sábado, 17 de março de 2018

Empecilhos do progresso ideológico da FRELIMO


Empecilhos do progresso ideológico da FRELIMO

O texto que segue está a ser circulado em grupos fechados de WhatsApp, locais onde se escondem os lambebotas e bajuladores de veteranos casmurros como sãos os casos de Alberto Chipande e Raimundo Pachinuapa, referidos num exemplo trazido aqui num dos meus posts recentes. O texto é uma espécie de resposta em defesa da casmurrice das duas figuras históricas da FRELIMO referidas naquele exemplo, e isso porque o seu autor, que eu o considero um empecilho ao progresso ideológico deste partido também histórico, entende, erradamente, que eu dirigi um ataque às duas figuras.

Sabeis? Eu tenho profundo respeito pelos homens e pelas mulheres que sacrificaram a sua juventude pela causa da independência nacional para que eu pudesse ter nacionalidade que me orgulho de ter. Portanto, tenho profundo respeito por Alberto Chipande e Raimundo Pachinuapa. Porém, a sua teimosia em continuar a ocupar assentos nos órgãos de direcçãl da FRELIMO há mais de 50 anos já não merece o meu respeito---e creio que nem mesmo do autor da dita defesa que a seguir partilho.
A FRELIMO precisa de pessoas que vivem o tempo de hoje qual Alberto Chipande e Raimundo Pachinuapa viveram o tempo de 25 de Junho de 1962. O lugar destes dois veteranos da FRELIMO não é no Comité Central, tampouco na Comissão Política. O lugar deles é, isto sim, num Conselho de Anciãos do Partido ou do Estado. Eu não estou a faltar respeito aos nossos veteranos, quando digo isto. Estou mas é a dizer que eles estão a faltar respeito a nós continuadores do seu ideal. Já somos adultos. Não precisamos da escolta deles, mas sim do seu conselho, quando julgado absolutamente necessário. Quem tem que mostrar o caminho que a FRELIMO deve seguir já não são mais eles. Somos nós, seus continuadores, incluindo, provavelmente, o autor da resposta que partilho a seguir.
Vamos lá ser razoáveis pá! Tsc.
Eis a reiteradamente prometida resposta/defesa do tal de "Membro do Partido FRELIMO" a favor da teimosia de Chipande, Pachinuapa e quejandos...

--- INÍCIO ---


*JULIÃO CUMBANE E EGÍDIO VAZ*

Agora deram ordem ao Sr. Júlio Cumbane para atacar *Cdas Raimundo Pachinuapa e Cdas Alberto Chipande.*
*Júlio Cumbane* quem foi que lhe disse que esses dois Cdas não tem discursos que cative as massas???!
O Senhor Julião Cumbane tem discurso que cative as massas??
*Achas que não sabemos quem paga Julião Cumbane e Egidio Vaz* para escreverem esses vossos textos para atacar a FRELIMO e figuras ligadas ao partido? Achas?

Meu caro Senhor Julião Cumbane, *nós a FRELIMO* sabemos quem são os *infiltrados*, *a começar do Sr. Julião Cumbane e o Sr. Egidio Vaz e quem é a pessoa que vos Paga*…a CORDA NA FRELIMO esta quase para arrebentar…
*Sentimos PENA, PENA, MUITO PENA do Cda Presidente Nyusi.*
São essas pessoas que convidas para efectuar consigo *viagens oficiais* que hoje escrevem *falando mal do Cda Pachinuapa e Chipande* e outros Cdas hostilizados.
*São essas pessoas que cantam para todos cantos que bebem e falam consigo a qualquer momento.*
São esses os seus CONSELHEIROS Presidente da FRELIMO?
*Cda Chipande e Pachinuapa*
1. Vocês tem discursos para as massas.
2. Vocês são os nossos Cdas.
3. Vocês são ACCLIN.
4. Vocês são pais de família 
5. Vocês sao responsáveis...

*FRELIMO com lágrimas no canto de olho vós escrevo*, temos que tomar uma posição, temos que refletir, temos que mudar a mudança.
PS: *Cda Faustino* nosso Presidente da ACLIN é uma pena, a maneira como decidiu dirigir os destinos da ACLIN nos últimos tempos. *o Patrão do Júlião Cumbane e Egidio Vaz* é hostil aos Combatentes da Libertação e eles estão a conseguir colocar em cativeiro o Presidente Nyusi.
PS: Até Yacob Sibyndi esta preocupado e chama *o nosso Presidente da FRELIMO de COVEIRO.*
*Com lágrimas no canto de olho escrevo esse texto,*
*Todos moçambicanos* sabem que os Partidos da Oposição não tem capacidade para Governar Moçambique,
Apenas FRELIMO…então porque estamos deixar o Partido afundar aos nossos OLHOS??

*Partilhem por favor*
Membro do Partido FRELIMO

--- FIM ---


Que pobreza de pensamento e de espírito!
GostoMostrar mais reações
16 comentários
Comentários
Jose Muchamano Jofre Gente com pensamento resignado e bajulador.
Gerir
Mostrar mais reações
Mouzinho Zacarias Essas gente suja que não sabem fazer mais nada, senão bajular os antigos combates de luta de libertação nacional
Gerir
Mostrar mais reações
Inacio Arnaldo Mazive Deixem o Chipande e Pachinuapa em PAZ
Gerir
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Niz Tambira Nunca imaginei que alguem pudesse contestar a legitimidade de chipande e pachinuapa, interessante isso. Qual é o papel destes fulanos na estagnação da frelimo? Chipande , de facto , tem discurso defeituoso
Gerir
Mostrar mais reações
Julião João Cumbane Não é a "legitimidade" que está em questão. É o papel deles, nos tempos de hoje, na agenda política da FRELIMO. Entendes, Niz Tambira? ...
Gerir
Mostrar mais reações
Canira Juma Canira Sr. Juliao João Cumbane, com todo respeito sera na Frelimo so sao essas duas figuras que achas que estao a falhar ou a fundar como dizes?
Na sua analise acha que falando desses dois apenas podera ter o que espera ter como o fim do resultdo que procuras ter , alias quando li p post vi que estao a pagar a si para manchar essas duas foguaras nao tenho a certeza se isso e ou nao veradde mas se for lamento .
Ha tanta gente qie voce conhece nem o mencionou porque?
Porque so falas dessas duas figuras ?
Gerir
Mostrar mais reações
Canira Juma Canira Eu acho que poderias trazer uma analise para reflexao como tal da Frelimo para alcancar bons resultados das proximas e nao dando tiro aos seus camaradas ilustre João
Gerir
Mostrar mais reações
Julião João Cumbane Sabes ler e interpretar o que lês, ó Canira Juma Canira?!...
Gerir
Mostrar mais reações
Canira Juma Canira Se calhar nao saiba...neste post.
Gerir
Mostrar mais reações
Juma Aiuba Caro amigo Julião, mal lhe pergunte, como é que o senhor e o seu amigo Egidio foram se meter ai com esse tipo de pessoas? Como se foram meter num círculo cuja sabedoria é saber engraxar? Onde o respeito pelo conhecimento e a liberdade de expressão são relegados ao último plano? Um grupo onde as pessoas só entendem se lamber uns aos outros? Onde você tem que deixar a consciência em casa para ser visto como um elemento útil? Como, caro amigo?
Gerir
Mostrar mais reações
Mas no tempo de Partido Frelimo de Samora não era assim...se calhar eles são desses tempos!
Gerir
Mostrar mais reações
Mouzinho Zacarias Meu amigo Júlio não brinque mais nesse grupo de gente ociosa que so sabem engraxar
Gerir
Mostrar mais reações
Álvaro Xerinda Chamo alguns de "sequestrados mentalmente"
Gerir
Mostrar mais reações
El Patriota Não percebo a sua fixação, quase doentia, por Chipande e Pachinuapa, bom professor... Há nas fileiras onde milita, outros casmurros piores e algozes há anos... Foi sob o "pontificado" de Chipande e Pachinuapa que o país contraiu as famigeradas dívidas ocultas, o factor principal da situação de miséria em que vivemos? Há quem insinua que a sua fixação por essas duas figuras é motivada por questões tribais, mas eu não acredito. Não faria sentido um cidadão progressista e estudado como vossa excelência julgar as coisas por essa via...
Gerir
Mostrar mais reações
Juma Aiuba A minha pergunta é: porquê se meteu lá com essa gente?
Gerir
Mostrar mais reações
El Patriota Porque é igual...
Gerir
Mostrar mais reações
Homer Wolf Afinal vc está em posse de informação previlegiada El...😄 
E nem partilha com ninguem. Seu amigo da onça!
Gerir
Mostrar mais reações
Julião João Cumbane Por que não queres usar a tua própria para encontrares a resposta que precisas, Juma Aiuba?...
Gerir
Mostrar mais reações
Homer Wolf Francamente, usando a própria cabeça para encontrar a resposta, o mais plausível (para qualquer pessoa) seria pensar assim: o Profe meteu-se "com essa gente" para espiar...
Mas não acredito k seja essa a sua razão
Gerir
Mostrar mais reações
Dorival Da Boa Cena Embora reconhecendo o patriotismo e a forte vontade do concidadão Julião Cumbane em contribuir para a mudança no "status quo" da gestão das instituições públicas do país, discordo com ele na análise que faz sobre a AT, porquanto, não identificou correctamente o verdadeiro problema e, por isso, julgo que a própria conclusão e recomendação estão desequadradas do contexto do combate a que afirma estar a ser desencadeado contra a Presidente da AT.
Afinal quem está a "combater"a Nankare? A Frelimo ou os funcionários? É combater um gestor quando os colaboradores criticam o modelo de gestão? Afinal gerir instituição pública já não exige cumprimento de regulamentos próprios, por exemplo, concursos para admissões de pessoal? Ainda, porque já não há concursos para se adjudicar a prestação de serviços? É possível funcionário sem vínculo com estado ser nomeado e praticar actos administrativos válidos? O Tribunal Administrativo não rejeitou admissões ilegais por inobservância dos critérios de admissões no aparelho de estado, por ela enviados? Aqui nem camarada nem funcionário entra, meu caro.
Os próprios funcionários não têm razão ao denunciar isso tudo? Se é que a Nankare está a ser combatida é sim por NEPOTISMO e Autoritarismo! É sim, por estar a transformar a AT em instituição pública em "nome individual" (até evito chamar "empresa" porque seria o cúmulo) que em nenhuma parte do mundo existe. 
Só para terminar, provavelmente o anterior Presidente tenha sido sacrificado porque não aceitava dar dinheiro aos Camaradas. Mas, com Nankare parece que isso está a acontecer. Investigue. Uma dica para si sr. Cumbane: o dinheiro não sai de nenhuma conta da AT mas sim é canalizado pelos chefes das Fronteiras e Terminais Aduaneiros, em particular, que ela nomeou. Procure saber, por exemplo, quem é, e porquê está a gerir a TIMAR em Maputo agora e o antecessor! O actual é um subserviente da primeira classe e o antecessor era um sobrinho. Informe-se, igualmente, sobre quem são os gestores que estão a dirigir a fronteira de Ressano Garcia, de onde vêm, que qualificações possuem! Ademais, a Nankare acaba de nomear um assitente para os megaprojectos que não entende nenhuma das áreas de impostos. Pode um carpinteiro reparar um BMW? O que está aqui subjacente então? Simplesmente abocanhar as mais-valias para fazer aquilo que o autor afirma que era feito antes do mandato dela. Os camaradas não estão a combater a Nankare mas, pelo contrário, a protegê-la para favores nas admissões ilegais dos seus filhos, enteados e afilhados meu caro! O senhor está a ser dirigido por um VOR falso no que tange a AT. Prescisa de se informar melhor (Se preferir, mocambicanamente "mais melhor").

P.S. - Tomara que este comentário chegue a si para lhe ajudar a entender alguns fenômenos na AT. Não me identifico para não ser compulsivamente transferido para Mandimba ou Madjedje pela Nankare.
Gerir
Mostrar mais reações
Julião João Cumbane Sugiro denunciares a Amélia Nankare ao GCCC... Podes, Dorival Da Boa Cena?!..
Gerir
Mostrar mais reações
Carlos Paruque Opah! Continue fazendo sua parte Profe.
Gerir
Mostrar mais reações
Homer Wolf Permita-me colocar 2 ou 3 questões - só para ver se consigo entender:

- Quem é o autor do texto (o dito lambebotas). É alguma figura proeminente (e a que nível) no partido, ou um mija-na-escada qualquer? 

- Quem é mesmo, que, alegadamente, vos paga (a si e ao Egídio)?... OU MELHOR: a quem se refere o autor do texto?

- Afinal Chipande e Pachinuapa não são - supostamente - os "sustentáculos" de Nyusi no poder? Pois então, se (alegadamente) o Profe "assessora" Sexa, quando "ataca" (entre aspas) estas duas figuras, estará o amigo Profe a fazer um "expediente independente", ou é mesmo Sexa - sem tom..., ops, sem coragem para o fazer pessoalmente - que pensa assim?..
.
- E como já se referiu o Aiuba, acima, o kêk o Profe anda a fazer em grupos de sape-sape full de lambebotas ?
Gerir
Mostrar mais reações
Salomao Catingue Boa noite, minhas desculpas por me meter nesta conversa de gente tão GRANDE e inteligente.
V.Excias não estão a desperdiçar o vosso tempo e capacidade de raciocínio a insultar pessoas ou acusar de coisas do que apresentar ideias claras sobre aspectos candentes da nossa sociedade. Tenho lido alguns artigos sobre outras latitudes, me parece que as abordagens são diferentes, porquê nós pegamos a pessoas e não em idéias?! 
Porquê a discussão entre nós é tão pobre de conteúdo?! Porquê?! Será que só sabemos falar de pessoas??
Nunca vi post algum falar de coisas reais.
Gostaria de ver abordagens mais despidas de ódios e raivas.
Senhores, se querem orientar e influenciar se comportem.
Se lembrem sempre que todo bicho atacado reage com violência para se defender e por vezes a defesa é irracional. 
Obrigado.
Gerir
Mostrar mais reações
Salomao Catingue Na Europa, america (excluindo Brasil) o vencedor de eleições não se manifesta de forma violenta e nem o perdedor se manifesta de forma pouco civilizada, porque a divergência é sobre a forma como determinados aspectos politicos/sociais serão abordados.
Vamos la crescer e criar harmonia para irmos para frente. 
Boa noite e desculpem pelo incômodo.
Gerir
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Homer Wolf Bem, obrigado!
Gerir
Mostrar mais reações
Homer Wolf Mas gostaria de debater o assunto – que até acho interessante. Mas para isso preciso de compreender alguns pontos (aqueles que levantei) porque me estão a causar alguma confusão...
Gerir
Mostrar mais reações
Julião João Cumbane Que confusão, ó Homer Wolf?!...
Gerir
Mostrar mais reações
Homer Wolf Leia às perguntas k coloquei acima Profe, e responda-as (se puder), pois as respostas seriam de extrema serventia para um debate aberto – especialmente para quem, como eu não frequenta a tal "loja maçónica" la do sape-sape...
Já que partilhou o post, é razoável que partilhe tb os further details...
Gerir
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Homer Wolf Não acha?...😨
Gerir
Mostrar mais reações
Salomao Catingue Prof. Julião Julião João Cumbane, algum dos presidentes de município ou candidatos, sabem qual é o nr de habitantes do seu município?! Quantos estão desempregados?! Quanta policia tem?! Quanto precisam para pavimentar e abrir ruas e eatradas?! Quantos centros de saúde precisam?! Hospitais.....escolas?! 
Vão investir mais em quê?! Na assistência social ou no sector privado?! Como vão gerir o lixo?! A água?! Saneamento?! Segurança?! Saúde?! 
Ou todos se propõe a fazer mesmas coisas?!
Gerir
Mostrar mais reações
Buene Boaventura Paulo Isto parece briga do casal! Como meter a colher aí? Depois de uma Fanta, estou a ver que Julião João Cumbane tem razão... a resposta é de longe de poucos argumentos senão de ameaças; se a Frelimo governa este povo tem que ter coragem de debater/renovar/mudar sempre que for necessário, tendo sempre os olhos no melhor servir... Eu já disse que o Indicador da Frelimo é o fosso entre o rico ( moçambicano ) e o pobre deste País; quanto maior o fosso mais afastado está a Frelimo do povo - afinal todos viemos de zero e não se entende a grande distância da actualidade, num ambiente em que o pobre está severamente castigado por todas as privações possíveis em todas as áreas sociais. Bem o poder da Fanta acabou, vou espreitar na esquina se tomo outra Fanta... isto está pesado!
Gerir
Mostrar mais reações
Homer Wolf O 'blema aqui é a coerência. O Profe hoje esta a dizer isto com toda a vivacidade, mas quem te garante que amanhã não vira a casaca e "descobre" que afinal o Gen. 1°tiro e o Pachinuapa são imprescindíveis no CC e na CP... Não seria um viragem inédita, verdade seja dita
Gerir
Mostrar mais reações
Buene Boaventura Paulo Hehehehe, mas essa de que ele é pago por alguém aí deixou - me sem os miolos no lugar... poxa o gajo está que nem um gato de rabo de fora!

Sem comentários: