terça-feira, 17 de abril de 2018

Apartamento de Guarujá ocupado durante duas horas por apoiantes de Lula


Grupo ligado ao Movimento dos Trabalhadores Sem Tecto invadiu esta manhã o triplex no litoral do estado de São Paulo.
Activistas à porta do edifício onde está o apartamento de Lula
Foto
Activistas à porta do edifício onde está o apartamento de Lula REUTERS/PAULO WHITAKER
Cerca de 30 pessoas ligadas a movimentos sociais ocuparam durante duas horas o apartamento de Guarujá que está no centro do escândalo de corrupção que envolve Lula da Silva, num protesto contra a prisão do ex-Presidente.
A acção serviu como protesto contra o que os apoiantes de Lula dizem ser uma prisão ilegal, com o único objectivo de impedir o ex-Presidente de se candidatar às eleições de Outubro – para as quais continua a liderae as sondagens, embora tenha registado uma descida. Na varanda do apartamento foram colocadas bandeiras dos movimentos sociais.Cerca de 20 carros, que transportavam cem pessoas, chegaram durante a madrugada desta segunda-feira ao complexo onde se localiza o triplex de luxo na praia de Guarujá, no litoral do estado de São Paulo. Segundo o jornal Folha de São Paulo, 30 pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Tecto conseguiram aceder ao prédio e arrombaram a porta do apartamento que a justiça brasileira diz pertencer a Lula e cujas obras terão sido pagas por uma construtora em troca de favores políticos. Foi este caso que levou Lula à prisão.
“Se o triplex é dele, então o povo está autorizado a ficar lá. Se não é, então precisam de explicar porque é que ele está preso”, disse o candidato presidencial do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Guilherme Boulos, muito próximo de Lula.
Durante mais de duas horas, os militantes mantiveram negociações com a Polícia Militar e acabaram por concordar em abandonar o prédio.
Depois de ver a sua condenação confirmada pelo tribunal de segunda instância, Lula entregou-se à polícia no início do mês para começar a cumprir a pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Na quarta-feira, o tribunal que confirmou a condenação de Lula por corrupção e lavagem de dinheiro vai analisar o último recurso a que o ex-Presidente brasileiro tem direito em segunda instância. Este recurso , conhecido como "embargo do embargo", não tem consequências para a prisão – seja qual for a decisão, Lula da Silva continuará preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

  1. Carta de Lula da prisãEu ouvi o que vocês cantaram. Estou muito agradecido pela resistência e presença de vocês neste ato de solidariedade. Tenho certeza que não está longe o dia em que a Justiça valerá a pena. Na hora em que ficar definido que quem cometeu crime seja punido. E que quem não cometeu seja absolvido. Continuo desafiando a Polícia Federal da Lava Jato, o Ministério Público da Lava Jato, o Moro e a segunda instância a provarem o crime que alegam que eu cometi. Continuo acreditando na Justiça e por isso estou tranquilo, mas indignado como todo inocente fica indignado quando é injustiçado. Grande abraço e muito obrigado". Luiz Inácio Lula da Silva
  2. martins.ruijorge
      Quinta do Anjo 
    Aqui está a prova do algodão. Se o apartamento fosse do Lula não haveria razão para obrigarem os manifestantes a sair, não sendo, porque é que ele está preso mesmo?
  3. Encerrando os preparativos para uma visita ao Brasil, onde desembarca na segunda-feira para uma estadia de cinco dias, o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel já definiu os pontos principais da agenda. No Rio de Janeiro, primeira escala da viagem estará presente em eventos em duas universidades e irá participar de um ato em homenagem a vereadora Mariella Franco, do PSOL, executada com quatro balas na cabeça em 14 de março. Dois dias depois, Esquivel estará em Curitiba, onde, em companhia de um grupo de parlamentares sul-americanos, pretende fazer uma visita a Lula, encarcerado numa sala isolada da Polícia Federal desde a dramática noite de sábado, 7 de abril, quando se apresentou aos policiais encarregados de sua prisão.
  4. força "Okupas", botem lá o lula
  5. Incompetente
      Barracão nº 33
    Os militantes do PT a provarem a culpa do patrão ao voltarem ao lugar do crime. Nada de surpreendente.
  6. Ah, esses são os militantes do PT, aquelas pessoas que em plena segunda feira não trabalham. Vivem as custas do partido ou do Estado. Produzem nada. Atrapalham quem trabalham
  7. Uma piada! Se vc rouba, vc não pode ficar com o produto do roubo. Esse prédio é um ícone da roubalheira do PT. Desda cooperativa até o resgate pela OAS, empreiteira baiana da familia de ACM.
  8. A ideia é boa..., mas é para lá ficarem a viver sem pagar renda ao "generoso" socialista, Lula
    .

Sem comentários: