quarta-feira, 14 de março de 2018

OS 10.10% DE VOTOS OU O ELENCO DE AMURANE? QUEM TERÁ PESO NA VITÓRIA DE COLOLO OU VAHANLE?




Na semana passada, Movimento Democrático de Moçambique(MDM), declarou apoio ao candidato da Renamo, Paulo Vanhale. Uma semana depois, os trabalhadores do municipo e a estrutura dirigente do Nampula, anunciou seu apoio ao candidato da Frelimo, Amisse Cololo.




Corre-se contra o tempo e a procura de voto em nampula. Mas também os apoios declarados aos candidatos dos dois maiores partidos do país que seguem para segunda volta da intercalar da região no dia 14 de Março, entraram na joga eleitoral e afiguram-se como uma marca de propaganda para impulsionar a caça ao voto.

Nota-se por isso que só com uma conjugação de forças é que um dos candidatos sairá vitorioso do processo eleitoral.

Apesar de nampula ser considerado como bastião da Renamo, esta formação política nunca governou aquela autarquia, dai que imprime toda toda energia e esperança no processo.

Do outro lado temos a frelimo, que pretende recuperar a governabilidade do município, que nas eleições passadas deixou cair nas mão do MDM.

E, é exatamente este MDM, que não soube gerir a convulção interna que arrastou os municipes para novas eleições, que entra na jogada.


Ou seja, o MDM partido declarou apoio ao candidato da Renamo, e dirigentes da autarquia eleitos e indicados por Mahamudo Amurane, revoltados com o partido- manifestaram apoio ao candidato da Frelimo.

Se de um lado a Perdiz percebe o apoio do partido do galo como" unilateral" e que não teve "nenhuma concertação", ja o mandatário da Frelimo, Tomás Salomão convida a todos para votarem em Amisse Cololo.

"Funcionários da edilidade de Nampula, população munícipes de Nampula, até aqueles que eram membros do MDM estamos a convidar todos a vir votar aqui". Apelou Salomão, este domingo, segundo dia da campanha.


Apoio este que foi manifestado publicamente no bairro de Namicopo, pelos gestores e funcionários da edilidade de Nampula, indicados pelo falecido edil Mahamudo Amurane. Os Vereadores, chefes dos postos, executivos do conselho municipal, hoje viemos aqui no bairro de namicopo, estamos a dar o nosso a poio a coloco e pedimos a todos munícipes a votar em cololo. O único candidato que pode dar transparência é amisse cololo. Disseram.


É caso para dizer que no meio de uma disputa eleitoral normal, temos uma outra desputa de partidários desavindos.

Mas a esta altura se pergunta  entre os 10.10% de votos ou o elenco de amurane, quem terá peso para dar vitória a cololo ou vahanle?

Sem comentários: