sexta-feira, 16 de março de 2018

Auto-consolo dos acólitos da Frelimo: quem perdeu as eleições foi o MDM

"QUEM PERDEU FOI O MDM E NÃO A FRELIMO"




Francisco Mabdjaia, recusa a ideia de que a frelimo tenha perdido o processo eleitoral intercalar no município de Namupula. O membro sénior desta formação política reconhece, no entanto que o objetivo de reconquistar a autarquia caiu por água a baixo.


O primeiro-secretário do partido frelimo ao nível de cidade de Maputo Francisco Mabdjaia considera que quem perdeu as eleições intercalares no município de Nampula foi o Movimento Democrático de Moçambique (MDM).
Segundo Mabdjaia, o "partidão" esteve na oposição naquela autarquia desde 2013 e tudo vai continuar na mesma, diferente do partido do "galo", que vê a gestão da edilidade passar para as mãos da Renamo.
"A frelimo não perdeu em Nampula, quem perdeu foi o MDM. A frelimo estava na oposição e continua na oposição. Havia outro partido que estava a governar e este é que perdeu", referiu.
O político reconhece, no entanto, que a derrota irá servir para que a máquina da formação política se organize para melhor disputar as autárquicas de 10 de outubro próximo.
“Nós participamos com muito orgulho, o nosso objetivos que era recuperar o município de Nampula não se concretizou, mas também fica-nos uma lição: vamos trabalhar melhor, vamos nos organizar melhor para ver se em outubro conseguimos recuperar Nampula”. Afirmou o membro sénior da frelimo.

Egidio Vaz
19 h ·

A reação de muitos aos eleitorais sugere a problemática, perplexa e equivocada noção da democracia existe entre nós.

1. Notamos no início do processo, uma construção de uma "narrativa de fraude". Não foi há muito tempo. É só rever as notícias.

2. Agora que os resultados são conhecidos, o disco virou e "já não se fala mais na fraude". Sucedem brincadeiras, charadas e tiradas jocosas contra os vencidos etc. Quer dizer, a narrativa foi abandonada.

A conclusão a que chego (e posso argumentar) é que existe uma noção equivocada segundo a qual democracia é derrotar o partido no poder, não importa como.

Segundo, quem perdeu as eleições foi o MDM. A Frelimo perdeu eleições em 2013 e desde então o quadro clínico não mudou. O MDM detinha o poder até agora é irá entregá-lo a Renamo. No dicionário, PERDER significa "Deixar de ter alguma coisa útil, proveitosa ou necessária, que se possuía, por culpa ou descuido do possuidor, ou por contingência ou desgraça". Neste caso, quem deixou coisa útil foi o MDM. PORTANTO, façam caretas ao partido que PERDEU.


Sidio Macuacua NÓS NÃO PERDEMOS NAMPULA... PORQUE NÃO ERA NOSSA, QUEM PERDEU FOI MDM, ISTO DEVE FICAR CLARO PARA TODOS...

Jaime Langa Onde o MDM encontrou o Municipio de Nampula?

Franklin Murera Pensar que o perdedor foi o MDM, é aceitar que a Frelimo nunca quis governar aquela cidade e o investimento todo feito em campanha nestas eleicoes, so foi mera brincadeira...Convenhamos. Perdemos e precisamos reflectir, porque daqui a 6/7meses temos novas eleiçoes.

Domus Oikos Mas também podia ganhar.

Sura Rebelo de Oliveira Perderam as intercalares de Nampula Sidio Macuacua. Essa é a verdade. E por uma margem nada bonita

Isalcio Mahanjane Se não perdeu por que concorreu? Caramba pá!

Sidio Macuacua A FRELIMO não concorreu para ganhar, mas sim para participar apenas do processo. Quem concorreu foi o Cda #Cololo a Presidente do Municipio de Nampula em substituição do malogrado #Mahamudo Amurane... Outrossim, quem vai entrar no Municipio será apenas o #Vanhale e não a RENAMO.

SERÁ QUE CUSTA PERCEBER ISSO OOH SEUS DOUTORES??? Voltem e visitem a Lei eleitoral e revejam em que vacatura se concorria???
SE A FRELIMO PERDEU E A RENAMO GANHOU, QUERO VER SE A NOSSA BANCADA, A BANCADA DA FRELIMO.IRÁ SE RETIRAR DA ASSEMBLEIA PARA DAR LUGAR MMBROS DA RENAMO, CASO ISSO NÃO ACONTEÇA #Mahanjane me deve um #ABRAÇOFelix Bernardo Nhachungue, Meirinho Vilanculo, Carlos Lemos e 145 outras pessoas gostam disto.

Samuel Chacate Eu tb acho!

Soshangane Wa Ka Machele Quem perdeu na segunda volta, mbuya ?

Egidio Vaz Isso não importa. Podia até ser a terceira. O pode gravitou do MDM a Renamo e nunca da Frelimo a Renamo.
A Renamo não derrotou a Frelimo. Arrancou o poder ao MDM. Objectivamente falando do poder político.

Soshangane Wa Ka Machele O MDM perdeu a eleição e a presidência do município. A Frelimo ou o seu candidato perdeu a eleição..

Eunício Cardoso Mahite Mas falando da corrida à presidência do município, quem perdeu é a Frelimo. Isso é que importa..

Egidio Vaz Eunício Cardoso Mahite fale também do Pahumo, faça caretas ao AMUSI para ver se vai animar. Kkkk 😂.

Jah Warrowarro Importa mais a frelimo que qualquer outro partido. É a frelimo que nos pos na desgraça, são estes que merecem a careta.

Maulana Domingos Maulana Dois senhores de partidos políticos diferentes concorriam a segunda volta nas eleições para presidência do Município de Nampula. Simples - um ganhou e outro perdeu..

Jah Warrowarro Kkkkk.

Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Kkkkkk. Nkulu, a muita tempo ou seja entre 78 ate finais de 90 existia um aparelho "gira disco". Ate que era bom, por que divertia a gente em musica. O unico problema, era gastar pilhas..

Moniz S. Walunga Maulana Domingos Maulana, o nosso Egidio Vaz esta’ a viajar noutra galáxia, hehehehehe.

Maulana Domingos Maulana Assustador. Ficava-lhe melhor se fosse neutro. Más, fazer oque? É a vida mesmo e ela é feita de escolhas pessoais..

Francisco Dos Santos O MDM, pelo menos até às próximas eleições, tem de ser consultado para qualquer decisão na Assembleia Municipal..

Francisco Dos Santos E isso é poder..

Manuelinho Albino Soares esqueceu-se que a FRELIMO TAMBÉM tem bancada na Assembleia Municipal de Nampula? O que está a acontecer em Nampula, é algo muito lindo e inédito em Moçambique: - Pela primeira vez, o poder político é partilhado pelos partidos oponentes. NÃO EXISTE OPOSIÇÃO EM NAMPULA, A RENAMO ESTÁ NA PRESIDÊNCIA, A FRELIMO E O MDM ESTÃO NA ASSEMBLEIA. JÁ PARARAM PARA PERCEBER ISSO? Raça de hipócritas! tentam provocar tempestade onde nos ensinam a paz e convívio democrático... CALEM- SE!.

Jah Warrowarro Manuelinho Albino Soares soares sempre atrasado e desinformado. Que ti disse que o que esta acontecer em Nampula é inédita e primeira vez em moz? Parece vive no ceu como? E entao o que dirias a quelimane em 2011 ate 2013?.

Manuelinho Albino Soares ainda bem que Recordas isso. és um líder com visão.Por isso vamos usar as lições do passado para melhorar o futuro seja na terra ou no ceu..

Paulo Araujo Na Beira o Daviz esteve sem bancada por 5anos. Em Quelimane o Manuel esteve sem bancada por dois anos. Em Nampula Vahanle vai estar sem bancada ate terminar este mandato.Entao nada novo ate acho muito interessante e bom para os municipes..

Jah Warrowarro Exatamente mano Paulo Araujo.

Roberto Saviano Já agora.... Este mandato é de 5anos ou 6meses???😏😏😏😁.

Egidio Vaz Roberto Saviano 8 meses. Chuva rápida.

Paulo Araujo Roberto Saviano ate a pessoa que for eleita no proximo dia 10 de Outubro tomar posse..

Manuelinho Albino Soares na Beira e em Quelimane, existiam bancadas maioritarias na Assembleia Municipal. E Nampula é a primeira vez que existe paridade nas bancadas com um ponto de equilíbrio das Sra Filomena Muthoropa, que na minha humilde opinião é a grande vencedora nestas intercalares, podendo fazer a diferença....

Francisco Dos Santos Nas Assembleias manda quem tem maioria, o fato de a Frelimo ter uma bancada não seguinifca que seja decisivo, pode e bem ser decorativo..

Francisco Dos Santos Sr. Manuelinho, modere nas palavras e seja civilizado..

Manuelinho Albino Soares Leia o poste e procure entender. Depois vá a um dicionário procurar a definição de C-I-V-I-L-I-Z-A-D-O..

Francisco Dos Santos O Descurso de fraude, foi preventivo e pelos vistos, surtiu efeitos desejados..

Maria Regina Faustino ok, com este post estas a querer dizer que os partidos da oposição não são roubados mas sim maus perdedores?.

Egidio Vaz Maria, eu disse o que escrevi. É exactamente o que escrevi que queria dizer. Qualquer extrapolação é da responsabilidade do extrapolador.

Maria Regina Faustino So queria perceber o segundo ponto para não criar um mau juízo de valor..

Davio David A narrativa é de tirar do poder todo partido que sacrifica seu povo..

Ricardino Matusse Egídio, a Frelimo, também perdeu nestas eleições. Investiu muito,tanto em temos materiais e humanos porque tinha expetativa de recuperar a cidade. Pela forma como Amurane morreu, o MDM não só perdeu a cidade de Nampula, corre o risco de perder em Outubro as outras cidades que ainda governa. As eleições de Outubro reservam nos muitas surpresas.

Egidio Vaz Second place first loser. Entendo seu ponto. Mas o poder mesmo foi perdido pelo MDM.

Ricardino Matusse Indeed.

Maulana Domingos Maulana MDM não perdeu coisa nenhuma. Ademais, até devia ser a Renamo a pedir coligação para ter vida facilitada na Assembleia Municipal neste curto período que falta..

Eugenio Tomas Isso de andar defender coisas que até cego vê não funciona: Todos sabemos que há fraude eleitoral em todos os escrutínios a favor do partido no puder. Não se faça de cego jovem..

Muhombe Muchin Mbua.
Você viu.
A fraude não funcionou, até que a melhor foi a advertência do Dhlakama, se não seria mais que o que foi visto..

Egidio Vaz Ameaça. A arma secreta. Kkkk 😂.

Muhombe Muchin Kkkkkk viu que se não desse um cheirinho, ooopa ia perder mesmo com votos a mais..

Egidio Vaz Muhombe Muchin Kkkkkk..

Egidio Vaz Muhombe Muchin mas o gajo exagera pá. Usa mesmo rapé que nunca passa de moda.

Muhombe Muchin KKKKKKKKKKKKK
Kkkkkkkk

Não tinha saída só podia fazer dessa forma.

Viu que era ponto mais forte para apertar o adversário.
Kkkkkkk
Rendi com aquele velho, dessa vez iiiiiiiii..

Efraimo Neves
.

Tome Mutombo O discurso da fraude evitou a verdadeira fraude..

Maulana Domingos Maulana Nisto concordo. Até porque o fantasma da fraude saiu bem derrotada..

Ricardino Matusse Nem todas as pessoas que votaram na Renamo São simpatizantes ou membros da Renamo. As pessoas votaram na Renamo porque não querem a Frelimo. Para recuperar a cidade de Nampula há muito trabalho que deve ser feito dentro de casa..

Paulo Augusto Canandife Senguda volta estava la MDM?.

Yavanha Ahon'na Mas Egídio está defendendo o impossível.

Joacheim Tembe Ossos do oficio.

Mick Fanning A Frelimo não ganhou.Isso particularmente já me dá uma satisfação tremenda.MDM foi um partido verdadeiramente democratico.Ao invés de chamar isso ou aquilo ao MDM,que tal fundarem um partido perfeito que se enquadra na realidade deste país..

Ernesto Albino per·der

verbo transitivo...Ver maisGerir



Significado / definição de perder no Dicionário Priberam da Língua…
PRIBERAM.PT


18 h

Egidio Vaz Portanto, desde 2013, a Frelimo deixou de ter Nampula. Desde 2013, o MDM teve. Deixou agora. O MDM perdeuGerir

18 h · Editado

Egidio Vaz Em Nampula, a Frelimo é oposição há já 5 anos. A situação não mudou ainda. Quem perdeu foi o MDM. Do partido do poder para partido da oposição.Gerir

18 h · Editado

Carla Massunda Pene Pois. Cada um vê a parte que lhe interessa
😃😂😂😂Gerir

18 h

Egidio Vaz Carla Massunda Pene estou a me recomporGerir

18 h

Ibraimo Assane Hum Egídio Vaz as vezes me surpreende, chore mano talvez da próxima consigaGerir

18 h

Carla Massunda Pene Take your time Egídio.Gerir

18 h

Ernesto Albino Just relax , daqui a 5 meses haverá mais!Gerir

18 h

Leonelson James Sunday O que o ilustre Egidio Vaz está a tentar insinuar equivale dizer que duas equipes de futebol (vou tomar exemplo do Ferroviário de Maputo e ENH de vilankulo) que chegam a final da taça de Moçambique (cuja edição anterior foi ganha pelo Costa do Sol), no entanto o finalista vencido sair ao público dizer que não perdeu porque não era o detentor da edição anterior. Uma desculpa esfarrapada no mínimo. Portanto, a FRELIMO perdeu sim porque foi concorrente.Gerir

3 h

Mar Isa eu só sei dizer que txio VAHANLEEE ganhou, Nampula ganhou.Gerir

18 h

Aurelio Comprido Ribelia Eu ultimamente não estou a perceber o sentido do E.Vaz.....fico a estudar.Gerir

18 h

Mouzinho Zacarias Fico contente quando a frelimo perde... A frelimo deve deixar de ser arrogante, a frelimo deve expurgar das suas fileiras aqueles militantes que roubam dinheiro do povo... Se assim o fizer no futuro terá meu apoio...Gerir

18 h · Editado

Ocultar 15 respostas


Ibraimo Assane É issoGerir

18 h

Egidio Vaz Mouzinho, você não pode pensável bem da Frelimo. Você é da Renamo. Não pode falar de expurgar das fileiras. Isso é discurso passado, típico de fofoqueiros. Cuida DA Renamo. Celebra hoje. É mais prático. A Frelimo é um rio. Os calhaus ficam nas bancasGerir

18 h

Mouzinho Zacarias Egídio Vaz... Para ti a frelimo é um rio... Partido que colocou seu povo na pior miséria do mundo...só os calhaus que assistem impávido essa desgraçaGerir

18 h · Editado

Ibraimo Assane Egidio Vaz kkķkkk perdeu argumentos?Gerir

18 h

Egidio Vaz Mouzinho Zacarias a Frelimo liderou a luta de todos nós e lidera hoje as mudanças estruturantes da nação rumo à prosperidade. Nenhuma organização neste país pensa o país como a Frelimo. Orgulho-me de pertencer a eles. Orgulho nacional. Tua Renamo so ameaça a paz. Dispara e cava estradas alcatroadas em nome da democracia. E faz isso longe de soldados republicanos. 😁. Ok vamos esquecer o passado. Estamos em paz agora. Esquece tu também a rua retórica belicista. Temos muita coisa junta para desfrutar. Concentre nisso Zacas. E ainda me deves uma informaçãoGerir

18 h · Editado

Mouzinho Zacarias Kkkk... Egídio Vaz meu grande amigo ... Brevemente estou aí para bebermos um copo... Trago aquele dossier completo... Estou a fazer lobbys para ti... Meu irmão, sossega...Por esse trabalho exijo 1 milhão de dólares... KkkGerir

17 h · Editado

Egidio Vaz Mouzinho Zacarias você é um paulado invejoso. Passe-mo já. Não deita água sobre fogo de combustívelGerir

17 h · Editado

Mouzinho Zacarias Kkkk... calma mano...Gerir

17 h

Abdul Francisco Baptista Muita ironia por aqui....Gerir

17 h

Arnaldo Tivana Irmão Egidio Vaz, não te reconheço, ser da frelimo não é problema, o problema é alienar a mente, a história te condenará por isso. Não acredito que chegaste a este nível de bajulação política, você não precisa de bajular para comer. Irmão se encontra consigo mesmo, o povo ainda precisa do Egidio Vaz, historiador e não este actual que anda equivocado e a distorcer os factos.Gerir

17 h

Mouzinho Zacarias Kkkk... Arnaldo TivanaGerir

17 h

Moniz S. Walunga Mouzinho Zacarias, todos sabemos que a Frelimo NUNCA vai expurgar ninguem do seu seio porque todos sao verdadeiros BANDIDOS! No passado, o proprio Egidio Vaz escrevia muito sobre isso (ai o meu apreço e reconhecimento a ele).

Mas, porqu^e a Frelimo nunca vai sancionar nenhum membro seu de ma’ conduta? Porque membros deste Partido (99,99999999%) não sabem viver doutra forma! Se queres ganhar a vida sem trabalhar apenas fazendo trafulhices seja membro da Frelimo! Tenho muitos amigos da Frelimo trafulhas e que se gabam disso e apoiam este partido, não porque t^em um projecto politico para a governação deste Pais, mas porque pensam sempre em benefícios facilitados.

Resumindo: ser membro da Frelimo e’ ter passaporte garantido para deliquencia e impunidade!Gerir

9 h · Editado

Diamantino Destino Malaia Arnaldo Tivana, talvez ele não precise defender a eles para comer, mas sim para proteger a si mesmo e os mais próximos. Eu também faria o mesmo, se me sentisse ameaçado ou se os que estão perto de mim estivessem em perigo. Quem não quer viver?Gerir

8 h · Editado

Arnaldo Tivana Diamantino Destino Malaia, certo, por isso eu disse que Egidio Vaz, não precisa de bajular porque ele produz mas que o suficiente para se e a família, acredito que o apoio a frelimo é mesmo por questões de segurança, lembre-se que ele mudou quando criaram os esquadrões da morte.Gerir

8 h

Zacarias Lucas Nguenha Egídio, ultimamente confunde-se com lambe-bota.
Quem provocou quem?Gerir

3 h

Maulana Domingos Maulana Eu sei que houve apenas uma eleição em Nampula a do Presidente do Conselho Municipal. Pelo que não procede esse seu posicionamento de que um ou outro partido perdeu ou ganhou.
Portanto, em Nampula ganhou Vahanle da Renamo e perdeu Cololo da Frelimo.Gerir

18 h

Jah Warrowarro Muitas tentativas de fraude foram bloqueiadas. Aonde é que a frelimo ja ganhou sem fraude? Quando? Se nao se fala de fraude é porque o desejo dos votantes nao foi alterado, as manobras que funcionaram nao foram capazes de mudar o desejo dos eleitores.Gerir

18 h

Egidio Vaz Falar da fraude é confortável. Fala de organização e luta não é fácil.Gerir

18 h

Jah Warrowarro A frelimo nunca ganhou, sem praticar fraude. Falo com propriedade.Gerir

18 h

Cadu Moreira Anima mais ou é prazeroso fazer "CARETAS" à FRELIMO porque este é quem castiga os Moçambicanos já há 42 anos, como se os mesmos tivessem uma dívida eterna com eles, portanto, quando perdem um município tão chave como Nampula, isso é digno de uma comemoração pomposa. Egidio VazGerir

18 h · Editado

Egidio Vaz Mas essa comemoração não é nova. Aconteceu em 2013. Não mudou nadaGerir

18 h

Cadu Moreira Houpa, lembro-me que ontem aconselhei o Dr a reservar essas energias intelectuais para outras ocasiões, se calhar muito mais certas porque isto ainda está a começar mas parece-me que não fez-se DE OUVIDO DO MERCADOR, mas ok, o Dr é quem sabe!!Gerir

18 h

Arnaldo Tivana Historiador Egidio Vaz, sempre a querer justificar a derrota da frelimo, dizes que a derrota foi do mdm, porque perdeu o que tinha, eu te pergunto camarada Egídio Vaz, o que Cololo em nome da frelimo esteve a fazer nas intercalares ? Quem concorreu na segunda volta foi mdm? Irmão aceita a derrota que doe menos. Por enquanto estamos em festa Paulo Vanhle, ganhou com grande goleada.Gerir

18 h · Editado

Egidio Vaz Mão acrescentou nada ao debate. Obrigado pela amizadeGerir

18 h

Cadu Moreira Hahahahaha para mim, o Arnaldo trouxe sim, algo de supletivo neste debate ó Dr Vaz.Gerir

18 h · Editado

Arnaldo Tivana Cadu Moreira, quando a pessoa não tem mas argumentos usa estratégia de cansar o outro, minimizando o outro, o historiador Egidio Vaz, usou estratégia de ignorar para não responder. Já não reconheço o meu irmão Egidio Vaz.Gerir

18 h

Cadu Moreira kkkkkkkk ya de facto ilustre, ao que tudo indica isso mesmo(falta de argumento por parte do nosso querido e amido Dr Egidio).Gerir

18 h

Egidio Vaz Arnaldo Tivana não te cansei. Ficaste derrotado com meu argumento. É normal. Desejo-te rápidas melhorasGerir

18 h

Arnaldo Tivana Kkkķkkk camarada Egídio Vaz, já não te reconheço. Não sei de que argumento eatas a falar. Paz irmãoGerir

18 h · Editado

Jusubo Abdullah Das Autónoma Hehehe Pai Colo foi derrotado não há comoGerir

17 h

Guilherme Da Silva Rodrigues Uma argumentação muito forçada de Egídio Vaz. MDM não perdeu porque está na assembleia Municipal. Perdeu o candidato do MDM na primeira volta. Na segunda volta perdeu o candidato da Frelimo porque haviam so dois concurrentes. Temps que distinguir as coisas.Gerir

18 h

Egidio Vaz A assembleia não é órgão executivo. Percepção básica sobre a organização do estado precisas-seGerir

18 h

Guilherme Da Silva Rodrigues Kkkkk.Gerir

18 h

Guilherme Da Silva Rodrigues Fica a dica. Com todo respeito Egidio vaz.Gerir

18 h

Titos Matenene Egídio Vaz, a Frelimo perdeu as eleições. Fazendo uma analogia muito simples com um jogo de futebol, uma equipa ganha e a outra perde, e nenhuma delas vinha com a vitória de casa. Era uma disputa entre um grupo de pessoas e saiu um vencedor.Gerir

17 h

Armando Matsimbe Paulo vahale vai receber chaves das maos do presidente interino do MDM,Gerir

17 h

Jawardo Cesar Joao Joao La em casa basta o ladrao da zona passar todos começam a procurar as galinhas e conta_las,assim foi o caso de nampula...Gerir

18 h

Angela Luena Paulesse aceita que dói menos.... Ayiiii dor do cotovelo....Gerir

18 h

Zarito Mutana Foi sim.Gerir

18 h

Isaias Nyamunda UMA ANÁLISE PROFUNDAGerir

18 h

Manganhe J. Vicente Tomás Salomão, Membro da Comissão Politica da FRELIMO, veio ao público reconhecer a DERROTA e felicitar o vencedor. Portanto, é Amisse Cololo Antonio, candidato da Frelimo quem perdeu...Gerir

18 h

Egidio Vaz A Mutoropa é Amisse deviam fazer o mesmo. São participantes. Mas a Frelimo não perdeu nada de novo. Está na mesma posição desde 2013Gerir

18 h

John Mbiti Logo, a Frelimo nao ganhou nada na primeira volta.Gerir

18 h

Xavier Antonio E porque não os que interromperam mandato de Mahamudo Amurane, como o fizeram com tantos moçambicanos cuja lista é extensa: Gilles Cistac, José Manuel, Manuel Lole, Jeremias Pondeca... São autores dessa matança que perderam, que querendo tirar o MDM do poder provocaram intercalares matando Amurane.
Só cego e insensível não entende.
Deus é pai!Gerir

18 h · Editado

Manganhe J. Vicente estes sim são os maiores perdedores.Gerir

18 h

Maulana Domingos Maulana Esse tio Egídio Vaz, sabe muito bem disso.Gerir

7 h

Lucas Inacio Olece Façam o TPC depois terão apoio do povo. ntsemGerir

18 h

Maulana Domingos Maulana O TPC dele ultimamente fazem-no muito mal. Intimidam o funcionário público, montam o esquema de fraude e tudo aquilo que é imoral na sociedade.Gerir

7 h

Fabião Casimiro Chambule "Glória aos vencedores, honra aos vencidos"Gerir

18 h

Nelson Junior ........O senhor Egidio tem toda e toda razao em afirmar de que, foi o MDM que perdeu...e eu acrescentaria o seguinte: o principal derrotado é o Daviz Simango.....e pelos vistos ele ( o Simango da Beira) nao aprendeu nada...é pena,pois o MDM era o sonho de tantos Moçambicanos e acima de tudo era a alternativa da Frenamo, e da Frenamo Moçambique está farto..fartissimo...............Gerir

18 h

Aderito Tamele ILUSTRE, NINGUÉM PERDEU, MAS SIM GANHOU A DEMOCRACIA, são processos normais, a vizinha África do sul provou do mesmo mel!! É bem verdade que o antijogo do líder deixou a desejar mas a stv tem culpa no cartório.Gerir

18 h

Lit Safrao Na minha perspetiva todo partido que não consegue eleger deputado a nível nacional deve ser banido e consequentemente a lei permitir em torna - lo numa organização civil, dois tem que haver um diálogo instituilizado entre a Frelimo e Renamo e outros partidos com assento no parlamento porque as eleições de Nampula provou que a Renamo não é apenas um partido político mas sim um grupo social com uma estrutura clandestina muito forte que precisa ser considerada uma que está proteger o líder nas mata e outra cá na cidade camuflada de cidadão menos atento mas ela continua apoiar o partido incondicionalmente!Gerir

18 h

Xavier Antonio Numa democracia genuína não é preciso estar na clandestinidade. Ficam na clandestinidade com medo de ser excluído ou mesmo morto como tem acontecido com muitos outros. O Dr Mahamudo Amurane foi morto para a todo custo recuperar a cidade de Nampula. Prova disso é que todos assassinatos de natureza política não são esclarecidos.
Nós precisamos de redefinir a nossa independência, em relação a quem. Vivemos como no tempo de guerra fria, sob influência da potência do lesteGerir

17 h

Armando Matsimbe È verdadeGerir

17 h

Aiuba Oliveira Mtw Às vezes, você Egidio Vaz decepciona!Gerir

18 h

Ocultar 11 respostas


Egidio Vaz Pois é. Sou ser humano. Não deve ser vergonhoso. Aprendo com os que podem ajudarGerir

18 h

Guilherme Da Silva Rodrigues Egidio Vaz gostei da sinceridade. E bom ouvir isso.Gerir

18 h

John Mbiti Desde o dia que participou no congresso da Frelimo, Vaz nasceu de novo.Gerir

18 h

Egidio Vaz John Mbiti sabe pouco sobre mim. Não foi o primeiro nem o segundo congresso. Mas Ok, para o teu gáudio, fica o primeiroGerir

18 h

Guilherme Da Silva Rodrigues KkkkkkGerir

17 h

Arnaldo Tivana Nos últimos tempos o camarada Egídio Egidio Vaz, só decepciona. Rogo que volte ao tempo do verdadeiro Egidio Vaz, aquele historiador, com ideias próprias antes de alienação.Gerir

17 h · Editado

Egidio Vaz Arnaldo Tivana Arnaldo... 😁Gerir

17 h

Guilherme Da Silva Rodrigues Egídio peço que faça algo pela história de Moçambique. Ajude de alguma forma para que se consiga uma descentralização do arquivo histórico de Moçambique ao nível das regiões centro e norte ou ao nível das províncias.Gerir

17 h

Arnaldo Tivana Paz irmão Egidio VazGerir

17 h

Aiuba Oliveira Mtw Mas também, não é para iniciarem terceira guerra mundial neste comentário, nem? Ele já admitiu, isso é muito importante para paz!Gerir

17 h

Mouzinho Zacarias Arnaldo tivana... Convida, Egídio Vaz para vir a beira comer Malola... Para não ter machuaGerir

16 h · Editado

Arcenio Inacio ConcordoGerir

18 h

Mahomed Hanif Gafur Se perdeu é porque perdeu não vem com história de carroxinhaGerir

17 h

Egidio Vaz Se não perdeu é porque não perdeu. Não venha com tchova de bananasGerir

17 h

Mahomed Hanif Gafur Essa txova talvez esteja com signo talvez para fazer as pessoas escorregar nelasGerir

17 h · Editado

Mahomed Hanif Gafur Aceita que perdeuGerir

17 h

Egidio Vaz Mahomed Hanif Gafur 😁Gerir

17 h

Abdullah Afonso Aba vao ganhar depois de a cabar com a crise e deois de esclarecerem as dividas ocultas.mais nao disse obrigadoGerir

17 h

Ramalho Edson Paris KkkkkkkkkkkkkkkkkGerir

17 h

Alfredo D. Baltazar Mbuya Vaz refere-se à RENAMO do Dhlakama em quem votou em 2014 ou alguma ainda por se conhecer?Gerir

17 h · Editado

Chigamanhane Mazanga Meu mbuya Egidio Vaz, tenho uma questão desportiva:
Se na final da Liga dos Campeões o Barcelona vencer ao Manchester City, esta última equipe não terá sido derrotada porque não é a detentora do título?

Quanto à fraude, pelo respeito que lhe reservo, prefiro não comentar porque quanto a este assunto, já partilhaste dados que datam desde os tempos de Eduardo Mondlane...Gerir

17 h · Editado

Óskar Ndzucula Gostei da questão Chigamanhane Mazanga...o lambibotismo cegou completamente o Egídio Vaz...quando lhe falta argumentos faz questões infantis...Gerir

16 h

Elias Evaristo Cumbane Elias ExcelenteGerir

15 h

Ver mais respostas

Victor Famandha Kufeni Vivas O partidão tombou em Nampula. Hehehehe.....Gerir

17 h

Armando Matsimbe A frelimo perdeu a corrida á presidencia municipal,mas se fomos a ver o muniçípio de nampula estava nas maos do senhor Amurane candidato do Mdm,ate o atual presidente interino,é do Mdm,portanto o MDM vai ter que entregar a chave do Município ao Paulo Vahale,
Alías o mdm entregou de bandeja o poder municipal ao apoiar a renamo,até porque todos sabemos que na primeira volta a FLMO estava em vantagemGerir

17 h

Isidro Macaringue O que deve ser estudado ou servir também de ponto de partida para debate é o facto dos munícipes de Nampula, à semelhança de alguns círculos de cidadãos aqui em Maputo, estarem a comemorar a derrota da FRELIMO e não a vitória da RENAMO.
Dívidas ocultas, crise financeira,l e austeridade, corrupção de grande escala, assassinatos políticos, etc...tudo isto parece que contribuiu para o partido no poder perder eleitorado principalmente nas maiores cidades.Gerir

17 h

Sanderson Samuel Dr, as pessoas ainda estao a comemorar e a espera do vencido reclamar a tal fraude... Se nao houvesse sinais de fraude nao teriamos policias armados até aos dentes.Gerir

17 h

Alfredo Macuácua O game está agressivo, ...Gerir

17 h

Matavele Edy Matavele Tsakane Mano, fraude é só quando são os outros, no fair playGerir

17 h

Zacarias Sabino O povo da cidade de Nampula é que perdeu, quando assassinaram AmuraneGerir

17 h

Abdullah Afonso Aba Nos aqui nao votamos para morrer com lixoGerir

16 h

Ematum Falido Esse Egídio Vaz as vezes não bate 100, meu irmão nem a frelimo não te quer para nenhum cargo pare de ser Zig-zag...Gerir

16 h

Issufo Issufo Tendo em conta que vivemos em Democracia ganharam todos, mas os maiores vencedores foram os Nampulenses que com sabedoria souberam pôr cada um no seu devido lugar.Gerir

16 h

Sérgio Gimo Esta análise faz todo sentido ilustre Egidio Vaz.Gerir

16 h

Warchild Vilakazi O facto de participar na corrida e nao conseguir reunir votos para ser considerado vencedor significa perdedor.Gerir

16 h

Becane Sibia Haaa mas Wena phah. Entre dois jogadores há vencedor e perdedor. Você é qual para contrariar o Dr. Nuclear?Gerir

16 h

Vincent Nhavene Quanto aos conceitos, consta que eleição é uma ação de eleger (escolher). Ora, neste caso em referência o MDM não estava no processo de escolha e, por conseguinte não pode ser este o perdidor. E em relação a reação de muitos a mim sugere o sentimento que "muitos" nutrem do perdedor e não equivoco algum, ate porque nao e a primeira derrota que este perdedor sofre e nao se reagiu de forma igual a esta, infelizmente é assim, colhe-se o que se plantou e o povo nao pode ser simpático com um governo que o derespeita de todas as formas.Gerir

16 h

Alson Dos Santos Egidio nao vai apanhar sono nos proximos 5 dias. Esta com dores fortes... levou tchaia....uaaaaaGerir

16 h

Tiago Antonio Julinho Ate ai Discordo ilustre, e aquele que participou e esteve ate as ultimas qual é o nome é que meresse? Segundo o dicionario?Gerir

16 h

Endo Atumane O choro é livre.. 😂😂Gerir

16 h

Sergio Mathe A forma parcial em que o Egídio Vaz ultimamente faz as suas abordagens da entender que ta a procura de um lugar cimeiro na formação de um novo G40Gerir

15 h

Caetano Jeronimo apoiadoGerir

9 h

Felix Uamba Kkkkk. Egídio Vaz até podemos tentar etender a sua tese de que a frelimo não perdeu mas não tenha dúvidas de que não ganhou! E numa corrida não há meio termo... ou não ganha ou não perde!Gerir

15 h

Francisco De Maria Sineque PortuguêsGerir

15 h

Emildo Patrício Vilanculo Está te doer nem?Gerir

15 h

Emildo Patrício Vilanculo Os manos estavam no game e perderam. Justificativas a parte. Podemos arranjar tantos argumentos, o que está feito está feito e como nos outros casos vamos aceitar a derrota da FRELIMO porque esta esteve no ring e não o MDM. A FRELIMO deveria neste momento estar preocupado em avaliar as falhas e tentar corrigí-las ao invés de procurar outro perdedor, as tantas isto ainda é aquecimento o próprio game está por vir.Gerir

15 h

Bélio Jacob Bila Egídio falaste muito bem. E acrescento dizendo que falta maturidade nos nossos políticosGerir

15 h

José Langa Grande análise Dr. Egídio VazGerir

15 h

Joaquim DoCastelo Spear de ser so passo de camaleao, Mocambique estah a caminhar rumo a verdadeira democracia que permite a troca livre de ideias.Gerir

15 h

Joaquim DoCastelo Spear - apesar; so passo - aos passosGerir

15 h

Mario M Strong Eu vejo uma análise inclinadaGerir

15 h

Arnaldo Bernardo Grande desabafo Dr Egidio. Esse tipo acontecimentos amadurecem os politicos e consequentemente benefeciam o povo. Esta vitoria da Renamo pressiona os outros Partidos a se empenharem para garantir confianca do povo. A democaracia nao se faz vencendo o partido no poder, concordo, mas vencer o partido no poder e um passo para democracia.Gerir

14 h

Fernando Veloso Nem com boicotes à Rádio Encontro e as goleadas habituais do STAE conseguiram... nem com todas as tentativas de fraude conseguiram!!...Gerir

14 h

Pedro Comissario Excelente reflexão. Há gente que não sabe ganhar e não sabe perder. Essa é uma das fraquezas da nossa democracia.Gerir

14 h

Fernando Veloso





-0:21
Reproduzir

Desativar



Definições Visuais AdicionaisEntrar no modo de ecrã completo

Gerir

14 h

Fernando Veloso
Gerir

14 h

Fernando Veloso
Gerir

14 h

Fernando Veloso





-1:44
Reproduzir

Desativar



Definições Visuais AdicionaisEntrar no modo de ecrã completo

Gerir

14 h

Tira Teimas Fernando Veloso, é imparcial?Gerir

14 h

Fernando Veloso
Gerir

13 h

Arcénio António Redondo Concordo plenamente E. V. a função dos órgãos de gestão eleitoral é de garantir a certeza procedimental no processo e permitir a incerteza eleitoral, nas primeiras horas do dia das eleições ouvimos rumores do que se podia considerar fraude se as eleições fossem ganhas pela Frelimo, sejamos imparciais, por onde andam estas pessoas e tais acusações? ouvimos rumores de pessoas sendo transportadas de quelimane e outras partes do país para apoiar a Renamo alguém reclamou disso? saibamos ser bons perdedores, há quem já via uma possibilidade de parar com as negociações conducentes a paz por causa dessas eleições, onde estão essas pessoas?Gerir

14 h

Nelson Joao Uma análise mais alargada, seria procurar compreender de que forma a chantagem contribuiu pra "quase" transparência neste processo?Gerir

4 h

Arcénio António Redondo Será que o modelo a seguir é este de ameaças de uso de boicote? então talvez seja por isso que as negociações de paz levam muito tempo. será que a paz beneficia eleitores da Frelimo apenas? teremos eleições autárquicas em outubro, e gerais no próximo ano, já começamos a antever que não teremos solução para a paz ate lá, pois estas negociações tem uma função.Gerir

2 h

Momade Ali O MDM tanto perdeu, que já recorre ao discurso de coerência ideológica e troca de mimos com o líder da oposição para não sucumbir de vez e desaparecer do mapa. Ainda vamos coisas nesta nossa jovem democracia...!!!!Gerir

14 h

Joacheim Tembe A VITORIA DE PAULO VAHANLE EM NAMPULA!
Antes de mais, deixe-me parabenizar o Senhor Paulo Vahanle, candidato do Partido Renamo, pela Vitoria na segunda volta das intercalares de Nampula, eh uma vitória merecida, construída na base de sacrifício, humildade e respeito por outro, Paulo Vahanle não tinha descanso, houvesse chuva ou calor, estava nos bairros a pedir o voto, isto foi notório mesmo na primeira volta, parabéns Paulo Vahanle, pela lição de humildade e respeito na sua campanha.
Quanto ao camarada Amisse Cololo, devo parabeniza-lo pelo esforço e crença que sempre teve, de que era possível vencer as eleições naquela parcela do pais, a derrota do candidato da Frelimo deve servir de lição ao Partido Frelimo sobre a sua forma de participação nestes processos que, na minha opinião, cinge-se a um modelo de campanha “velho” baseado no princípio histórico da gesta libertária do pais, para uma população que, não conheceu se quer o colonialismo Português.
Não só não conheceu o colonialismo Português, como não tem clareza sobre a heroicidade dos jovens de 25 de Setembro, num período em que, a luta pela vida os faz perder a veia patriótica que os caracterizou, não são poucos casos reportados de conflitos de interesse envolvendo esta geração de homens que, deveriam permanecer como referencia, pelo seu passado histórico, mas, infelizmente, as coisas não são bem assim.
Não estou condenando-os por isso, estou a constatar factos que, se quisermos, poderão servir de base de reflexão, infelizmente, no contexto de “mudança na continuidade” adotado, pela forma como os da mudança agem, parece mais tudo continuidade do que propriamente uma simbiose que pretende ganhar e manter o sentido patriótico que caracteriza e caracterizou os jovens de 25 de Setembro, quando enveredaram pela Luta Armada de Libertação Nacional.
Uma campanha eleitoral baseada em reuniões com funcionários públicos, de cuja filiação partidária se não conhece, parece querer traduzir o princípio de “quero, posso e mando”, o efeito deste tipo de campanha pode ser inverso, ou seja, no lugar de mobilizar, pode desmobilizar, uma campanha eleitoral, baseada em uso de meios que configuram exibição do bem-estar económico e social, pode ter efeito de penalizar por via do voto de quem nada tem.
Noto igualmente que, muitos dirigentes do Partido Frelimo naturais de Nampula, que teriam constituído uma mais-valia na campanha de Cololo, ficaram no seu conforto na cidade de Maputo e, para la foram pessoas que, aos olhos dos filhos da terra, não representam absolutamente nada, repito, aos olhos dos Nampulenses não lhes diz nada, se calhar, eh hora de refletir sobre a forma como a própria Comissão Politica estrutura os seus membros na direção do partido, valera a pena manter o modelo ou mudar para um modelo em que, os filhos da casa lideram a província politicamente, não me chamem de tribalista:
Vejo reações de muitas pessoas minimizando a derrota de Amisse Cololo em Nampula e me questiono, se eh assim, porque concorreu? Se não era importante a vitória, porque se fez tanto investimento para uma eleição que o fim último não era ganhar, julgo que, no lugar de minimizar, o importante seria tirar lições e ilações deste evento, para que, no futuro, não se cometa os mesmos erros, erros que, na minha opinião, podem ser evitados.
Eu faço esta reflexão publicamente, sei que muitos não irão gostar mas, convenhamos, me custa ficar indiferente, aqueles que não gostarem que tenham paciência, aqueles que acharem que há espaço de reflexão colectiva sobre os factos de Nampula, estou e ca estarei para dar a minha opinião, termino saudando o vencedor Paulo Vahanle e, Amisse Cololo por ter valorizado o processo eleitoral, no fim do dia, ambos são naturais de Nampula saberão respeitarem-se.
Adelino BuqueGerir

14 h

Jorge Vicente Napoleao Eu adorei. Bela reflexao e um grande aprendizado. Pelo caminho percorrido ate hoje...pela maneira como é feita a distribuicao sa riqueza e a gestao da coisa publica.....esvazia a unidade nacional...a Frelimo acredita e bem faz na Unidade Nacional. Portanto justifica as decisoes ainda por vezes muito caras da comissao politica. Mas eu tenho meno que isto se agrave e ponha em causa esta unidade , se o modelo continuar este, com o novo paradigma a ser aprovado das eleicoes. Haverao partidos perpectuados numa provincia. E um dia podera pretender com apoio do seu eleitorado ser um estado ou independente. Bem haja a nossa jovem democraciaGerir

7 h

Momade Ali *ainda vamos ver coisas de vergonha....Gerir

14 h

Joao Cabrita Falou-se de fraude por ela ter sido detectada na primeira volta. Cadernos eleitorais alterados, quando a base de dados existente era a válida, só pode significar uma coisa: intenção deliberada de subverter o processo. E isso tem um nome apenas: fraudeGerir

13 h

Lorena Massarongo Não percamos de vista o dicionário que desvenda o significado de NÃO GANHAR pela segunda vez consecutiva, na minha óptica, muito mais revelador que o significado do referido PERDER, e principalmente considerando as circunstâncias que ditaram não somente os resultados do pleito eleitoral em si, mas a génese que despoletou esta intercalar: a ausência de Amurane retira-nos qualquer possibilidade de análise e conclusão nos termos privilegiados pelo post, e não ser que nos queiramos equiparar a uma derrota averbada por falta de comparência!Gerir

5 h · Editado

Jorge Vicente Napoleao Mata se um homem e nao as suas ideiasGerir

7 h

Lorena Massarongo Assim deveria ser, mas os que cá ficam tendem a privilegiar a vida às idéias.Gerir

5 h

Moses Filho O galo deve mudar a estratégia e mudar de postura.
Há um desgaste no seio da capoeira.
Corre o risco de desaparecer na arena política, por causa da resistência.
As próximas eleições corre risco de perder Beira.Gerir

9 h

Moisés Arlindo Valério Sitoe As pessoas mudam não é o mesmo Egidio Vaz que apoiou de forma efusiva aqui nesta plataforma
da Renamo em 2014?Gerir

9 h

Oscar Titos Concordo plenamente quem perdeu foi mdmGerir

8 h

Maria Mecuve Martins Espero que os municípios que estão sob gestão da MDM, não fiquem com a Renamo, pois a MDM só ficou com eles por ausência da Renamo, esperemos para ver, minha modesta opinião.Gerir

4 h

Oscar Titos PORISSO QUE A MDM,ESTA PARASITAR NA RENAMOGerir

3 h

Felix Antonio Mate Bem dito, para esses da oposição só há democracia quando o partido FRELIMO perde, é lamentavel.Gerir

7 h

Joaquiba Auze Cuco Pelo que saiba nesta segunda ronda o MDM não fazia parte da eleição. Logo, dos dois partidos que concorriam, um venceu e o outro perdeu. Eu pergunto, dos dois partidos que disputavam qual deles perdeu? Meus amigos, se até os superiores aceitam que foram derrotados, quem somos nós para negarmos? E digo mais, foi uma derrota RETUMBANTE.
Não queiram ganhar um lugar na Assembleia da República por esse tipo de atitudes. Vamos ser francos para elevarmos o nosso país. Sermos verdadeiros e honestos.Gerir

6 h

Sanon Murula Kkkjkkk... Português custa! Perde-se também aquilo que se deseja ter. E quem vai a um concurso, deseja uma Victoria e por isso investe. Tão simples como isso! Perguntem as crianças o que aconteceu, elas vos dirão. KkkkkkkkkGerir

4 h

Lorena Massarongo Quem de facto perdeu, foi Nampula, quando perdeu Amurane e as possibilidades demonstradas e as que se vislumbravam!Gerir

6 h

Art Hur Gremu Sempre respeito as suas Ideias Egidio. Gosto muito dos seus comentarios por acaso faco a questao de o seguir e aprender algo de si. Mas desta vez me decepcionou! Como perder algo sem concorrer?Gerir

5 h

José Luis Sousa Muito correcto, meu caro Egidio Vaz e, com a sua permissão, poderei partilhar o post no meu mural para os meus amigos leiam e interiorizem este facto que coloca.Gerir

5 h

Egidio Vaz Go go-goGerir

5 h

José Luis Sousa YesGerir

5 h

Cristiano Daniel Rosario Naene Tudo dito Egidio, o resto é resto. Somos democraticamente insanos e isto é assustador. Quando são veiculadas sem pudor ameaças a boca da urna atraves de orgãos de (des)informação, esta tudo claro. Vale tudo, desde que a Frel. não ganhe. Está instituido o bulling contra a Frelimo.Gerir

5 h

Mauro Galvao bem ditoGerir

5 h

Sandu Clifton So quem assistiu as 1 eleicoes entende o conceito de fraude. Eu nao posso me reter a argumentar algo que acredito que tido mocambicano conhece bem. Podem mesmo vir aqui e dizer que a coisa de fraude é de mau perdedor? Facam-me um favor organizem-se atraves de politicas claras e transparentes para que o povo volte a acreditar. Pode parecee mas o povo nao é idiota, o povo sabe a hora certa de demonstrar poder.
So para ajudar, mesmo porque acho que ainda tem salvação, falemos das dividas, apontemos as pessoas ou pelo menos indicar o local onde esta aquele dinheiro todo. Isso ia ajudar muito nas proximas eleicoes.
Porque uma coisa posso garantir, fraude nas proximas eleicoes é um estado de necessidade analisando o quadro actual. Vamos pensar nisso.
E quanto ao dr que analisou, teria sido mais util criticar o nosso partido para melhorar do que aplaudir a continuacao do erro. Nos precisamos mudar. Se nos impoe se queremos permanecer como partido.Gerir

5 h

Leonelson James Sunday Está tudo dito.Gerir

4 h

Francey Zeúte Uma critica severa e realística ao quadro actual. Preciso aceitar a verdade.Gerir

1 h

Gilder Anibal A FRELIMO DEVIA REVER A SANIDADE DE CERTAS PESSOAS NAS SUAS FILEIRAS

"...Falácias são argumentos que parecem espelhar a verdade mas que de facto, trata-se um afirmações de despistes..."

Eu penso que, ainda não descobrir o perigo de ter levado a FRELIMO carregando o senhor Cololo e este perder as eleição para a RENAMO que carregava o senhor Vahanle. Portanto, o centro do debate, na minha opinião não devia cingir-se nos candidatos como indivíduos mas sim na POPULARIDADE dos partidos que os suportaram naquela circunscrição administrativa. Em relação ao MDM, não me parece correcto entrar no centro analítico porque este partido pela sua história conseguiu ganhar os municípios que ganhou penso que, devido ao boicote da RENAMO.

E. Vaz parece estar a fazer análises que podem prejudicar a FRELIMO por estar a desviar o centro do problema. Mas afinal, quem trouxe esse mercenário na FRELIMO?Gerir

4 h

Teixeira Teté Controlo de fraudes esteve em alta não ouve manobras suficientes. Essa é a verdade.Gerir

4 h

Zacarias Lucas Nguenha Mas recordar que muitos são lambebotas seria bom!Gerir

3 h

Felix Alexandre Raposo Oi so Egidio o facto de se falar da vitória nao quer dizer k a fraude nao existiu ouve muita tentativas de fraude mas o control dos proprios eleitores foi que originou a esta vitoria isso é k vamos fazer nos proximos pleitos eleitorais. A renamo sempre ganhou ninguem duvida disso.




Jah Yahwah Matavele
18 hrs ·



Sobre de Nampula

Vejo aqui pessoas felizes com os resultados da eleição em Nampula. Isso é muito bom, pois mostra que há diversidade, e que a vitória de uns, é a derrota de outros, e isso é resultado da democracia.

O que me intriga, é o facto se festejar a derrota do candidato da Frelimo, e não a vitória do candidato da Renamo. Explico: as pessoas , na sua maioria, não dizem que o candidato da Renamo ganhou, mas dizem que a FRELIMO perdeu.


É verdade que a FRELIMO perdeu a eleição, mas não se esqueçam que o município estava com o MDM, e em bom rigor, é este que perdeu, pois para além de nem sequer ter chegado a segunda volta, viu o seu poder ir embora.

Outro aspecto não menos importantes, em política há zonas de influência, e eu ficaria preocupado se tivéssemos perdido em Gaza.

Por mim, a FRELIMO lançou bases sólidas em Nampula, e há necessidade de se trabalhar num estratégia que tenha estes resultados como base, e aí vamos melhorar os nossos resultados.

Não se esqueçam que nas eleições passadas, na mesma Nampula, a FRELIMO perdeu para o MDM, e estes resultados são maus para a FRELIMO porque os tipos estão mais focados na nossa derrota que na vitória deles. Isso irrita, e eles querem nos irritar. Os gajos.

Mas anyway, as emoções tem reações vulcânicas, mas como os próprios vulcões, Serena-se e se vira para dentro. Aí é que vão começar a perceber o que significou a vitória deles é nao a derrota do candidato da FRELIMO.

Mais uma fez, parabéns aos membros, simpatizantes, apaniguados, próximos, inclinados e a todos os que são da Renamo, mas, ou ainda não sabem, ou pensam que nos matrecam.

Como disse no post de parabéns ao vencedor, no futuro ainda vamos-nos bater, e se hoje ganhou um, porquê amanhã não será o outro?

Democracia anima por isso.

PS: Nao houve fraude, e a Frelimo não vai cantar essa música. Prometo-vos.

Nhanisse!




Alvaro Simao Cossa
15 hrs ·



A Frelimo não perdeu em Nampula, a Frelimo aprendeu!

Conformar-se com que tu és um derrotado significa abandonar a luta. Da mesma forma que a eufória da vitória enlouquece, a derrota mata o espírito de quem nunca soube convidar aos derrotados para serem parte de suas vitórias. A derrota quando se torna realidade para quem nunca perdeu, a lição de humildade é inevitável. A Frelimo deve aceitar que está a governar mal, só assim podemos corrigir os erros e injectar sangue saudável no partido. Dói-me dizer a verdade, mas os piores inimigos da Frelimo são os que contemplam estrelas com pedras em seus sapatos. Basta de hipocrisias e lambebotas, o povo não gosta disso! Aquele projecto lei que tira soberania ao povo deve ser chumbado pelos deputados da Frelimo na AR, só para iniciar...




Like


Like

Love

Haha

Wow

Sad

Angry

Share

4747
Comments

Raúl Macome Júnior Palavras fortes
1Manage


Like · 15h

Samuel Chacate Mano nunca falou tão verdadeira quanto este post Dr Alvaro Simao Cossa tb to irritado
2Manage


Like · 14h

Alvaro Simao Cossa já faleiManage


Like · 14h

Inácio Repolho Acho que a questão não chumbar o projecto,mas bem,é corregir o projecto repondo a soberania ao Povo:
Incluir o cabeça de lista para o soberano saber a quêm elege.
Do resto,concordo contigo na necessidade do aprofundamento da Democracia,porque perder eleições é parte da DEMOCRACIA.Manage


Like · 8h

Leonardo Caniço Muito bravo, mais velho!
1Manage


Like · 14h

Nyamela WaMagwaza WaMbhilibhili Mabuza Sempre gostei das suas publicações.
Khosa! Jaha ra le Magudu ekanyini
1Manage


Like · 14h

Abinelto Bié Bravo, Nghonyamo ya le kaGaza! Bem articulado o teu duscurso. Permita-me saudá-lo.
1Manage


Like · 14h · Edited

Dino Foi Clap, clap, clap.
1Manage


Like · 13h

JúlioTomás Matavel Que Deus te livre dos esquadroes da morte...falar a verdade neste pais e' KalashnikovManage


Like · 11h

Valdemira Fernandes A vitória mais difícil é saber perder. A pessoa que perde e não
desanima, que não perde a garra e o entusiasmo, é a verdadeira
vitoriosa, porque possui, em seu íntimo, a coragem e a dignidade
que, um dia, a levarão a conquistar aquilo que almeja. Saiba
reconhecer nas derrotas um motivo para procurar cada vez mais ir
em busca da vitória!
1Manage


Like · 11h

Calton Cadeado Irmão!
Não tem medo de receber o rótulo mais famoso na actualidade socio-política de Moçambique 🇲🇿? “Inimigo da paz”!
4Manage


Like · 8h

Lenine Daniel
Manage


Like · 8h

João Barros Pois, mas há muitos que entendem o inverso! Não é a má governação, é o FMI e o Banco Mundial - temos de correr com eles! Sem dúvidas Alvaro Simao Cossa, enquanto não se fazer uma introspecção .... Em parte, esta é a reacção dos que se sentem excluídos!
1Manage


Like · 7h

Lucas Lahissane Silvestre Lucas Avante Nampula!Manage


Like · 7h

DA Silva Sisal Ilustre! Parabéns por reconhecer que a FRELIMO de facto governar mal. Há muita intolerância política e perseguição desnecessárias os beija mãos são os fornecedores das listas de quem pensa diferente
1Manage


Like · 6h

Sura Rebelo de Oliveira O TITO não perdeu o ano. Não reprovou. Não chumbou. Aprendeu a repetir a segunda classe. Aprendeu que não está preparado para transitar de ano. Aprendeu que teve prestação negativa. Aprendeu que vai ter de se esforçar para passar de ano
2Manage


Like · 5h · Edited

Sergio Serpa Salvador Boa constatação! Só mais um recado. A frelimo deve parar de "ameaçar" funcionários públicos. Reuniões com funcionários públicos em tempos de campanha, é abuso de poder inqualificável. Coagir funcionários públicos a contribuir ou desconta-los "a força" é uma técnica que gloriosa Frelimo deve abandonar. A Frelimo deve focar-se em convencer cidadãos com humildade e honestidade. Fazer campanhas faustosas para gente miserável é contra producente. Os tempos mudaram. Não se deve pensar como se estivessem na década 80.
4Manage


Like · 5h

DA Silva Sisal Forte colocação este partidão não leva a sério ideia de ninguém dai vai perder aos poucos. Não estamos na década 80Manage


Like · 5h

Gito Bazima Mukhudhlwana Khossa, rhula! Os detractores da Frelimo somos nós. Nós nunca dissemos o que pensamos, mas o que se pode dizer. Somos falsos camaradas e apoiamos agendas falsas. O resultado das eleições de Nampula diz nos muita coisa mas como nos convém dizer que fomos derrotados pela aliança MDM - Renamo é isso que vamos cantar. Iremos, de certeza, ignorar a dimensão daquele círculo, o tipo de povo, as circunstâncias que ditaram a segunda volta, o marketing que fazemos a favor da oposição, etc...
5Manage


Like · 5h

Alvaro Simao Cossa O Dino Foi disse a mesma coisa, mas por outras palavras. Estou de acordo irmão Gito Bazima.Manage


Like · 5h




Like


Like

Love

Haha

Wow

Sad

Angry
CommentShare

3535
1 Share
Comments

Blessed Paulo Simbe Segunda Volta. Cololo vs Vahanle.

Cololo perdeu. Ntse.
4Manage


Like · Reply · 17h

Jah Yahwah Matavele Não mano. Vahale ganhou. Simples como isso.
4Manage


Like · Reply · 17h

Lenon Arnaldo Jah Yahwah Matavele nem eles acreditam que Vahanle ganhou kkkkkk
5Manage


Like · Reply · 17h

Jah Yahwah Matavele 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣Manage


Like · Reply · 17h

Homer Wolf Djone Lenon pah... Aquele "leito do rio" k transbordou nas artérias da cidade de Nampula è de alguem k não acredita?...tsc
1Manage


Like · Reply · 17h

Blessed Paulo Simbe E o Glorioso não quer acreditar que perdeu? Tambem não acreditaria, foi "muito retumbante" aquilo.
3Manage


Like · Reply · 17h

Vasco Dos Santos Mauelele Me recordo que, Samora em vida, muitos não o queriam.
De morto, muitos o adoram.
Isto è história de HUMANIDADE.
Por isso, digo às PESSOAS me interesso pouco. Mas me interessa o trabalho que desenvolvem.
Hoje, podemos estaremos felizes e, amanhã estaremos tristes.
Apoio Vitória do vencedor e, bom trabalho.
Mas não esqueça de cumprir com as promessas.
2Manage


Like · Reply · 17h


Write a reply...



Edgar Barroso Também estou a ver posts desavindos de membros do partido muito mais influentes (que o seu raio de influência não se esgota apenas aqui no Facebook) do que tu.
6Manage


Like · Reply · 17h · Edited

Jah Yahwah Matavele E daí? Eu já te disse um dia desses que sou influente em algo? Yuh!
1Manage


Like · Reply · 17h

Edgar Barroso Estava a tentar dizer-te que o assunto que está a bater hoje não é esse que pretendes levantar. Relaxa. Toma uma Fanta.
9Manage


Like · Reply · 17h

Homer Wolf Distracões só, ntsém 😀
1Manage


Like · Reply · 17h

Edgar Barroso Só estava a avisar ao homem que está a andar às voltas, com o people mais focado nas acusações e lamentações dos influentes Facebook adentro...
3Manage


Like · Reply · 17h · Edited

Homer Wolf O man está "assafazer", tsc...😊
4Manage


Like · Reply · 17h

Jose Muchamano Jofre Perderam retumbatemente e n'tsem. Bla bla para quê?
3Manage


Like · Reply · 17h

Jah Yahwah Matavele E ninguém ganhou neste caso. Entendo.
1Manage


Like · Reply · 8h

Write a reply...



Moises Celestino Matavele Matavele Wena muzaya! Wa tatela!
1Manage


Like · Reply · 17h

Homer Wolf Como é te entendo Jah!... É que, eish... Doi sabe?!...😁
5Manage


Like · Reply · 17h · Edited

Filha De Deus Ele sabe por isso escreveu esse texto ai big.
3Manage


Like · Reply · 17h

Jah Yahwah Matavele Para mim não. Eu não me preocupo por algo consumado mano. Porque não posso mudar. Porque encher o meu sentimento com isso?
1Manage


Like · Reply · 8h

Write a reply...



Cléo Marley Tundzo 😅💦💦💦💦💦💦💦💦💦Manage


Like · Reply · 17h

Homer Wolf Há quem ache que o partid(ã)o deveria "regressar à dinâmica" da época guebuziana – uma vez k, para esses, Sexa Nyusi "atè data hj" não tem obra feita...
Sugerem até k se deveria apostar no antigo Ministro Muthisse, como SG, to bring back that "mystic"...
Concorda Jah?
2Manage


Like · Reply · 17h

Kuyengany Produções Tem cheiro de Catedràtico «suisse» issoManage


Like · Reply · 4h

Write a reply...



Joaquim Gove Para quem não viu, visite a página do MA (por sinal, o puro e maior perdidor). Vi logo pela manhã a festança que fazia. No fundo, a alegria não tem que ver com a vitória do candidato da Renamo, mas com a derrota do candidato da Frelimo, sem tomar em conta qualquer possibilidade de consequências que daí possam advir, já que não é o programa de governação que venceu e, sim, o derradeiro objectivo de superar a Frelimo à todo o custo...

Contudo, mesmo que a derrota do candidato da Frelimo tenha sido fruto da democracia do d(M)edo, desejo aos Nampulenses uma nova etapa. Um tratasse já foi desvinculado e duvido que volte, mesmo com duas cristas... Kikikikikiki
2Manage


Like · Reply · 16h

Maria Manjate Blá, blá, blá........derrota só mais nada.
3Manage


Like · Reply · 16h

Homer Wolf Ntsém!Manage


Like · Reply · 15h

Jah Yahwah Matavele Eu disse, não disse?
1Manage


Like · Reply · 8h

Write a reply...



Moinho Chale É o resultado de que os da Renamo ainda nao sabem oque estao a seguir.por isso nada tem com seu manifestoManage


Like · Reply · 16h

Masoka Helder Outra hipótese, poderá ser i cansaço do eleitorado de Nampula cansado de falsas promessas.Manage


Like · Reply · 15h

Jah Yahwah Matavele FRELIMO nunca teve chances em Nampula, ainda não provou nada.Manage


Like · Reply · 4h


Write a reply...



Jah Yahwah Matavele E não é que a minha hipótese confirma-se? Os festejos são mesmo pela derrota do candidato da FRELIMO. E duvido que haja tempo para festejar a própria vitória. Que paradoxo!
1Manage


Like · Reply · 8h

Edgar Barroso Há mais de 15 anos que vocês andam a perder ali. Não achas ser estúpido demais tanto festejo em taaaaantos anos?!
1Manage


Like · Reply · 5h

Jah Yahwah Matavele Não acho mano. Acho paradoxal somente o não festejo da vitória.
1Manage


Like · Reply · 4h

Write a reply...



Abdul Givá Oh Jah Yahwah Matavele, está ser difícil pra ti e seus comparsas degerir a derrota do vosso candidato Cololo.... Democracia é isso mesmo, aceitar a vontade popular... Os Munícipes da Cidade de Nampula optaram por escolher o candidato da renamo, o Vahanle por alguma razão. Respeite a escolha dos munícipes e conviva na diversidade democrática. Os Post q vcs escrevem nas redes sociais, vem a demonstrar o quanto é difícil pra vcs estar na oposição.....
4Manage


Like · Reply · 5h

Jah Yahwah Matavele Yuh! Relaxa mano. Quem perdeu fui eu, mas quem está nervoso é você? Relaxa mano. Please.
2Manage


Like · Reply · 4h

Abdul Givá Jah Yahwah Matavele , NepiasManage


Like · Reply · 4h

Jah Yahwah Matavele Relaxa.
1Manage


Like · Reply · 1h


Write a reply...





Sharon Johnson Aceito os argumentos do postante cada um tem o seu jeito de se consolar,kkkkkkk....
2Manage


Like · Reply · 5h

Eugenio Matusse FRELIMO vai morrer na oposição
2Manage


Like · Reply · 5h

João Ferrão Júnior Epa após motas, geleiras e milhões eu só posso te dizer caro jah que Nivia e bálsamo as vezes resolvem essa situação dos cotovelos
3Manage


Like · Reply · 5h

José Ganhane Kakakakaka... Mas bem bem, o candidato da Frel perdeu ou nao? Perdeu com uma Renamo k acaba d sair d coma, eh pesado!
1Manage


Like · Reply · 4h

Nelia Piores E eu que achava que candidatos de partidos é que estavam a concorrer...
1Manage


Like · Reply · 4h

José Ganhane O povo quer qualquer um no poder, menos um candidato da Frelimo. Precisa d fazer-se um big TPC puando se festeja sua derota. Lembra-me a gala d vibra toques, muitos foqam galardoados, mas porcausa d grupo Yolanda Boa, o assunto na boca do povo foi outro.
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 4h

David Colaco Ribeiro Tão simples quanto isso: "parece que as pessoas estão cansadas da Freli" ntsem.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 2h

Vasco Dos Santos Mauelele É a primeira PROVÍNCIA a ser govrnada pela renamo.
Se como na Frelimo, está cheio de ladrões, espero que a renamo ensime as regras de DEMOCRACIA e transparência na gestão da coisa pública.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1h

Alberto Pawandiwa Ja Governou BeiraManage


Like · Reply · 56m

Vasco Dos Santos Mauelele Na Beira desde está o grande Simango.
Por isso que deixei de fora.

Júlio Mutisse
Yesterday at 8:30am ·



Dino Foi escreveu: "Nós da Frelimo havemos de trazer teorias e mais teorias furadas. Se fossemos coerentes não haveria segunda volta em Nampula. Se continuarmos neste diapasão Quelimane e Beira eram uma vez, e se brincarmos Maputo também .
Podemos ficar a insultar Dino Foi por dizer o que não queremos ouvir ou, então organizarmo-nos, a opção é nossa.
Viva a Frelimo."
Concordo plenamente com ele. Ele só esqueceu Matola. Aí seria o fim da picada.




Joao Massango
2 hrs ·



UNIDOS VENCEREMOS, DISPERSOS SEREMOS DERROTADOS EM SERIE



O caso NAMPULA é um caso "sui generis" e sinal equivoco de que a UNIÃO FAZ A FORÇA, no entanto UNIDOS VENCEREMOS, obrigado RENAMO/MDM e tantas outras forcas politica organizações da sociedade civil e em especial o povo EMACUA a tribo maioritária dentre varias etnias em Nampula no conceito da unidade nacional e Moçambique UNO.


O POVO EXIGE UNIAO, diga-se a bono da verdade, somente união e unido podemos remover a FRELIMO DO PODER, somente 5 meses que nos separa da realização das eleições Autárquicas convocadas ordinariamente para 10 de Outubro, é preciso um trabalho aturado, não é preciso mobilização o POVO QUER MUDANÇA e a mudança só pode ser possível quando haver determinação e objectivo do que nós queremos.

Eu, estava num debate há 24 horas num canal televisivo, um dos painelistas em representação do poder dizia que brevemente vai se convocar uma sessão do mesmo Partido para se analisar as intercalares de Nampula a derrota da FRELIMO e a possível estratégia para o contorno da mesma nas eleições municipais de OUTUBRO, alias começou por dizer que estiveram reunidos em Dondo província de Sofala na reunião dos mobilizadores a todos níveis convista analisar uma maratona da mobilização rumo a próximos pleitos.

O que pretendo transmitir com este artigo, esta claro que a vitoria prepara-se, mobilizar numericamente faz sentido para da estratégia politica partido, as incidências de NAMPULA deixaram claro que as mudanças politicas são irreversíveis em Moçambique no então o povo quer DIRECCAO, o povo de hoje deixou de ser AMBIGUO DA CAMISETA, isso obriga que num espaço curto, mais muito curto de tempo, DHLAKAMA, DAVIZ, RDOMINGOS, MARAUJO, SIBINDY, MASSANGO,
QUIVELA, e tantos outros lideres sentem, desenhem e fazer RESTAR ou REINICIAR MOÇAMBIQUE. Sei eu que aqui haverá vozes DISCORDANTES, os anti-união vão desencorajar para uma tomada justa de posição, alias os DISCORDANTES não estão somente fora também estão dentro mas acredito que em tempo de mudança os corações são sensíveis a MUDANCA

A FRELIMO não está e nem vai dormir NÃO,

DORAVANTE os partidos da oposição e suas lideranças deve DORMIR ACORDADO, porque quanto mais FRAGIL É FACIL DE SE CORROMPER e se se corromper deixa a agua baixo a ESPERANCA DUM POVO,

JOAO MASSANGO, A VOZ DOS ECOSSISTEMAS



LikeCommentShare

2727
5 Shares
Comments

Lucas Chave Sera que essa uniao volta acontecer em outubro ou cada um vai puxar para o seu lado!! vou esperar pra ver!!Manage


Like · Reply · 2h

Pablo Osvaldo Osvaldo So unidos podemos derrotar o regime... A nossa oposição tem visão?Manage


Like · Reply · 2h

Paito Oliveira Massada A ideia é boa, a união é que faz a força, mas duvido num dos elementos que o ilustre Massango mencionou, falo do sr Sibinde que sempre apoiou o regime do dia, bem haja a união.
1Manage


Like · Reply · 49m


Write a comment...










Joao Massango
Yesterday at 8:27am · Maputo, Mozambique ·



GANHOU ou está em VANTAGEM

Afinal quando a FRELIMO perde tudo fica MUDO, nem o CAFÉ DA MANHA e nem BOM DIA MOCAMBIQUE, não vimos o desfiles dos COMENTADORES MOR, Chamem os nossos comentadores para ………………. não há velocidade da divulgação dos resultado e se fosse INVERSO?, das 340 mesas apuradas ate 2H a ultima hora que a RM abandonava a emissão das intercalares de NAMPULA, ate aqui não foram concluídas da 401 mesas,ate as 2horas os numeros estavam neste estado 340 mesas equivalente à 84.7% apurado o candidato Cololo da FRELIMO: 34 831 equivalente à 40.7%
o Candidato Vahanle da RENAMO : 48925 equivalente à 58.2%
Brancos: 698
Nulos: 992 para o povo saber os resultados das 61 mesas , os noticiários só DIZEM APENAS o candidato da RENAMO está em VANTAGEM




LikeComment
Share

6060
1 Share
Comments

Virgilio Matavele Kkkkkkkkk
2Manage


Like · Reply · 1d

Eurico Chamusse Ya também fiquei a espera desde as 6h até as 7h e nada ouvi sobre Nampula , é triste estar a pagar taxas de televisão e rádio e não ser informado.
6Manage


Like · Reply · 1d

RicoBoss Nhantumbo Gostei os amigos de cololo averbaram uma derrota retumbate convicenre e asfixiate.
1Manage


Like · Reply · 1d · Edited

Jossias Gimo Tenha calma ilustre Massango ainda vão anunciar. Tal como a corrupção a divulgação dos resultados carece de um programa que ainda esta em elaboração.
1Manage


Like · Reply · 1d

Sergio Michaque Machava Eu apenas estou preocupado em saber o que será feito dos vereadores do Amurane k se assumiram publicamente serem da frelimo?
2Manage


Like · Reply · 1d

Julio Rodriques Estao na merdaManage


Like · Reply · 1d

Nhamuche Nhamuche Rua!!Manage


Like · Reply · 1d

Write a reply...



RicoBoss Nhantumbo Esses estao na tanga vao pra......
1Manage


Like · Reply · 1d

Julio Rodriques POXA TO D CAMAROT Sr Ilustre boas nos mater informadsManage


Like · Reply · 1d

Felixmatimbe B Matsimbe victoria retumbate e esmagadora viva vahaalllllllllllllllllllllllllllllllllllManage


Like · Reply · 1d

John Wetela Está doer, foram ditos a não falar muito.Manage


Like · Reply · 1d

David Afonso Arone Arone É o começo do fim do regime da frelimo.kkkkkkk
1Manage


Like · Reply · 1d

Sergio Michaque Machava Finalmente está encontrada o antídoto para a eliminação da doença, cancro chamado frelixo.Manage


Like · Reply · 1d

MolSkil G-Uni Em Angola também é assim pois hora da verdade ficam mudoManage


Like · Reply · 1d

Nell DA Elisa Simango a campanha milhonaria deu em fracanço.Manage


Like · Reply · 1d

Antonio Bernardo Junior Não ha fair play aquiManage


Like · Reply · 1d

Bizmungo Arape Tuto Ilustre, ganhar e uma vantagem.Manage


Like · Reply · 1d

Carla Tamele
Manage


Like · Reply · 1d

Dercisio Tembe Na rádio índigo, estava lá alguém da Frelimo, a falar dos resultados, ouvi logo cedo quando ia ao job.Manage


Like · Reply · 1d

Jet ET Está confirmado a única forma de levarmos a força o poder da FRELIMO. Para o conhecimento de todos a FRELIMO nontem​ membros só confia levar os nossos impostos andar a conromper os nossos conçidadao. Agora falta a providência de Maputo daqui á 6 meses. Força RENAMO.Manage


Like · Reply · 2h


Write a comment...










Joao Massango
Yesterday at 7:11am ·

VIVA VITORIA "RETUMBANTE" DA RENAMO E SEU CANDIDATO, ESTA PROVADO UNIÃO DOS PARTIDOS COLOCA O REGIME FORA DO PODER.




LikeCommentShare

136136
2 Shares
Comments

Paulino Jacob Macamo
Manage


Like · Reply · 1d

John Wetela Heemmmm, que seja mesmo.Manage


Like · Reply · 1d

Jorge Macassane VIVA MESMO IRMAO QUEREMOS RUSULTADO DESTA MANHAManage


Like · Reply · 1d

Quem Cala Consente E verdadeManage


Like · Reply · 1d

David Afonso Arone Arone Viva.isso que é democracia,mas acredito que não foi facel com tantas manobras da frel...Manage


Like · Reply · 1d

Goncalves Edmundos Chico Viva viva viva viva viva......Manage


Like · Reply · 1d

Hilario Manuel Simango Acim e a oposicao ver q a sua juncao e o fim da frelimoManage


Like · Reply · 1d

Sergio Julio Campos Real Que assim seja!!! A uniao faz a força! Vamos mudar o nosso País!!
1Manage


Like · Reply · 1d

Virgilio Matavele Parabéns e sucesso suas exª Paulo . As ameaças do líder da renamo surtiram efeitos. Não queremos guerraManage


Like · Reply · 1d

Eurico Chamusse Basta vigiar o voto e daí pimba
1Manage


Like · Reply · 1d

Eurico Chamusse KkkkkkManage


Like · Reply · 1d

Write a reply...



Ger Jaime Mario 100 duvidas...Manage


Like · Reply · 1d

Joao Alfandega Eu posso crer que havendo uma coligação de partidos políticos pode haver mais força em derrubar o adversário, mas no contexto de Nampula, a Renamo não precisou de apoio de algum partido pra vencer. Aliás, pela vontade individual de exercício da cidadania, os eleitores não teriam outra escolha entre os 2 partidos que teriam permanecidos na segunda volta.

P.S. A Coligação deve ser feita antes da segunda volta.

Espero que o Raimundo e o Rufino façam as suas análises.
1Manage


Like · Reply · 1d · Edited

Joao Massango precisou sim,
3Manage


Like · Reply · 1d

Joaquim António Zandamela É este desprezo à coligações que faz a oposição perder sempre e depois recorrer-se à música de fraudes. Agora começa-se a dizer que a Renamo ñ precisou? Quero acreditar que foram os 10% do MDM que ajudaram ao candidato da Renamo sim.
6Manage


Like · Reply · 1d

Raimundo Gamela Meu mano Joao Alfandega, precisou sim. 1 voto a mais faz alguma diferenca.
2Manage


Like · Reply · 1d

Write a reply...



Djibra Mussa Retumbante???? Hummm
1Manage


Like · Reply · 1d

Joaquim António Zandamela Kkkk aqui já entra o problema da língua. Faz me recordar do famoso "COMPARSA".
1Manage


Like · Reply · 1d

Djibra Mussa Estão a exagerar
1Manage


Like · Reply · 1d

Write a reply...



Julio Rodriques Kkkkkkkk nem da para acredtrManage


Like · Reply · 1d

Julio Rodriques Mi bilisca massango para acordarManage


Like · Reply · 1d

Eurico Chamusse Basta vigiar o voto e daí pimba a freliManage


Like · Reply · 1d

Eurico Chamusse Por favor, nampuleses façam um escudo para proteger o Paulo, se não ainda terminam com ele. Quem avisa amigo é. ....
1Manage


Like · Reply · 1d

Julio Rodriques Valeu pela dica
1Manage


Like · Reply · 1d

Rufino Feliciano Bembele Joao Alfandega ja ta claro...
1Manage


Like · Reply · 1d

Maria Manjate Excelente análise. Oposiçao unida no poder, Frelimo na oposiçao.
1Manage


Like · Reply · 1d · Edited

Ach Chauque Retumbante???

(Uma palavra não deve ser usada só por ser bonita ou por soar melhor, há que se conhecer o significado... na frase em que ela é colocada)
2Manage


Like · Reply · 1d

Ach Chauque Parabens pela vitória!
A democracia é assim mesmo.Manage


Like · Reply · 1d

Write a reply...



Armandinho Caula Eu sempre pensei nao uniao dos partidos da oposicao em alguns pleitos eleitorais. A frelimo ja era.Manage


Like · Reply · 1d

Domingos Jose Ubisse Desta vez nem deu p manipular os resultados,nem a tentativa de sequestrar vahanli surtiu efeito,...Manage


Like · Reply · 1d

Maria Manjate O povo ja abriu os olhos.Manage


Like · Reply · 19h

Write a reply...



Moises Augusto Zindava Zindava Finalmente consiguimos levar NAMPULA.Manage


Like · Reply · 1d

Julieta Fernado HozzaManage


Like · Reply · See Translation · 1d

Matias D. Banze Esta licao de saber e vontade da oposicao deve ficar bem vingado nos proximos pleitos que se a vizinham a uniao faz a forca esta dado o aviso ao partido no poder .a Renamo e Afonso Djakama ainda tem mais apoio de partidos qui estao fora do parlmento ki se kuidem ...!Manage


Like · Reply · 1d

Paulo Macuacua Macuacua <b>.... uniao partidaria avante
Coligação em peso ....
Uniao faz a força ...
Viva mozambike
2Manage


Like · Reply · 23h

Imtiaz Vala Possuem 6 meses para decidirem!Voltam como Coligação ou disputam eleitorado entre eles...Manage


Like · Reply · 22h

Manuel Carlos Zacarias Esses 6 meses queriam tanto para desfazer nampula, mas o munícipe povo de nampula negou é optou pela verdade.Manage


Like · Reply · 11h

Write a reply...



Sérgio Angelo Zameia Zameia irão perder na mesma,o povo ta zangadissimo com a frelimo.as dividas ocutas irão vos tirar do poder total.escreva isso.nos impedem de manifestar ok,vamos manifestar nas urnas.cansamos chega,engolimos chega ja não entra.
2Manage


Like · Reply · 22h

Alberto Bache Chango Foi uma vitória a ferro e fogo.Manage


Like · Reply · 21h

Apple Mavie Interessante Isto!Manage


Like · Reply · 20h

Percia Magaia Magaia VivaaaManage


Like · Reply · 2h

Write a comment...








Joao Massango
Yesterday at 2:11am ·



FONTE RM
340 Mesas:
Cololo: 34 583-44.8%
Vahanle: 48925-58.2%




LikeCommentShare

2626
Comments

Salimo Atulahi Afulahi GManage


Like · Reply · 1d

Gabinf Eum Mesas: 340 equivalente à 84.7%
Cololo: 34831 equivalente à 40.7%
Vahanle: 48925 equivalente à 58.2%
Brancos: 698
Nulos: 992

Fonte: Rádio MoçambiqueManage


Like · Reply · 1d

Sérgio Angelo Zameia Zameia Barabéns Renamo.é visivel que com a união dos partidos da oposição e a afluência do povo nas urnas a frelimo ja era.eis aqui a prova
1Manage


Like · Reply · 1d

Jorge Macassane IRMAO MASANGO PORQUI ATVM NAO FAZ FESTAManage


Like · Reply · 1d

Wilson Profirio Nicaquela Falso esses dados. 58% +44% = 100%+2%Manage


Like · Reply · 1d




LikeCommentShare

6464
Comments

Sura Rebelo de Oliveira E escreveu muito bem. Continuem autistas arrogantes olhando para o umbigo gritando aos 4ventos q é nosso ou vosso pisando mais nos povo q julgam idiotas com risinhos cínicos q verão onde vão parar.
2Manage


Like · Reply · 1d

Remigio Mairosse Tens alguma informaçao mais actualizada sobre essa materia oh Júlio Mutisse?Manage


Like · Reply · 1d

Matavele Edy Matavele Tsakane Eu estou preocupado Júlio, pior é que quem deve fazer algo irá optar por enxovalhar o Dino, você e tantos outros que acham que alguém anda a meter água
3Manage


Like · Reply · 1d

Júlio Mutisse A água vem sendo metida há algum tempo. Estamos a levar tempo para pensar a política num mundo em constante evolução que precisa de proactivodade e não apenas reacção. Estamos a precisar ler o estágio actual e produzir factos políticos relevantes que galvanizem as massas e mudem o "desejo de punição" que paira em muitas pessoas
4Manage


Like · Reply · 1d

João Pedro Muianga A política funciona com a pragmática e não com teorias e teóricos.Manage


Like · Reply · 1d

Dino Foi MATOLA não, só precisa Calisto renovar! Ali está se a trabalhar e penso que os membros de todas camadas sabem.
O meu único problema é com membros do partido que não estão a ir votar. Este deve ser o objecto de estudo. Se formos a procurar culpados, quem está e quem não está connosco, estaremos a entrar no mato.
Mas eu acho que a liderança nos devolverá a confiança que sempre foi patente.
4Manage


Like · Reply · 1d · Edited

Matavele Edy Matavele Tsakane Membros que não estão a ir voltar e fazermos relação com estatística do partido, penso que precisamos de levantar as mãos para sermos contados e verificarmos quem efectivamente é membro e pode nos garantir voto.
2Manage


Like · Reply · 1d

Júlio Mutisse Ya. Sei disso e meu último post é demonstrativo desse apreço pelo trabalho que se faz na Matola. Aliás, mesmo a nível do Partido na cidade há um trabalho meritório. O problema é que o local pode ser sufocado pelo nacional com todas suas nuances. Ai deve vir o comando que nos devolva a calma, a confiança e evite o pânico.
1Manage


Like · Reply · 1d

Rogerio Mussane É possivel, que os membros que não vão votar, pertençam aos k só têm o cartão vermelho para atingir certos fins. Esses não sofrem pela Frelimo.
É tempo de a Frelimo contar com verdadeiros membros, pois a estatística por vezes é mentirosa.
1Manage


Like · Reply · 23h


Write a reply...





Benny Matchole Khossa Matola, Calisto deve renovar
1Manage


Like · Reply · 1d

Dino Foi Exatamente. E Maputo devemos saber bem cedo quem avança.
2Manage


Like · Reply · 1d

Isaac Sitoe Jr. Segredo ha varios interesses em cima da mesa. Beira ja ha um suspeitoManage


Like · Reply · 1d

Write a reply...



Mouzinho Zacarias Maputo devia apostar em comiche homem sérioManage


Like · Reply · 1d

Dino Foi Chega de reciclar políticos, já deu e deu bem como edil pronto. Há muitos jovens bons no partido.
2Manage


Like · Reply · 1d

Kuyengany Produções Comiche meteu Valas de Drenagem na Minha MafalalaManage


Like · Reply · 1d

Júlio Mutisse Muitos jovens bons e capazes sublinho se Dino.
1Manage


Like · Reply · 1d

Muzila Wagner Nhatsave Dino Foi concordo muitos e com respeitoManage


Like · Reply · 1d


Write a reply...





Jaime Langa Sim julio o Dino Foi escreveu bem e bonito e tantos como eu iremos fazer o mesmo textos lindos e maravilhosos. Ele diz por exemplo örganizemo-nos... como é que isso se faz? basta dizer isso? basta dizer que ha muita coisa errada? basta culpar os outros? basta? basta? Basta??? O QUE FAZER? Em 3 minutos farei também um post, ja agora!
3Manage


Like · Reply · 1d

Dino Foi KikikikiManage


Like · Reply · 1d

Isaac Sitoe Jr. O secretatiado do CC nao esta completo desde o congresso,.passam 6 messes nesta situacao....Manage


Like · Reply · 1d


Write a reply...



Júlio Mutisse Jaime Langa, o nosso Partido Governa este país desde 1975 e temos eleições gerais nos moldes das de ontem desde 1994. Qual era o perfil dos eleitores, dos membros e simpatizantes da FRELIMO...? Posso estar desatento mas as abordagens tem sido similares de 1994 a esta parte com slogans diferentes que precisam depois de conteúdo para que não fiquem vazios.
Há mudanças sérias que devem ser empreendidas. Só a forma como o Partido está nesta aldeia global que é a Internet ou mesmo nas redes sociais mostra que estamos ainda num arcaismo confrangedor que precisa ser mudado.
4Manage


Like · Reply · 1d

Júlio Mutisse E ainda há a questão das estatísticas apresentada pelo Saiete. O número de votantes anunciado em Nampula o que representa em termos de universo de Membros do Partido lá?
O que estamos a fazer na mobilização que nem. Nossos membros vão votar? O que expressa o voto expresso em Nampula, que o Candidato vencedor é melhor ou que o Partido não tem aceitação mesmo entre seus membros?Manage


Like · Reply · 1d


Write a reply...





Nelo Muthisse Júlio Mutisse e preciso se desenvolver um projeto real de governação. O Dino Foi tem razão o problema está dentro do próprio partido.
1Manage


Like · Reply · 1d

Adelson Rafael Matola somente se a Frelimo cometer o "suicídio" em não apostar e visibilizar o excelente trabalho do Calisto Cossa. Vivo na Matola nos últimos 2 anos, e desfruto dia após dias dos progressos!
3Manage


Like · Reply · 1d · Edited

Jorge Saiete Júlio Mutisse, nesse exercício de introspeção me parece útil, confrontar-se com frieza as estatísticas. Não se justifica que os relatórios indiquem a existência de X membros e simpatizantes, para no fim do dia o partido obtiver votos que representam menos de 30% dos membros. Afinal, quantos membros o partido tem? Será a posse de cartão vermelho o suficiente para que alguém seja tido como, efectivamente, membro do partido? O que leva alguém a solicitar cartão vermelho (será a identificação com os valores do partido ou o querer usa-lo quando tal convier, sabido que o mesmo pode servir como master key)?
Um maldoso me dizia que, o mal da Frelimo é pensar que todos funcionários públicos são seus membros. E eu gosto de Mateus 24:24 "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos"
3Manage


Like · Reply · 1d

Júlio Mutisse Se alguma sondagem fosse feita dentro dos municípios para ver nível de aceitação dos edis pelos funcionários ou se só funcionários públicos votassem...Manage


Like · Reply · 1d

Write a reply...



Gilberto Correia Matola parece ainda estar a salvo. Mas quanto a tudo o resto concordo, sobretudo se se confirmar Venâncio Mondlane como candidato.
2Manage


Like · Reply · 1d

Júlio Mutisse We cant take it for granted.
1Manage


Like · Reply · 1d

Write a reply...



Júlio Mutisse Não há um one size fits all em política. Há que estudar muito e permanentemente
1Manage


Like · Reply · 1d

Nelo Muthisse Tem de se repensar no processo de escolha dos candidatosManage


Like · Reply · 1d

Write a reply...



Fatima Mimbire Pois pois.Manage


Like · Reply · 1d

Manuel Raice Eu já tinha dito que segunda volta é desperdício de recursos. Duvido muito que o vencedor, pelo tempo que resta para gerir o município, consiga materializar o seu manifesto.
1Manage


Like · Reply · 1d

Bruno de Mello Concordando....Manage


Like · Reply · 1d

Nelo Muthisse E preciso muito trabalho de base se para conseguir uma vitóriaManage


Like · Reply · 1d

Paula Martins Júlio Mutisse, Jaime Langa, estou aqui engasgada entre o não me meter em politica e ser uma tecnica. Nem quero sequer que me respondam façam de conta que não leram. Entre outras coisas que vos cabe a Vocês decidir, vocês também precisam de organizar o partido tecnicamente. Sei do que falo sim porque já o fizemos em Portugal com alguns. Há meios técnicos, internos na sede e utilizados depois nas várias frentes de publicidade, marketing e comícios que precisam de ser explorados. Da forma como o Povo está sofrido não chega só apelar á emotividade. Tem que ser a componente técnica implementada e sabe-la explorar convenientemente para dar resultados. Mais explicita não devo ser . Obrigado
1Manage


Like · Reply · 20h · Edited

Bruno de Mello Tas a surpreender -me Paulinha,gosto
1Manage


Like · Reply · 20h

Paula Martins Eu sou técnica Bruno de Mello e ás vezes é dificl estar calada porque tenho cá o bichinho. Meu medo é da forma como as pessoas andam virem logo dizer-me que estou com fome porque aqui confundem-se conceitos. Sou técnica e vejo, encarem-me assim. Bjinho, Obrigado pela tua compreensão.
1Manage


Like · Reply · 20h

Bruno de Mello Aprendendo ctg todos os dias👏👏👏
1Manage


Like · Reply · 20h

Paula Martins Eu não sou nada porque eu aprendo com todos. Tenho dito " cada um na sua pele". Só assim é bonito e o País anda.
1Manage


Like · Reply · 20h

Bruno de Mello Tou fazendo o mesmo
1Manage


Like · Reply · 20h

Bruno de Mello Aprendo também com os "demais Doutores" que vêm surgindo ultimamente
1Manage


Like · Reply · 20h

Paula Martins Sabes?! é isso que custa a perceber eu leio alguns como se fosse á biblioteca ler livros. Compreendo ou não mas sobretudo " bebo" o que me interessa porque sou crescida para ter as minhas ideias próprias. Fechar a mente por outras coisas que não sejam o conhecimento por si só, é embrutecer.

Jaime Langa added 2 new photos.
Yesterday at 9:26am ·



Para compreender o que aconteceu em Nampula com o meu partido Frelimo, as vezes, temos que recorrer a história de alguma revoluções e entender como sobreviveram a crises e venceram. Este é meu exercício: Perdemos Nampula Camaradas.

QUE FAZER?
(Vladimir Lenine)


O livro foi publicado em Março de 1902. Lenine sabia que para construir um partido verdadeiramente revolucionário, que pudesse cumprir as tarefas colocada pela revolução, era preciso derrotar em todos os campos as concepções que negavam o papel da teoria revolucionária, da construção de uma sólida organização partidária e a necessidade de colocar no centro da táctica e da estratégia socialista a luta política revolucionária contra a autocracia Czarista. A vitória do economicismo no interior do partido significaria a derrota da revolução Russa.
Comentário de: Augusto César Buonicore: in: Rebelión



LikeCommentShare

2323
Comments

Sura Rebelo de Oliveira Se estivesse a comunicar com os nampulenses sobre o facto da derrota como colocaria a questão. Obrigado
1Manage


Like · Reply · 1d

Jaime Langa Sura Rebelo de Oliveira acho que és sofisticada demais para a minha cabecinha. Nunca te entendo. Neste post nao estou a perguntar nada a ninguém estou a sugerir uma leitura que é o meu exercício em curso.
6Manage


Like · Reply · 1d

Sura Rebelo de Oliveira QUE FAZER?Manage


Like · Reply · 1d

Sura Rebelo de Oliveira Implicitamente não assumiu a pergunta do Lenin. Só me resta desejar ótimas leituras. Fui
1Manage


Like · Reply · 1d

Jaime Langa obrigado amiga
2Manage


Like · Reply · 1d


Write a reply...





Jaime Langa Ufff um camarada meu perguntou inbox "esta a dizer que o nosso partido está em crise?" SIM ESTÁ. Por isso perdeu eleicoes. E enquanto nao assumirmos isso nao iremos sentar para refletir sobre o futuro duro que nos espera.
10Manage


Like · Reply · 1d

Dino Foi Obrigado
1Manage


Like · Reply · 22h

Lua Gomes Kakakkakak quando te complicam. ... sai a fininhoManage


Like · Reply · 20h

Write a reply...



Elves Bartolomeu Meu irmão, camarada e colega da AMOPO.
Se vce oferece um telemóvel a tua namorada/mulher etc... esteja consciente que vai receber encanto ou sei la o que de alguem. Cabe voce o surpreender quando menos espera, com ações concretas, djumar lhe principalmente em momentos difíceis para te fazeres presente. Agora temos muito relaxamento, camaradas do Gabinete a pensar que Moçambique é Maputo.
Como dizia a Zaida toma que te dou... é preciso respeitar a escolha do povo e apoia lo com politicas claras, para atravessar a situação actual.
Acredito nos quadros existentes, capazes.
Mas não se justifica o que vivemos, minha filha perguntou pai esse semáforo não arranjam por que?
Não tive resposta.
5Manage


Like · Reply · 1d

Sura Rebelo de Oliveira Certamente q muitos questionam como a sua filha. O meu pergunta é aquelas crateras mãe? E a falta de punição para quem mija nas árvores da cidade e aqueles conduzem em contra mão e pouco ou nada acontece é porque comem no lixo e porque o presidente tem um palácio tão grande e os meninos dormem na "varanda".dele com fome......
2Manage


Like · Reply · 1d

Egidio Matsinhe Qual é a ideia aqui?
1Manage


Like · Reply · 21h

Elves Bartolomeu Calma chefe, tudo controlado nós da AMOPO somos equilibrados. Cofesso que temos cobra no ninho🤣🤣🤣
1Manage


Like · Reply · 21h

Write a reply...



Sura Rebelo de Oliveira Jaime Langa eu sou muito terra a terra. Se me respondesse ai tb encontraria respostas.
Boas leiturasManage


Like · Reply · 1d

Sura Rebelo de Oliveira Permita me: sou resumidaManage


Like · Reply · 1d

Sidio Macuacua NÓS NÃO PERDEMOS NAMPULA... PORQUE NÃO ERA NOSSA, QUEM PERDEU FOI MDM, ISTO DEVE FICAR CLARO PARA TODOS...
4Manage


Like · Reply · 1d

Jaime Langa Onde o MDM encontrou o Municipio de Nampula?
2Manage


Like · Reply · 1d

Franklin Murera Pensar que o perdedor foi o MDM, é aceitar que a Frelimo nunca quis governar aquela cidade e o investimento todo feito em campanha nestas eleicoes, so foi mera brincadeira...Convenhamos. Perdemos e precisamos reflectir, porque daqui a 6/7meses temos novas eleiçoes.
1Manage


Like · Reply · 1d

Domus Oikos Mas também podia ganhar.Manage


Like · Reply · 1d

Sura Rebelo de Oliveira Perderam as intercalares de Nampula Sidio Macuacua. Essa é a verdade. E por uma margem nada bonitaManage


Like · Reply · 1d

Isalcio Mahanjane Se não perdeu por que concorreu? Caramba pá!
3Manage


Like · Reply · 20h

Sidio Macuacua A FRELIMO não concorreu para ganhar, mas sim para participar apenas do processo. Quem concorreu foi o Cda #Cololo a Presidente do Municipio de Nampula em substituição do malogrado #Mahamudo Amurane... Outrossim, quem vai entrar no Municipio será apenas o #Vanhale e não a RENAMO.

SERÁ QUE CUSTA PERCEBER ISSO OOH SEUS DOUTORES??? Voltem e visitem a Lei eleitoral e revejam em que vacatura se concorria???

SE A FRELIMO PERDEU E A RENAMO GANHOU, QUERO VER SE A NOSSA BANCADA, A BANCADA DA FRELIMO.IRÁ SE RETIRAR DA ASSEMBLEIA PARA DAR LUGAR MMBROS DA RENAMO, CASO ISSO NÃO ACONTEÇA #Mahanjane me deve um #ABRAÇOManage


Like · Reply · 16h


Write a reply...





Ermelindo Bambo Como não perdemos se concorremos?
2Manage


Like · Reply · 1d

Kingkinho Acha Mais velho muthianas gostam de amor verdadeiro mesmo na cabana e com fogao a carvao aquece boa comida na cama. Votaram na Amopo essas mamas o showfismo e exibicionismo da mola nao vale no amor.
2Manage


Like · Reply · 1d

Tito Tezinde Frase correcta: não recuperamos. Já estava perdida há uns bons anos.
4Manage


Like · Reply · 1d

Ercílio Fernandes Bechardas E por culpa própria...
1Manage


Like · Reply · 1d

Write a reply...



Domus Oikos Grande erro este livro. Tinha sentido naquele tempo. A solução que Lenine dá aos problemas estão ultrapassadas no tempo e no espaço. Seria tipo perguntassemos ao Nelson Mandela: "O que fazer pra acabar com apartheid?" Ele respondesse: "Eliminar todos boeres" Um pouco como Malema faz e age. O comunismo trouxe soluções nefastas pra além de violência extrema e estúpida com milhões de vítimas. Convido a ler além de "O que fazer" de Lenin "O Livro Negro do Comunismo" que fala de mais de 70 milhões de mortos em todo mundo.
1Manage


Like · Reply · 1d

Jaime Langa Os livros (as teorias) que foram validas em algum momento nunca ficam em desuso ou erradas. Nos temos que ter capacidade de adequa las a nossa realidade.
1Manage


Like · Reply · 1d

Domus Oikos O que é válido em determinada circunstância não é válido em outras. O que é validade na guerra já não o é na sociedade civil. Não quero discutir nem convencer. Portanto, existem fenômenos naturais e mesmo estes dependem de circunstância o factor espaço e tempo é importante nas ciências não só humanas quanto naturais cujo método experimental de observação e demonstração dos enunciados dependem destes factores.
As ciências humanas e sociais com maior razão ainda obedecem estes condicionalismos. As epistemológias modernas com Imre sobretudo com Karl Popper chegam a mesma conclusão. Na teoria falsificasionista de Popper, recordemos que este epistemologo é dos maiores do século XX, diz claramente que uma teoria só é válida enquanto falsificavel.
2Manage


Like · Reply · 23h · Edited

Write a reply...



Domus Oikos Li duas vezes este livro pode ser um bom manual pra Kim Jung Un, uma receita pra eliminar os seus adversários políticos. Penso agora mesmo que Putin leu muito bem este livro. Na última Sexta foi encontrado morto em Londres o adversário de Putin. No anopassado o meio irmao do Kim Jung Un possível adversário do Kim Jung Un foi morto na aeroporto em Tailândia. Bom se queremos a guerra e violência este livro pode ser uma receita. Li duas vezes pra entender o a estratégia de Lenin vi que um livro muito semelhante foi escrito por líder chinês Mao Tse Tung sobre a estratégia de eliminar os adversários. Está em volumes como arte de guerra.
1Manage


Like · Reply · 1d · Edited

Jaime Langa como lhe disse ainda estou a ler depois provavelmente chegarei a mesma conclusao que sua mas antes prefiro me inspirar pelo titulo. kkkkkkManage


Like · Reply · 1d


Write a reply...





Ercílio Fernandes Bechardas Lê logo isso, Jaime. Depois voltamos a discutir a CRISE do nosso Partido.
1Manage


Like · Reply · 23h

Sura Rebelo de Oliveira Jaime esse seu camarada tem de dizer q estão em crise inbox? Quem não sabe?
1Manage


Like · Reply · 22h

Jaime Langa
Manage


Like · Reply · 22h

Jaime Langa Sura Rebelo deOliveira todos murais dos membros da frelimo hoje defendem mudanças. uma delas é esta deste meu camarada. Ficam no muro e so falam em whatsapp e a noite kkkkkkkkkk nao afrontamos os nossos problemas e isso nao é bom.
3Manage


Like · Reply · 22h

Sura Rebelo de Oliveira Claro q é péssimo. São resistentes a mudanças o discurso no fundo é o mesmo as atitudes as mesmas... Estão muitos outros preocupados em detonar quem votou quem não exigem fotos fecham o cerco vigilância e isso asfixia sufoca cansa irrita mesmo... Há muito a dizer mas vocês sabem bemManage


Like · Reply · 22h


Write a reply...





Rosario Marapusse Cá entre nós quem perdeu Nampula foi o MDM. A Frelimo manteve-se na oposição e deve tirar ilações p as eleições k se avizinham.Manage


Like · Reply · 20h

Arlindo Cossa
🤔Manage


Like · Reply · 20h


Write a reply...





Jeremy Timbe Seja como for, os Lenine's, Marx e companhia estavam construíndo sociedades proprias para eles e seus povos europeus cujo o descalabro dessas sociedades Està ai à porta com todo o mal que se vive no mundo! Se nós Africanos nao pararmos de correr atràz...See MoreManage


Like · Reply · 9h

Sam Banzee Debate estranho mas interessante

aqub Sibindy
8 hrs ·



Meu caro Mouzinho Zacarias!

Num avião ou barco de grande porte, é possível navegar sem um aparelho chamado BÚSSOLA? E qual é o tamanho da bússola em relação ao avião?

Desde 2016 que nós estamos a trabalhar junto com a Renamo e MDM no sentido de convencer esses dois arrastões da nossa oposição política em Moçambique para navegarem com um único Candidato, rumo aos próximos pleitos eleitorais de 2018/9!


Fase estagiária, concretizou-se com sucesso nas intercalares de Nampula!

Nós somos à Bússola política deste País e, sempre faremos o melhor para domesticar os malandros a saberem respeitar o bem comum do povo moçambicano!

Estamos satisfeitos por termos contribuído com a teoria de apoiar um único candidato da oposição para desalojar à Frelimo do poder e, começar do zero a planificação de um NOVO MOÇAMBIQUE para Todos!



LikeCommentShare

77
1 Share
Comments

Ákila Jeremias Papasseco Papasseco Concordo. Força sr Yaqub
1Manage


Like · Reply · 7h

Razaque Molas Os grandes pensadores são recordados após seus jazes. Não se preocupe ilustre Sibindy. Um dia teremos plataformas exclusivas com "ideias e frases de yaqub sibindy" como as temos agora de Ghandi e outros.
2Manage


Like · Reply · 7h · Edited

Abel Detepo Tem encontrado facilidades nestes dois partidos pra se unirem?Manage


Like · Reply · 6h

Yaqub Sibindy O meu sonho é de contar com um próximo Governo de Confiança Nacional, Presidido por AFONSO MARCETA MACACHO DLHAKAMA, com DEVIZ MPHEPO SIMANGO como Primeiro-Minisrtro!
2Manage


Like · Reply · 6h

Ákila Jeremias Papasseco Papasseco MUITA CONSCIDÊNCIA ILUSTRE. Contamos com o srManage


Like · Reply · 6h

Abel Detepo E estes dois mostram vontade d querer trabalhar um com outro?Manage


Like · Reply · 5h


Write a reply...





Matias D. Banze Presidente sibinde .! sabes muito bem que te encorajei a atrabalhar em prol de ideias inclusivas eu ja disse varias vezes mesmo na comunicacao social qui foi o presidende da Remano que comecou com inclusao , o exemplo teve os seus efeitos e frutos a Renamo no parlmento e nas presidenciais o numeros dos votos disparou ate qui ganhou as elecoes de 2000 e 2004 mas foi roubado nas urnas e nas elecoes subsenquentes. o egoimos veio a mo de cima por parte de alguns agitadores na Remamo o presidente Djakama zangou e des fez a coligaco com os outros partidos os resultados alteraram bruscamemte esta e uma licao qui muitos devem aprender .um exemplo a oposicao congolesa para derubar kabila recolheu todos partidos da oposicao e dicidiram apoiar um unico candidato nas elecoes de Dezembro . Eu e o presidente sibinde apoiomos ideia mas qui O Prsidrnte Djakama e simango deixem de divergencias e unam a oposicao e esquecam ajitadores qui dizem que quando a Renamo estava a lutar eles estavam a onde? Sao ideias absurdas de alguns ajitadores e egoista dentro da Renamo .o exemplo de Nampula desmostrou qui se a oposicao deixar de andar NUA e vestir fato MAKAKO e capaz de conseguir os seus intentos e esse partido qui promete governar 100 anos e capaz de diminuir para 1 ano e meio tenho dito .muito obrigado
1Manage


Like · Reply · 5h

Mouzinho Zacarias Meu caro Sibindy o dinheiro do banco islâmico vai jorrar como águaManage


Like · Reply · 4h

Antonio Matavel Bussola k anda a deriva. Pimo sem principios proprios espera k os outros facam p opinar e nada faz p o seu partido! Ja esta se a preparar p Outubro? Em k municipios vai concorrer?

1 comentário:

Unknown disse...

ESSA DISCUSSAO INTERESSA PARTICIPAR MAS....