domingo, 22 de abril de 2018

Pisca a direita vira a esquerda



Aí está! Um esclarecido!...
-3:56
4,2 mil visualizações
GostoMostrar mais reações
Comentários
Kuyengany Produções Pisca a direita vira a esquerda
Gerir
Cizo Nhamué Amanhã quero ir ao banco pedir um empréstimo o vou depois de 3 meses dizer que nao posso pagar e que p banco tem de dividir a dívida comigo
Gerir
Cabral Vania Pior porque deviam ter percebido pelas tuas roupas que és pobre e nunca deveriam ter te emprestado tal valor... Ok lá fora de Moçambique até que pode colar a desculpa mas nós queremos a justificação aqui para nós...
Gerir
Hobety Luys Muhamby Palavras sábias
Gerir
Cizo Nhamué Cabral Vania quando eu chegar la vou dizer que daqui a dois anos vou trabalhar em uma embaixada
Gerir
Cabral Vania Cizo Nhamué isso não é desculpa não se pode contar com os ovos no cú da galinha... Péssimos gestores da coisa pública isso sim.E pior um grupo de hipócritas porque falaram muito mal da governação anterior e diziam se melhores. Eu pessoalmente daria tudo para voltar aos tempos do cabrito come onde está amarrado não haviam dívidas ocultas....
Gerir
17 h
Celso Nhantumbo " I'm confused by what I see and hear
I try to understand
But it makes no sense at all"
Gerir
Sergio Luis This government is trying to scape with the ciringe at their back.
Gerir
Sergio Luis I even feel shame of myself for being a Mozambican
Gerir
Mwana Khossa A "palavra" que mais se ouve é "étecetera"...🤣
Gerir
Lucio Muchanga o presidente percebeu agora que foram enganados E vão ter que ceder alguns exigências. Eles deviam sentar-se e refletirem aquele adágio popular que diz que o pobre desconfia quando a esmola é grande. Vamos ter que ceder algumas concessões no gás
Gerir
Cabral Vania Algumas? Vamos sofrer por que um parvo decidiu roubar
Gerir
Humberto Adriano Martins Manhica O poder e as facilidades que rodeiam um governante podem corromper até o homem mais firme por isso é sempre bom que vivam com modéstia ao lado do povo que o elegeu, para que não façam da tarefa atribuída um privilégio para acumular bens e distribuir favores, como não conseguem viver com modéstia facilmente são enganados pelos agiotas europeus agora são obrigados a dançar ao ritmo dele vão ter que dar privilégios aos credores dentro do nosso país em troca de piedade.
Gerir
1 dia(s)Editado
Humberto Adriano Martins Manhica Caro Roberto Julio Tibana isso assemelha-se a eu fazer-me a um bar onde habitualmente consumo chegar com meus problemas e beber todas fazer uma conta alta e sair totalmente embriagado e endividado dia seguinte o dono do bar quer fechar as contas e eu digo que temos que dividir as contas e a culpa pois como e que o dono do bar deixou-me eu pedir cerveja totalmente embriagado? Repartir culpa? Que devolvam o dinheiro que levaram ou pelo menos o que restou para aliviar tanto sofrimento.
Gerir
Anselmo Nhachinhele Kikikikiki... Não é o caso, não é o estado moçambicano que pediu dinheiro. Foi Guebas que criou empresas fantasmas e foi levar o taco para o bolso dele enquanto tinha avalizado estas E nem foi este governo que deu aval ás dívidas.
Gerir
Teo Nhangumele Infelismente, quem pede fiado deve explicações Sr. Presidente. Os donos do dinheiro estão a perguntar como é que foi gasto o dinheiro deles. Depois disso eles podem nos emprestar mais dinheiro. O Sr. Presidente faria a mesmíssima coisa se tivesse emprestado dinheiro a alguem.
Gerir
Nylton Filho de General Yhummmm esse buchexinho também....
Como é que quer partilhar responsabilidades com alguém antes de assumir as suas?
Só em Moçambique, onde o bom professor é aquele que sempre calhou com o mesmo aluno desde 1classe até faculdade.


NB:Até outubro
Gerir
Mahanguica Eduardo Too much bla bla. Why? They gave you money cos you gave them guarentee (false) to pay back......
Gerir
Pascoal Francisco Bie Bom dia Sr #Tibana , desculpa peço o vídeo no wstsap 827704494
Gerir
Andre Dimas Deve saber onde foi parar essa mola....depois fala do povo como se houvesse algum interesse pelo tal povo. Única coisa que foi feita para o povo são dívidas o resto vocês comeram e vem aqui com bla bla...infindáveis
Gerir
Mahanguica Eduardo Nenhum presente ousou perguntar lhe. Qual definicao de "Povo" que ele tem.
Gerir
Andre Dimas Gostaria de ver na íntegra. ..me parece um corte jornalístico para justificar a notícia que lhes convém.
Gerir
1 dia(s)Editado
Ascensao Chauchane Coisas de vergonha para todos Moçambicanos. Que triste cenário meu Deus.
Gerir
Ricardo Xavier Eishy este nosso Presidente é tão inteligente ...
Gerir
Paulino Vasco Francisco Falou algumas coisas que fazem sentido.

Para se ceder um empréstimo os bancos devem avaliar a capacidade financeira de reembolso do mutuário, com base em certos indicadores, como por exemplo as garantias oferecidas, creio que isso não foi acautelado, 
pelo não só porque não havia capacidade, como também não houve transparência no processo, a operação financeira não foi legal porque não tinha sido aprovada pelo parlamento.

Bancos sérios, que se regem escrupulosamente com os regulamentos e standards internacionais, não aceitaria conceder estes empréstimos.
Portanto, a Crédito Suisse e o VTB também são culpados, e devem ser responsabilizados. 

Mas cá em Moçambique, também esperamos ansiosamente em accoes concretas de responsabilização dos autores internos.

As instituições devem funcionar imparcialmente, a PGR, o TA com o apoio internacional que tem neste assunto, devem agir.

ESTAMOS CANSADOS DE PALAVRAS E DISCURSOS RETÓRICOS, MORALISTAS E ENCORAJADORES. QUEREMOS SOLUÇÕES, ACCOES CONCRETAS.

QUEREMOS A RESPONSABILIZAÇÃO DOS CULPADOS.

JUSTIÇA JUSTIÇA IMPARCIAL E PARA TODOS.
Gerir
Jose Eduardo Nas boladas k foi o caso, nao me parece k seja esse o melhor criterio. O criterio em boladas é salve-se kem puder, onde vale tudo até tirar o olho. O k nao vale é chorar.
Gerir
Nelson Wa Ka Maculetane Acho que o PR como nosso pai, deve fazer de tudo para por pão na mesa dos filhos, até mesmo fazer passar por louco!
Só acho que ele esqueceu-se que essa “partilha de responsabilidades” não devia ser com o povo Moçambicano, mas sim com as pessoas que ficaram com aquele dinheiro. E acho que é isso que os donos do dinheiro querem, responsabilizar as pessoas que puseram a mão na massa.
Gerir
Domus Oikos Presidente não é teu pai. Presidente é um que é encarregado por nós pra uma missão bem clara. Se não cumprir com a missão deve ser substituído. Isso é democracia. Por isso se chamam mandatários do povo. São funcionários pra trabalhar pra o povo. Ouviu irmão? Existe um contrato.
Gerir
1 dia(s)Editado
Pedro Visconde Meu caro xquece!Os k partilharam esse dinheiro são Super intocaveis,portanto nunca irão mencionar seus nomes nem alcunhas.Hug
Gerir
Jeronimo Matsolo Isto é um desastre pah eish
Gerir
Monteiro Dias Luzaula Dá nisto quando alguem nao conhece o valor das palavras...
Gerir
Domus Oikos "Não somos únicos...." kkkkk...
Gerir
Adelino Branquinho Pisca a direita, vira a esquerda, segue em frente, afinal, é um beco sem saída. Que chatisse! Bem, a solução, é continuar a cantarolar, a ver se o boi dorme.
Gerir
Pedro Visconde Kikikiki... You guys are makes me laugh...
Gerir
Ostwald Mabasso Jr. Se tem seringa no rabo não tem como assumir que foi tudo um plano com o intuito de encher os Bolsos.
O actual PR quando Ministro da Defesa também foi conivente do rombo financeiro ao Credit Suice em nome da soberania Moçambicana. Só que um dia mesmo com os seus 60 Anos alguns serão chamados a tribuna aí haverá choro e ranger de dentes
Gerir
1 dia(s)Editado
Andre Dimas Ministro da defesa bai
Gerir
Ostwald Mabasso Jr. Defesa obrigado empolguei-me porque está a ver outro assunto do Manuel Chang em torno do mesmo assunto.
Contudo muito Obrigado pela atenção
Gerir
Celso Macarala Uau! Interessante. O nosso presidente encara isso como um processo normal e sendo um processo normal logo não haverá responsabilização dos envolvidos. O mais incrível é que o pagamento da dívida deve ser compartilhado, mas o empréstimo foi para um cunhado de pessoas. Muito agradecido pela explicação Sua Excelência Presidente da República de Moçambique. O povo agradece.
Gerir
Ramalho Edson Paris Deve confiar em Alguma coisa ou os seus conselheiros nao sabem da gravidade do assunto
Gerir
Hermes Sueia Não podia ter sido mais claro........Houve sim cumplicidade ocidental, o que não desresponsabiliza os actores locais desta desastrada engenharia financeira realizada em nome do reforço da " nossa soberania".
Gerir
Roberto Julio Tibana Caro Hermes Sueia, qual claro qual quê! Pode o Hermes Sueia trocar essa sua aprovacão isso em quinhentas? Para mim foi claro sim a tentar (mais uma vez!) fugir da responsabilidade e a tentar imputar a nós outros a partilha dos custos da irresponsabilidade dos que com ele fizeram aquilo de contrair dívidas secretamente e ilegalmente e sem ter projetos viáveis em que aplicar senão se calhar o benefício de alguns indivíduos. Onde ele não foi claro nem havia de o ser dado o facto de ele ser parte do problema, é no que diz respeito ao facto de quem são realmente os responsáveis do lado de cá, e da necessidade de responsabilizá-los judicialmente. Claro seria ele se conseguisse vir a público dizer o que realmente se passou com os 500 milhões que o governo diz que foram para o Ministério da Defesa (onde ele era Ministro no governo que urdiu tudo isto), e se pudesse explicar o que aconteceu com a parte que duplica e triplica o custo de mercado de equipamentos que estão a apodrecer nas docas. Convenhamos!
Gerir
Hermes Sueia Roberto Julio Tibana está claro para mim que o Presidente FJN não disse nenhuma inverdade. Qual é a inverdade dita pelo Presidente?O Presidente da República disse em resposta às perguntas dos jornalistas, que os Bancos sabiam que estavam a lidar com um país pobre onde não há regras. Onde está a inverdade?
Gerir
Hermes Sueia ......falou também em colaborar para se fazer justiça, falou no contínuo diálogo com o FMI e com o BM.........Tudo claro.
Gerir
Roberto Julio Tibana Por favor, Hermes Sueia! Claro o quê?! Só na tua selecção do que tê convém nesse teu papel de defender o indefensável!. Diz aí uma coisa claramente: quem deve partilhar a responsabilidade com os credores? Sr. Armando Emílio Guebuza e seus colaboradores na violação da Constitução e lei orçamental e na contratação secreta dessas dívidas de cuja aplicação e resultados não temos benefícios? Ou o Estado, isto é o povo moçambicano através dos impostos que pagamos e a ajuda externa que recebemos de outros países? Eu tenho uma posição clara nisto: o Sr. Armando Guebuza e os colaboradores dele nesta trama, including o Sr. Filipe Jacinto Nyusi que era ministro da defesa dele. Agora diz-me aí tu qual é a tua posição nested assunto?
Gerir
Hermes Sueia Todos nós sabemos que esse já é assunto de forum judicial, Esteve na PGR, agora está no TA e logo-logo teremos o desfecho. A minha posição é aguardar penosamente como toda a Nação, que as instituições que se ocupam da justiça levem a nau a bom porto. Até prova em contrário mantenho a minha confiança nas nossas instituições, O indefensável não se defende..............O resto é senso comum.
Gerir
Roberto Julio Tibana Pois é Hermes Sueia! Cabrito amarrado a um poste só se pode mover até a máxima distância permitida pela corda! Só que à medida que dá voltas ao poste e se enrola o campo de movimentos fica cada vez mais reduzido. E eu nunca vi cabrito a desamarrar-se por si própro. Bom fim de semana!
Gerir
18 h
Hermes Sueia ................Caro Tibana, há que manter a fé. Aqui em Tete os cabritos já há muito andam desamarrados. E falando em cabritos, sabe que o cabrito mesmo quando transportado de Tete a Maputo não precisa de estar amarrado. Faz a viagem tranquilamente empoleirado no camião, não foge nas inúmeras e prolongadas paragens do trajecto, até acabar numa panela a ferver ...........Não há problemas sem solução, sobretudo quando o Rei já vai nu. Bom fim de semana para si também Professor.
Gerir
17 h
Angelo B Tivane Ostwald Mabasso Jr., o PR nunca foi ministro das finanças pelo menos em Moçambique.
Gerir
Ostwald Mabasso Jr. Já rectifiquei o comentário muito Obrigado pela atenção Mr Angelo
Gerir
Hermes Sueia ......o Presidente FJN em nenhum momento falou em desresponsabilização.
Gerir
Avelino Namarrocolo Mais ele tem acessores mesmo, eh vergonhoso um Presidente falar daquela forma sobre um assunto sério.
Gerir
Ostwald Mabasso Jr. O Homem está habituado a discursar pra o Povo da Mocimboa da Praia.
Gerir
Mauro Limpo Sinceramente.....!
Gerir
Ilidio Da Silva Olha assim como o BM exigiu aos bancos a redaccao dos contractos de forma mais clara, se o FMI exigi-se ao credit suisse e ao VDB para fazerem o mesmo. Quem sabe ai Sua Excia Sr Presidente leia e entenda quais foram as condicoes contractuais
Gerir
Kleimor Sting Belo A responsabilizaçäo deve começar aqui dentro até aos externos
Gerir
Ramalho Edson Paris Entregue os teus como exemplo e exija responsabilidade nos outros tbm para serem entregues.lembra te.quem te paga te manda...
Gerir
Mirco Rafael Grande presidente!
Gerir
Óskar Ndzucula Nosso presidente parece um leigo nas matérias.....falou e não disse nada...discurso populista....
Gerir
1 dia(s)Editado
Nel Wht Paleio flácido para acalentar bovinos, devolvam o dinheiro...sozinhos!
Gerir
Benny Matchole Khossa 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Roberto Julio Tibana o Sr não está Nice
Gerir
Bernardo J. Nopiha Nós queremos os nomes do lado de Moçambique que vão compartilhar as responsabilidades com os Credores, porque eu não sou.
Gerir
Carlos E. Nazareth Ribeiro Dr. Roberto Julio Tibana, sinto-me envergonhado por terem levado o PR a tão triste, básica e descarada atitude. Ele tem formação académica, tem uma família educada e educadora, como é que embarcou numa cruzada deste tipo? Estou em crer que o próprio partido está a preparar a sua queda e candidatar um outro yes-man em 2019... Eu, que não votei nele nem no seu partido, aceito-o como meu PR mas, agora, estou deveras frustrado. Uma cabala política está a fermentar...
Gerir
Felix Wiliamo Macuacua Meus parabéns Sr. Presidente, responder questões sobre as dívidas de Moçambique a jornalistas??? Independentemente das respostas que dera, que tal um desafio aqui em Maputo respondendo aos nossos Jornalistas...
Gerir
Acrisio Pereira Sinceramente esse presidente, discurso vergonhoso.
Gerir
Salvador Raimundo SINceramente, gostaria que o nosso presidente tivesse tido uma postura diferente nas suas explanações. Com o respeito que merece, acho que em determinados momentos se “mordeu” e devagou, denotando algum nervosismo. Enfim, não esteve no seu melhor, quando nas mesmas circunstâncias, mas em Moçambique. Outros fóruns…
Gerir
Gervasioa Absolone Chambo As vezes há que não ter medo quando no final das contas se apercebe que temos culpa.
Gerir
Melo Nhanala Este Sr. acordou bem disposto e inspirado para dizer o que no juízo dele esta certo...!
Prontos, isso foi em Londres cabe a eles... Ca na banca ainda queremos que nos exclareçam quêm são os envolvidos nessa burla!
Gerir
Paulo Soares Ele contratualização gastar 500 milhões de Euros para o dito armamento que deu para avião, e carros de luxo privados para os filhos e demais camarilha?
Não é por isso que ficou, a dívida, oculta até hoje?
Gerir
Paulo Soares Contratualizaram...
Gerir
Roberto Julio Tibana Mas para mim esse discurso que estamos a debater aquí mais se assemelha a um bhêêê de um cabrito amarrado a um poste a volta do qual já não há capim. Vai enrolar-se até ficar encostado ao poste. Eu nunca vi cabrito nessas situações dar a volta contrária por si próprio! Só uma analogia, na tentativa de entender melhor e continuar a pensar numa possível saída desse imbróglio para quem se meteu nele.
Gerir
17 h
Cabral Vania Há muitas perguntas que todos gostaríamos que se respondesse coisas simples como: porque se optou por não deixar estás dívidas públicas? 
Apresentar-se o plano de Gestão desses bens que nos levaram a penúria.
Depois falam de que teremos que apertar o 
cinto OK mas quem está a apertar o cinto com certeza não é o senhor presidente nem a sua prole pois se assim o fosse iria por começar a justificar o "lifestyle" do seu filho. Ahhhhh affff cansa isso demais
Gerir
15 h
Aira Rui Infeliz a defesa do PR....dói saber que tem assessoria
Gerir
17 h
Hermes Sueia ..........um velho camponês dizia-me ontem numa aldeia de Tsangano, que este tipo de problemas só são resolvidos pelo povo, que é quem mais sente na pele as consequências deste grande imbróglio. Como diz o mano mais novo, o Azagaia,......POVO NO PODER!!!!!!
Gerir
16 h
Cabral Vania Vai sonhando meu irmão.
Ao povo vão oferecer camisetes chapéus canetas capulanas músicas showmicios etc e em troca iremos dar mais 4 anos de gestão danosa...
Gerir
15 h
Anselmo Nhachinhele Forte a Vânia
Gerir
14 h
Roberto Julio Tibana Você Hermes Sueia não engana ninguém. Horas (horas, não dias!) atrás você dizia: "Todos nós sabemos que esse já é assunto de forum judicial, Esteve na PGR, agora está no TA e logo-logo teremos o desfecho. A minha posição é aguardar penosamente como toda a Nação, que as instituições que se ocupam da justiça levem a nau a bom porto. Até prova em contrário mantenho a minha confiança nas nossas instituições". Agora você pretende vestir-se de um camponês fictício a dizer que "este tipo de problemas só são resolvidos pelo povo" e hipocritamente grita "POVO NO PODER!!!!!!". Quantas bebeu desde a madrugada até agora? Se eu não conhecesse você dos bancos da Faculdade de Economia nem me escusava a falar contigo. Mas é ultraje que gente como você se comporte dessa maneira em assunto tão importance. Dá para pensar que não só há cabritos amarrados como aparentemente há mentes que o sistema trabalhou até a beira da demência!
Gerir
9 h
Hermes Sueia Professor Tibana, pelo respeito que lhe tenho não vou baixar ao seu nível. Saiba que não bebo bebidas alcoólicas há mais de uma década.......Não vou comentar sobre os outros insultos. Para quem era Secretário da Célula do Partido, mudou muito camarada Tibana...........O Povo esse não mudou. Discuta argumentos e não discuta pessoas. Básico........
Gerir
9 h
Hermes Sueia ........e não há camponeses fictícios. Eu trabalho diariamente com camponeses de carne e osso.
Gerir
9 h
Roberto Julio Tibana Hermes Sueia você não tem diploma de sabedoria do que são interesses dos camponeses só porque está junto deles todos os dias. Depende se você entra nessa interacção não só com olhos e ouvidos para ver mas também com intelecto para racionalizar e ir acima do camponês para ajudar-lhe a sair da sue condição de roubado e enganado. Como você pensa e age eu tenho a certeza que racionalmente você está muito abaixo desses camponeses e de muitos outros que eu conheço.
Gerir
9 h
Roberto Julio Tibana Hermes Sueia pode pedir para os teus agentes publicarem os ficheiros que tiverem. Essa de Secretário da Célula nunca existiu. Leu as minhas Estacas no meu mural? Você tem lá tudo para saver e debater dá minha trajetória. Convido-te. Estou a falar contigo como antigo colega de Faculdade. Lá também não tem nada de Célula de Partido. Aí você enganou-se redondamente. Delírios. Voltemos ao assunto principal. Como é que em menos de 10 horas você muda de posição no assunto das dívidas ocultas. Esse é a discussão de hoje desde esta manhã. Vamos lá CAMARADA Sueia!
Gerir
8 h
Hermes Sueia Venha ao terreno Professor fazer uma avaliação objectiva.........Quando um contribui a sua maneira e de acordo com as suas capacidades. .
Gerir
8 h
Hermes Sueia .........e só me posso penitenciar por não ter sido mais claro no meu posicionamento sobre a matéria do post em debate. A Luta Continua.
Gerir
8 h
Sandro Issufo "entrei num bar, apanhei uma bebedeira daquelas e culpei ao dono do bar por me ter permitido beber daquele jeito, daí que temos que dividir a despesa, não pago. Como ele foi capaz de me deixar beber daquele jeito"?

"In bebidas ocultas..."


🏃🏿‍♂🏃🏿‍♂🏃🏿‍♂🏃🏿‍♂
Gerir
13 hEditado
Cabral Vania Imagino que por estes dias sais ao bar bates mais uma e comes um petisco e pagas o que comeste e bebeste e parte da bebida oculta ou seja criaste um ciclo vicioso de bebedeira oculta no bar do FMI...
Gerir
15 h
Lito Heliodoro Mundlovo Sempre soube que esse senhor estava despreparado para o cargo, só não sabia que estava tão despreparado até este ponto...a ignorância é atrevida mesmo
Gerir
13 h
Arsenio Uamba Foi a Londres fazer Palhaçada...
Gerir
13 hEditado
Antonio Gomes Dá para perceber o estado da nação...
Gerir
GostoMostrar mais reações
8 h
Angelo Malangane É vergonhoso ouvir isso
Gerir
GostoMostrar mais reações
5 h
Momade Braimo kikiki, carambas pa. que resposta iracional

Sem comentários: