domingo, 22 de abril de 2018

Se o assunto do Shoping era tão grave como é que já reabriu?

Foto de Ce Henriques.
Rui Pinto
Se o assunto do Shoping era tão grave como é que já reabriu? Se era uma irregularidade sanável com pagamento de multa porquê esse teatro? Os empresários investem, fazem obras interessantes, visíveis, criam postos de trabalho e depois, no meio desta crise, veem uns inspectores destruir, em forma de show, o trabalho árduo dos outros. Quantas lojas ficaram fechadas, quanto prejuízo tiveram os vários negócios que funcionam naquele espaço? Porquê que não vão fazer inspecção às barracas imundas do Museu, cuja existência não tem qualquer justificação?
Essas inspecções exageradas parece que só conseguem esmagar e humilhar os ricos pequenos e médios, distraindo a população dos grandes problemas do país e das grandes ilegalidades que enfermam os empreendimentos dos grandes tubarões. Parecem manobras de diversão. O jovem gestor exagerou e não devia ter usado violência, mas os jornalistas estavam num espaço privado e foram advertidos para não filmar, mas continuaram com manobras, tipo estavam a calibrar os aparelhos.
Então, quem faz o que quer sofre o que não quer. Pelo sotaque, o tal Valdemir Sousa não parece estrangeiro. É claro que a sua cor da pele trás outras lembranças e toca outras sensibilidades. Na verdade o mal aqui foi mesmo da acção inspectiva, visivelmente destinada a prejudicar, de forma humilhante, os empresários daquele empreendimento, que são muitos e variados. Eu gostaria de ver esse rigor em relação aos milhares de empreendimentos claramente ilegais e abusivos que pululam pela cidade, dos quais as barracas do museu são apenas um caso, mas onde avultam outros empreendimentos de vulto como a ponte Maputo-Catembe.

Acho que se formos lá à direcção donde partiu a ordem de encerramento nem sequer devem ter os extintores obrigatórios que sempre exigem dos estabelecimentos. Legalidade sim, mas para todos. Temos que ir com calma, não estamos no primeiro mundo, É preciso dar tempo às pessoas, aos proprietários, para sanearem as irregularidades, porque se for assim drástico então todo o país fecha e é suspenso, as casas e muros têm que ser demolidos, e os chapas e my loves apreendidos, porque não cumprem os requisitos legais ou não foram devidamente licenciados, muitas vezes por ficarem anos nas gavetas das autoridades. Concordo que se há algo muito grave, mas muito grave mesmo, o shoping teria que fechar, mas pelos vistos não, pois deram mais 60 dias para regularização e o espaço cumpre com a maioria das exigências. Também não concordo, obviamente, com a infeliz actuação violenta do tal Valdemir, mas também não vejo nada de muito extraordinário nisso: a violência nunca é bonita, salvo talvez na luta desportiva.
E, se a cena foi filmada é porque os jornalistas, buscando naturalmente um furo jornalístico, continuaram a filmar após terem sido proibidos, evidenciando aqui "provocação", que irá atenuar a responsabilidade do agressor que, para todos os efeitos, praticou um crime comum: os jornalistas não são autoridades e até é questionável a sua presença naquele local.
Estou a ficar cansado destas nossas autoridades. Qualquer dia destes é melhor irmos todos trabalhar para o Estado e desistirmos de ser empreendedores: aí é que começaremos a ter viaturas zero km, fatos à medida, formações no exterior e hospedagem em hotéis de topo. Não é fácil fazer negócios em Moçambique, nada fácil. Um empresário médio normal, que não tem acesso a linhas de crédito e a esquemas especiais (onde no fim não se devolve o dinheiro e não acontece nada), um empresário desses, leva anos para, com muita disciplina, comprar um terreno e construir uma casa aos poucos. Mas, o funcionário do sector público, um procurador distrital, faz uma mansão em menos de um ano. Que milagre é esse?
E depois, ainda abre uns "negócios" paralelos com algum testa de ferro, senão for mesmo directamente, tão grande que é o descaramento e a promiscuidade. Quem é que faz as grandes festas de casamento e bodas similares? São os empresários normais? Não! São sempre os mesmos: agentes públicos ou então os empresários de fachada, testas de ferro, empresários de sucesso que aparecem e desaparecem consoante a influência dos seus padrinhos no poder da época.
Toda a gente vê, toda a gente desconfia desse milagre, mas a vida continua. Quando é preciso mostrar serviço cai-se em cima de uns empresariozinhos e a população, carente. frustrada, sedenta de vingança contra as injustiças que sofre dia a dia, aplaude, sente-se redimida, vingada.
Fechem-se as padarias e os shoppings, acabem-se com os chapas e os my loves e venha novamente o Estado explorar as Lojas do Povo, Romos, Cooperativas de Consumo e Aldeias Comunais. E, já agora, fuzilemos e chamboquemos o capitalista candongueiro especulador. Haja moralidade!
O "inconsequente populismo" do INAE e do MITADER
Certa vez, um amigo ensinou-me que os detentores de riqueza e sabedoria não o exibem... e que quem o exibe pouco tem ou sabe. Algo que Cristo também ensinou, alertando, aos seus discípulos.
Nos últimos tempos, se calhar no sentido dos "santos/apóstolos dos últimos dias", quiçá inventores da roda, estas duas instituições, no cumprimento dos seus competentes mandatos, se têm desdobrado em muitas acções... de tal sorte que as objectivas nunca escapam ao seu trabalho... se a seu pedido ou se por fuga de informação só os deuses saberão...
Tudo parece feito para mostrar (aparecer) do que para solucionar os desafios que se impõem. O INAE, na sua encruzilhada contra a restauração, originou, de forma indirecta, o encerramento de pelo menos um estabelecimento comercial... disso resultou algum desemprego e algum retrocesso na luta contra a pobreza (os vendedores de fruta, pescado, etc.. viram-se afectados).
Vide que os famosos "quartinhos" conheceram a fúria do INAE, como se o curto descanso e o lazer carnal fossem o pior dos pesadelos desta humanidade...! Porém, o mesmo INAE nunca foi capaz de "ir" às barracas espalhadas pelo país... onde é omnipresente o desafio da saúde pública...
Noutra banda está o MITADER... que bem se tem batido na protecção da madeira... mas que acaba por resvalar nalguma xenofobia... pois, pelo que se vê e lê, o chinês é o mau da fita... "malgrado" os esforços de cooperação da China que duram desde a luta de libertação nacional... A terra escapou por pouco...
Hoje, foi dia de "empreitada" contra o super Marés, que podia ter resultado em danos humanos incalculáveis... sortudo foi o concidadão Hélder Mathwassa porque "moderada" foi a fúria de Vladmir de Sousa. Um entusiasmo que até parece ser para "abafar" o caso do marfim apreendido...
Moral da "história", não pretendo advogar que as instituições cruzem os braços, mas que se calhar devam sensibilizar e evitar o extremar de posições...
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Gilder Anibal Entao, o game esta agressivo manos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Ayrton Cassamo Mana e se depois da licença eles terem aprontado das suas? O pelouro tem o poder de encerrar? Apenas dúvidas...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Ce Henriques Ayrton Cassamo Ao que ouvi na comunicacao social era problema de Licença. Se esta existe, nao eh problema. Agora em relacao ao cumprimento dos limites eh outra discussao. Alias, se o problema fosse levantado nos termos em que coloca penso que a licença nao circularia... Eu compreendo a nosaa razao de querer ter razao neste assunto. Ate pode ser que tenhamos razao. Mas os termos que usamos para chegarmos a razao? Hummm...levou a este barulho todos
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)Editado
Ayrton Cassamo Ce Henriques okok, vamos aguardar, essas novelas as vezes são longas...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Ce Henriques Ayrton Cassamo esta sera uma delas... longa por varias situacoes ocorridas nela.. Eu tenho algumas duvidas: A licença eh verdadeira ou falsa? Nao sei porque nao apareceu quando os inspectores la estavam. Se for verdadeira, como os inspectorea nao sabiam tendo saido eles no mesmo Edificio onde dunciona a Direccao Nacional do Ambiente? O que faltou? O que iam la fazer? Fiscalizar a licença ou os limites da utilização da mesma, isto eh, o que eles nao podem e podem fazer como grupo no ambito ambiental? E se houve incumprimento daa recomendacoes de 2015, o que aconteceu em 2016, 2017 antes de se tomar a decisao de encerrar?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Ayrton Cassamo Ce Henriques yes, tens razão e as dúvidas são legítimas, parece que vamos ter muitos processos neste caso...pelo que percebi do comunicado do marés, STV, MISA, etc.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Ce Henriques Ayrton Cassamo Condeno a violencia contra o Jornalista. E minha vontade era ter poder para expulsar o gestor. Ainda bem que nao tenho. Aquele acto eh condenavel sobre todos expectros. Mas isso nao retira a desconfiança do cidadao sobre a nossa actuacao nestes casos de fiscalizacao... Tudo tem a ver com a forma e o fim.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)Editado
Dino Foi Ce Henriques : mesmo meu escritório de serviços não foi autorizado o alvará até virem os bombeiros, saúde, mic e não sei quantos outros. Como um edifício daqueles seria autorizado sem licença?!
Tem gente tentando mostrar trabalho e com câmeras!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Ce Henriques Dino Foi afinal já percebeste! recrutas do grupo de choque ...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Dino Foi Arii! À luz do dia?!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Ce Henriques Dino Foi com mania de que sabem tudo, são melhores em tudo, e tem autoridade para tudo. So que eles fazem mau serviço e pior, tentam matar quem lhes dá ramo para sairem da enchente... BESTAS!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)Editado
Isalcio Mahanjane Pois Ce Henriques... e a ser verdade, o ministro do pelouro devia der a humildade de se demitir...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Ce Henriques Sem extremismos... aguardemos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Dino Foi Eu não gosto da palavra mas NUNCA ouvi isso! Ayi psitsikeni.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Cossito Freitas O quê de demitir-se? Kkkkk.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)Editado
Jeremias Chemane O mais urgente possível. É estranho o facto de ele estar a ser citado quando no seu ministério existe uma direcção que lida com estes assuntos... Não é o ministro que foi fiscalizar o Marés, então não pode ser o ministro a se pronunciar sobre irregularidades de que desconhece.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Isalcio Mahanjane Os louros e os deméritos cabem na mesma figura, o titular do pelouro.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Alexandre Chivale Acho que o titular do pelouro está com inveja da fama de malta Yolanda Boa😎
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Thikysan Mahalambe Hahahahahahaha
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Mwanemah Guimas Nao podias🙈🙈🙈
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Dino Foi Drogado. Bwakakakaka
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
René Mucavele AC não tomou remédio da panelinha. Juro!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Rute Roberto Matavel Lamentável o retrocesso da luta contra pobreza... (...)
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Mwanemah Guimas Um paradoxo que nunca vamos entender. Numa banda em que tudo o resto é feito a moda jeito jeito, há imposições de primeiro mundo! Can you believe it?🤔🤔🤔
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Rute Roberto Matavel Como diz o velho ditado (a vida é um Jogo...) antes eu não entendia! Agora vejo que constitui verdade até no profissionalismo! É um jogo de.... (...)
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Dino Foi Mwanemah Guimas : minha esposa estava proibida de usar a frase antes de adquirir a nacionalidade moçambicana mas diz assim: “ Moçambique é do terceiro mundo com comportamento do primeiro mundo”.
Os procedimentos se bem implementados devem criar uma sit
uação em que a qualquer momento possamos avaliar e fazer ajustes correctivos.
Há dias peguei 8 majolijos numa praça na Beira para descarregarem um camião e colocar o conteúdo no armazém e logo a Inspeção Geral do Trabalho queria contratos de trabalho, botas, fatos macaco e máscaras, leite fresco e a lista era interminável. Assim estou à procura de uma solução de robots em que o camião chega e as máquinas começam a fazer o descarregamento.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)Editado
Mwanemah Guimas Dino Foi mais ilustrativo que isto impossível!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Mwanemah Guimas Dino Foi Pessoas que estão nos agitar para ter cuodado com o ambiente (não que não seja importante), nas terras deles os animais têm hospital parece de pessoa com direito à sala de operações (o NGtv que não me deixa mentir). E nós que nem temos paracetamol genérico vamos aguentar dançar essas músicas do Dj “ecologicamente correcto?”
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Agostinho Jose Lobato Do tipo não querem falar das cabeçadas do camera e estão interessados do fecho do restaurante dos tugas, peço para me darem sinal quando chegar o dia de pagamento para eu também pelo menos bater duas superbok.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Jaime Langa Agostinho jose Lobato é trivial que o assunto da cabeçada está tratado pelos competentes. Agora é tempo de ir atrás desta barbaridade protagonizada em nome da lei.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Agostinho Jose Lobato Este assunto tambem pode ser tratado em nome da lei, lei do trabalho para os que vão ficar desempregados e se tinham documentaçao regularizada tambem pode se observar a lei.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Isalcio Mahanjane Agostinho Jose Lobato, “do tipo não entendi...”
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Isalcio Mahanjane Agostinho Jose Lobato, “do tipo não entendi...”
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Bruno Pinto Completamente de acordo ctg Isalcio Mahanjane.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Teo Nhangumele Certíssimo meu caro. Conclusão acertadíssima.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Esmeraldo Matavele Concordo consigo, ilustre.
Eu também sempre defendí que essas instituiçoes inspectivas devem fazer o seu trabalho normalmente e de forma permanente.
Nao precisam de chamar a imprensa para fazer o seu trabalho...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Mariana Figueiredo Na minha opinião, o governo pode fazer o que quiser (desde que legal) para trabalhar, incluindo mostrar os bandidos da dívida pública ! ...Isso é opção do governo. Entretanto, nada, mas nada, justificou a brutalidade daquele miúdo para com jornalista que, em meu ver estava a fazer o seu trabalho como todos os outros . Que eu saiba, a lei de imprensa não o inibia de estar ali, até porque foi convidado por uma instituição do Estado! Fico deveras desapontada ao ver que muitos moçambicanos estão a banalizar a agressão, apimentando-a com justificações sem cabimento ou banalisando-a. Lamentável ! Até que ponto se perderam valores nesta sociedade ! Se fosse tempo de Samora aquele miúdo havia de conhecer chamboco juro! Um verdadeiro moleque de rua.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Isalcio Mahanjane Mariana Figueiredo, de que bandidos fala? Há alguma acusação nesse sentido?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Mariana Figueiredo Não desvia o foco...apenas dei exemplo que se eles quiserem podem mostrar os bandidos da dívida pública. Mas o assunto não é dívida pública 😉 É a agressão ao jornalista. Foi sobre isso que fiquei o meu comentário
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Mariana Figueiredo Foquei quis dizer 
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Isalcio Mahanjane Mariana Figueiredo, onde entram as dívidas aí?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Mariana Figueiredo Peço para ler de novo o meu comentário e não desviar o foco. 😉
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Jeremias Chemane Você desviou-se sozinha... Se o assunto da divida não era seu foco porquê invocaste-o?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Anacleto Mercedes Aguardo pel'O "inconsequente populismo" do INAE e do MITADER II
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)

Agredir jornalistas é repugnante! As competentes autoridades devem, com celeridade, seriedade e respeito pela lei , instaurar um inquérito no caso Marés vs MITADER...
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Sarah Sacha afinal o que aconteceu?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Azevedo Eduardo Muhapsa Nao sei se foi bem assim....
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Esaúú Cossa Caro Azevedo vide definição de agressão e legítima defesa. Depois podemos argumentar.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Azevedo Eduardo Muhapsa Esaúú Cossa obrigado pela recomendacao. No entanto aqui eu ainda estava unicamente a partilhar um link a partir do qual tive a minima informacao do que aconteceu la de acordo com a pergunta da Sara. É que para mim o ponto central neste momento nem é esse. Soube ha pouco que "por motivos de irregularidades ambientais o marés foi encerrado e com multas a pagar....". Eu me questino, ha quanto tempo o marés está ali? O que aconteceu nos primórdios entre marés e o poder público (seu representante)? Nao cabe que so hoje isso tenha sido suscitado e levado a multas/encerramentos e neste caso a "ignobil cena que anda nos videos do WhatsApp e aqui no facebook". A malta banha/va ali meu.😣😣
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Esaúú Cossa Azevedo Eduardo Muhapsa e essa questão vai alterar algum facto? Devemos viver para o futuro e não de vasculhar passados. A pergunta é, existe ou não irregularidades cometidas? Porque não multaram no passado é buscar fantasmas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Azevedo Eduardo Muhapsa Esaúú Cossa claro que não altera. Mas entendo que por razões de "imputabilidade" se me permite o termo, toda linha actuante até termos desembocado nisto deva ser responsabilizada, do contrário, só parcialidade. Enfim.... como diz em nada altera. Grande Abraço.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Isalcio Mahanjane Azevedo Eduardo Muhapsa, me parece ter sido bem pior...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Azevedo Eduardo Muhapsa Isalcio Mahanjane pois. Uma lástima. Mas insisto, receio que possamos estar a lidar com os sintomas e não muito com as causas. Eu honestamente gostaria de saber como é que isto vai terminar. E oxala nao se espere por 10 anos para se detectar irregularidade no complexo do BM, bem antes do SM. Um grande abraço Isalcio.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Isalcio Mahanjane Azevedo Eduardo Muhapsa, concordo que tenhamos de estudar principalmente as causas... forte abraço.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Chande Puna Nao foi nada como dizem
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Luis Muianga Isalcio Mahanjane eu presenciei esta vergonha é lamentável e repugnante eu próprio fui vitima ninguém escapou a "fúria" daquele homem...!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Esaúú Cossa Estou chocado. Como pode isso???
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Isalcio Mahanjane Os jornalistas têm o meu incondicional apoio e a minha solidariedade.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Dário Cláudio Dias Na minha opinião os jornalistas eh que foram os prevaricadores, pois nao foram didacticos, nao agiram com etica ao filma sem previa autorizacao dos empresarios. Infelizmente neste pais os jornalistas gostam de tratar os empresarios como se fossem bandidos, nao pode ser! Houve provocacao p parte dos jornalistas!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Jeremias Chemane De que autorização falas meu caro??? Quem deveria dar a tal permissão? Os jornalistas foram convidados pela Mitader a registar um trabalho e você vem aqui e fala de permissão? Ja agora, que tipo de filmagem é tão ofensiva até o ponto de o protagonista sofrer pancadaria violenta? Devia medir-te a língua antes de comentar desprovido de bases..
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Isalcio Mahanjane Dário Cláudio Dias, assustam-me a sua coragem e "coerência"...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Jeremias Chemane Que sejam frisadas as "ASPAS"
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Luis Muianga Dário Cláudio Dias este teu comentário é muito infeliz até me parece de alguém que esta acordar de um sono profundo, indique me um Jornalista que o Senhor conhece que tratou algum empresário como bandido...!!!?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Mariana Figueiredo Sr. Dario, mil desculpas só quero lhe pedir para ir a igreja rezar um pouco e depois quando voltar de lá ler a Lei de Imprensa em vigor no país. Obrigado
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Marques Abdala Isalcio Isalcio Mahanjane eu que nao entendo de Direito, mas vi as imagens exijo detencao imediata, nao precisa de inquerito,aquilo e agressao
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Isalcio Mahanjane Houve muito espaço para prisão em flagrante delito...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Jeremias Chemane Gestor do super marés agride violentamente jornalistas,durante uma cobertura, no âmbito da verificação da licença ambiental do estabelecimento. Oque mais sofreu foi o camera da stv que, para alem de ter o equipamento danificado, recebeu chutes na zona da coluna e da barriga... E, como se fosse pouco, o agressor, Vladmir de Sousa ainda a zombou da imprensa afirmando que os profissionais não passam de coitadinhos!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Isalcio Mahanjane Somos de facto coitados...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Atata Makumbi Acto inaceitavel.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Jeremias Chemane Dário Cláudio Dias é um flutuante.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Isalcio Mahanjane Acho que sim...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Fau Fadil Meu caro Dário Cláudio Dias, perdeu uma oportunidade de fiquer calado!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Dário Cláudio Dias Ilustres o que aconteceu foi vergonhoso. Um acto de populismo barato. Para fazer uma operacao de rotina o Mitader precisa de fazer se acompanhar de um bando de jornalistas? Tem que haver o minimo de respeito para com os investidores. Sinceramente
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Jeremias Chemane Tem ideia do quão pejorativa é a forma como você empregou o termo "bando"?... Desisto de si: Você é mais inconsequente que o gestor do Marés
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Luis Muianga Dário Cláudio Dias o Senhor é que é o maior Bando...!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Fau Fadil Qual é a "culpa" da imprensa? Ela agiu dentro da lei...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Rui Jose de Carvalho O lugar desse gestor é na cadeia e ponto final. Antes de ser deportado para seu país de origem deve cumprir metade da pena aqui para saber que as nossas cadeias são as mais incríveis do mundo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Mariana Figueiredo Concordo plenamente contigo. Nenhuma violência deve ser tolerada seja por que motivo for. Devemos cultivar o espírito de paz. 👏
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)

branco albino branco albino

ESSE MULATO QUE AGREDIU O JORNALISTA NEM É BRANCO, É MULATO, AFINAL MULATO NÃO É NEGRO? OBAMA É BRANCO? ESSE MULATO QUE BATEU O JORNALISTA É MOÇAMBICANO NASCEU EM MOÇAMBIQUE, TEM BILHETE MOÇAMBICANO, CRESCEU AQUI, DOUTOR BUQUE, NÃO VENHA NA TELEVISÃO NOS ENVERGONHAR É FEIO ISSO, QUER DIZER QUANDO O JOVEM AGREDIU OS POLÍCIAS NÃO ERA RACISMO, PORQUE O JOVEM ERA NEGRO, AGORA ESSE AGRIDE OS JORNALISTAS JÁ É RACISMO? VAMOS LÁ DEIXAR DE SER RACISTAS, COMO É QUE O MULATO VAI-SE SENTIR? QUE LHE ESTÃO A DIZER QUE É BRANCO, E QUE DEVE IR PARA A SUA TERRA, DEPOIS DIZEMOS QUE MULATO É NEGRO. EM OUTROS VIDEOS O JORNALISTA APARECE A EMPURRAR DE FORMA BRUTA O MULATO, E O MULATO PARTIU PARA A AGRESSÃO, OS DOIS FALHARAM, NÃO FICA BEM DEFENDER O JORNALISTA PORQUE É DA NOSSA COR. É FEIO ISSO E ESTIMULA O RACISMO, DEPOIS RECLAMAMOS QUE OS OUTROS SÃO RACISTAS, ELES ENTRARAM PARA UM ESTABELECIMENTO PÚBLICO TEM TODO O DIREITO DE FILMAR, MAS MESMO NOS LOCAIS PÚBICOS EXISTEM RESTRIÇÕES, SE VOCÊ ENTRAR NAS FINANÇAS PODE ENTRAR NO GABINETE DO DIRECTOR SEM AUTORIZAÇÃO E FILMAR? TEM QUE PEDIR O DIRECTOR SE ELE NÃO AUTORIZAR VOCÊ ESTÁ A FILMAR CONTRA A VONTADE DELE, E ISSO É DESRESPEITAR O OUTRO, A LIBERDADE DE FILMAR NÃO INCLUI LUGARES RESTRITOS, E QUANDO A PESSOA NESSE LOCAL PROIBIR, VOCÊ SE FILMAR CORRE O RISCO DE SER IMPEDIDO, SE CONTINUAR PODE HAVER AGRESSÃO E COM RAZÃO. NÃO É BOM VIR A TELEVISÃO DIZER QUE O BRANCO É PORTUGUÊS QUANDO NÃO SABE. ELE NEM É BRANCO NEM É PORTUGUÊS, É UM MULATO, TEM FAMÍLIA NEGRA COMO O SENHOR BULE, É FEIO ISSO. MESMO LÁ EM PORTUGAL TEM NEGROS QUE SÃO PORTUGUESES, AGORA SE FIZER ALGUMA ASNEIRA OS PORTUGUESES VÃO DIZER QUE DEVE IR PARA ÁFRICA? A COR E A NACIONALIDADE NÃO TEM NADA A VER, NINGUÉM É MAIS MOÇAMBICANO QUE OUTRO SÓ PORQUE TEM A COR MAIS ESCURA. SÃO ESSES QUE MANDARAM MATAR O SISTAC PORQUE PARA ELES O SISTAC NÃO ERA MOÇAMBICANO POR SER BRANCO. DE REPENTE VOCÊ VAI VER O PAI DESSE MULATO É NEGRO, OS AVÓS SÃO NEGROS. ELE AGIU ASSIM COM O JORNALISTA PORQUE NÃO BATEU OS OUTROS? PROVOCOU LEVOU PORRADA, AGORA NÓS OS NEGROS TEMOS QUE TOMAR AS DORES DO RACISMO E DEPOIS OS OUTROS É QUE SÃO RACISTAS. E SE O MULATO FOSSE NEGRO?

Sem comentários: