sexta-feira, 16 de março de 2018

Fundação SOICO e parceiros lançam iniciativa que visa dinamizar agro-processamento no país


Fundação SOICO e parceiros lançam iniciativa que visa dinamizar agro-processamento no país
O distrito de Chókwè é a capital económica da província de Gaza e destaca-se pelo seu potencial agrícola. E é naquele ponto do país onde foi lançado, hoje, o projecto denominado MozGrow, concebido pela Fundação SOICO, abreviadamente chamada FUNDASO, tendo como parceiros a Fundação Austríaca, os bancos BCI e BNI, assim como a Confederação das Associações Económicas de Moçambique, CTA.
Coube ao Presidente do Conselho de Administração da FUNDASO, Daniel David, explicar, primeiro, o surgimento da Fundação SOICO e os objectivos do MozGrow. De acordo com David, esta fundação vai-se ocupar de todos os projectos sociais da SOICO.
Perante o administrador de Chókwè, agricultores, empresários, responsáveis da banca e dirigentes de empresas ligadas à agricultura, Daniel David falou dos destinatários desta nova iniciativa: todos os intervenientes na cadeia de agro-processamento, os produtores, o mercado e os consumidores.
O administrador do distrito de Chókwè, Artur Macamo, era um homem feliz, não só por acolher um evento importante, mas também porque viu uma oportunidade para falar em nome dos agricultores, apresentar as suas dificuldades e pedir soluções urgentes.
O Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique fala das razões que levaram a CTA a abraçar esta iniciativa.
Agostinho Vuma  disse que a CTA acarinha a iniciativa porque se enquadra no plano estratégico da Confederação.
Promover debates com vários intervenientes, aproximar os produtores ao mercado e aos consumidores através de feiras, bem como premiar entidades e instituições são os principais pilares do Mozgrow.

Sem comentários: