quarta-feira, 14 de março de 2018

Sobre esta da descentralização que não é… ... e a propósito das eleições dos presidentes das autarquias municipais,


Sobre esta da descentralização que não é…
... e a propósito das eleições dos presidentes das autarquias municipais,
... existe uma frase (em inglês, que vou tentar traduzir para português) que diz assim: SE NÃO ESTÁ AVARIADO, ENTÃO NÃO CONCERTE! E tem lógica: tentar concertar uma coisa que funciona bem só pode estragar!
Qual é essa de se tentar alterar uma modalidade eleitoral que não tem nada de mal (antes pelo contrário) nem ninguem nunca reclamou acerca dela (mesmo aqueles que a tentam alterar)?
E porque razão “constitucionalistas de renome” não disseram aos proponentes dessa mudança para deixarem estar como estava, e em lugar disso procuraram ajudar a estragar uma coisa que funcionava bem”?
E a quem tentam convencer nos jornais e aqui no Facebook, se até o meu vizinho camponês aqui ao lado já entendeu que neste exercício todo há gato (eu até diria rato) escondido com rabo de fora?
Comentários
Bernardo J. Nopiha Concordo plenamente, como concertar algo que esta a funcionar correctamente?
Gerir
Constantino Joao A modalidade actual de eleição era perfeita demais que não condizia com alguns políticos trapaceiros. Havia necessidade de se ajustar ao nível de sujeira destes.
Gerir
Nito Ivo Há uma explicação lógica: sendo Moçambique um país com fama de coisas más achou- por mal seguir no mesmo caminho (mau). Àquele BEM não se encaixava em tantas coisas más. Assim decidiu-se por estragar também a eleição.
Gerir
Roberto Julio Tibana É!... Só pode!… A não ser que milhões de moçambicanos sejam todos burros e só aqueles dois senhores sabem tudo! Mas como assim, se um deles nem sequer um “Honoris Causa” ainda tinha ganho quan do tramaram tudo isto?! Só pode ter sido mesmo um doutoramento por uma causa não honrosa!...
Gerir
1 dia(s)Editado
Joao Alexandre Papucides Essa foi forte Dr.
Gerir
Paulino Da Fonseca Fanheiro Acharam por mal seguir o mesmo caminho estava desemparada no lado bom das coisas... tou impressionado Nito Ivo kkkkkk... abraço...
Gerir
Roberto Julio Tibana Não foi forte nãoJoao Alexandre Papucides ! Podia ser mais se não estivéssemos em espaço público! Forte é o que andam a fazer ao nosso intelecto! Como admitir uma coisa destas? Somos bestas ou quê? Criar um problema que não existia em lugar de resolver os graves problemas que existem? Estão eles a pensar que enganam a quem? Eu não visto as camisolas e bonés que eles distribuem em tempo de eleições para ludibriar os mais pobres deste país. A proposta de eliminar a eleição direta dos presidentes dos municípios foi uma injúria a todos nós, e não devemos permitir isso calados e sentados! Eu não me vou calar porque em devido tempo eu assinei uma carta para os dois em que lhes propusemos um método (o método que lhes faltou!) para resolver isto tudo de boa maneira, trazendo os contributos de todos nós. Não vão ficar aí a fazer teatro de floresta para depois virem numa de grandes sábios impingir-nos uma coisa que nos tira direitos adquiridos de liberdades e exercício de soberania. Eles só sabem de direitos adquiridos quando alguém quer tocar nas mordomias deles? Experimenta tentar reduzir-lhes os salários e subsídios que eles ganham e não justificam, tudo do nosso suor! Os juristas do regime vão aparecer rápidos a dizer que não se pode tocar em “direitos adquiridos”. E quanto aos nossos direitos adquiridos de votar diretamente em quem queremos, ninguém atende?!
Gerir
1 dia(s)Editado
Joao Alexandre Papucides Dr. Tibana, ao dizer que essa foi forte quis maniferta a minha concordancia a 100% consigo. Abr
Gerir
Roberto Julio Tibana Joao Alexandre Papucides Percebi, meu caro!😄😄😄
Gerir
Júlio Massango A prática de escolha do edil que apresente sua agenda de governação na véspera fez emergir figuras que até estavam no anonimato mas que cumpriram o manifesto e alguns ultrapassaram expectativas, casos de Carlos Tembe, Deviz, Amurane, Calisto e outros.; tal prática obrigava que msmo entre eles houvesse competitividade e era bom para o processo democrático. 
Eliminar isso é permitir que os Awades (de Tete) p.e. se perpetuem no poder mesmo defendendo que esposas e filhos de guerrilheiros mocambicanos refugiados no Malawi não são mocambicanos por apoiarem a renamo.
Por isso concordo que não seja bom concertar o que não esteja avariado.
Gerir
Calbe Jaime Procurar problemas onde não existem, infelizmente
Gerir
Kuyengany Produções A Luta Continua
Gerir
Nancy Caute Mas quem vai demitir não será quem lhe colocou na cadeira? E nós como lhe mostraremos o descontentamento e até vontade de lhe tirar do lugar?
Gerir
Manuel Saleh Nancy... Ser a q no passado ja tiramos alguém no poder ?....
Gerir
Adelino Branquinho É de facto estranho, que os gatos tentem esconder as caudas, mas deixando de fora o rabo (nádegas). É que assim, o buraco (ânus) fica claramente exposto.
Gerir
Roberto Julio Tibana E o mau cheiro sobra para nós cá fora!...
Gerir
Susana Laice Realmente! Essa não dá para engolir , não desce...
Gerir
Jose Muchamano Jofre E os distraidos andam com pompa e circunstância aplaudindo.
Gerir
Arlindo Matavele Mas,parece que o parlamento pode, corrigir se possível,porque ainda se vai a tempo.
Outra coisa que parece de gato escondido com o rabinho à mostra é o facto de um candidato aparecer DUAS VEZES,na Cabeça de lista.Uma vez na municipal da cidade,outra na assembleia provincial.
Se acontecer assim,ganhando 2,3,4mandatos fica automaticamente num estado rebelde e pronto para virar estado separado
Gerir
Solomone Manyike Debate Interessante! Municiemos a AR sobre o assunto para uma decisão mais equilibrada!
Gerir
Roberto Julio Tibana Infelizmente a decisão da Assembleia da República vai ser uma ditadura da maioria. A maioria vai ser da FELIMO. A Comissão Política da FRELIMO já adotou a opinião do constitucionalista do regime que dá essas dicas de cabeça de lista como alternativa a eleição direta. Parece uma solução boa, mas dá no mesmo, porque o cabeça de lista ainda vai ser imposto pelos barões dos partidos. Estão a ver a trama?! Eu acho que a decisão certa em relação a eleição dos presidentes dos municípios era deixar como estava porque nada estava mal, antes pelo contrário, estava bem pois esses crápulas que nos andam a enganar estavam sujeitos ao nosso voto direto. E sabem uma coisa? É que nesses partidos existem muitos jovens que já não estão pela linha da velha guarda corrupta que perdeu o Norte. O medo deles não é somente em relação a muitos de nós que estamos de fora desses partidos. Eles (os “llíderes iluminados” e seu acólitos da velha guarda) estão com medo dos tsunamis que s e começam a desenhar dentro dos seus próprios partidos. 
Esse é que é a questão de fundo. É por isso que mesmo os “constitucionalistas de renome” não conseguem pensar “fora da caixa”, Eles são parte do regime, e também têm medo da nova geração. E repito MEDO DA JUVENDUDE HONESTA QUE EXISTE DENTRO MESMO DOS SEUS PRÓPRIOS PARTIDOS, MUITO ESPECIALMENTE O PARTIDO FRELIMO que é quem veio com esta trama toda!
Gerir
1 dia(s)Editado
Jaconias Massango O modelo de cabeça de lista é também bom, tudo depende de como o resto vai ser arrumado, os artigos concomitentes. Temos que evitar pensar a reboque de "opinion makers".
Gerir
1 dia(s)Editado
Calbe Jaime Bom até pode ser, mas a nossa realidade tem mostrado que quando muito "colado" ao partido fica refém a algumas agendas partidárias e esquece o interesse do cidadão. Existe muitos exemplos de presidentes dos municípios que se deram mal quando não "dançavam" como deve ser a música do partido
Gerir
Roberto Julio Tibana Ora aí está o Sr. Jaconias Massango! É que você também está a tentar ser um “fazedor de opiniões” (infelizmente sem aparentemente ter nenhuma opinião!). Senão não estaria aquí nesta platafora! O que é isso de “evitar andar a reboque de “opinion makers” ”? Qual é o seu problema com os “opinion makers”? Porque são indivíduos de opinião independente que não andam a reboque dos partidos políticos que nos prestam mau serviço enquanto gastam os nossos impostos? Bem, por agora vamos parquear esse assunto dos “opinion makers”, que merecerá o tratamento devido em outro momento, porque o sr. Jaconias Massango não se deve habituar a vir ao meu mural para dizer as pessoas que não me devem ouvir. Deve escrever isso lá no seu mural (mas não se preocupe que eu não lhe vou bloquer!).
Agora, sobre o assunto em discussão , o Sr. Jaconias Massango pode nos explicar o que está mal com o modelo atual na eleição dos Presidentes dos Conselhos Municipais? Porque este é o teste de ácido de toda e qualquer reforma! Não se pode reformar/mudar o que não está mal. Diga-nos lá então o que está mal com o modelo atual para ele ser mudado! Pode? Ou não tem nenhuma opinião sobre isso?
Gerir
1 dia(s)Editado
Jaconias Massango Jose Muchamano Jofre, nao sao distraidos os que alinham com o modelo. Eu sou de opiniao que o modelo de lista é bom depende dos artigos concomitentes. Nao viajo na boleia dos que criticam o sistema. Em democracias avançadas pode mostrar pequena diferença. Concordo com a proposta de Nyusi e Dhlakama.
Gerir
1 dia(s)Editado
Heelio Sive Marcos Hehehe está doce...gostei da inquientação.
Gerir
Roberto Julio Tibana Alguns dizem que a AR pode corrigir-melhorar! Debalde! Infelizmente a decisão da Assembleia da República vai ser uma ditadura da maioria. A maioria vai ser da FRELIMO (muito provavelmente com a ajuda da RENAMO). A Comissão Política da FRELIMO já adotou a opinião do constitucionalista do regime que dá essas dicas de cabeça de lista como alternativa a eleição direta. Parece uma solução boa, mas dá no mesmo, porque o cabeça de lista ainda vai ser imposto pelos barões dos partidos. Estão a ver a trama?! Eu acho que a decisão certa em relação a eleição dos presidentes dos municípios era deixar como está porque nada está mal, antes pelo contrário, está bem pois esses crápulas que nos andam a enganar estavam sujeitos ao nosso voto direto. E sabem uma coisa? É que nesses partidos existem muitos jovens que já não estão pela linha da velha guarda corrupta que perdeu o Norte. O medo deles não é somente em relação a muitos de nós que estamos de fora desses partidos. Eles (os “llíderes iluminados” e seu acólitos da velha guarda) estão com medo dos tsunamis que se começam a desenhar dentro dos seus próprios partidos. 
Esse é que é a questão de fundo. É por isso que mesmo os “constitucionalistas de renome” não conseguem pensar “fora da caixa”, Eles são parte do regime, e também têm medo da nova geração. E repito MEDO DA JUVENDUDE HONESTA QUE EXISTE DENTRO MESMO DOS EUS PRÓPRIOS PARTIDOS, MUITO ESPECIALMENTE O PARTIDO FRELIMO que é quem veio com esta trama toda!
Gerir
1 dia(s)Editado
Miguel OM De Brito Roberto, achas que em qualquer dos principais partidos há alguma diferença entre a maneira como o candidato individual e o candidato “cabeça de lista” são escolhidos?!
Gerir
Roberto Julio Tibana Caro Miguel OM De Brito, atender a sua pergunta seria eu aceitar que existe um problema, e eu aceitar entrar na avaliação das alternativas para a solução desse problema. Só que eu não o vejo. Formulem-me o problema primeiro antes de me tentar atraír a entrar na discussão das suas possíveis soluções. O que eu pergunto nesse post é porquê tentar resolver um problema que nunca existiu? Se eles (o Presidente Nyusi e o Partido FRELIMO) descobriram algum problema (ou se tu sabes qual é o problema) então que nos expliquem. Qual é o problema com a eleição direta dos presidentes dos municípios? 

Eu não vou debater se a solução para um problema que nunca existiu é boa ou não. Isso não tem sentido! O meu problema é saber o que estão a tentar resolver com essa “solucão” se o procedimento atual nunca se revelou problemático para ninguém. Mesmo o próprio proponente (Presidente Nyusi e o partido FRELIMO) nunca levantaram problema nenhum com a eleição direta dos presidentes dos municípios, pelo menos publicamente, até ele vir com aquela proposta que diz que concertou com o Sr. Dlhakama. Então o que é que estão a tentar resolver quando mudam essa modalidade para outra? Podemos manter-nos nestes limites do debate, antes que me tentem levar a debater um outro assunto? 

Agora quando a gente reclama o Presidente da RENAMO ( o Sr. Dlhakama) vem dizer que já não há tempo para se parar e começar o debate de novo! Quem mandou a eles perderem tempo a inventar problemas que não existem e deixar problemas muito mais importantes pendentes?. Ele tem lá com ele um proposta muito concreta do método que alguns de nós lhes sugerimos quando havia muito tempo para resolver os problemas com todos nós a participarmos. Porquê que nos excluíram nessa altura? 

Como é?
Gerir
1 dia(s)Editado
Carlos E. Nazareth Ribeiro Roberto Julio Tibana Ao ler o seu artigo inicial, tendo gostado e achado que estava a ser jocoso, ridicularizando o processo, coloquei o símbolo de "riso". Agora, ao ler este seu post, a coisa é bem mais séria e já a comentei numa outra página. Resumindo, ambos os partidos cozinharam uma solução que resultou da esperteza dos Quadros que a Frelimo tem e da posição de "sim, Senhor Presidente" que os serventuários da Renamo têm tido desde há anos. Saudações.
Gerir
Miguel OM De Brito Roberto, existe sim um problema (ou um facto político): o acordo entre o PR e o Presidente da Renamo. O que fazer perante ele? Discordar e rejeitar? É uma opção (académica), porque não resolve o problema (ou não elimina o facto político real). A outra opção é engajar o problema para o “transformar” numa realidade que se aproxime o mais possível do status quo ante.
Gerir
Roberto Julio Tibana Pois é, é isso mesmo, eles inventaram um problema onde não existia nenhum, para poderem fazer o que querem fazer. E é isso que nós rejeitamos! Rejeitamos ser levados a apoiar a pseudossolução de um problema que para nós nunca existiu, só porque dois indivíduos (que por acaso acontece serem um Presidente da República e outro Presidente do maior partido de oposição) possivelmente têm um outro problema que não tem nada a ver connosco os eleitores. E neste embuste eles virem (agora sim!) a criar um verdadeiro problema para nós. Problema este que consiste em retirar-nos os nossos direitos adquiridos de eleger diretamente o presidente dos conselhos dos nossos municípios sem a interferência nem deles nem de mais ninguém depois de nós depositarmos os nossos votos, e também sem nos obrigarem a ir por uma lista em que o individuo que vai a cabeça até pode ir na boleia dos outros. Porque nós até podemos ter preferência pelo resto da lista mas não por aquele indivíduo que fica cabeça da lista, no caso da solução (artimanha!) recomendada elos nossos “constitucionalistas de renome”. Ou vice-versa, nós podemos ter preferência pelo individuo mas não pela lista. E se por acaso eles indicarem uma lista e um candidato a presidente do Conselho Municipal que AMBOS não nos agradem, nós até temos capacidade de ver isso e de rejeitar os dois. 

Está a ver Miguel OM de Brito? A separação ou não das lista e indivíduo para Presidente do CM não é um assunto trivial, como nos pretendem fazer crer. Restringe ou não a maneira como nós exercemos a nossa Liberdade de escolha! Entende agora porquê queeles agora sim estão a criar um problema?
Nós queremos ver essa liberdade de escolha mantida, porque já está lá na constituição e ninguém pediu para ela sair, nem nunca foi razão de nenhum conflito pós eleitoral. Por que razão querem tirar-nos isso? 

Dizem que estão simplificar! Simplificar o quê e para quem? Só se for para simplificar a maneira de nos imporem a tirania sob capa de democracia! Quem reclamou? E quem lhes disse que eles são mais inteligentes que os camponeses deste pai quando se trata de fazer essas escolhas? Estão a tentar enganar a quem? É democracia reduzir direitos democráticos já estabelecidos e sobre os quais nunca houve reclamação? Os camponeses de hoje são menos inteligentes (ou mais ignorantes, como eles pensam) do que os de dez anos atrás? Se isso for verdade, então esses mesmos que nos vêm com essas “soluções” não têm mesmo capacidade de nos governar, pois foi sempre sob o governo da FRELIMO que nós vivemos mais de 40 anos desde a independência. E se depois desse tempo todo ficamos mais burros então é incompetência deles! Nesse caso não têm capacidade de fazer escolhas por nós!

E isto, meu caro Miguel OM de Brito, não é nenhum problema académico!
Gerir
Miguel OM De Brito Roberto Julio Tibana Eu não disse que o problema era académico. Académica para mim é a atitude de apenas rejeitar uma coisa que não se pára com dizer “não”.
Gerir
Roberto Julio Tibana Miguel OM De Brito Este problema pára-se sim com um NÃO, se (SE!) houver sensatez, e não a crena de que existem uns espertalhões aí e os restantes são parvos para engolir estes embustes e ficarem calados. Essa arte de criar factos consumados para depois se dizer que temos que viver com eles porque o resto é academicismo é uma arte velha de maquiavelismo. Existe sim um não e esse NÃO deve ser formulado assim: NÃO MEXAM NO QUE FUNCIONA BEM E SOBRE O QUE NÃO EXISTE RECLAMaÇÃO DOS UTENTES PORQUE SE O FIZEREM SÓ VÃO ESTRAGAR! (regra básica de qualquer reforma!). E este não formulado desta maneira tem muita lógica e esta lógica é muito bem prática, não é académica. 
Há coragem e sensatez para fazer a coisa certa? Ou estão para criar mais descontentamentos? Não chegam os que temos?
Gerir
Júlio Massango Pois é, Dr, a renamo tem a experiência amarga da derrota do seu candidato rejeitado pelo povo (Manuel Pereira) e a Frelimo perdeu com Bulha à frente 
São exemplos que não compactuam com o compadrio e isso assusta as lideranças com pensamento obsoleto que abunda no seio desses partidos
Gerir
Jaconias Massango Doutor Roberto Julio Tibana, sou leitor assiduo da sua página. Manifestei minha opiniao em jeito de resposta a quem chamou de distraidos os que tem opiniao contraria sobre a proposta de eleicao por lista de presidentes dos municipios. Apoiar a propostanao significa estar a favor daqueles que delapidam os recursos do país. Fiz um pequeno "dum" para tomar a posiçao sobre o assunto. A sua pagina nao perde com a minha retirada. Esperava a resposta da pessoa que chamou de distraidos os que apoiam a proposta. Sou de opiniao que deviamos avançar para o semi-presidencialismo mesmo sem poder apontar os pecados do sistema actual. Num modelo que estranho, o chefe do governo que nao fosse presidente do país fosse respondesse a um concurso da AR, e poderia ser um nacional ou estrangeiro, como acontece no futebol.
Gerir
Roberto Julio Tibana O Sr. Jaconias Massango não tem opinião nenhuma mesmo!
Gerir
Jaconias Massango Tenho opiniao Doutor, mas que nao serve no seu ponto de vista, porque os modelos ja estao completos e é sobre estes que temos que discutir,4x4x2 ou 5x4x1 mais defensivo. Vou ler manuais sobre esses modelos da antiga grecia e volto com opiniao, se for permitido fazé-lo.
Gerir
1 dia(s)Editado
Tomas Mario "If it is not broken...don't fix it!" Absolutamente de acordo, ilustre Roberto Julio Tibana!
Gerir
Julião João Cumbane Eu acho que não devemos tratar cogitações ou propostas como factos consumados. O correcto seria, no meu entender, usarmos o tempo e espaço que temos para lembrar aos nossos parlamentares (de) que na AR eles são representantes dos supremos interesses do povo moçambicano e não dos partidos políticos por cujas listas foram eleitos. E que, sendo assim, eles devem ouvir a voz do povo e discutir a proposta de descentralização no interesse supremo deste povo e não dos partidos políticos. Estou certo ou errado? É que acho que estamos a perder tempo com especulações de que o pacote de descentralização vai ser aprovado assado ou cozido, em vez de veicularmos uma mensagem forte, audível e clara sobre como nós, o povo, donos do poder soberano, queremos que este pacote seja tratado pelos nossos representantes na AR.
Gerir
1 dia(s)Editado
Roberto Julio Tibana Caro Juliao Julião João Cumbane, obrigado pela "visita"! já era sem tempo. Espero que eles nos ouçam desta vez, depois de nos terem ignorado estes anos todos. Mais uma voz sempre ajuda, e a sua é também benvinda nesta “minha casa”.
Gerir
Carlos E. Nazareth Ribeiro O PRINCIPAL É QUE ELES SÓ OUVEM à PORRADA. Não foi o que a Renamo fez? Porrada para que "nos ouçam" e fez a guerra fratricida. E a Frelimo (que tem gente inteligente) aproveitou a boleia e "tangueou" Dhlakama e seus seguidores. E estes, YES PEOPLE exemplares, secundaram... Vão apanhar o maior banho da vida deles! Só nós, os eleitores, vamos continuar a ser enganados.
Gerir
Jaconias Massango Julião João Cumbane, concordo. O debate nao é mau. O que dificulta o debate é colocar as pessoas em duas listas apenas, o mesmo que acusamos a frelimo de fazer: Nosso#Nao Nosso. Eu tentei citar meu avô e nao Aristoteles; fui acusado de falta de ideia.
Gerir
1 dia(s)Editado
Matxakhosa Matxakaty Khosa E muito triste! Mais triste ainda, e termos academicos com rotulo, ou seja, academicos que tem um comando ou direccao para o seu exercicio. Se ate para um campones e tao obvio que a eleicao directa para o presidente do municipio e algo muito benefico para a nossa democracia e sociedade, poque e que o mesmo nao ocorre em mentes de muitos estudiosos? Aceito que vivemos num Mocambique em que haja muita intimidacao sistematica. Todavia, isso nao justifica o silencio. E precico transformarmos a nossa democracia em uma "Democracia dos democratizados", e nao o contrario. Todos os mocambicanos tem o direito de reflectir e debater por um Mocambique melhor para todos.
Gerir
Óskar Ndzucula Os moldes como está sendo avançada a proposta de descentralização, configura se um retrocesso no processo democrático do nosso país, visto que estamos a perder o poder dos sufrágio directo para as eleições de alguns órgãos de soberania e administrativo, logo perdemos a transparência, a isenção e a imparcialidade eleitoral....
Gerir
Paulo Soares Não posso deixar de associar isto ao assassinato do Edil se Nampula.
A Frelimo decidiu que não podia haver protagonismo individual de personalidades.
Manda matar, e exige que não mais haja.
Deixa de haver indivíduos a presidir, com a sua personalidade.
Passam a ser, esses dirigentes, paus mandados dos seus partidos...
Está bonita está democracia...
Gerir
Jaconias Massango O problema desses individuos que querem dirigir com sua personalidade é que chegam lá nas costas de partidos ou grupo de cidadaos. Atingido o objectivo, ficam mais democraticos e se desassociam!
Gerir
1 dia(s)Editado
Paulo Soares É também a essência da democracia...
Gerir
Jaconias Massango Quiça uma vertente da democracia. A base de apoio do seu poder, primeiro é o partido ou grupo de cidadaos, segundo o povo. Ou entao avance sozinho como no ténis(a um).
Gerir
20 h
Roberto Julio Tibana Pois é Miguel OM De Brito, eles inventaram um problema onde não existia nenhum, para poderem fazer o que querem fazer. E é isso que nós rejeitamos! Rejeitamos ser levados a apoiar a pseudossolução de um problema que para nós nunca existiu, só porque dois indivíduos (que por acaso acontece serem um Presidente da República e outro Presidente do maior partido de oposição) possivelmente têm um outro problema que não tem nada a ver connosco os eleitores. E neste embuste eles virem (agora sim!) a criar um verdadeiro problema para nós. Problema este que consiste em retirar-nos os nossos direitos adquiridos de eleger diretamente o presidente dos conselhos dos nossos municípios sem a interferência nem deles nem de mais ninguém depois de nós depositarmos os nossos votos, e também sem nos obrigarem a ir por uma lista em que o individuo que vai a cabeça até pode ir na boleia dos outros. Porque nós até podemos ter preferência pelo resto da lista mas não por aquele indivíduo que fica cabeça da lista, no caso da solução (artimanha!) recomendada elos nossos “constitucionalistas de renome”. Ou vice-versa, nós podemos ter preferência pelo individuo mas não pela lista. E se por acaso eles indicarem uma lista e um candidato a presidente do Conselho Municipal que AMBOS não nos agradem, nós até temos capacidade de ver isso e de rejeitar os dois. 

Está a ver Miguel OM de Brito? A separação ou não das lista e indivíduo para Presidente do CM não é um assunto trivial, como nos pretendem fazer crer. Restringe ou não a maneira como nós exercemos a nossa Liberdade de escolha! Entende agora porquê queeles agora sim estão a criar um problema?
Nós queremos ver essa liberdade de escolha mantida, porque já está lá na constituição e ninguém pediu para ela sair, nem nunca foi razão de nenhum conflito pós eleitoral. Por que razão querem tirar-nos isso? 

Dizem que estão simplificar! Simplificar o quê e para quem? Só se for para simplificar a maneira de nos imporem a tirania sob capa de democracia! Quem reclamou? E quem lhes disse que eles são mais inteligentes que os camponeses deste pai quando se trata de fazer essas escolhas? Estão a tentar enganar a quem? É democracia reduzir direitos democráticos já estabelecidos e sobre os quais nunca houve reclamação? Os camponeses de hoje são menos inteligentes (ou mais ignorantes, como eles pensam) do que os de dez anos atrás? Se isso for verdade, então esses mesmos que nos vêm com essas “soluções” não têm mesmo capacidade de nos governar, pois foi sempre sob o governo da FRELIMO que nós vivemos mais de 40 anos desde a independência. E se depois desse tempo todo ficamos mais burros então é incompetência deles! Nesse caso não têm capacidade de fazer escolhas por nós!

E isto, meu caro Miguel OM de Brito, não é nenhum problema académico!
Gerir
Paulo Soares Artimanha de quem é o centralizador do poder político partidário.
Nepotismo.
Isto de não se votar nas qualidades pessoais, só conduz ao reforço da tirania partidária.
Não dá Democracia!
Gerir
Paulo Soares Só pergunto, o Chefe de Estado também deixará de ser eleito uninominal- mente?
Gerir
Jaconias Massango Paulo Soares, o presidente continua. Eu era de opiniao que o presidente deixasse ser chefe do governo; o chefe do governo fosse outra pessoa que chega ao lugar por outros moldes. Tentei me desfazer das grandes teorias e pensar que poderiamos usar o metodos usados no futebol para contrar um treinador, e teriamos um chefe de governo e ministro de qualquer nacionalifade, excepto ministros da defesa segurança. Esh, fui perseguido com paus e pedras, assim voltei para os moldes constituidos.
Gerir
20 h
Jaconias Massango ...a proposta para chefe do governo deveria ter indicadores claros e mensuraveis anulmente, ex: construçao(escolas, quantas e que tipo); saude; agricultura; educaçao e formaçao; economia e renda.

Sem comentários: