sábado, 17 de março de 2018

Afinal quem está a "combater"a Nankare? A Frelimo ou os funcionários?

Cinco sugestões práticas para um combate efectivo contra a corrupção

1. Amélia Nankare está a ser combatida na Autoridade Tributária (AT), porque está a combater abusos do erário dos moçambicanos. À sua entrada naquela instituição, ela encontrou uma conta bancária onde alguns camaradas da nova e da velha guardas da FRELIMO iam buscar dinheiro mensalmente, para se refastelarem. Minha sugestão é de que a AT deveria publicar a lista dessas pessoas e de seguida exigir a reposição dos dinheiros que receberam indevidamente, sob pena de procedimento criminal não o fazendo.

2. Mateus Magala está a ser combatido na empresa pública "Electricidade de Moçambique (EDM)", porque também não está a permitir abusos das receitas da instituição. À sua entrada, a EDM estava a terciar serviços para alimentar empresas parasitas, criadas para sacar os cofres desta empresa. Medidas para acabar com isso estão a fazer com Magala vire inimigo dos proprietários dessas empresas, ligados à FRELIMO para a infelicidade deste partido, os quais tudo armam para, enfim, fazer crer que Magala não serve. Outrossim é que muitas instituições governamentais não pagam as suas facturas de consumo de energia eléctrica. A minha sugestão é de que a EDM deveria publicar a listas dessas instituições e de seguida cortar o fornecimento de corrente eléctrica às mesmas, até a regulação das facturas em atraso.
3. Sugiro que o Ministério da Economia e Finanças disponibilize pública e regularmente (e.g. mensalmente) informações sobre as contas das instituições governamentais. Se não há lei que assim disponha, então sugiro que se crie. Tenho comigo que esta medida ia aumentar a transparência no uso dos fundos públicos.
4. Sugiro a conversão dos vários fundos que proliferam nas instituições governamentais em bancos sectoriais. Assim esses fundos deixaram de funcionar como sacos azuis, a exemplo do que aconteceu com o Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA) de Setina Titosse. [A propósito, as quantas vai o recurso interposto por Setina Titosse no "caso DFA"?...]
5. Sugiro que sejam avisados os servidores públicos e todos os moçambicanos de que a política não é uma profissão. O exercício da política é de engajamento voluntário e não deve haver ordenados para dirigentes políticos, incluindo deputados. Pode é ser instituído um sistema de atribuição de subsídios. Tenho comigo que esta medida poderia desencorajar a infiltração e o sequestro dos partidos políticos por malandros. Fazer política deve ser reservado para pessoas com vocação para servir sem fins lucrativos, altruístas. Quem quer ser rico que crie uma empresa e recorra ao crédito bancário para financiar as suas actividades. O emprego no Estado não é para criar ricos, mas sim servir diligentemente o povo.
Eu sugeri.
Palavra d'honra!
Afinal quem está a "combater"a Nankare? A Frelimo ou os funcionários? É combater um gestor quando os colaboradores criticam o modelo de gestão? Afinal gerir instituição pública já não exige cumprimento de regulamentos próprios, por exemplo, concursos para admissões de pessoal? Ainda, porque já não há concursos para se adjudicar a prestação de serviços? É possível funcionário sem vínculo com estado ser nomeado e praticar actos administrativos válidos? O Tribunal Administrativo não rejeitou admissões ilegais por inobservância dos critérios de admissões no aparelho de estado, por ela enviados? Aqui nem camarada nem funcionário entra, meu caro.
Os próprios funcionários não têm razão ao denunciar isso tudo? Se é que a Nankare está a ser combatida é sim por NEPOTISMO e Autoritarismo! É sim, por estar a transformar a AT em instituição pública em "nome individual" (até evito chamar "empresa" porque seria o cúmulo) que em nenhuma parte do mundo existe. 
Só para terminar, provavelmente o anterior Presidente tenha sido sacrificado porque não aceitava dar dinheiro aos Camaradas. Mas, com Nankare parece que isso está a acontecer. Investigue. Uma dica para si sr. Cumbane: o dinheiro não sai de nenhuma conta da AT mas sim é canalizado pelos chefes das Fronteiras e Terminais Aduaneiros, em particular, que ela nomeou. Procure saber, por exemplo, quem é, e porquê está a gerir a TIMAR em Maputo agora e o antecessor! O actual é um subserviente da primeira classe e o antecessor era um sobrinho. Informe-se, igualmente, sobre quem são os gestores que estão a dirigir a fronteira de Ressano Garcia, de onde vêm, que qualificações possuem! Ademais, a Nankare acaba de nomear um assistente para os megaprojectos que não entende nenhuma das áreas de impostos. Pode um carpinteiro reparar um BMW? O que está aqui subjacente então? Simplesmente abocanhar as mais-valias para fazer aquilo que o autor afirma que era feito antes do mandato dela. Os camaradas não estão a combater a Nankare mas, pelo contrário, a protegê-la para favores nas admissões ilegais dos seus filhos, enteados e afilhados meu caro! O senhor está a ser dirigido por um VOR falso no que tange a AT. Prescisa de se informar melhor (Se preferir, mocambicanamente "mais melhor").
Comentários
Alfredo da Silva Apoiado profe. Aqui o Competente não serve. Mbora lá purificar as instituições que servem o povo
Gerir
Mouzinho Zacarias Donald trump não aceitou receber salários do presidente da República, está ai apenas para servir o povo americano
Gerir
1 dia(s)Editado
Anidia Tacaiana ele tem outros meios
Gerir
Joana Tchucana Ele tem outros meios para viver. E não é um presidente Africano para recusar salário. Tamos nos países do 3o mundo
Gerir
Mouzinho Zacarias Nhusi devia nomear com efeitos imediatos Julião cumbane para primeiro _ministro para fazer vincar as suas brilhantes ideias
Gerir
Ricardino Jorge Ricardo Logo, o PR e a Presidência poderá falir num único dia. Essas medidas/sugestões do Profe ninguém gosta ouvir, nem de perto e muito menos de longe.
Gerir
Mebanze Joao ...................................alguns camaradas da nova e da velha guardas da FRELIMO iam buscar dinheiro mensalmente, para se refastelarem.....kkkkkkkkkkk
Gerir
Anidia Tacaiana concordo .mas na AT diz se que a família e amigos e que está a reinar encostou os antigos e admitiu novos funcionários ....
Gerir
Sheila Chambal Bravo Prof
Gerir
Dorival Da Boa Cena Prof em relação a AT o saco azul...Continua... Actos administrativos estão sendo violados sistematicamente... Filhos de boss estão a entrar sem nenhum concurso
Gerir
Antolinho André Apenas retificar que estes "alguns camaradas da Frelimo..', não iam em nome da Frelimo mas sim de malandrice por isso concordo com a proposta de que devem devolver o produto do roubo. São estes ditos camaradas que assaltaram o nosso Partido onde os altruístas são vistos como membros da segunda, terceira ... apenas para trabalhar no terreno. É chegado o tempo das coisas mudarem.
Gerir
Mindo D'avila Essa eh a razao pela qual as empresss publicas tem funcionamento mediocre e entram em falencia sistematica e geralmente sem culpados como tem sido custume.
Eles tem poucos meses para se delcidir caso nao, nois acabaremos com a corrupcao apartir de outubro.
Gerir
1 dia(s)Editado
Ricardino Jorge Ricardo Ao publicar a lista e exigir os dinheiros, ó Profe não estaria a deixar a vida dela em perigo? Antes dela fazer isso gostaria 1º ver a srª da PGR a fazer contra os que endividaram o país.
Gerir
Antolinho André Tratar-se-á duma medida profilatica.
Gerir
Julio Da Wilka Edwin Tudo perfeito e bem dito.
Gerir
Silambo Feliciano Boas sugestões.
Gerir
Álvaro Xerinda Boa ideia. Assunto muito serio este
Gerir
Domingos Feniasse O grande problema meu camarada professor, é que alguns desses senhores "malandros" que assaltaram o poder para fins ambiciosos, ja tem mãos metidas em muita coisa e controlam instituições chaves, para não falar de gangues. Instalaram se paulatinamente, e não vai ser bruscamente que serao anulados. Exige-se muita calma, cautela, foco e concentração. Mas a luta já foi iniciada com o Camarada Presidente FJN. Vamos apoiá-lo, com mensagens dessas (a sua reflexão). Para que não se sinta como se estivesse sozinho nesta empreitada.
Gerir
Julião João Cumbane Essas gangues não podem comprar um povo com o dinheiro do próprio povo. Os gajos serão apanhados e tratados devidamente...!!
Gerir
13 h
Lucilio Basilio Ngomane Por isso trabalho, trabalho ,trabalho e nunca consigo chegar ao nível deles....
Gerir
Julião João Cumbane És honesto, Lucilio Basilio Ngomane. Ser honesto aqui é tido como tolice. ...
Gerir
13 h
Anidia Tacaiana mas dorme com consciência tranquila
Gerir
13 h
Julião João Cumbane Como dormir tranquilo com estómago vazio?!...
Gerir
13 h
Carlos Paruque Que seja ouvido prof... A de mais, o exercicio da cidadania pelo prof nao e' e nunca sera em vao. Um dia sera compensado, forca teacher
Gerir
1 dia(s)Editado
Julião João Cumbane Melhor compensação é a erradicação dos males que emperram o progresso do nosso país.
Gerir
13 h
Raúl Salomão Jamisse Porque não vão saber um pouco sobre o que está a acontecer na AT e a partir daí, tirar ilações e não o que vejo por tudo que é canto. Pessoas desinformadas a serem desinformadas.
Gerir
1 dia(s)Editado
Julião João Cumbane Partilha aqui a informação melhor que tens, Raúl Salomão Jamisse! Podes?...
Gerir
13 h
Raúl Salomão Jamisse Se Moçambique não fosse o que é, talvez o fizesse mas, temos a Procuradoria, a Anticorrupção, o Tribunal Admnistrativo e o Ministro que tutela a AT, podem querendo, fazer o seu trabalho e concluir que, o que incomoda os funcionários, são as reformas "anticorruptas".
Gerir
13 h
Julião João Cumbane E porquê não estão a fazer esse trabalho, se o DEVEM fazer, Raúl Salomão Jamisse?...
Gerir
13 h
Raúl Salomão Jamisse "State Capture"....dificilmente se combate corrupção com corrupção ou seja, ninguém é contra as reformas quando estas, se aplicam a todos.
Gerir
11 h
Agostinho Augusto Os malandros são sempre os mais fortes, é uma espécie de um cartel. O estado está a falir por causa dos malandros
Gerir
17 h
Julião João Cumbane É isso aí, Agostinho Augusto. E eles nos tomam a todos nós outros moçambicanos como parvos. E esta parte dos seus actos gera um sentimento revolta do povo para com todo o sistema. ...!
Gerir
13 h
Tomas Mario Estou plena e totalmente de acordo consigo, quer na analise que faz da gestão ruinosa das empresas públicas, quer nas medidas correctivas que sugere. Conheço- e muito bem!- a história da terceirização de serviços proprios das empresas em causa, para a contratação de outras empresas, criadas ad hoc! No programa "Pontos de Vista" da STV já falei por mais de duas vezes do saco azul que têm sido os inúmeros "fundos" existentes em Moçambique: a maioria acomoda parasitas e predadores criminosos! Abraço.
Gerir
14 h
Julião João Cumbane Acompanho as tuas intervenções, caro Tomas Mario. É muito revoltante a maneira como eles tomam o Estado como seu saco azul ante o olhar impávido e quase sereno de todos nós os demais. Custa o quê, a quem, parar com os desmandos e colocar o país num bom caminho para o bem de todos?
Gerir
13 h
Artur Sitoe São propostas específicas estas Julião João Cumbane! Bem exercido o direito de participação na Governação. Aliás, julgo oportuno o governo reflectir na e-participação (participação online) para de forma sistemática recolher opiniões que tem sido apresentadas sobre vários assuntos públicos.

A propósito, alguém pode partilhar a recém lançada estratégia de combate à corrupção?
Gerir
13 hEditado
Julião João Cumbane Também preciso de uma cópia da tal estratégia...
Gerir
13 h
Helio Fumo Está de parabéns JJC pelas suas duas reflexões. Pena é que a ganância e arrogância dos dirigentes do partido no poder não os deixa ter esse mesmo pensamento.
Gerir
13 h
Manuel Gil Uane Parabens, por teres conseguido ler parte dos meus pensamentos (kikikkkkkkk). Espero que um dia alguem te de ouvidos.
Gerir
12 h
Mercia Cossa Apoiado. Mas podes ter certeza que não hão de gostar de ouvir isto. Mas vamos fazer barrulho até entrar na psiqui de quem deve tomar as medidas e trazermos a dignidade ao Povo Moçambicano. Chega de parasitismo institucionalizado e que agem como se o Partido se beneficiasse.
Gerir
11 h
Calvino Cumbe O Profe pôs álcool na ferida, pena que este estado é governado por mercenários.
Gerir
11 h
Jorge Cumbane Cultura do Africano.
Gerir
8 h
Jose Muchamano Jofre Ainda há camaradas com a visão da Frelimo de Samora Moises Machel.
Arsénio Herinques(Felipe Nhysi) deve ler isto.
Sugestão à altura.
Gerir
6 h
Eduardo Antonio Nhaca Zimba Subscrevo tuas sugestões professor!q
Este pais precisa de muitas Amélias Nakares...Muitos Amurranes e muitos Afonsos e muitos Nyussis!
Gerir
4 h
Dorival Da Boa Cena Embora reconhecendo o patriotismo e a forte vontade do concidadão Julião Cumbane em contribuir para a mudança no "status quo" da gestão das instituições públicas do país, discordo com ele na análise que faz sobre a AT, porquanto, não identificou correctamente o verdadeiro problema e, por isso, julgo que a própria conclusão e recomendação estão desequadradas do contexto do combate a que afirma estar a ser desencadeado contra a Presidente da AT.
Afinal quem está a "combater"a Nankare? A Frelimo ou os funcionários? É combater um gestor quando os colaboradores criticam o modelo de gestão? Afinal gerir instituição pública já não exige cumprimento de regulamentos próprios, por exemplo, concursos para admissões de pessoal? Ainda, porque já não há concursos para se adjudicar a prestação de serviços? É possível funcionário sem vínculo com estado ser nomeado e praticar actos administrativos válidos? O Tribunal Administrativo não rejeitou admissões ilegais por inobservância dos critérios de admissões no aparelho de estado, por ela enviados? Aqui nem camarada nem funcionário entra, meu caro.
Os próprios funcionários não têm razão ao denunciar isso tudo? Se é que a Nankare está a ser combatida é sim por NEPOTISMO e Autoritarismo! É sim, por estar a transformar a AT em instituição pública em "nome individual" (até evito chamar "empresa" porque seria o cúmulo) que em nenhuma parte do mundo existe. 
Só para terminar, provavelmente o anterior Presidente tenha sido sacrificado porque não aceitava dar dinheiro aos Camaradas. Mas, com Nankare parece que isso está a acontecer. Investigue. Uma dica para si sr. Cumbane: o dinheiro não sai de nenhuma conta da AT mas sim é canalizado pelos chefes das Fronteiras e Terminais Aduaneiros, em particular, que ela nomeou. Procure saber, por exemplo, quem é, e porquê está a gerir a TIMAR em Maputo agora e o antecessor! O actual é um subserviente da primeira classe e o antecessor era um sobrinho. Informe-se, igualmente, sobre quem são os gestores que estão a dirigir a fronteira de Ressano Garcia, de onde vêm, que qualificações possuem! Ademais, a Nankare acaba de nomear um assitente para os megaprojectos que não entende nenhuma das áreas de impostos. Pode um carpinteiro reparar um BMW? O que está aqui subjacente então? Simplesmente abocanhar as mais-valias para fazer aquilo que o autor afirma que era feito antes do mandato dela. Os camaradas não estão a combater a Nankare mas, pelo contrário, a protegê-la para favores nas admissões ilegais dos seus filhos, enteados e afilhados meu caro! O senhor está a ser dirigido por um VOR falso no que tange a AT. Prescisa de se informar melhor (Se preferir, mocambicanamente "mais melhor").

P.S. - Tomara que este comentário chegue a si para lhe ajudar a entender alguns fenômenos na AT. Não me identifico para não ser compulsivamente transferido para Mandimba ou Madjedje pela Nankare.
Gerir
4 h
Luís Loforte Sinceramente, tenho gostado dos seus últimos posicionamentos, Professor. Um senão, apenas: é pura utopia esperar que sejam as instituições a publicar os nomes dos que se locupletam com os dinheiros públicos. O JJC sabe que nunca isso será possível. Se nem o Congresso da FRELIMO consegue exigir tais medidas, como esperar que seja um simples mortal como o PCA da EDM a fazê-lo? A saliva é um elemento importante do sistema digestivo, não a gaste desnecessariamente!
Gerir
4 hEditado
Eduardo Antonio Nhaca Zimba Mas Luis...alguém tem que falar a verdade!
E o prodessor ta fazendo a sua parte...nestes tempos e, muito bem...acho eu.
Gerir
3 h
Eduardo Antonio Nhaca Zimba Melhor, acho o prodessor ta gastando saliva para algo útil
Gerir
3 h
Joel Mabasso Professor Cumbana, afinal quais são as tuas cores partidárias? Noutras paragens contradizes-te do que tens aqui exposto.

"Stôrrêee", a aula tá cumplicada.

Sem comentários: