quarta-feira, 14 de março de 2018

Berkeley desmente Barreiras Duarte e UAL vai determinar se tem de voltar às aulas





Polémica em torno do currículo do secretário-geral do PSD continua. Além do desmentido da instituição norte-americana, a Universidade Autónoma de Lisboa vai tentar perceber se o alegado cargo foi essencial para a dispensa das aulas
A Universidade da Califórnia, em Berkeley, desmentiu esta terça-feira o comunicado de Feliciano Barreiras Duarte, secretário-geral do PSD, afirmando que o documento apresentado "não prova" que o social-democrata tenha sido professor convidado na instituição.
Ao jornal Sola instituição comentou o caso, afirmando que Barreiras Duarte "nunca foi" professor convidado e que o documento apresentado "não prova o contrário". Além disso, a universidade explica que "não emite documentos em nenhuma língua" além do inglês, e que o texto presente no mesmo documento é "atípico" relativamente aos outros convites feitos a investigadores.
"Independentemente de Deolinda Adão ter ou não assinado realmente esse documento, Feliciano Barreiras Duarte nunca foi um investigador aqui e essa carta não pode ser usada para provar o contrário", afirmou ao mesmo jornal o gabinete de relações públicas da universidade californiana, confirmando ainda que Deolinda Adão "não escreveu esse documento, apesar de a assinatura eletrónica aparente ser dela".
Universidade Autónoma de Lisboa vai verificar situação
O estatuto de visiting scholar em Berkeley foi um dos elementos de currículo que Feliciano Barreiras Duarte apresentou para a dispensa das aulas do doutoramento em que está inscrito na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Agora, a reitoria da UAL irá pedir ao Conselho Científico para verificar a situação e esclarecer se esse elemento foi essencial para a dispensa das aulas.
A notícia foi pelo Observador, que cita Reginaldo Rodrigues de Almeida, administrador da UAL: "Se o Conselho Científico verificar que o estatuto foi fundamental para dispensar a frequência da parte escolar do doutoramento, o aluno será convidado a frequentar as aulas". E, se tal não acontecer, terá "de abandonar o doutoramento", no qual está inscrito desde 2015.
O caso nasceu no sábado, quando o Sol noticiou que o secretário-geral do PSD retificou o seu currículo académico para retirar o item que o indicava como professor convidado em Berkeley. A questão já chegou, entretanto, à Procuradoria-Geral da República, que vai abrir um inquérito.
Reginaldo Rodrigues de Almeida diz ainda que além do doutoramento, Feliciano Barreiras Duarte "apresentou como elemento do currículo o facto de ser visiting scholar em Berkeley" para o mestrado. A informação não foi verificada, mas foi tida como verdadeira, visto que o social-democrata "apresentou um parecer que tinha pedido à Comissão de Ética da Assembleia da República".
Sendo que o mestrado não está em risco, o doutoramento apresenta uma situação diferente, visto que a comissão científica irá ser questionada sobre o alegado estatuto e se este foi "relevante" para Barreiras Duarte ter sido dispensado das aulas. "Se for, terá de voltar a fazer a parte letiva, sob pena de continuar", disse ainda ao Observador o administrador da UAL.A reitoria da UAL pediu ao Conselho Científico que avalie se os documentos de Berkeley foram essenciais para a dispensar a parte lectiva do doutoramento. Feliciano poderá ter de voltar às aulas.
GostoMostrar mais reações
Comentar
57 comentários
Comentários
José Martins Zé Pedir desculpas por mentir é para menino do ensino básico, para um Vice-Presidente de um partido que quer ser governo e ex-governante não há desculpa. Saída voluntária ou demissão. A credibilidade de Rui Rio está claramente em questão. Um homem rigoroso e exigente como parece ser, já não podia ter na sua equipa esta figura.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Maria José Louro Para quê tanta ofensa ? É claro que é uma vergonha , tudo isto ...este e outros que já sabemos , e de outros que viremos a saber, que esperar quando a maioria das pessoas , querem super homens ou mulheres ? Tudo isto leva á mentira até ao roubo intelectual se preciso for...nós próprios exigimos aos filhos o inimaginável ! Estudar para ser os melhores tocar música , jogar á bola, ou o que seja! Ter poder de iniciativa...enfim ser os melhores... tudo isto aliado às exigências económicas que São brutais...escolas caras atividades ainda mais.., bem vestidos,bem apessoados tudo muito depressa que os empregadores assim o exigem! O estado também não esta isento querendo ter o seu ganho (em impostos) Nada chega para o monstro estado e para o poder econômico establecido! Só me resta dizer haja saúde!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Jorge Cosme É lamentável e até ridicula a prioridade. Demonstra bem que Passos e a sua trupe dominam por completo o Ministério Público, e fazem uso da justiça na luta política, não só contra o PS, mas também contra os adversários de Passos no PSD!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Xanocas Zuina A dominância tem um. Nome e é difícil acabar com esse polvo...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Maria Gouveia Que comentario tao idiota.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Adriano Ferreira Cada vez me convenço mais já não basta os corruptos e ladroes políticos e o Benfica ainda vem estes habilidosos como o Relvas e Sócrates comprarem diplomas que não valem nem a Quarta classe antiga nos supermercados. Cada cavadela sai mais uma minhoca 🐛 cada vez mais me convenço que o país que infelizmente nasci pertence ao Quarto mundo . Aí se não fosse o dinheiro da união europeia. Estávamos piores que a Somália.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder15 h
Fransasales Jesus de Sousa Isto de ser dispensado da parte letiva do mestrado e, também, do doutoramento, pelo facto de ter tido, sipostamente, formação na Universidade da Califórnia (Brokley) e nunca lá ter colocado os pés, é demasiado engenhoso/ardilhoso para ser verdade. Como o pressuposto não existe, cai por base a tese de mestrado (em 36 páginas, 16 são do curriculum) e, igualmente, a tese de doutoramento, que está a ser feita no mesmo pressuposto. Não havia necessidade disto. Por que é que as pessoas querem fazer-se mais do que são na realidade? Sócrates, Relvas, Adjuntos de Ministros, Assessores, etc....É a política da mentira, no seu melhor. E não estamos no Brasil onde todos são tratados por doutores sem o serem. E, quantos, sem serem doutores têm mais conhecimento e saber (inatos) que os doutores. Quem aldraba o curriculum, aldraba tudo. Não é pessoa credível e honesta.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Virgilio Esteves Não será muito mais importante ser um GRANDE E BOM SENHOR do que um qualquer dr.?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
João Ferreira O cocó de um pássaro veio aterrar na minha camisa e fez mancha. A mancha assume-se agora como visiting collar.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Anita Coelho Da Palma Haverà muitos que deviam de voltar as aulas quem tira o diploma ao Domingo á tarde etc.foi sem querer uma mentira inocente foi apanhado como os miudos que fazem asneiras
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Manuel Araujo Mais um que está onde está por ser formado num partido onde a ascensão é por incompetências
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Miguel Velhinho É preciso ser-se pequeno para se inventar currículo, formativo ou outro. O que não faltam por aí são anões como este.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder15 h
Isilda Espanha Só tachada.vivem na santa ignorancia a mostrar que foram inteligentes.Sao é espertos...mas parvos.Ha quem os conheça
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Fernando Belchior É mandar fechar a Universidade como fez o Sócrates e está o assunto resolvido.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Carlos Carmo Perante um falso doutorado,...que importa falar de muitos falsos licenciados?!...eu até nem percebi porque é necessário ter/ ou não ter?! .. canudo nos dias de hoje?!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder13 h
João Paulo Desde que não me mandem a mim fazer outra vez o 9° ano... tou-me a cag*r...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Xanocas Zuina Querem todos ser doutores, este o Sócrates, o Relvas, etc só porcaria, nada valem mas pensaram em qq momento da vida deles que isso lhes dava estatuto! A UAL que abra a pestana e seja justa. Políticos não têm credibilidade! Já venderam a alma ao diabo há muito tempo!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Rui Gonçalves Mais um com a quarta classe querendo ser Doutor até parece que para ser Deputado é preciso ser Doutore não a quarta classe
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Hermínio Gomes Coitado do Sr. vai ter que voltar às aulas. Vão ter que lhe arranjar um acento aveludado.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Antonio Vilar Este eventual aproveitamento curricular , mais do que o conhecimento, avalia o carácter do indivíduo .
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Antonio Almeida Querem deitar areia para os olhos, parece que querem imitar outros, sinceramente não estou a gostar nada desta paródia também
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Maria José Zea Bermudez Aquelas aulas eram mais um penacho elegante para o seu currículum. Qualquer dia vai faze-las quando houver tempo e dinheiro. Não tenho dúvidas,
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Jorge Manuel Bernardino Domingues Não foi a UAL que lhe conferiu o grau? E é o discente que é culpado?!... 😎
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Jose Moura Ao que isto chegou. Não têm vergonha nenhuma, miseráveis, incompetentes. Pensam que só são alguém na vida com um canudo. Nós é que somos os culpados e é com o nosso voto que pactuamos com este tipo de gente. Será isto mesmo que queremos?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder14 h
Paulo J. Araújo Só Relvados ...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Manuel Lima Este país em que todos querem ser doutores, em vez de inteligentes
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Carlos Ribau RUA RELVAS ll E ENGENHOCAS SÓCRATES. ESTA GENTALHA QUER SER “ GRANDE “ , A TODO O CUSTO!..
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 hEditado
Paulo Osorio Volta Sócrates I
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
José Garcias Paulo Osorio Não é volta Sócrates.É meter toda esta gente na cadeia que encostados nos Partidos cometem estas fraudes.
Seria como dizer todos fazem e portanto estão todos perdoados.Xadrês com eles.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Miguel Resende Ao menos o Sócrates teve de enviar por fax um exame de inglês técnico para ser Inginheiro. E escolheu sozinho o título da tese que mandou escrever.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Joao Carlos Como é que Rui Rio entrou nisto ????
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Elsa Fonseca De 11 para 18 num ápice! Palavras para quê?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Maria José Antunes É a sociedade do parece, do espectáculo. Nada mais interessa senão o lucro e o sucesso, a ética, a competência não têm lugar.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder15 h
Miguel Aranha Mais vale tarde do que nunca...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder13 h
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Paulo Veiga Este palhaço gosta mais de touradas do que de aulas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Antonio Coelho Rui Rio irá certamente acompanhá-lo de mão dada! Tão queridos...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Luís Filipe Feliciano, emigra! Não voltes.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Augusto Pereira Já foste... e o Rui que seja mais escrupuloso nas suas escolhas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Filipe Mendes Mais um "Relvas" dos tempos de hoje......
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Armando Curado Este indivíduo na política já está desacreditado...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Silvia Freitas Fechem o país que isto já não se aguenta!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder14 h
Sérgio Gonçalo Rodrigues Usurpação de títulos não é um crime?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
GostoMostrar mais reações
Responder14 h
Luísa Cunha Ventura Gagean Os políticos Tugas são mesmo ridículos
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
GostoMostrar mais reações
Responder15 h
Rogério Neiva A ética dos políticos está à vista.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
Fausto Luis grandes trafulhas!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Jorge Manuel Franco Sempre o mesmo,vale tudo menos ser apanhado
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Rafael Pinto Que vergonha (ou não...).
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Pedro Garcia Vai pras vindimas,parasita. ..
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder14 h
João Simões Relvas V2?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Francisca Costa Vai estudar Feliciano!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder14 h
José Lucio Demissão já, aliás era pra ontem

Sem comentários: