quinta-feira, 15 de março de 2018

O apoio do MDM ao candidato da Renamo pode ter tido um efeito mobilizador.

Foto de Pinnacle News.Carlos Quembo Caro Ericinio Ericino de Salema, concordo sem reservas com uma parte da sua analise. Mas, em relacao a minimizacao do apoio que o MDM deu ao candidato da Renamo, Paulo Vahale, tenho reservas. O Ericinio sugere que o numero dos que votaram no candidato do MDM na primeira Volta, e necessariamente o mesmo que votou no da Renamo na segunda. Usa o criterio de analise economico, ceteris paribus, ou seja mantendo o restante constante, para a sua analise. Ora, apesar de haver um certo estaticismo no comportamento dos eleitores no geral, e em Mocambique em particular, a possibilidade de mudanca da direccao do voto nao pode ser descartada. Outro, e muito provavel que a reducao da abstencao esteja associado ao apoio que o MDM deu ao candidato da Renamo. Isso tera feito com que, Nesta 2 Volta, mais eleitores tenham ido votar, e para o candidato da Renamo. O apoio do MDM ao candidato da Renamo pode ter tido um efeito mobilizador. Vendo as coisas nesta perspectiva, o apoio do MDM ao candidato da Renamo, pode ter sido determinante para a vitoria do Vahale.

VAHANLE: pouco mais de 55 MIL ELEITORES
COLOLO: cerca de 40 MIL ELEITORES
Se se confirmar que o nível de participação na segunda volta das eleições intercalares de Nampula, ontem realizadas, foi de 32%, tal significará que 95.040 eleitores exerceram o seu direito, do total dos 297.000 que se achavam para o efeito inscritos. Na primeira volta, 25% dos eleitores, correspondendo a 74.250 eleitores, exerceram o seu direito. Em termos comparativos, na segunda volta mais 20.790 eleitores decidiram exercer o seu direito fundamental.
Paulo Vahanle, candidato da Renamo, terá tido, nesta segunda volta, 55.123 apoiantes-eleitores, se se confirmar que venceu o escrutínio com 58%. Na primeira volta, apenas 29.700 eleitores (40%) votaram em Vahanle.
Já Amisse Cololo, da Frelimo, terá tido, nesta segunda volta, 39.916 apoiantes-eleitores, se se confirmar que perdeu com 42%. Na primeira volta, Cololo viu 32.670 eleitores votarem em si, o correspondente a 44% (relativamente, Cololo venceu o pleito na primeira volta, mas sem os mínimos necessários para ser declarado efectivamente vencedor, ou seja, 50%+1).
Na segunda volta, Vahanle teve mais 25.425 votos em relação à primeira volta, enquanto Cololo só teve mais 7.246 votos, por demais insuficiente para o que ele e a sua Frelimo pretendiam. Vahanle obteve, assim, mais 18.179 votos em relação a Cololo.
Na globalidade, o incremento do nível de participação em sete pontos percentuais (de 25% na primeira volta para 32% na segunda volta) corresponde a 20.790 eleitores, estes que, desta vez, decidiram exercer o seu direito cívico.
O MDM, cujo candidato obteve, na primeira volta, 10% dos votos (qualquer coisa como 7.425 eleitores), decidiu, na segunda volta, apoiar o candidato da Renamo. Ao que os números sugerem, mesmo sem esses 7.425 votos (se se assumir que todos foram às urnas e votaram no candidato da Renamo) Vahanle estaria em vantagem ‘na mesma’, uma vez que teria um total de 47.698 votos, o suficiente para vencer o pleito, mesmo se, hipoteticamente, todos esses eleitores tivessem votado em Cololo, que subiria de 39.916 para 47.341 votos.
20 comentários
Comentários
Manuel Maleve Boa análise. 
Parabenizar ao vencidor 
Espero que veja realizado o seu manifesto .
Gerir
6 h
Gerson Zacarias Os dados falam por si, assim estou a espera do comunicado da Frelimo a saudar Vahanle. 
Minha ilação: é um sinal de que o poder judiciário deve esclarecer as dívidas ocultas e ao executivo lhes recomendo a melhorar a vida do jovem (é o maior grupo eleitor) máximo até Outubro fora disso o resultados dos próximos pleitos eleitorais para a Frelimo pode ser um desastre.
Gerir
6 h
Carlos Quembo Caro Ericinio Ericino de Salema, concordo sem reservas com uma parte da sua analise. Mas, em relacao a minimizacao do apoio que o MDM deu ao candidato da Renamo, Paulo Vahale, tenho reservas. O Ericinio sugere que o numero dos que votaram no candidato do MDM na primeira Volta, e necessariamente o mesmo que votou no da Renamo na segunda. Usa o criterio de analise economico, ceteris paribus, ou seja mantendo o restante constante, para a sua analise. Ora, apesar de haver um certo estaticismo no comportamento dos eleitores no geral, e em Mocambique em particular, a possibilidade de mudanca da direccao do voto nao pode ser descartada. Outro, e muito provavel que a reducao da abstencao esteja associado ao apoio que o MDM deu ao candidato da Renamo. Isso tera feito com que, Nesta 2 Volta, mais eleitores tenham ido votar, e para o candidato da Renamo. O apoio do MDM ao candidato da Renamo pode ter tido um efeito mobilizador. Vendo as coisas nesta perspectiva, o apoio do MDM ao candidato da Renamo, pode ter sido determinante para a vitoria do Vahale.
Gerir
6 h
Ericino de Salema Carlos, estamos, bem vistas as coisas, juntos. Has-de ter notado que faço questão de deixar claro que o que escrevo quanto ao “MDM issue” em particular são meras hipóteses, “relativizações”, e não “factos comprovados”...
Gerir
6 h
Cheu Domingos Concordo contigo, Carlos.
Gerir
5 h
Manganhe J. Vicente Concordo com a análise de Carlos Quembo! o apoio que o MDM deu a Renamo não foi apenas o apoio politico (mobilizar que tb foi determinante) mas sobretudo,o apoio técnico (fiscalização). Pois ao que se sabe, expressamente a Renamo solicitou apoio de mais de 50 fiscais do MDM, ao que positivamente foi correspondido. Portanto, Vendo as coisas nesta perspectiva, o apoio do MDM ao candidato da Renamo, pode ter sido determinante para a vitoria do Vahale, como muito bem conclui a sua analise Carlos Quembo.
Gerir
5 h
Antonio A. S. Kawaria Exacto. Para além de muitos moçambicanos reclamam pela união da oposição. Eu Lamento a imaturidade política do meu irmão Mário Muquissince.
Gerir
5 h
Jr Chauque Apoiado Carlos Quembo
Gerir
1 h
Mindo D'avila Bom sinal pra o 2019
Gerir
6 h
Euler Gente De Mocuba Quando ele diz "has-de ter de notar" é porque vêem qualquer coisa de sério.
Gerir
5 h
Gamito Dos Santos Carlos Conclusão o MDM não tem nada à ver com Vitória do Vahanle
Gerir
5 h
Paulo Simbine Hipoteticamente...sim!
Gerir
3 h
Bene Mugas Viva a democracia
Gerir
5 h
Joaquim Pita Para alem de tudo, é bom sabermos que este povo tem alternativas...
Gerir
5 h
Ismael C. Gocaldas No meu ponto de vista o apoio do MDM foi crucial para a vitória do VAHALE em nampula,importa realçar que vários membros e simpatizantes do MDM não foram as urnas na 1 volta,esta abertura que o MDM teve em apoiar a renamo serviu de catalisador de mobilização de massas,criou uma consciência de que a conquista de nampula seria o bem maior para a população e a oposição no geral,o apoio do MDM foi o icebergue para esta vitória.
Gerir
5 h
5 h
Leo Do Rosario ACEITA QUE DOI MENOS.
Gerir
5 h
Guilherme Da Silva Rodrigues Está forma de analisar as coisas não nos ajuda na reflexão. E difícil de provar neste momento como é que o apoio do MDM determinou Vitória do Vahanle. A verdade é que foi um apoio necessário. 
Outra questão diz respeito à natureza humana: pouca pessoas
sendo apoiadas em qualquer circunstâncias da vida tem a coragem de admitir e aceitar que foi apoiado. Muitos de nós quando alcançamos nossos objectivos achamos sempre que foi tudo um esforço próprio e pessoal.
Gerir
5 h
Aristides Sana Meus caros, com o apoio do MDM ou não, "pensem" que também poderá ter havido um outro apoio: Membros declarados da Frelimo (para manter o pao), quando o coração "grita" oposição. Mas não é isto que me traz aqui. A minha preocupação é com os gastos que este pleito teve (2 campanhas, 2 votações etc). Se o falecido fosse do partido no poder, a contar pelos meses que faltam para Outubro, será que as intercalares teriam mesmo lugar? Povo, Parabéns para o vencedor. Na minha óptica,"a olhar pela falta que alguns sectores enfrentam, poderíamos ter aguentado ate outubro. Saudacos.
Gerir
4 h
Rosário Ventura Torres Hoje tiro o meu chapeu trazendo aqui um sentimento de gratidão a 2 grupos de organizações da sociedade civil que estiveram bastante competentes na observação deste acto eleitoral. Por um momento me perguntei: será necessário os da SADC, da UE e companhia para tal, quando afinal, temos aqui 2 grupos bastantes compromentidos com o bem estar desse povo, sim, se atendermos que, desde 94 os orgãos eleitorais sempre se "candidataram" a serem a fonte de conflitos políticos. Bem hajam a estes 2 grupos e vos esperamos em outubro e em 2019. Parabens!
Gerir
4 h
Celina Sheila Macome tudo esta a mudar so em Maputo que nao muda
Gerir
3 h
Joaquim Pita Acho que a maior parte dos citadinos de Maputo,não se importam com a politica,e a menoria que importa-se faz a diferença...deixando os menos entendidores que só perseguem cores....
Gerir
3 h
Rosário Ventura Torres Gente, alguem pode me ajudar a esclarecer porque a STV fez a cobertura diaria da campanha eleitoral e estranhamente (mas muito estranho mesmo) nao fez em directo durante o apuramento? O mais estranho é que ate as 8h de hoje, a STV trouxe as peças do durante dia de ontem. Dr Salema, como é que fica o nosso direito a informação?
Gerir
3 h
Arnaldo N Manhice VAMOS RESISTIR ATE O ÚLTIMO MUNICÍPIO
Gerir
3 h
Jeck Alcolete Thanks Ericino de Salema. Estava a procura destes dados. Do exposto pode-se inferir que a vitória do PV foi possível graças à busca dos indecisos e os não votantes da primeira volta.
Gerir
3 h
Ismael C. Gocaldas Esperamos e depositamos votos que outros intervenientes da sociedade civil se juntem para que o próximo processo eleitoral seja livre,justo e transparente,Fazendo uma cobertura em tempo real,mostrando se comprometidos com a causa do povo,
Gerir
3 hEditado
Paulo Macamo Nao interessa o que pensa a verdade é que por agora a Nampula esta livre da frelimo. O resto veremos em frente.
Gerir
3 h
Joaquim Pita Eu só quero que os partidos da opsição provem que qualquer um pode governar ntsemm...
Gerir
3 h
Paulo Macamo Espero tambem pois este país muitos furro e minas que o partido no poder preparou. Tudo ta corrupto e perigoso e abater a corrupcao é muito dificil.
    Recordar é viver...
    Comentários
    Gilberto Gomes Ele tem ou não tem razão???
    Gerir
    4 h
    Calisto Jossefa Visionário.
    Gerir
    4 h
    Jessemusse Cacinda E olha que o Tomás Salomao está lá
    Gerir
    4 h
    Gilberto Gomes É triste! Algo não vai nada bem com a Frelimo. A Frelimo deve melhorar em tudo.
    Gerir
    4 h
    Rui Antonio Com todo o respeito ilustre, não vejo onde está a tristeza aqui.
    Gerir
    2 h
    Gilberto Gomes Na minha opinião Ilustre... Bom dia.
    Gerir
    2 h
    Elsa Xerinda Melhorar? Eles devem mudar e para tal devem ser governados pela oposição 50 anos. Vamos ver se aprendem a respeitar o povo...
    Gerir
    2 h
    Lino Comar Arrogância acima de tudo!
    Gerir
    23 min
    Juma Aiuba E parece que até agora a gula não os deixa repartir.
    Gerir
    4 h
    Sic Spirou E ele curiosamente estava lá a dar o seu apoio. Algo está mesmo a falhar...
    Gerir
    4 hEditado
    Rosário Ventura Torres Algo nao está falhar nada, parece k o povo nao falhou. Quando se perde uma disputa nao se pode dizer que algo falhou sabendo que o adversario também se preparou bem, sobretudo quando o povo ker mandar... e manda mesmo. Pode ser k é isto k aconteceu. Contudo, lamento o fraco manifesto eleitoral de cada um deles (pelo menos a que nos foi trazido durante a campanha eleitoral), ainda assim, os municipes de Nampula devem ter dado o benefício da duvida àqueles k nunca governaram cidade de Nampula.
    Gerir
    4 h
    Sic Spirou De facto. Não se pode ganhar sempre mesmo que tenha todos meios materiais disponíveis.
    Gerir
    4 h
    Adriano Biza Deveria ter dado exemplo, livrar se de pelo menos 2 conselhos de administration para outros poderem comer tambem, mas prefere o secular dito 'faz o que digo, nao o que faco'
    Gerir
    3 h
    Celina Sheila Macome da nisso perderam
    Gerir
    4 h
    Yaqub Sibindy O autor desse título, tirado de um jornal público, não é gago político! 

    É Tomás Salomão, membro sénior da Frelimo e membro efectivo da Comissão Política da Frelimo, afecto ao círculo eleitoral da Província de Nampula, cuja Capital foi mais uma vez ganha pela oposição por causa da Ganância de a Frelimo querer comer sozinha, dispensando apoios incondicionais de outros extractos sociais e políticos!
    Gerir
    3 h
    Alberto Ngomane O contexto político nacional actual é 100% desfavorável à Frelimo. Por isso, para Outubro e 2019, a Frelimo DEVE-se refazer, buscando sua integração no País, porque neste momento encontra-se desterrada, ou seja, na gíria popular, é um peixe fora da água.
    Gerir
    2 h
    Kunene Luck Hummm, pois é...macuas, vcs são o farol da nação, vcs são visionarios e destemidos...amados por tudo xitsungo...Macuas, confio em vós...October, coming soon....
    Gerir
    3 h
    22 min
    Acabo de aprender o seguinte: “Não se engana duas vezes a um macua”.
    Bom dia Nampula!
    Comentários
    Bene Mugas Maningue
    Gerir
    5 h
    Carla Silva Mabunda Macua ja abriu o olho a muito tempooooo
    Gerir
    5 h
    Kwame Nkrumah Estávamos a dormir?
    Gerir
    4 h
    Kwame Nkrumah Vocês cá no Maputo que estão desde sempre de olhos abertos porque não libertam município de Maputo e Matola? Kkkkkk
    Gerir
    4 h
    5 h
    Patxu Chaúque Kkkkkkkkkkk mano Ericino de Salema ,nem a nós de Maputo, ñ somos Enganados. 
    Vitória #Retumbante como eles dizem 😂😂😉😉
    Gerir
    5 h
    Djibra Mussa Sim nós os macuas somos que somos
    Gerir
    5 h
    Egidio Vaz Antropologia Colonial. Essencialização.
    Gerir
    5 h
    Alexandre Sabe aquela velha historia de falsos profetas? 😂😂😂😂😂😂Gerir
    5 h
    Arnaldo Bande Jr. Acordaste em grande ilustre. Kikikikiki
    Gerir
    5 h
    Artur Matlonhane devemos mudar este pais irmaos ,,k deixem os outros comerem , mas isto nao sera nampula so , vem ai nas autarkias gerais
    Gerir
    5 h
    Adelino Branquinho Será que o perdedor, vai pedir de volta as motorizadas que ofereceu?
    Gerir
    5 h
    Juma Aiuba Nunca.
    Gerir
    5 h
    Alfredo Palige Todo moçambicano devia ser assim
    Gerir
    5 h
    Didixo Taju De rio Rovuma à rio Save a população já tirou o véu que vedava os olhos...! Já acordou do sonho sem sono....Pouco a pouco o projecto das regiões autónomas vai se efectivar depois dizem que o Líder é maluco não sabe o que diz....A xinene. ..A ri va va
    Gerir
    5 hEditado
    Elsa Xerinda Eu aprendi que macua vinga-se com goleadas...
    Gerir
    5 h
    Simões António José Nampula não é ninho de ladrões. É a capital da democracia.
    Gerir
    5 h
    Armando Tomas Fernando Fernando Filho do outro nao se compra por pao de cumida
    Gerir
    5 h
    Lobao Joao desculpem la. Em Nampula so vivem macuas? abaixo tribalismo. Eu vivi la tbm mas na sou macua... um abraco amigo e colega de longa data ercilio
    Gerir
    5 h
    Ericino de Salema Maputo é terra dos marongas, mas nem só marongas lá vivem. Em Moçambique, nem só moçambicanos vivem. Esse é o espírito e não tribalismo, prezado Lobao Joao! Abraço
    Gerir
    5 h
    Mathaus Breeder Concordo plenamente
    Gerir
    4 h
    Alfredo Muianga Dor de cotovelo
    Gerir
    4 h
    Lobao Joao ericino de salema...
    Gerir
    5 h
    Lobao Joao Entendo. Mas dizer que milhares de potencias eleitores sao macuas nao fica bem.....nao cai bem..... «nao se engana duas vezes a um macua» hei...
    Gerir
    4 h
    Ericino de Salema Lobao Joao, não devemos ser tribalistas, mas não devemos ser ingênuos. De entre os cinco que concorreram nas “internas” da Frelimo à sucessão de Guebuza, quem era do Sul do país? Todos, bem sabes, eram do extremo norte (norte do Save, entenda-se). Acha que isso foi “acidental” ou tem uma razão de fundo?
    Gerir
    3 hEditado
    Edio Matola Ericino de Salema , Aires Ali é também do norte de Save? Não é Inhambane? Please clarify me, Niassa????
    Gerir
    3 h
    Ericino de Salema Edio Matola, ele é do Niassa. Abraço
    Gerir
    3 hEditado
    Lobao Joao Eu poderia perguntar os tugas enganaram quantas vezes aos macuas? Durante quantos anos? e e la em nampula onde recruatavam os pides aos montes, sem piedade
    Gerir
    4 h
    Lobao Joao Bom Salema. Eu leio muito no gace. Mas evito debater pois ha multo mal criado aqui...
    Gerir
    4 h
    Lobao Joao E vou mesmo fficar por aqui
    Gerir
    4 h
    Ericino de Salema Em sede de um bom vinho iras me perceber, meu mano...
    Gerir
    4 h
    Edson Danilo Danilo Esplêndido mano Ericinio, não há nada de tribalismo nisso.
    Gerir
    4 h
    Jessemusse Cacinda Nao só macua. A cidade de Nampula, agora a segunda mais populosa de acordo com os dados provisorios do ultimo censo, tornou-se numa cidade metropolitana, onde para alem dos macuas e asiáticos, agora convivem nela, cidadaos da regiao dos grandes Lagos que nasceram mocambicanos ou que conseguiram adquirir por via do casamento a nacionalidade, assim como, os oriundos de todos os cantos do país, merce das oportunidades de trabalho que se vao criando. O que quer dizer que os mauas sao hegemonicos, mas nao unicos, a olhar para a grandeza que a cidade vai ganhando
    Gerir
    4 h
    Jessemusse Cacinda E todos esses tambem influenciam processos eleitorais. se calhar uma oportunidade, para tentar captar o contributo das minorias
    Gerir
    4 h
    Kwame Nkrumah Concordo
    Gerir
    4 h
    Mundo Tocota E em qual cidade moçambicana só moram os nativos?
    Gerir
    3 h
    Jessemusse Cacinda Mundo Tocota nenhuma. Mas há algumas em que os não nativos não tem muita expressão.
    Gerir
    3 h
    Elsa Xerinda Não estás a querer dizer que os macuas não tem expressão pois não?
    Gerir
    2 h
    Jessemusse Cacinda Elsa Xerinda não. Posso desenvolver mais sobre isso quando eu tiver calma
    Gerir
    1 h
    Faruk Pagula Bravo ilustre, por partilhar essa lição para todos nós aprendermos e nos inspirarmos.
    Gerir
    4 h
    Isalcio Mahanjane Salema pá! 😎
    Gerir
    4 h
    Timoteo Papel Não se brinca com Macuas de Nampula, Ndaus e Machuabos. Apenas alguém não quer aprender com a história.
    Gerir
    4 h
    Mindo D'avila 2019 we on!
    Gerir
    Kwame Nkrumah Dr Salema. Eu sou macua e já sabia disso. Os meus conterrâneos lá se vingaram muito bem. Muitos funcionários públicos foram fazer campanha para a Frelimo e seu candidato mas na hora de votar fizeram a justiça. E vai ser assim nas eleições gerais.
    Gerir
    4 h
    Arnaldo N Manhice VAMOS RESISTIR ATE O ÚLTIMO MUNICÍPIO
    Gerir
    4 h
    Pedro Santa Maria Em bom rigor, companheiro Ericino de Salema, não se engana/nem se deve enganar ninguém. Nem uma nem duas vezes. Enganar é desonesto. Feio. Muito feio. E pecado, como acrescentarão outros/as......
    Gerir
    4 h
    Nhambo Mechiço Ficou a mensagem, o resto é papo.
    Gerir
    3 h
    Baptista Rodrigues Meu conterrâneo e amigo Ericino de Salema, o que falta pra nós "Matchangas" deixarmos de alienar os nossos princípios, deixarmos a cobardia e hipocrisia de lado e, dar oportunidade as Lideranças Jovens?
    Será que nós somos tão cobardes ao ponto de sermos sucessivamente/eternamente enganados a mercê da nossa lucidez?
    Gerir
    3 hEditado
    Yussuf Adam Macua quer dizer escravo..E uma designacao generica. O Frei Joao dos santos considera que toda a piopulacao que vive3 a norte de Quelimane e da UIlha sao macuas, com caras tatuadas, ndonas..parece um retrato robot daqueles que viviam e vivem ku andonde e que os exploradores, missionarios administradores etnificaram como macondes... Nao facam generalizacoes abusivas. A Pide recrutava em todoo o Mocamcambique... Este tipo de afirmacao que recrutava mais em nampula, em gaza, em mocimboa, no niassa nao significa nada se nao tivermos dados que vao para alem do bla bla... A populacao votou..escolheu o seu candidato.as mensagens de alguns partidos nao funcionaram..as oferendas em motas, camisolas, pao e latas de leite nao funcionaram...O Padre Pires prata que falta me faz..Publique ai uma lista de proverbios para fazer uma radiografia da situacao... Ericino de Salema parabens pelo bom trabalho.,. Posso deixar de ser embondeiro? e passar para a sombra do Canhu estes dias e depois do cajueiro...E la a guerra continua nas minhas aldeias de Nangade, Palma e Mocimboa da Praia...
    Gerir
    3 h
    Lobao Joao a gente aprende todos os dias. Hoje fiquei a saber que macua significa escravo.
    Gerir
    3 h
    Sidonio Paz e em bom rigor, "O Vento Sopra do Norte"!
    Gerir
    3 h
    Artur Matlonhane eu sou maronga , mas hoje espiro me aos macuas , grande licao para o pais , fikei muito atento na tvm as 10 para ver os topicos das autarkias em nampula , mas nem tocaram isso , nao entendo como uma telivisao publica nao da promenores das eleicoes, parabens povo de nampula , isto deve ser para sempre
    Gerir
    3 h
    Ribeiro Azevedo TVM kkkkkkkkkkkkkkk uma...!
    Gerir
    1 h
    Augusto Joaquim Lissane Maputo deve também mudar.
    Gerir
    13 min
    Mundo Tocota Tantos argumentos para nada.Gerir
    3 h
    Eliha Bukeni Escreví nesta plataforma que as intercalares teriam uma segunda volta entre Cololo e Vahale, e que Vahale obteria vitória retumbante sobre Cololo na segunda volta. Na verdade, nestas eleições não se votou pela governação municipal nos próximos 5 meses, aliás alguém escreveu nesta plataforma que mesmo se o candidato da Frelimo fosse o Jesus, a Frelimo não ganharia. Nestas eleições votou-se sim é contra a governação da Frelimo no país em geral. FJN teve a oportunidade de resolver o cancro das dívidas ocultas em 2016, sacrificando alguns "individuos" envolvidos no golpe, por forma a retomar o financiamento á economia pelos parceiros de cooperação, incluíndo tirar o país da classificação de lixo pelas agências de notação financeira que bloqueia o investimento privado nacional e estrangeiro. Não imagino quando DHL sair das matas, iniciar a campanha e dizer que vai mandar prender e arrestar os bens daqueles que comeram o dinheiro dasdívidas ocultas por forma a fazer com que os parceiros de cooperação voltem a financiar o país, como é que FJN irá contrapor este discurso, quando passados 3 anos o processo ainda não produziu um único arguido. Toda gente sabe que o PR pode exonerar o PGR quando entender se este não estiver a corresponder aos desafios impostos pela sua governação, aliás, não seria a primeira, nem segunda vez que um procurador cessa funções no meio do mandato neste país. O discurso de não interferência no poder judicial é conversa para boi dormir. Se DHL chegar ao poder em 2019, vai encontar ou a actual PGR com o mandato renovado em 2019 ou um novo PGR nomeado em 2019, porém, ainda assim ele vai exonerá-lo sem sequer ter completado 1 ano, exactamente porque o PR tem de trabalhar comum PGR da sua confiança. No dia que o PR quiser arguidos no processo das dívidas ocultas, no dia seguinte a PGR vai deduzí-los, até porque os prazos de instrução preparatória já estão largamente ultrapassados. Para a PGR ordenar a prisão do ex-Ministro do Interior teve de ter aval do alto magistrado da nação e não se pode esperar que a PGR deduza alguma acusação áqueles colossos que constam no relatório da Kroll, sem o aval do PR. O que aconteceu em Nampula não tem a ver com o ser macua. As pessoas votam no futuro, e neste momento a Frelimo representa um futuro sombrio ou mesmo uma ausência de futura, por isso, não se trata necessariamente de se ser macua, trata-se da fome que está a bater a todos. Com este andar, até mesmo em Gaza, a oposição vai eleger alguns deputados nas gerais de 2019!
    Gerir
    3 h
    Abdul Magide Sidi Hassam Infelizmente para o meu partido, em Outubro iremos ter outras surpressas. Nao sei se vamos a tempo de corrigir. Correr, na recta final pra a meta, naos era corrigir. Faltam nos as pernas e a caixa.
    Gerir
    2 h
    Jr Chauque E os que ganharam as motos não teram que devolver?
    Macua é Macua pode ter ganho as motos e votar no #OUTRO 😋😉😋😉😀😉😀😉😅😉😅😉😅😉🤣🤣😉😉🤣😉🤣
    Gerir
    2 h

Sem comentários: