quarta-feira, 14 de março de 2018

"PACTO DE NÃO AGRESSÃO"

"PACTO DE NÃO AGRESSÃO"




Bancadas da Frelimo e Renamo no Parlamento, partilham estado de graça vivido entre as suas lideranças.

A abertura da VIII Sessão Ordinária da Assembleia da República não teve acusações de parte a parte, mas, a Renamo colocou prazos para que a Revisão da Constituição esteja concluída. 

 

A chefe da Bancada da Renamo, Ivone Soares, deixou um recado para o Partido Frelimo, nesta quarta-feira (28 de fevereiro), dia em que arrancaram os trabalhos da VIII Sessão Ordinária do Parlamento moçambicano. Soares, diz que a perdiz espera que a Revisão Pontual da Constituição esteja pronta dentro de dois meses. Isto é no mês de Maio. 

A parlementar recomenda, por isso, celeridade nas discussões do pacete da descentralização, armonizado na base de consenso entre o líder do seu partido e o Presidente da República." Esperamos que tudo saia bem, desta vez, e que o Parlamento aprove o projecto da Revisão da Constituição antes do final de Maio". 

 A Chefe da Bancada do maior partido da oposição, aproveitou para ir contra as correntes críticas do documento, que tem surgindo desde que o consenso foi tornado público, para afirmar que a aprovação do pacote da descenralização em sede da magna casa "será um sucesso para a democracia moçambicana. 

Reforçando ainda, que devido a este feito" Dhlakama e Nyusi nunca serão esquecidos pelo povo moçambicano".

 Entretanto, Margarida Talapa, Chefe da Bancada da Frelimo, que foi a primeira a tomar a palavra na abertura dos trabalhos do órgão, assumiu a prontidão dos deputados desta formação política para aprovar "o que for necessário de modo a viabilizar os consenso sobre a descentralização" já alcançados. Foi uma das raras sessões parlamentares onde os discursos das chefes das Bancadas não apresentavam ataques entre si e que se apresentava surprendentemente pacífico e consensual.

Sem comentários: