quarta-feira, 14 de março de 2018

Marcam-se posições para 2024

Marcam-se posições para 2024


Apesar da máquina do partido recomendar que todos os holofotes estejam virados para Filipe Nysi, as movimentações para 2024 estão em marcha. A matemática começou a ser feita....


Figuras como Aires Ali, José Pacheco, Tomás Salomão, Luisa Diogo, não morreram politicamente e tem ambições de disputar a liderança do partido e ser candidato presidencial em 2024.

É verdade que faltam longos seis anos e o percurso político até esse tempo ainda é repleto de incertezas.

Contudo, se no reinado de Armando Guebuza, o sucessor foi conhecido em cima do joelho, chegando a suspeitar-se que o antigo estadista pretendia pretendia manter-se no poder, hoje a realidade pode ser outra, olhando pelo posicionamento que a “socapa”, vão se perfilando os soldados partidários que possuem ambição de sentar na cadeira da ponta vermelha. Aliais, mesmo com a orientação do partido de que este é o momento de Filipe Nyusi e que ninguém deve-lhe fazer sombra os corredores políticos estão em movimento para que na altura certa os candidatos virtuais estejam em melhores condições de disputar a sucessão, do homem de Cabo Delgado. Vamos por partes. Luísa diogo a "tal dama de ferro” que arrastou Filipe Nyusi para segunda volta na disputa para suceder Guebuza em 2014, não digeriu muito bem a derrota e tem legitimidade para voltar a ter ambições presidenciais.

“Se se recorda ela conseguiu se impor numa altura em que praticamente não tinha espaço para fazer parte dos candidatos. Foi enfrente e lutou em pé de igualdade com o camarada presidente Nuysi" . 

Disse membro da frelimo na cidade de maputo, que devido a quase lei do silêncio sobre o assunto não quis que o identificássemos.

Aires Ali, o regressado a Comissão Política, volta a reavivar a sua esperança de chegar a ponta vermelha.

O professor de formação, que gradualmente foi conquistando seu espaço no governo e no partido, volta a ganhar visibilidade estando novamente nesse importante órgão de decisão da Frelimo. Foi a partir da Comissão Política e pelo facto de ser um dos “putos gramados” pelo Joaquim Chissano que a última hora foi resgatado para a disputa a candidato a chefe de estado em 2014, engrossando a lista dos eleigíveis. Agora regressa da china, onde era diplomata para ficar perto do partido e a espreita.
José Pacheco, tido como “ o homem de sete vidas”, recentemente indicado para Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, é um nome a ter em conta. “ Há de ser o próximo presidente “. 

Diz Júlio Dinis, taxista de profissão. Já António Caetano de 56 anos, que trabalha como engraxador a 30 anos remata" agora tenho a certeza que está a ser protegido para na altura certa ser indicado para substituir Nyusi”. E depois diz " não faz sentido colocar pacheco naquele ministério. Ai há gato”.

 Tomás Salomão, antigo Ministro dos Transportes e Comunicações, recém regressado a vida política activa, logo pela porta da Comissão Política é um nome a ter em conta. No corredor da Sede Nacional do Partido Frelimo, fala-se que ele anda envolvido nos trabalhos do partido e muito ligado a Roque Silva, Secretário¬Geral da formação política.

São várias as opiniões e debates que surgem sobre a sua ambição presidencial a olhar pelo “ forcing” que imprimiu para entrar na estrutura decisória do partido.

 Conhecedor do partido, com experiência larga de governação, outras vozes dizem que Tomás Salomão depois de ter exercido o cargo de Secretário-Geral da SADC , apresenta-se como um dos que está mais preparado para avançar na luta pela sucessão de Nyusi em 2024.

Graça e Vaquina.

Graça Machel e Alberto Vaquina São dois casos diferentes.

O primeiro nome gosa de uma credibilidade no seio dos moçambicanos e uma voz a ter em conta no partido, não é por a caso que em 2014 exigiu a presença dos membros históricos da frelimo numa das sessões do Comité Central, posição que foi prontamente acatada.

Contudo não existe registo de pretender chegar ao cargo, apesar de a muitos anos se falar que a antiga Ministra da Educação daria uma boa solução para salvar a frelimo em caso de um descontentamento popular generalizado.

O segundo nome, Alberto Vaquina, teve uma rápida ascessão política. Foi descoberto por Armando Guebuza, tendo chegado a Primeiro-ministro. Apesar de ter sido um dos três primeiros nomes a serem indicados como pré-candidatos pela Comissão Política do Partido Frelimo, vaquina não conseguiu passar no Comité Central, desconhecendo-se actualmente qual será a esta altura o seu peso político, sua influência partidária e muito menos se o seu nome pode jogar um papel no chadrez do partido.



A VOZ DA ACLLIN.

 Entretanto, todos os corredores políticos dos potenciais candidatos a suceder o actual chefe de estado deverão ter em conta que existe uma Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLIN), a mesma que em 2014 disse que não se revia nos três candidatos anunciados pela Comissão Política para substituir Armando Guebuza. Por isso, justifica-se que os primeiros passos tenham iniciado, pois o percurso é longo.

Mas como diz o partido, a vitória prepara-se, a vitória organiza-se!

Sem comentários: