quarta-feira, 14 de março de 2018

May ordena a expulsão de 23 diplomatas russos

May ordena a expulsão de 23 diplomatas russos no Reino Unido. “Têm uma semana para sair”

3
Theresa May ordenou a expulsão de 23 diplomatas russos no Reino Unido como medida de retaliação a Moscovo -- Londres suspeita do envolvimento de autoridades russas no ataque a Sergei Skripal.
ANDY RAIN/EPA
Theresa May, primeira-ministra britânica, ordenou a expulsão de 23 diplomatas russos no Reino Unido como medida de retaliação a Moscovo — Londres suspeita do envolvimento de autoridades russas no ataque dirigido a Sergei Skripal, o ex-espião russo que vendeu vários segredos do regime moscovita ao MI6, incluindo a identidade de outros espiões russos que operavam em território europeu.
Todos os contactos de alto nível entre autoridades britânicas e russas foram também cancelados, incluindo uma visita do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, ao Reino Unido. A presença de ministros ou membros da família real no Mundial de futebol deste ano — que tem lugar na Rússia — foi também cancelada.
Sergei Skripal e a filha, Yulia Skripal, foram vítimas de uma tentativa de homicídio em Wiltshire, Reino Unido, e encontram-se ambos em estado crítico. Os dois foram expostos à mesma substância tóxica, um composto químico que afeta o sistema nervoso. O ataque ocorreu a 7 de março e seguiram-se várias semanas de expectativas, com trocas de acusações entre Londres e Moscovo — que sempre jurou inocência no caso.
Esta quarta-feira, no Parlamento, May não teve dúvidas: “Não há outro caminho que não concluir que a Rússia é culpa do crime de homicídio na forma tentada contra Sergei e Yulia Skripa — e por atentarem contra a vida de outros cidadãos britânicos”, acusou a primeiro-ministra britânica. “Este não é apenas um acto contra Sergei e Iulia Skripal e contra o Reino Unido mas também uma afronta à proibição da utilização de armas químicas”, afirmou a primeira-ministra britânica, no Parlamento. “Têm uma semana para sair”.
Os 23 diplomas russos foram considerados “agentes de informação não declarados” É a maior medida do género tomada por Londres nos últimos 30 anos.
Theresa May tinha definido um prazo até à meia-noite desta terça-feira para que a Rússia explicasse o seu alegado envolvimento no caso. O agente químico utilizado contra Sergei e Yulia foi é um tipo de agente nervoso que faz parte da série Novichok, produzida na antiga União Soviética durante as décadas de 1970 e 1980.
A primeira-ministra britânica pediu ainda uma reunião de urgência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para dar conta aos respetivos membros, entre os quais a Rússia, da investigação em curso.
“Nas últimas vinte e quatro horas, falei com o Presidente Trump, a Chanceler Merkel e o Presidente Macron. Concordámos em cooperar ativamente para responder a este acto bárbaro e defender a ordem internacional respeitando regras que a Rússia procura minar. Também falarei com outros aliados e parceiros nos próximos dias. Também registo as fortes expressões de apoio da NATO e dos parceiros de toda a União Europeia”, afirmou May.

Sem comentários: