sábado, 21 de abril de 2018

Tem carro disponível, comida e combustível mas por causa de lenha doentes não comem desde segunda.

Unay Cambuma
12 h
ISSO É GRAVÍSSIMO!
Administrativo do hospital distrital de Dondo, Hermenegildo Cambula, está a Matar doentes.
Desde segunda-feira que doentes internados e respetivos funcionários que fazem turno, estão entregues a sua sorte, tudo por falta de lenha.
Ha 10 anos que lenha é fornecido pelos chineses madeireiros mas pela baixa produção, Chineses estão a vender duas toneladas a 1500mt, suficiente para um mês. Mas desde que a diretora distrital cessou suas funções, administrativo não tira nem um tostão para aquisição de lenha. Tem carro disponível, comida e combustível mas por causa de lenha doentes não comem desde segunda.
Centro de saúde de Dondo possui aproximadamente 70 camas para internamento, recebe doentes de 11 centros de saúde e maior parte destes provém de regiões distantes como savane, sengo, tundane etc locais distantes e são absolutamente pobres que nem um pão conseguem comprar. Estão a fazer antibióticos pesados, antirretrovirais, medicamentos de tuberculose que são muito fortes para o organismo, imagine um organismo com estômago vazio?
São mortes incontáveis.
Dondo está sem diretor distrital de saúde há um mês, os vícios de desvio de valores continuam, agora que a médica chefe acumula funções (diretora interina), o bando está a sugar tudo e menos nada. Mas ninguém imaginava que sugariam a saúde do paciente.
Desviam ajudas de custos dos funcionários, distribuem-se dinheiro destinado ao programa de HIV em envelopes como se fosse bolada, tudo isso nas barbas do edifício da administração do distrito.
Este administrativo e seus comparsas estão a matar a saúde em Dondo.
Precisa-se de um novo diretor urgente e limpar a Contabildade, com todos vícios.
Estamos entregues a nossa sorte. Fazemos 24/24 sem alimentação, temos q comer pão para cuidar do doente q vai morrer de fome.
Muito triste
O clima de trabalho no hospital de Dondo é de lamentar.
Ontem às 13:33 · Enviada através do Messenger
Comentários
Unay Cambuma A jovem 7a mulher do Jacob Zuma (N. Conco, 24 anos). Assim ela teve um bebê do Zuma ontem. O Zuma já pagou o lobolo e tudo so falta casamento civil.Gerir
Responder11 h
Francisco Nabila O kota é fogo, hemmm
Gerir
Responder10 h
Unay Cambuma A ministra Alzira Abdula e uma total incompetente e barona de venda/desvio de medicamentos e uma nepotista de uma figa.
O marido, o barao Salim e um grande tubarão que importa medicamentos piratas e baratos para o ministério.
Gerir
Responder1 h
Unay Cambuma INBOX2
Mano Unay
aquele teu post de Polícia sendo marginalizados em Tete, obrigou o ministro estar em Tete e arrumar a casa, Muitos policias satisfeitos
Gerir
Responder10 h
Carlitos Santos Manuel Mas desde quando a medida de lenha é expressa em toneladas? Nao nos emburreçam por favor.
Gerir
Responder11 h
A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Unay Cambuma Acredito que seja tonelada métrica. 
E porque a lenha nao pode ser em tonelada? Ate um liquido também é expresso em toneladas.
Gerir
Responder11 h
Unay Cambuma E você Carlitos não tente irritar me aqui só porque ese um médico lá em Nampula.
Gerir
Responder11 h
Unay Cambuma Neste pais existe excesso de lambe botas e idiotas úteis.
Gerir
Responder11 h
Francisco Nabila ...a lenha é expressa em quê, já agora Dr.?
Gerir
Responder8 h
Carlitos Santos Manuel Francisco Nabila Até hoje nao sabes? Nao ha nucleo de alfabetizaçao na tua zona.
Gerir
Responder7 h
José Zeferino Vicente Kakakaka, logo médico? Acho k tem peixe grande ( GAROPA) k lhe enguliu para xegar donde xegaste nem? Pode ser akele peixe k inguliu o Jonas pra o Nenives vive até hoje, por isso admiremos...........
Gerir
Responder6 h
A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Adelaide Caetano Mano Fidel Fulede cunha Candida Augustovenham ver essa publicação
Gerir
Responder6 h
Marquez Sacaunha Ju Os centros de saúde Sede ou Hospitais Distritais não usam tonelada como unidade de medida de lenha neste país. Ha carradas, isso sim. Parem de manipular a opinião pública.
Gerir
Responder4 hEditado
Fato Albino Estao a cabar com as vidas humanas , É lamentavel neste pais Ninge houve os gritos do povo
Gerir
Responder12 h
Mahomed Hanif Gafur Estamos entregue a...
Gerir
Responder12 h
Nordine Valgy Exigimos medidas pesadas para estes.... em dondo passa se muintas coisa mas ninguém faz nada.....
Gerir
Responder12 h
Francisco Nabila mto triste e lamentavel, a ser verdade, a atitude desse administrativo
Gerir
Responder12 h
Paisano Bissopo verdad a diax passei la nem o enfrmero havia almocado e nem bloco d receita tem
Gerir
Responder10 h
Nelson Ninteia Sra Ministra de Saúde por favor tomar medidas urgente.
Gerir
Responder12 h
José Zeferino Vicente Fora do empredo
Gerir
Responder11 h
José Acácio Alfoi Quem me der a ter puder.
LUABO, LUABO...
INBOX
Noticias de última hora em Luabo, os homens logo que se aperceberam e viram com os próprios olhos a exposição das suas verdades hoje não conseguiram ficar de pé e não sei se irao pegar sono , pois, trata-se da verdade que não esperavam o povo saber e agora já sabem e não que confiança irao ter com o povo. Falei do processo de concurso que está PENDENTE porque os outros membros do juri não estão a concordar com o candidato do Administrador JE-Construções. Já tenho o nome da pessoa que negou assinar a favor, é um tal de MESA que é técnico de Obras da Infraestrutura, sendo assim o gatuno Administrador junto seu filho amado Ataíde, para se vingar do Técnico que não está aceitar dançar a música deles acharam remover do júri porque já não tem como devolver o dinheiro do empreiteiro, sendo assim estão a tentar nomear para o processo outros técnicos que não percebem nada de obras para usarem as suas assinaturas e facilmente lhes manipular. Essa dupla funciona que nem iluminantes e de facto são, apenas o que falta é o povo ver Ataíde no Centro de Saúde a dar ejecção pacientes, se de facto não faz ou não fez até então, é porque não há dinheiro que Eles querem. Mas de facto está demais até fiscaliza obras em quanto nada percebe, Ele se acha de muito inteligente. Está também metido no SDAE- Serviço Distrital de Atividades Econômicas, porque lhe comunicaram que o serviço tem um concurso com parceria do vale do Zambeze para fornecer 3 tratores e Ele está lá a organizar o processo como se não tivesse técnicos capazes no SDAE.
A partir do limite de Mopeia à Luabo é possível ver placas de Divisão Administrativa durante a via com erros de Quilômetros, a última que marca o início da Localidade Sede diz 7 km para vila sede, mas na verdade são 13km para vila sede e isso é enganar os utentes da via assim como o povo. Quando questionamos o Serviço de Infraestrutura que é de tutela, a resposta foi:
Foi Ataíde que forneceu os Quilômetros errados ao empreiteiro, pois, apenas recebemos o nome de SDPI, mas na verdade não somos Nós que fazemos as coisas. Acreditamos que cada Serviço foi concebido para responder a sua área, mas quando coincide com um Distrito onde o chefe é analfabeto, arrogante e ladrão que apenas luta para extorquir o povo, as coisas sempre serão assim. Mas o povo vai fazer justiça.
A secretaria Distrital de Luabo atualmente não tem chefe da Repartição de finança porque o Administrador mandou cessar e lhe mandou para Escola Secundária, falo do Camarada Reginaldo Ribeiro, porque não aceitava falcatruas. Este homem não gosta de pessoas sérias no trabalho, apenas quer aqueles que tudo dizem sim senhor. Ataíde atualmente é Chefe da Repartição de Planificação da Secretaria Distrital, também exerce a função de Chefe da Repartição de Administração e Finanças é Chefe da UGEA, Presidente do Júri dos Concursos, Fiscal de Obras, É da UGEA também do SDAE. É pura verdade quem tiver dúvidas pode ir consultar, mas acredito que terá um fim triste. A vida dele é dever bancos para tapar as pessoas, deque as coisas que tem é por causa dos empréstimos.
Ataíde está arrependido pelo curso que fez e se de facto o governo for sério este tipo junto seu chefe terão um fim triste, acredito que a pessoa que confiou este ladrão Osvaldo, acompanha as publicações e está ciente de que Luabo desde que ascendeu a Distrito não tem nada e não se fez nada, apenas mandaram o Osvaldo como agradecimento de longos anos como camarada por isso tudo que entra no Distrito assim como orçamento é para o seu uso. O povo já prometeu se vingar dele assim como nas Eleições, já que ainda insistem em lhe manter.
há 10 horas · Enviada através do Messenger
GostoMostrar mais reações
Comentar
5 comentários
Comentários
Unay Cambuma INBOX

bom dia illustre! eu sou estudante da decima classe curso noturno na escola secundaria de cossore. ca na cidade de nampula. um professor da disciplina de fisica, de nome jacob, disse para nos alunos que tirassemos 50mts meticas entregar ao profe
ssor jacob para termos media 10 valor de ACS. eu que nao ganho suficiente no meu salario vou dar porque 50mts? o jacob elabora prova com um portugues nao sei donde, para os alunos nao tirar 10valores por vai vender 50mts. quando nôs perguntamos a ele, limita-se em dizer que voces têm dinheiro ainda mais esses militares mancebo. quando conquista uma aluna e é negado promete chumbar. trago mais detalhe. publique. no anonimato.
há 6 horas · Enviada por telemóvel
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder11 hEditado
Unay Cambuma O administrador de luabo é este ignorante. Este só confia na magia para "cegar" a mulher do Faustino dos antigos combatentes, a Carmelita Namashilua.Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder11 h
Unay Cambuma Havia um erro técnico no post mas ja corrigi amigos. Desculpem me.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder15 h
Gote Rafa Esse desfigurado do administrador esta com tempo contado
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Rocha Anibal Queremos conhecer o Administrador mande as fotos por favor
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder14 h

Sem comentários: