domingo, 22 de abril de 2018

D. ALEXANDRE, O GRANDE!.



D. ALEXANDRE, O GRANDE!... 😇
Muito mais do que nas gloriosas “noites africanas” (especialmente as dos Afrobasquetes) o Pavilhão do Maxaquene engalanou-se esta manhã para registar uma das suas maiores enchentes de sempre. E não era para menos: é que, não é todos os dias que alguem completa 100 ANOS de idade – principalmente sendo esse alguem, Sua Eminência Reverendíssima, o Senhor Cardeal Dom Alexandre José Maria dos Santos...
Foi uma celebração eucarística vibrante, bastante emotiva, dirigida por Dom Francisco Chimoio, que durou pouco mais de 3 horas, e na qual participaram crentes de todas as paróquias da cidade e provincia de Maputo. Para além (naturalmente) do sermão em si e das orações, o grande destaque foi os cânticos, (hoje) acompanhados por uma orquestra com excelentes executantes. 

A qualidade do som foi espectacular, tanto dentro do pavilhão principal, como no pavilhão anexo (o campo de treinos) – onde foi montado um ecran gigante para os que não “couberam” no recindo principal… que não foi o meu caso.

Nascido no seio de uma família chope das terras de Cabo Doho, suserano do Régulo Mavila, distrito de Zavala, Dom Alexandre tem mais nove irmãos (oito dos quais homens, e de entre eles dois gémeos). Iniciou os seus estudos em 1934, em Mavila, na Escola de Todos os Santos, fundada no ano anterior pela Missão S. Francisco de Assis de Mocumbi. Em 1935 foi baptizado… 

Quatro anos mais tarde foi admitido no Seminário de Amatongas, em Manica, tendo depois rumado para a antiga Niassaland (actual Malawi), onde concluiu o 7º ano e inicio o curso de filosofia.
Em 1947 tomou parte na perigrinação missionária portuguesa que foi a Roma assistir à canonização de S. João de Brito, proclamado Padroeiro das Missões Portuguesas pelo Papa Pio XII. Foi aí que D. Alexandre decidiu entrar para a ordem dos franciscanos. 
Em 1949, já em Portugal, conclui o curso de filosofia que havia iniciado no Malawi…

Curiosamente, Dom Alexandre recebeu a ordenação sacerdotal num dia 25 DE JUNHO de… 1953, tendo regressado a Moçambique em Outubro do ano seguinte. Como ele próprio relembra “num avião da TAP em que era o único negro a bordo”. 

Celebrou a sua primeira missa nesse mês de Outubro (de 54) na Igreja Pastoral de S. José de Lhanguene. 
Daí em diante muita coisa se passou sendo de destacar, o seguinte:

- 1958: foi colocado como coadjutor na Missão de S. João de Deus em Homoíne, e mais tarde, transferido para a Missáo de S. José do Móngoé, na Maxixe;
- Entre 1962 e 1967 esteve colocado em Jangamo, de onde saiu pa a Missão de N.S. do Amparo de Quissico. Em 1973 foi nomeado Reitor do Seminário Médio de St. Antº de Vila Pery (Chimoio)
- Em 1974 (a 27 de Dezembro) foi colhido de surpresa, quando recebeu a nomeação, assinada pelo Papa Paulo VI, para ARCEBISPO de Lourenço Marques, tornando-se assim no 1º Bispo católico negro moçambicano… Curiosamente a sua ordenação aconteceu no Pavilhão do Sporting Clube de Lourenço Marques – o mesmo local que hoje acolheu a celebração do seu 100º aniversário natalício.
- Em 1976 recebeu das mãos do Papa Paulo VI o pálio de Arcebispo Metropolista, ocasião que lhe serviu de oportunidade para reafirmar ao Santo Padre a fidelidade da Igreja de Moçambique – numa altura em que o poder político apelava à criação de uma “igreja nacional”, e que tambem apregoava que “não há Deus”…
- Foi ele quem fundou em 1977 a Cáritas de Moçambique, inicialmente destinada a acolher e apoiar refugiados zimbabweanos que lutavam pela Independencia do seu país. Cinco anos mais tarde (1982), fundou a Congregaçáo das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Mãe de África…
- Em Junho de 1988, recebeu do papa João Paulo II, em Roma, o barrete cardinalício, tornando-se assim no Cardeal de Maputo.
- Finalmente, a 18 de de Março de 1999, em conformidade com o preceituado no nº1 do Cânone 401, do Código de Direito Canónico, apresentou ao Papa o pedido de renúnia do oficio de Arcebispo de Maputo, por ter atingido o limite de idade. No entanto esse pedido só viria a ser aceite a 22 de Fevereiro de 2003, com a nomeaçáo do seu sucessor Dom Francisco Chimoio.
- Mas Dom Alexandre não parou: foi o responsável pela fundaçáo da Universidade São Tomás de Moçambique, da qual é patrono; e em 2005 foi nomeado, pelo então presidente AEG, membro do Conselho de Estado…
- Actualmente leva uma vida pacata na sua residencia no bairro de Khongolote…
PARABÉNS DOM ALEXANDRE. Muitas felicida muiita saúde e mais anos de vida…
-------
PS 1: Sexa PR “Eu confio em ti, Nyusi”, assistiu parcialmente esta celebração eucaristica na companhia da 1º dama, a sra. Isaura Nyusi. CURIOSAMENTE – e isso não passou despercebido – o casal presidencial escolheu “a pior” altura para bater em retirada: justamente na altura… do ofertório. 

Resta saber se, antes de sair, Sexa abriu os cordões à bolsa ou não…😁

PS 2: Durante o culto, com muita emoção recordei-me da minha avó, Dª Filipa Caldeira (com a qual cresci, sendo seu 1º neto – ou seu “marido”, como ela gostava de dizer), falecida em 2015, aos 97 anos. 

E recordei-me porque ela, sempre que se “gabava” da sua idade, “comparava-se” a Dom Alexandre e a Nelson Mandela, pessoa nascidas no mesmo ano que ela, porém ambos mais novos, já que ela é(ra) de 29 de Janeiro… Ela dizia mais: “a única pessoa que me ganha é a máe do Marcelino dos Santos”… eh eh eh 😁

Rest In Peace, ma big momma!!!

GostoMostrar mais reações
Comentários
Claudia Ah Kee Choi Que Deus o dê muita saúde e mais anos de vida .
Gerir


Mostrar mais reações
Efraimo Neves Parabéns para o centenário espero um dia lá chegar
Gerir


Mostrar mais reações
Carla Reis Parabéns ao D. Alexandre! Que continue a sua caminhada pelo bem fazer.Gerir

Mostrar mais reações
Tomo Valeriano Um grande homem de DEUS
Gerir


Mostrar mais reações
Adriano Novela Quando um texto e bem escrito ate da prazer ao ler. Parabens pelos 100 anos ao Dom Alexandre.
Gerir


Mostrar mais reações
Carla Reis Parabéns, neto da D. Filipa Caldeira! Este belíssimo texto veio aumentar a saudade da minha avó, por magia.
Gerir


Mostrar mais reações
Miguel Soares Parabéns Dom Alexandre

Sem comentários: