quarta-feira, 14 de março de 2018

O CANDIDATO OCULTO, A CANDIDATO DA FRELIMO A MUNICÍPIO DA CIDADE DE MAPUTO

O CANDIDATO OCULTO, A CANDIDATO DA FRELIMO A MUNICÍPIO DA CIDADE DE MAPUTO

Nos corredores da Frelimo a muito que se fala que Francisco Mabjaia sempre manifestou interesse em ser sucessor de David Simango. A intenção do actual Primeiro-Secretário da Formação política na cidade de maputo, ganha força de acordo com "alguns camaradas, devido a sua humildade e entrega ao parido". 


Francisco Mbjaia, reeleito Primeiro-Secretário do Partido Frelimo ao nível da cidade de maputo, com mais de 97 por cento de votos, parece ser o homem indicado para substituir David Simango, no cargo de edil da chamada cidade das acácias. 

Pelas indicações existentes, uma alegada pré-campanha está em curso a muito tempo. Contudo, o novo acordo de descentralização pode, agora colocar dúvidas, em relação ao caso. Um outro entrave é o apetite que o cargo está a despertar a muitos membros do partido, que "apresentam melhores condições técnicas e experiências governativas de peso. 

Ainda não se sabe como é que o partido irá se estruturar em face do novo modelo político que está a caminho de ser aprovado, mas a muito que vários nomes tem sido em saiados. Uma dos últimos nomes lançados para a praça foi o de José Chichava. Mas a moviventação de Francisco Mabjaia, sempre foi cautelosa e institucional, sementando a sua posição nas bases, onde reside o peso do valor político do partido. 

 A verdade é que as aparições do político, revelavam ir muito além do trabalho partidário. A mais recente aparição, na comitiva do Presidente da República, Filipe Nyusi, aquando da sua visita a lixeira de hulene, para se interiar do cenário da tragédia e transmitir solidariedade as famílias afectadas pela tragédia, motivou um aceso debate nas redes sociais. 

O jornalista e analista político, Ercíno de Salema,manifestou a sua indignação pelo facto . Antes disso, "ocomparsa", havia feito menção que Mabjaia foi um dos primeiros a chegar no local da tragédia, logo nas primeiras horas do fatídico dia, mas que optou por se distanciar do actual presidente do município, David Simango. 

Depois do despoletar deste debate, alguns membros do partido comentam nos corredores que o primeiro-secretário da frelimo neste ponto do país" sempre mostrou interesse de ser candidato". Adiantando ainda que o político" até pode reunir simpatias, no seio do partido, uma vez que é humilde e seguidor das directrizes do partido". Apesar disso, e pelo facto de já terem se ensaiado muitos candidatos, "ninguém sabe o que o partido vai determinar na hora da verdade, caso o pacote de descentralização vigore. 

Entretanto, mediante toda essa suspeita e debate causado em torno desta figura, questionamos telefonicamente, ao secretário de mobilização da frelimo, na cidade de maputo, Alex Muianga, o seguinte: constitui verdade a informação que coloca Francisco Mabjaia como candidato virtual a edil de maputo? Mesmo com uma insistência, não foi possível obter nenhuma resposta, tendo Muianga limitando-se a não responder.

Sem comentários: