sexta-feira, 16 de março de 2018

NADA É PARA SEMPRE!

Naeem Gulamo shared his post to the group: Sou Mocambicano(a).
NADA É PARA SEMPRE!
Por: Sheikh Aminudin Muhammad
Popularmente costuma-se dizer que "Nada é eterno", o que é verdade, pois nós os crentes, sabemos que este Mundo, nós próprios, a vida em si, e todas as suas formas, um dia deixará de existir. Nesse dia seremos apresentados perante Deus - o nosso Senhor - que foi Quem nos criou do nada, e do nada nos ressuscitará.
Todos os dias quando anoitece, o Pôr-do-Sol ensina-nos a lição de que "nada dura para sempre". E quando amanhece, aprendemos o quão importante e necessária para os humanos é esta a "respiração" da mudança, isto é, a alternância entre o dia e a noite.
Todos os meses o surgimento da Lua Nova e o seu declínio depois de atingir o seu máximo de crescimento, também nos ensina a lição segundo a qual "nada é eterno".
A questão principal e básica na vida é que nós existimos para um dia deixarmos de existir. Logo, eu estou ciente de que um dia a minha alma será transferida para o Outro Mundo, deixando portanto de existir neste Mundo. Sei que a minha esposa, os meus filhos e todos os meus entes-queridos, cedo ou tarde seguirão o mesmo caminho, pois a vida é simplesmente temporária. Portanto, se a vida é temporária, não podemos esperar que algo seja permanente.
Mas não obstante termos pleno conhecimento desta realidade, por que razão tratamos tudo no Mundo como se fosse permanente? Porque ficamos tão apegados às nossas casas, aos nossos empregos, às nossas ideias, aos nossos desejos, às nossas relações, ao nosso amor, ao nosso ódio, enfim, a tudo o que nos rodeia, sabendo que tudo é temporário?
Por que razão nos deixamos abater pelo desespero quando perdemos a posição que ocupamos no emprego, ou quando as relações e amizades cultivadas ao longo de anos acabam? Saibamos que há males que vêm por bem, o que pode até ser melhor para nós.
Porque é que ficamos tristes e angustiados quando o nosso carro é roubado ou fica destruído na sequência de um acidente, quando até mesmo a vida de cada um de nós pode chegar ao fim de forma abrupta? Porque é que tratamos tais coisas como se fossem permanentes, quando a própria vida não o é?
Por que razão estamos sempre na expectativa de que as pessoas e as situações não se alterem, quando o próprio céu todos os dias muda de cor, quando Deus o pinta numa nova cor azul, à medida que Ele organiza as nuvens, numa patente diferente, já que nalguns dias Ele tapa o Sol com as nuvens, e noutros apaga-as?
Ainda que todos os dias nos seja dado ver este cenário, rapidamente nos esquecemos. Temos à nossa volta coisas que constantemente nos lembram que a vida tem um fim, e que nada é permanente, mas mesmo assim voltamos a apegar-nos à esperança, à locais, à pessoas e à sonhos.
E quando as circunstâncias mudam, quando novas ondas trazem novas experiências, ficamos tristes, apreensivos e receosos. Ficamos tristes com a mudança, mas esta é inevitável, pois nunca se toca na mesma água duas vezes. A vida também é assim, nunca podemos experimentar o mesmo momento novamente.
Por mais longa que seja a noite, sempre acabará amanhecendo, dando lugar a um novo dia. Quem diria em tempos idos, que o colonialismo que se instalou em Moçambique, e se manteve por cerca de quinhentos anos, haveria de ser erradicado?
De facto, nada dura para sempre. Aprendamos todos uma lição: Todos nós pertencemos a Deus, e nada nos pertence. Nem os nossos filhos, nem as nossas parceiras, nem os nossos amigos, nem as nossas casas, nem os nossos empregos, nem o nosso sustento, nem as nossas vidas, e nem as nossas mortes.
Cada momento que vem transporta-nos para o próximo momento. A vida vai mudar e não conseguiremos fazer a mesma coisa todos os dias para o resto das nossas vidas. Por vezes somos recompensados com novas experiências a fim de crescermos, aprendermos e prosperarmos como povo.
E quando a vida parar de nos ensinar, então deixaremos de existir. Deus é o mais justo, e a Sua justiça prevalece sobre todas as coisas. Ele muda os tempos, muda os corações, muda a vida, e só Ele sabe os motivos por detrás disso.
Não devemos tratar ninguém, ou nenhuma coisa por permanente aliás, nem mesmo o próximo momento. Hoje podemos estar aqui, fazendo algo em benefício da nossa existência mundana, mas amanhã podemos estar deitados debaixo desta mesma terra, já numa outra dimensão de vida, pensamento e existência.
Portanto, se perdemos algo, só Deus sabe as razões de tal perda. Podemos ficar desanimados por termos perdido algo que nos era muito querido, mas a nossa vida pode ter mudado em vários aspectos, com novas caras, novos lugares, novas experiências, etc., mas Deus sabe melhor do que nós. Ele sabe melhor o que nos aproxima d'Ele, e é Ele que sempre nos protege.
Nada foi concebido para durar para sempre. Nem a tristeza, nem a felicidade, nem a juventude, nem a beleza, nem a força, nem o poder, nem o nosso nome, nem o nosso legado, nem o nosso título, nem a nossa profissão. E nenhuma destas coisas nos pertence.
Apenas a alma é que foi criada para a eternidade, sendo nesta que ela tem de existir. E saibamos que o Mundo não é eternidade, pois aqui estamos de passagem.
Portanto, glorificado seja Aquele que é Eterno, que muda tudo, mas Ele próprio nunca se muda.