quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Suspeito confessa ter matado Maëlys de Araújo e ajuda autoridades a encontrar cadáver


O principal suspeito de ter sequestrado a menina luso-descendente Maëlys de Araújo em França, em agosto do ano passado, confessou ter matado a menina e está a colaborar na busca pelo corpo da menor.
O principal suspeito de ter sequestrado a menina luso-descendente de nove anos Maëlys de Araújo em Pont-de-Bonvoisin, França, em agosto do ano passado, confessou ter matado a menina e está a colaborar com as autoridades na busca pelo corpo da menor, avança o jornal francês Le Monde
Segundo o jornal, que cita fontes próximas da investigação, Nordahl Lelandais, de 34 anos, que está preso preventivamente desde o desaparecimento, levou esta quarta-feira as autoridades ao local do crime para identificar o sítio em que deixou o cadáver.
Nordahl Lelandais foi levado, a seu pedido, pela primeira vez a Pont-de-Beauviosin, onde a menina luso-descendente foi vista pela última vez, em agosto. Juntamente com a polícia e os procuradores que estão a liderar a investigação, seguiram também 20 especialistas forenses e o laboratório móvel do instituto de medicina legal para uma possível identificação do corpo, escreve ainda o Le Monde.
Durante esta tarde deverá ter lugar uma conferência de imprensa com o procurador Jean-Yves Coquillat para dar conta do resultado da operação desta manhã.
Maelys de Araújo desapareceu na noite de 26 para 27 de agosto durante uma festa de casamento na região de Pont-de-Beauvoisin.
A mãe da menina, prima da noiva, deu conta da ausência da filha quando passavam poucos minutos das 3 horas da madrugada. As primeiras buscas não produziram qualquer resultado e a polícia foi chamada ao local.
Em janeiro deste ano, os pais da criança disseram à imprensa francesa ter conseguido identificar a filha nas imagens de videovigilância que mostram o carro do suspeito a abandonar o local onde a criança desapareceu.

Pais de Maelys de Araújo reconhecem filha desaparecida em vídeo do carro do alegado raptor

O jornal Le Parisien avança que os pais de Maelys conseguiram identificar a filha nas imagens de videovigilância que mostram o carro do suspeito a abandonar o local onde a criança desapareceu.
PHILIPPE DESMAZES/AFP/Getty Images
Maelys de Araújo, luso-descendente de nove anos, desapareceu de um casamento em Pont-de-Bonvoisin, França, em agosto de 2017. O principal suspeito do rapto de Maelys, Nordahl Lelandais, está preso preventivamente desde então, tendo por diversas vezes o seu advogado pedido a sua libertação, alegando que não há quaisquer provas do envolvimento de Nordahl no desaparecimento de Maelys Araújo
Contudo, escreve o jornal Le Parisien, os pais de Maelys de Araújo (nomeadamente a mãe, Jennifer Cleyet-Marrel, através de pormenores do vestido que a criança utilizava naquele dia) conseguiram identificar a filha nas imagens de videovigilância que mostram o carro de Nordahl Lelandais (Maelys seguiria no lugar do “pendura”) a abandonar o local do casamento por volta das 02h45 — quando este regressou, viajava já sozinho no Audi A3.
Agora, os pais de Maelys de Araújo pedem que o suspeito volte a ser ouvido por um juiz em tribunal e confrontado com as imagens de videovigilância onde surge, alegadamente, a filha.
Recorde-se que Nordahl Lelandais foi condenado a um ano de prisão em 2008 por ter incendiado um restaurante na região de Isère – tendo cumprido a pena em casa, com recurso a pulseira eletrónica. Em 2002, então com 19 anos, o Nordahl ingressou no Exército francês, acabando expulso por “comportamento psicológico instável”.
Os investigadores acreditam que Nordalh Lelandais pode, afinal, tratar-se um serial killer, estando nesta altura a encontrar provas que o incriminem em outros oito homicídios ou desaparecimentos – incluindo o de outra menor, Estelle Mouzin, também de nove anos, que desapareceu de Seine et Marne, na zona de Paris, em 2003.

Sem comentários: