quarta-feira, 14 de março de 2018

ENCALHADO!! Simango isolado pelo partido e pelo governo

ENCALHADO!! Simango isolado pelo partido e pelo governo


O Edil da Cidade de Maputo, David Simango certamente que não contava que iria fechar o mandato com uma tragédia como a que aconteceu em Hulene, cidade de Maputo, no passado dia 19 de fevereiro, onde o deslizamento de lixo da lixeira de Hulene , causou 17 mortos e afectou a mais de 120 familías.


Perante a gravidade da situação e olhando para o processo de encerramento daquela lixeira que se arrasta a cerca de 17 anos, não há rodeios possíveis a dar, simango sai manchado a escassos meses de encerrar o mandato.

Por ironia do destino aquando da sua candidatura David Simango fez constar no seu manifesto o encerramento da lixeira que hoje calcula-se que tenha tamanho de “ um edifício de três andares”, o que  não aconteceu até este momento, altura em que vai terminar seu segundo mandato, culminando como se sabe com as mortes ocorridas.

Mediante os factos, o edil da capital do país é tido a estas alturas como sendo o único culpado, “por se entender que foi incapaz de gerir o encerramento do lixão”.

Mesmo o processo de atribuição de terrenos as famílias residentes nas proximidades da lixeira de hulene, iniciativa que teve lugar a algum tempo também é vista como não estando a surtir efeito, uma vez que muitos beneficiários que foram entregues os referidos terrenos, venderam os espaços recebidos e voltaram a viver nas redondezas da lixeira.
Outros sairam, mas alugaram as suas casas naquele local, mas diariamente marcam presença na lixeira para exercer a actividade de recolha de resíduos sólidos, conforme explicou Yolanda Manuel, Vereadora de Acção Social do Município. “ As pessoas foram reassentadas e receberam material de construção para as suas novas habitações, mas retornaram. Muitas delas voltaram, porque fazem negócio aqui”. Disse.

Na verdade um estudo revela que o negócio da lixeira chega a gerar uma renda mensal de pouco mais de 10 mil meticais, valor que está acima do salário mínimo, facto que pode estar a motivar por um lado o não abandono destas famílias, desta que é a maior lixeira do país.


DAVID SIMANGO ISOLADO

A situação trágica em Hulene foi tão grave que o partido frelimo ao nível da cidade de maputo terá se isolado do edil, não se colando a ele na altura da visita aos afectados e prestar solidariedade as famílias afectadas pelo desabamento de parte do lixo na lixeira de hulene.

Francisco Mabjaia, secretário do partido frelimo na cidade de maputo, deslocou-se a lixeira de Hulene, mas manteve-se quase sempre distante do autarca, tendo inclusive abandonado o local apenas com a sua comitiva e máquina partidária.

Apenas  os quadros que compõe a equipa de gestão municipal e a governadora da cidade de maputo Iolanda Cintura é que estavam mais próximos ao edil.

Outro sim é o facto do governo ter recomendado ao Conselho Municipal que encerre o quanto antes a lixeira de Hulene. O executivo liderado pelo mesmo partido de David Simango, dava um sinal claro de que esse era um assunto do município e do seu edil.” O Conselho de Ministros recomenda ao Conselho Municipal da Cidade de Maputo que agilize a tranferência das populações vizinhas para zonas seguras, bem como o processo de encerramento da lixeira”, anunciou o governo em comunicado.

Dois sinais claros de que tanto o governo como o partido frelimo remetem toda a responsabilidade a edilidade, afastando-se assim do caso.
Responsabilidade que Simango assumiu, dando o corpo as balas ao problema.” Nós como município assumimos toda responsabilidade pela tragédia, mas não sabemos que responsabilidade será imputada a nossa instituição”. Referiu o autarca.

Simango por outro lado descartou demitir-se na sequência da referida tragédia, mostrando estar focado na assistência as famílias afectadas pela situação que chocou o país.

Sem comentários: