sexta-feira, 16 de março de 2018

Grande Polêmica com sabor à crime organizado e/ou abuso de poder em Nampula.



Unay Cambuma adicionou 11 fotos novas — a sentir-se furioso com Muzungu Ndini e 19 outras pessoas.
Leiam esta triste história protagoniza pelos tiranos da frelimo:
😢😢😢

Os noivos destas duas fotos são o Sr. Aniceto e à Dna. Alzira.
Conforme às imagens, casaram-se em 1977 pelo Civil, pela Igreja Católica e pelo Partido, renovaram seus votos , Bodas de Prata, em 2003 e, no entanto, no dia 24 de Dezembro do corrente ano irão celebrar 40 anos de casados.
Ele é funcionário público aposentado e ela é modista.. Mamitel Modista
Juntos geraram 8 filhos e actualmente têm 18 netos.
Após o casamento em Cabo-Delgado foram transferidos para Nampula em 1979, por ordem de serviço e, chegados à Nampula foram alocados uma moradia aonde vivem até ao momento, tendo sido atribuídos sob à condição de sofrer descontos salariais, com retenção na fonte, para que no final à mesma fosse revertida à seu favor. Os descontos foram feitos ao longo da vida profissional do Sr. Aniceto.
Por incrível que pareça, hoje em dia ao em envez de oficializar-se a devida alienação, seus colegas optaram por negociar o imóvel com um empresário estrangeiro, o famoso Issufo Nurmomade, sob à alegação de aquele ter dado em troca um Centro de Saúde do tipo 2. Proposta esta jamais dada ao actual beneficiário/ocupante do imóvel.
Está claro que tal alegação não passa de uma fachada do para desviar/manipular à atenção/opiniao pública, porque na verdade tratou-se de um grande acto de corrupção. Aonde está à acção do Gabinete de combate à corrupção que por sinal já tem/deveria ter conhecimento sobre o assunto?
No no dia 24 de Junho do ano passado apareceram indivíduos supostamente com ordens do Governador, e encerraram as portas de acesso ao recinto/quintal e ao interior da casa, sem se importar com à situação dos ocupantes, incluindo crianças, mesmo na ausência dos donos da casa.
Ontem dia 14 de Março reapareceram com uma nota na qual ordenam à evacuação do imóvel dentro de 5 dias, supostamente tendo sido emitida pelo Presidente da República. Mas parece-nos pouco provável que Sua Excia se vá envolver em actos tão pouco louváveis tendo em conta à forma como tem acarinhado ao povo desde o acto da sua tomada de posse.
A preocupação neste momento é que a imprensa que se fez presente, com excepção da TV Miramar, no âmbito da acção efectuada por estes indivíduos, no ano passado, foi privada/proibida/­coargida/corrompida, para que não divulgassem nenhuma das informações colhidas. Aonde está à Liberdade/­imparcialidade de Imprensa?
À polícia que supostamente deveria proteger foi usada para intimidar aos residentes. Onde está à proteção ao cidadão contribuinte?
In/felizmente ainda existe este meio, Facebook, que apesar de não ser completamente abrangente na nossa sociedade ainda não pode ser manipulado/corrompido.
No âmbito da informação reportada pela TV Miramar, dias depois apareceu o Governador a informar que para o Sr. Aniceto tinha sido construída uma outra casa e, que caso ele não se sentisse satisfeito teria espaço para reclamar e provavelmente ser atendido naquilo que o inquietasse. Não constituiu verdade porque isso nunca aconteceu.
Tudo indica que à opressão que esta famíla está à sofrer é graças à sua humildade/passividade, simpatia, humanismo/honestidade e espírito de tolerância. Pois, o Sr. Aniceto cumpriu 40 anos de trabalho como funcionário público sem nunca se ter envolvido em qualquer acto que lezasse o Estado. Seus filhos foram educados de tal forma que também não se envolvem em problemas e procuram, na medida do possível, contribuir para o bem da nação, de acordo com às suas habilidades e oportunidades.
Este casal também é Padrinho de Sacramento baptismo, de Crisma e de Matrimônio, de Casamentos Civis e de Ordenação Sacerdotal de muitos afilhados da Igreja Católica.
Filhos:
Aniceto J. Rapieque Júnior
Célio Rapieque
Aparicio Jorge Rapieque
Leonel J. Rapieque
Milena Rapieque
Malena Rapieque
Augusto Rapieque
Telma Rapieque
Não se trata dum assunto político, muito menos de oportunismo ou apropriação forçada de um bem do Estado. Trata-se sim de um simples cidadão comum que, como tantos outros, teve à humilde sorte de poder se beneficiar de uma moradia herguida pelos colonizadores e que, como tantas outras, reverteram posteriormente à favor de nacionais moçambicanos.
De realçar que no âmbito da ocupação ao imóvel o mesmo encontrava-se num estado de abandono, servindo na altura como abrigo de pessoas de má conduta. Daí que o então dirigente/Director Provincial teve que encoraja-lo a residir na mesma casa e como forma incentivo/­compensação teria o benefício de poder aliena-la após sofrer devidos descontos.
Assim o Sr. Aniceto cumpriu integralmente com à sua obrigação, mas hoje em dia não está poder ser honrado pelos actuais colegas que optam em desviar o destino desta pacata residência.
Socorro à quem de direito, pede-se o pronunciamento de pessoas do bem que por ventura reconheçam trata-se de um acto de abuso de poder, para que, na medida das suas possibilidades ajudem à travar este acto hediondo e injusto.
há 11 minutos · Enviada através do Messenger
__________________
Mudaram de Director é agora ta uma Sra. que afinal veio pra dar continuidade com a bolada, transferida de Tete, chamada Maria de Lurdes Agostinho João da Fonseca.
O Governador Victor Borges tbm ta envolvido na bolada k teve início com a anterior governadora Cidália Chauque. A Secretaria Permanente tbm ta conivente.
Mano Unay,
desde dia 30 de março do ano passado que foi feita a remoção dos bens estamos a viver ao relento e tiveram a coragem de soldar as grades que dão acesso ao interior da casa. Já passa muito tempo que este assunto esta sem rumo, estamos ao relento, os nossos bens estão de baixo da chuva e do sol e ninguem pronucia se.
Ai estão os documentos comprovativos de que o velho estava sendo descontado para alienação pois naquele tempo não se arrendava a casa do estado por lá reresidir, mas sim cobrava se renda para futuramente reverter ao funcionário como incentivo.
Tem ai a prova de que a imprensa, TVM,STV,TIM, fizeram reportagens mas depois foram impedidos de difundir a informação, tem ai o video em que o governador Borges dá garantia da existência de uma residência destinada ao velho mas nunca existiu.
O empresário issufo nurmamad, pra quem a casa foi vendida se sente protegido neste assunto pelo facto de o presidente da república é seu compadre, nyusi é padrinho de casamento de um dos seus filhos.
há 10 minutos · Enviada através do Messenger
Nota:
Escutem aqui meus senhores:
Caso a pessoa/familia que está a viver nesta casa nao a devolva de imediato aos seus legitimos proprietários, vai arrepender se amargamente num futuro não muito distante!
Injustiças deste tipo sempre têm consequências trágicas.
Depos não digam que não avisei...
Com tantos milhões que roubam, não conseguem construir condomínios que arquitetura invejável. Continuam a disputar habitações da era colonial que naturalmente já são escassas devido ao aumento esponencial da população urbana. O regime despótico da frelimo nunca sequer construiu um prédio habitacional volvidos 43 anos.
Unay Cambuma
GostoMostrar mais reações
Comentar
21 comentários
Comentários
José Nbeua #Unay, acaba sendo politico,porque é responabilidade dos politicos,garantir a segurança da propriedade e dos bens.
Esta segurança é uma das mais importantes,é um dos PILARES fundamentais das sociedades democráticas!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder56 minEditado
Marlena Nhabete Nhabete Depois esperam ganhar eleições. Ainda acredito que a justiça tem várias formas de se apresentar.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder25 min
Stefan Pinto Pinto Tudo aquilo que é produto de nacionalizações não se podem vender à cidadãos estrangeiros. Pedimos justiça ao governo do dia. Aprendam a defender os pobres porque finalmente mais do que ninguém eles sempre são os mais sacrificados com os impostos que dipois transformam se em luxúria para voces. Justiça justiça justiça.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder42 min
Afonso Chicuare Que triste cenário
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Dzongue Autonomense Isso é triste
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Cândido Gabriel Cinturão A justica tarda mais vai chegar
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
GostoMostrar mais reações
Responder20 min
GostoMostrar mais reações
Responder43 min
Francisco Nabila Vitor Borges já é Boladeiro também? A dias li sobre o de Niassa Arlindo Chilundo,. O k se passa? ZONA NORTE À SAQUE?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Samito Bachir Dirigentes moçambicanos no seu melhor...isso vai mudar
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Calisto Jossefa Divórcio?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Inacio Manuel Muito triste!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Bt Batis Desse vez, presisamos de eleicoes direita.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder46 min
Drucila Meireles Triste situação. Coisa de vergonha porra
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder52 min
Luisa Artur Bascolo muito triste
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder47 min
Bernardo Licumba triste mesmo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Kutora Whaamay Whaamay DES NOS ACUDE ATE QUE AJA GOVERNO DO POVO .NÃO BANDIDOS. Amen
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder49 min
Titos De Brito Muito triste😳😳😟😟
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder11 min
Antonio Joao Chigarire Socorro Deus,o mundo virou...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
João Cossa Muito triste

Sem comentários: