terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Jacob Zuma tem 48 horas para se demitir

Jacob Zuma tem 48 horas para se demitir

fevereiro 13, 2018

Jacob Zuma
Cyril Ramaphosa deu ultimato a Zuma
O Congresso Nacional Africano, partido no poder na África do Sul, deu ao Presidente do país, Jacob Zuma, 48 horas para se demitir do cargo.
Segundo o The Guardian, citando a media local, a decisão de dizer a Zuma para se afastar ou enfrentar uma impugnação foi tomada numa reunião especial de emergência do Congresso Africano (ANC) em Pretória, a capital admnistrativa, na noite de segunda-feira, 12 de Fevereiro.
Jacob Zuma e Cyril Ramaphosa (presidente do ANC eleito em Dezembro de 2917) reuniram várias vezes nos últimos dias para negociações, que resultaram em nada, o que levou a que o ANC convocasse um Comité Nacional Executivo para o final do dia.
Após quase dez horas de aceso debate, Ramaphosa e um aliado chave de Zuma deixaram a reunião pouco tempo depois dirigindo-se para a residência presidencial para dar um ultimato a Zuma: afastar-se ou enfrentar uma "segunda chamada", termo técnico para o processo de obrigar um membro do ANC a abandonar o seu cargo.
Zuma liderou o ANC por dez anos, de 2007 a 2017 e é Presidente da África do Sul desde 2009. Contudo a sua governação está marcada por vários escândalos e acusações de corrupção, bem como uma série de moções de censura e de não confiança. Está marcada para 22 de Fevereiro uma moção de não confiança no parlamento contra Jacob Zuma.

Sem comentários: