podemos descortinar outros crimes ligados à corrupção e ou "abandono das responsabilidades laborais" (não sou jurista mas presumo assim).

    Poderíamos talvez olhar a conduta moral e não ética mas também a nível menor, muito diminuto mesmo. São questões de senso comum a discutir: ela falou alto e com raiva, etc. Não é nada isso. Ela agiu com ética na medida em que ela estravazou seus impulsos nervosos por causa de um crime perante a pessoa humana, fome e garantia das condições mínimas para as pessoas (tendo, baldes, etc).
    2Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Carlos Quembo Caro Bitone Viage, infelizmente nao pude acompanhar a reportagem em questao, o que me limita de fazer comentario sobre a aplicacao da teoria da accao comunicativa de Habermas (1981). Contudo, dado o interesse que tenho de aprofundar as varias funcoes da linguagem no exercicio do poder, nao poderia deixar de comentar. A teoria da accao comunicativa de Habermas (1981) parte do principio que existe uma racionalidade entre os seres humanos. Para Habermas (1981) esta racionalidade, que e a capacidade de validacao duma determinada ideia por meio da argumentacao, e nao da violencia/da forca, e manifestada atravez da comunicacao. Concordo consigo quando aponta que a a finalidade da accao comunicativa de Habermas (1981) e a busca dum entendimento mutuo sobre a melhor accao a ser tomada num determinado contexto. O ponto central do Habermas (1981) e que a argumentacao deve prevalecer em vez da forca/da violencia, face a necessidade de se tomar alguma accao diante duma situacao concreta. Nao sei o que aconteceu exactamente, pois, como disse, nao acompanhei a reportagem. Mas, se ao invez da argumentacao, a Excelentissima governadora da provincia de Sofala usou da forca/violencia, em vez da argumentacao, pode ser que a atitude dela nao se encaixa na teoria da accao comunicativa de Habermas (1981). Mas, mesmo esta alusao ainda e discutivel. Pois, para afirmar que ela saiu dos termos da teoria de Habermas (1981) depende do conceito de violencia que se aplicaria a atitude dela. Mesmo que nao tenha acompanhado a reportagem, duvido que ela tenha usado forca fisica/violencia para que as coisas fossem feitas como ela queria. Pode ser que ela comunicou-se de forma violenta para que o que ela queria fosse feito. Neste caso, ela ainda podia estar a usar a accao comunicativa nos termos de Habermas (1981) mas, ajustado ao contexto. Mas como disse, nao conheco o contexto da accao dela. So queria contribuir para o debate enfatizando que a accao comunicativa de Habermas (1981), e o seu valor para o debate sobre as relacoes de poder, centra-se no uso da argumentacao atravez da linguagem para validar uma determianada ideia, em oposicao ao uso da forca ou violencia.
    3Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Angelo Chumane Obrigado pela luz verde Dr.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Bitone Viage Usou sim um tipo de violência que não foi exatamente a física mas sim verbal.Gerir


    Gosto · Responder · 3 h

    Euclides Flavio Usou violência verbal sim, intimidou a um dos colaboradores, do INGC, e mais, aquela reportagem me parece falsa se não uma encomenda. Em jornalismo, so existe a verdade quando temos o contraditório. Ora, o colaborador que foi insultado, não foi dado espaco para falar e me pareceu que tinha algo relevante para dizer. naquele momento" O uso da expressão "CALA-TE" Eu vim aqui para trabalhar para um Sr", e" um insulto para quem saiu de casa para trabalhar. E mais, a prestação de contas não e" feita na Midia, mas pode-se o usar a Midia como um mecanismo de pressão. Se assim, fosse, muitos seriam exonerados e expulsos todos os dias. Aquilo a mim, me pareceu um accao politica.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 1 h · Editado

    Euclides Flavio Carlos Quembo, caso queira acompanhar a nota de reportagem pode ir para o mural da Xanah Pretucha. Espero ter contribuído.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 1 h

    Xanah Pretucha Ahhh.. Teu PR todos dias vivia fazendo isso.. Porque ninguém reclamou??Gerir


    Gosto · Responder · 42 min


    Responde aqui...





    Michael Joao Belarmino Concordo plenamente! E é pena que estamos na terra dos chefes. Acredito eu que pode ter havido alguma falha de gestão do processo de distribuição daqueles bens mas que a culpa, se calhar, não seja só do INGC. E infelizmente o subordinado não lhe deixaram se explicar mesmo que neste momento ele tenha vontade de chamar a imprensa de apagar aquele "cala te" com provas de A e B das razoes daquela má gestao nao tem como porque o medo está em primeiro. ProntosGerir


    Gosto · Responder · 2 h · Editado

    Michael Joao Belarmino A nossa Imprensa é outra cheia de merdinhas: em nenhum momento fará uma reportagem de opinioes sobre aquela forma de tratar um subordinado " Cala te" no meio de pessoasGerir


    Gosto · Responder · 2 h

    Constantino Joao Parece-me estar a ser mal entendido o Bitone Viage. Ele não defende a impunidade.
    Fazendo uma análise ao post do Bitone Viage, pude constatar que:
    -Bitone defende a necessidade de se observar a presunção a inocência(os do direito entendem isso melhor que eu);
    -Bitone defende que seja preservado o bom nome das pessoas (que ninguem seja humilhado como forma de reparar um erro por si cometido);
    -Bitone defende que os nossos dirigentes não actuem como chefes/imperadores, mas sim que adoptem comportamentos de verdadeiros líderes.
    Meus caros, acham que o CALA A BOCA resolveu o problema? Acham que evitando aquela expressão não tinha como resolver o problema? Acham que é daquela maneira que os superiores devem tratar os seus subordinados quando estes últimos estão errados?Gerir


    Gosto · Responder · 2 h

    Samuel Dos Santos Meu caro Bitone Viage voce mesmo já lançou farpas pesadas até a altos dirigentes do Estado. Onde estava o Habermas. Será que você na qualidade de um graduado superior não sabe que há regras pra emitir a sua opinião no quadro da liberdade de expressão? Porquê não segue esses caminhos? Vê bem mano
    1Gerir


    Gosto · Responder · 2 h

    Bitone Viage Traga aqui uma publicação minha eu lançando farpas de forma pejorativa e intimidativa meu caroGerir


    Gosto · Responder · 50 min


    Responde aqui...



    Fidalgo Salomao Mauai QUER VER SE RECUPERA AQUELE LUGAR QUE PERDEU LA NO PARTIDO
    1Gerir


    Gosto · Responder · 1 h

    Angela Sindi Parabéns senhora Governadora
    O povo é o seu patrão,e
    Como seu patrão não pode passar fome por culpa de terceirosGerir


    Gosto · Responder · 1 h

    Bitone Viage Onde reside o poder do contraditório?Gerir


    Gosto · Responder · 50 min

    Responde aqui...



    Sidio Macuacua Bitone Viage, as vezes me parece que faz as coisas somente para ser visto que faz... ou seja, Faz no que Pensa, mas Não Pensa no que Faz. Isso me entristece. Vejo em si um jovem sem #FOCO, sem ideia do que é ser Dirigente numa Província como #Sofala e num contexto como este em que nos encontramos. Está num Quadradinho em que #So_Fala e mais nada.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 1 h · Editado

    Bitone Viage Ya fana, tu também não tens foco algum, em comentar coisas sem foco.

    Essa publicação foi feita por um jovem sem foco, o que faz aqui um jovem com foco?

    O senhor é que é um desfocado ao quadrado.Gerir


    Gosto · Responder · 48 min


    Responde aqui...





    Parpinto Filipe Nhampimbe Mas "pensando moçambicanamente" gostaria de ver comentários de duas ENTIDADES sobre esta questão: do PRIMEIRO DAMO da província e... da DAMA DA VÍTIMA.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 1 h

    Filho De Deus Acompanhei a reportagem e quase caia no risco de concordar consigo em relação a acusação sobre o monólogo da governadora mas pelo muito que sei dos nossos órgãos de informação e principalmente nos noticiários apresentam apenas o que lhes convem e numa reportagem com menos de dois minutos é pesada a caracterização que se faz neste capítulo. Mas o resto de acordo.
    1Gerir


    Gosto · Responder · 55 min

    Alcidio Do Rosario No lugar da Governadora também diria "cala-te". Em momento de crise, precisamos de acções concretas em detrimento de teorias.
    2Gerir


    Gosto · Responder · 53 min

    Bitone Viage Mas porquê?Gerir


    Gosto · Responder · 47 min


    Responde aqui...





    Sidio Macuacua CALA-TE Bitone Viage
    2Gerir


    Gosto · Responder · 52 min

    Bitone Viage Cala-te Nawenau







    Isalcio Mahanjane
    20 h ·



    A Governadora Helena Taipo foi menos correcta ao mandar calar o funcionário do INGC, mas menos ainda é não dar de comer os cidadãos quando há condições para tal, o respaldo da Governadora é uma pequena nódoa ao lado do massacre que os funcionários do INGC, em Sofala, propiciam... estamos juntos Governadora, para a próxima um pouco de cuidado...



    GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

    7474
    Comentários

    Muhamad Yassine Esse mandar calar tem um nomeGerir


    GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h

    Ariel Sonto Arrogância?Gerir


    GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h

    Gilder Anibal O nome chama-se AUTORITARISMIZITE, uma doença emocional característica dos líderes africanos.Gerir


    GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h


    Responde aqui...





    Lucilio Basilio Ngomane Imagine q este q foi mandado calar, no futuro seja o seu superior hierárquico ?
    4Gerir


    GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h

    Emilia Estevao Mondlane Concordo!Gerir


    GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h

    Amir Fernando Agy Fê lo bem
    Há muito descaso que roça a negligência consciente
    1Gerir


    GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h

    Naldo Dos Santos Chivite Mandar calar é menos grave. Grave é a população sofrer enquanto há comida. A constituição elege direito a saúde como uns dos direitos fundamentais.
    2Gerir


    GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h

    Soshangane Wa Ka Machele A alimentaçãoGerir


    GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


    Responde aqui...





    Zé Martins Grave somente o espetaculo mediatico... tem coisas que sao tratadas no recato de uma sala sentados a mesa e expondo de maneira civilizada os pontos de vista. So ouvimos a Sra a falar... nao ouvimos o contraditório. Mau exemplo
    6Gerir


    GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h

    Ce Henriques Pois... Zé concordo em grau e gênero.
    2Gerir


    GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h · Editado

    Dino Dulá Sentados a mesa e em boas maneiras enquanto o povo morre de fome!
    4Gerir


    GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

    Cnmutemba Mutemba Quando se trabalha de verdade , este tipo de lapsos acontece. Para mim , demostrou que a preocupação dela para com o povo esfomeado era muito maior que qualquer postura e boas maneiras. Dói muito ver aquelas toneladas e toneladas de alimentos armazenados e o legítimos donos sucumbirem de fome.
    A PERGUNTA QUE NÃO CALA EM MIM É : AFINAL NO FINAL DO DIA ESSES BALDEIAM AQUELA COMIDA PARA LOJAS DE QUEM???
    1Gerir


    GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h


    Responde aqui...





    James Munguambe Excedeu se...Gerir


    GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h

    Dino Dulá Nem mais.

    Estamos juntos Governadora.
    1Gerir


    GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

    Yolanda Matsinhe Se muitos governantes tivessem atitude e reagir como ela fez,talvez alguns teriam vergonha na cara,o correto era ela mandar prender todos os funcionários porque se formos investigar bem esse assunto vamos descobrir o porquê dessa comida estar aí retido,que ganhava com isso?
    Moçambicano precisa e aprender a ouvir grito para abrir a pestanaGerir


    GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

    Gilder Anibal Por Miller de Liúpo

    _________
    Isto está cheio de moralistas, pá. Já não compreendo o que realmente queremos. Ou vos dói porque a Helena é governante do partido Frelimo? Agora já vêem a defender insensíveis e saqueadores do bem que deveria ser do povo sofredor? Ou tomam essas posições porque estão bem e nenhum dos vossos familiares foi afectado!?

    Epa!

    Isto tudo só nos pode lembrar a fabulosa fábula exposta por Aesop que vale a pena colar aqui:

    “Um homem ia com o filho levar um burro para vender no mercado.

    — O que você tem na cabeça para levar um burro estrada afora sem nada no lombo enquanto você se cansa? – disse um homem que passou por eles.

    Ouvindo aquilo, o homem montou o filho no burro, e os três continuaram seu caminho

    — Ô rapazinho preguiçoso, que vergonha deixar o seu pobre pai, um velho andar a pé enquanto vai montado! – disse outro homem com quem cruzaram.

    O homem tirou o filho de cima do burro e montou ele mesmo. Passaram duas mulheres e uma disse para a outra:

    —Olhe só que sujeito egoísta! Vai no burro e o filhinho a pé, coitado...

    Ouvindo aquilo, o homem fez o menino montar no burro na frente dele. O primeiro viajante que apareceu na estrada perguntou ao homem:

    — Esse burro é seu?

    O homem disse que sim. O outro continuou:

    — Pois não parece, pelo jeito como o senhor trata o bicho. Ora, o senhor é que devia carregar o burro em lugar de fazer com que ele carregasse duas pessoas.

    Na mesma hora o homem amarrou as pernas do burro num pau, e lá se foram pai e filho aos tropeções carregando o animal para o mercado. Quando chegaram, todo mundo riu tanto que o homem, enfurecido, jogou o burro no rio, pegou o filho pelo braço e voltou para casa.

    Moral: Quem quer agradar todo mundo no fim não agrada ninguém.” — Ésopo.

    Foto: clubofmozambique








    ‘Anti-corrupção’ investiga Helena Taipo





    Ao que tudo indica, o Gabinete Central de Combate a Corrupção decidiu avançar com uma sindicância contra Maria Helena Taípo depois do Canal de Moçambique ter publicado uma notícia, retratando as conexões criminosas que Taípo mantinha secretamente com o anterior director-geral do INSS, Abílio Mussane. (Zambeze)


    MOÇAMBIQUE HOJE – 27.07.2010


    Poderá também gostar de:

    Polícia tortura psicologicamente líder detido
    Chefe da bancada da Renamo critica instrumentalização da Justiça
    Confrontos em Maputo: Polícia dispara indiscriminadamente


    Linkwithin


    Posted at 18:16 in Justiça - Polícia - Tribunais, Política - Partidos | Permalink ShareThis


    Reblog (0)






    Comments





    1





    Kiko said in reply to infiltrado...





    estamos a 29/01/12. houve algum progresso neste caso? claro que nao!!!! se nao se corta o mal pela raiz e melhor esquecer e ir na onda...corrupcao em Mocambique ja a muito que esta integrada no "sistema" e hoje faz parte do dia a dia.....amigo infiltrado. vergonha para alguns e roubar e ser apanhado!





    29/01/2012 at 23:21





    2





    infiltrado said...





    ..de facto, esta unanimidade fala por si:


    Lixo como Taipo até o partidão envergonha...





    31/07/2010 at 15:01





    3





    Alfredo Macuácua said...





    este é o "modus operandu" dos nossos governantes... não é só a sra taipo que "drena" ilicitamente os fundo estatais, todos eles fazem o mesmo, SIM, TODOS ELES! estamos vivendo num país anormal e, porque somos "um povo matreco", esta gang vai nos oprimindo mais. BASTA DE NOS OPRIMIREM SENHORES DA FRELIMO! este país não é vosso, é de todo o moçambicano, do zumbo ao indico, do rovuma ao maputo...

    "VIVI O COLONIALISMO, A INDEPENDÊNCIA, O SAMORA, O PACIFISMO DE CHISSANO E AGORA A ESCULHAMBAÇÃO DE GUEBUZA." - Fernando Manuel, in Savana 30/07/10. Um forte abraço ao Fernando Manuel





    31/07/2010 at 10:09





    4





    Fabiola said...





    tenho muito orgulho do solo de moz, mas um odio inestimavel dos safados que em nosso nome enriquecem e nos na pobreza mais afundamos. E´ tempo de abrir os olhos e deixarmos de viver num pais de patos, patos na governacao e patos na populacao que so sabem chorrar nos cantos porque o pato que ta na governacao lhe ta empobrecer...





    30/07/2010 at 15:30





    5





    khallo said...





    Realmente corre muito bate boca a volta desta ministra. Arrogancia e tirania psicologica, sem falar de outras coisas...Quando se trata de punir empresas do Chefao nao se pronuncia mas quando se fala de peixinho plantao tudo fica a descoberto.Se for verdade por favor que se demita...Ja basta das vergonhas dos leiloes de cachimbos, mortes de altas patentes, camuflagem na justica Eleitoral, de trabalho e as drogas que financiam campanhas eleitorais dos mais fracos com aparencia de fortes...sim...vamos ouvir a reacao do chefao...tira ou nao tira esta carta do baralho? Queremos trabalhadoras honestas, nao ladras nem damas do corta mato para enriquecimento rapido. Quando e que sera combatente da corrupcao? Depois de acabar com a pobreza estorquindo do povo de Samora e Mondlane? Acordem...o vento de mudanca esta a caminho...tenho dito





    29/07/2010 at 10:39





    6





    V. Dias said...





    Hehehehehehe, SHIPATA disse tudo, tudo. Assino por baixo e por cima se for o caso. Agora esse que falou de Mugabe, hum, bem, me calo.


    Zicomo





    28/07/2010 at 13:14





    7





    joao paulo said...





    que investiguem esta trafulha e mascarada ministra, infelizmente ainda a muito que se fazer para desmantelar a este grupo de camuflados ministros que apenas se apropriam dos bens do estado para o seu capricho, pena estarmos perante uma maioria analfabeta no pais, e muito disfarcada em paciva quando na verdade andamos a coroerse por dentro.


    a gente nao quer assumir a nossa posicao por consiguinte estes supostos libertadores andam aqui a pilhar a coisa do estado, disfarsados em pessoas mais justa e que exigem justiça para os pobres que tentem ganhar a vida nas ruas vendendo algo, chutando tudo e todos para manter a cidade limpa que de limpo nao tem nada.


    Unamo-nos de verdade para ultrapassar este impasse, os beirenses ja comecaram com a vitoria deles do que as restantes provincias estao a espera?


    o gabinete de antucurupcao é apenas usado para peixe miudo, nao é aplicavel para os tubarões disfarcados em dirigentes para melhor pilhar os bens publicos, por isso em africa os presidentes detestam abandonar o cargo para os outros dirigirem com medo de serem julgados por varias irregularidades que os mesmo cometem ainda na qualidade de presidentes e cientes disso a unica alternativa que lhes restam para continuarem livres é se manter no poder até a morte é o caso do Mugabe e tantos outros.





    quando pegam diretorizinhos curuptos correm a gritar o nome da agencia anticurupção, quando tratasse de ministros tudo fica abafado que palhaçada.





    28/07/2010 at 07:03





    8





    Shipata said...





    Apenas um comentário: POR DETRÁS DE UM EXTREMISTA, ESTÁ SEMPRE UM GRANDE OPORTUNISTA!!! ESTA TSUNAMI E O OUTRO TSUNAMI....





    27/07/2010 at 21:54

Sem comentários: