quinta-feira, 15 de março de 2018

Ponte pedonal colapsa em Miami e faz vários mortos. Há carros soterrados


EM ATUALIZAÇÃO100
1
Várias pessoas morreram após a queda de uma ponte pedonal numa universidade na Flórida. Há 5 a 7 carros soterrados. Ponte foi construída a semana passada. Devia durar 100 anos e suportar furacões.
Várias pessoas morreram após a queda de uma ponte pedonal na Universidade Internacional da Flórida, confirma um porta-voz da Florida Highway Patrol, responsável pelo trânsito em Miami. Há “cinco a sete” carros soterrados, contabiliza a polícia, confirmando o que mostram os vídeos. A ponte foi construída na semana passada, custou 14,2 milhões de dólares e foi edificada no âmbito de um orçamento de 19,4 milhões de dólares entregue ao Departamento dos Transportes dos Estados Unidos.
De acordo com as autoridades, a ponte passa por cima de uma estrada transversal a Miami, que é também uma das mais movimentadas. A construção terá colapsado numa altura em que o sinal vermelho estava aberto para os automóveis, por isso a ponte caiu em cima dos carros que esperavam pela sinalização verde para avançar. Não havia ninguém por cima da ponte: ela é principalmente utilizada por estudantes da universidade, que está em período de férias.
De acordo com a BBC, a ponte tem 950 toneladas, 52 metros de comprimento e está aberta ao público desde sábado. Os meios de comunicação locais dizem que há pessoas presas debaixo da estrutura. A universidade já emitiu um comunicado onde se diz “envolvida em esforços de resgate” e afirma estar “a trabalhar de perto com as autoridades” enviadas para o local. Os serviços de emergência do Condado de Miami-Dade também já pediu à população que evite a região, visto que a ponte passa por cima de uma estrada agitada.
A ponte foi construída numa fábrica. Depois o trânsito foi cortado e a ponte, por inteiro, foi transportada por camiões para ser montada no local onde estava agora. A operação de montagem aconteceu há cinco dias, mas a estrutura — que tinha sido pensada para resistir a ventos ciclónicos de nível 5 e para durar um século — cedeu esta quinta-feira. O National Transportation Safety Board, uma comissão independente relacionada com o trânsito nos Estados Unidos, vai abrir uma investigação a este acidente. A universidade, a quem pertence a ponte, disse em comunicado partilhado no Twitter que está “chocado e triste”.
Está é a primeira ponte no mundo a ser construída inteiramente de cimento com mecanismo de auto-limpeza: o dióxido de titânio de que é composto, quando exposto à luz solar, captura partículas poluentes do ar e limpa próprias superfícies.
O orçamento para esta ponte pedonal foi aceite depois de um estudante ter sido mortalmente atropelado em agosto de 2017 enquanto atravessava a estrava, confirmado os pedidos há muito feitos pelos habitantes: a necessidade de uma ponte pedonal que permitisse à vizinhança das universidades evitar o intenso trânsito na estrada, que foi cortada na sequência deste acidente.
De acordo com um outro comunicado da universidade, esta ponte foi criada com métodos de construção acelerada porque “reduzem o potencial risco para trabalhadores, pessoas que a utilizam diariamente e peões, assim como minimizam interrupções de tráfego”. A Federal Highway Administration afirma que a forma como a ponte foi construída “reduz o tempo de operação no local” em caso de necessidade de reparação e “aumenta a segurança na zona para o público viajante”.


Sem comentários: