domingo, 22 de abril de 2018

TRIPLAMENTE OFENDIDOS!

Roberto Julio Tibana adicionou uma lista.
TRIPLAMENTE OFENDIDOS!
Ecos de Chatham House, com Nyusi !
  1. 1Nossas leis violadas!
  2. 2Roubados!
  3. 3Veredicto do Primeiro Magistrado da Nação: É vossa responsabilidade, POVO ESTÚPIDO, paguem!
Comentários
Isaac Simeao Mandlate ??????????????? Dr Tibane
Gerir
Roberto Julio Tibana O meu caro Isaac Simeao Mandlatetem dúvidas? Pelo menos o homem é citado a dizer que: “One thing is certain... The state has to be accountable for debts, we should not just abandon,” ["Uma coisa é certa... O estado tem que ser responsavel pelas dividas, nós não podemos simplesmente abandonar"]. O que significa isto, vindo de alguém que foi parte de um governo que tramou a coisa e era responsável da area que tem muito a explicar dessa trama? A não ser que ele estivesse a falar de outras dívidas. Mas se for daquelas que todos conhecemos como ocultas e ilegais, eu não tenho duvidas do significado desse pronunciamento!
Gerir
Isaac Simeao Mandlate Roberto Julio Tibana obrigado. Ainda nao estava a par desse pronunciamento do big boss. Em suma, we are all wrapped up as a present for a wedding that divorce is in the next day. Thanks Doutor
Gerir
Maylene Paulo Pois......
Gerir
Serafim Alfredo Mavale Eu não sei mais....!
Gerir
Carlos E. Nazareth Ribeiro Desfaçatez! É o termo que encontro para a mensagem do PR...
Gerir
Jah Yahwah Matavele Eu acho que às vezes é preciso vasculhar as informações postas a circular nas redes sociais do que engolir duma vez. Todos temos megas e acesso ao google. Não é tempo este de dar veredicto com base nos posts do facebook. 
https://noticias.sapo.mz/.../presidente-de-mocambique-diz...
Gerir
4 dia(s)Editado
Roberto Julio Tibana Ok, muito obrigado caro Jay Jah Yahwah Matavele por ter vasculhado mais. Aqui está um dos resultados da SUA vasculha:
"Então esse lado não tinha sensibilidade [para ver] que esse dinheiro era muito, demais para dar a um [país] pobre? Não há regras? Ess
a responsabilidade tem de ser partilhada, porque senão vamos sacrificar o povo"
E A MINHA PERGUNTA É: E ESTE lado (CÁ)? Não tinha sensibiulidade [para ver] que esse dinheiro era muito demais para ir pedir emprestado sem auatorização da Assembleia da República, e que fazendo isso estava a arriscar sacrificar o povo?
Qual é a sua opinião Sr. Jay Jah Yahwah Matavele ?
Gerir
4 dia(s)Editado
Santos F. Chitsungo Não Professor Roberto Julio Tibana, nós somos uns néscios, não conhecemos a nossa capacidade de individamento. "Tem" de ser os outros a dizer-nos que o nosso apetite é maior que o nosso estômago! 
Estamos a dar razão aos que nos considera(va)m "eternas crianças", malta PW Botha!
Gerir
Jah Yahwah Matavele Eu não tenho resposta para isso. Talvez os órgãos próprios ou as pessoas que lá foram pedir esse taco.
Gerir
4 dia(s)Editado
Fernando Elias Empresas de fachada que tiveram acesso a emprestimo bilionario a 5-6 anos ate hoje nao produzem nada e caso inedito. E ninguem tem responsabilidade so o povo e que a tem e ja esta a pagar caro essa pouca vergonha
Gerir
Santos F. Chitsungo E ainda assim, temos de ouvir um côro de louva a deus em hossanas estridentes a zurzir-nos os tímpanos! Descasting!!!
Gerir
4 dia(s)Editado
Issufo Issufo Uma vez que abrem a possibilidade de partilhar as responsabilidades, vou a correr para o banco contrair um empréstimo de 2 biliões de usd, vocês pagam e eu responsabilizo o banco por não verificar a minha capacidade de cumprimento. 😕
Gerir
Issufo Issufo Já não é mau alguém concordar em partilhar as minhas dívidas, e eu gozar de imunidade e impunidade pelo meu crime. A vida é bela!!!
Gerir
Joao Cabrita Filipe Jacinto Nyusi foi mal aconselhado pelos defensores da absurda tese de falta de 'due diligence', que não se importaram que o PR fosse fazer figura triste em Londres. Pretendem fazer crer que o banco credor impingiu um produto ao governo moçambicano sem dar pormenores sobre o que envolvia.
Gerir
Joao Cabrita Mas em abono da verdade, não creio que tivessem sido os mesmos 'conselheiros', a sugerir a Filipe Jacinto Nyusi que declarasse na Chatham House que o governo que dirige "está a colaborar com a auditoria", Simplesmente, Nyusi mentiu. E se julga que os que o escutaram Londres foram ludibriados é ingénuo.
Gerir
3 dia(s)Editado
Paulo Soares Foi fazer figura de parvo, de ignorante e subdesenvolvido!
SOMOS TODOS IGUAIS PERANTE A LEI?
Se aquele gestor que agrediu um jornalista da Stv tIver um tratamento diferente daquele jovem que agrediu os policias na semana passada eu nao vou acreditar mais no tratament igual perante a lei e ordem. O outro foi levado num carro de policia, posto em algemas e testado para substancias que foram detectadas. E este? Basta dizer que foi nervosismo? Justifica-se aquilo por NERVOSISMO?
ESTOU AINDA A MONITORAR AS NOTICIAS DA ULTIMA HORA PARA VER COMO AQUELE ASSUNTO FOI TRATADO PELA POLICIA HOJE! HOJE! HOJE!
Quem protege os nossos jornalistas? Quem? Alguem de direito viu e agiu?
GostoMostrar mais reações
Comentários
Edson Fernando Ilustre a atitude do agressor ñ foi das melhores, mas se vires bem as imagens o agressor começa por tapar as lentes do camera man e o camera man é quem começa a empurrar o agresser por 2vezes dai os murros e pontapés...Ñ estou por isso a concordar com a atitude do agressor.
Gerir
3 dia(s)Editado
Roberto Julio Tibana Ohhhh caro Edson Fernando! O QUÊ? chama-lhe 'agressor'... diz que o camera man lhe empurra por 2vezes ...e responde aos murros e pontapés MESMO COM A VITIMA ESTATELADA NO CHAO? Temos alguma noção de PROPORCIONALIDADE na resposta? E mesmo o primeiro ato de tapar a camara se justifica? Um individuo equlibrado e no controlo minimo e com respeito pela pessoa humana responde daquela maneira ? Hey! Pelo menos que seja levado para uma esqudra, posto em algemas, e testado como foi o outro! O resto os tribunais irao julgar, pois a SOICO diz que vai seguir os tramigtes da lei, e espero bem que o faca para o bem de todos!
Gerir
Pedro Visconde Esses tipo de comentários nesta fase são dsnecessários!Acho ficar calado faria lhe muito bem meu caro Edson!
Gerir
Cadu Moreira Você não está bem de cabeça Edson Fernando, fogo pha....nós albergamos colonialistas Portugueses aqui no país, naquele nosso espírito de hospitalidade para depois termos como troco aquele ato tão brutal?!! O que justifica tamanha violência contra um profissional de comunicação?
Gerir
Filho da Khandy O que eu quero é que saia do país sem direito a voo, que volte para Portugal de barco a remo.
Gerir
Sofia Meneses Dias Cassimo Ele não é estrangeiro é moçambicano. O facto de não ser negro não o faz estrangeiro. Há que deixar os estereótipos
Gerir
Benilda Reis É isso é moçambicano...
Gerir
Cadu Moreira Aquele colonialista Português, a semelhança do treinador Diamantino Miranda, deve sim imediatamente ser escorraçado daqui até Portugal, ntlha!
Gerir
Douglas Harris Cadu Moreira sendo ele moçambicano a lei lhe confere o direito do usufruto de todos benefícios a que tem qualquer cidadão desta República... com relação as agressões claro que o sujeito deve responder por essa agressão... fica feio aquí nesta página comentários racistas, não devemos fazer o que o colono nos fez, aí estaremos a ser igual ou pior ao colono. As diferênças raciais não nos faz superiores a qualquer raça que seja, ntlha!!!
Gerir
Cadu Moreira Aquele colonialista Português, deve sim ser escorraçado à orelhas até no seu país de origem, ntlha.
Gerir
Arsénio Matlombe Temos de introduzir as chicotadas... Como se faz em alguns paises arabes. Assim nao da. As pessoas nao devem ser expulsas sem o sabor da dor. Hehehe ...
Gerir
Roberto Julio Tibana E A PROPORCIONALIDADE? Ate' boxeiro quando da' KO ao adversri sa regras mandam que para de continuar a bater!
Gerir
Roberto Julio Tibana Maia Anussa Cassimo Abasse o que digo e' que a reaccao do gestor for desproporcional a qualquer provocao que ele possa ter sentido que aquele jornalista estivesse a fazer por estar ali e por tentar evitar que o gestor lhe tapasse a camara com as maos... O jornalista nao lhe bateu. Mas o gestor lhe bateu ate ele ficar estatelado no chao e ainda assim continuou a pontapea-lhe e a dar murros no chao. Isso e' falta de proporcionalidade na resposta ao ato que supostamento provocou a ira do gestor.
Gerir
Cremildo Nhalungo Se fosse um Moçambicano a fazer o mesmo em Portugal seria deportado dia seguinte e chamariam-no nomes que nem podemos imaginar. JUSTIÇA seja feita
Gerir
Cristiano Banze Não somos iguais perante a lei. O poder financeiro determina as diferenças. Infelizmente
Gerir
Cremildo Nhalungo Chega de humilhação na nossa própria terra. Exploram-nos e ainda agridem-nos???? Ninguém diz nada? Estamos na bananalândia?
Gerir
Luis Baptista Não sei se é um erro de observação. Mas o gestor foi atacado primeiro...

quando vejo os filmes de Hollywood, fico com um a impressão de estar a ver os direitos e "deveres" dos jornalistas. E também vejo os direitos e deveres os entrevistas... ora veja
mos, nos filmes os jornalistas sempre ficam por fora a espera o seu algo para tecer alguns comentários ou vão até a sala da conferência de impressão e aguardam pelo entrevistado. eles não entram em locais privados porque são jornalistas. eles têm limites. 

Em Moçambique, isso não se verifica. o único com direitos é o agredido. o agressor que vá para o inferno. Todos estão Unidos contra o agressor que para mim, também foi agredido.
Gerir
Dercio Manhice A lei aquí em moçambique dita o contrário que estás a dizer...
Gerir
Roberto Julio Tibana Ok, ok, as imagens estao la, os tribunais vao ter acesso a elas mesmo para fazer a camara lenta... tudo isso imagino que va ser feito. O ponto aqui e': HOUVE AGRESSAO BRUTAL E ABUSIVA! SEM PROPORCINALIDADE NENHUMA MESMO QUE SE DIGA QUE FOI EM RESPOSTA A SEJA O QUE FOR QUE ACONTECEU ANTES. MESMO ESTATELADA NO CHAO A VITIMA FOI PONTAPEADA E LEVOU MURROS. O Comportamento do agreesor foi muoto anormal e merece ser tratado como tal. Ate' porque tratar a ele como tratarm o outro jovem pode permitir tambem apurar se havia outRos elementos a influenciar o gestor para alem do dito nervosismo. Porque razao nao se fez o mesmo tipo de juizo em delacao aquele jovem? Lei com peso igual para todos!
Gerir
Luis Baptista Não vamos comparar casos. vamos analisar este caso. cada caso é um caso. Temos que saber distinguir neutralidade da objectividade. O meu comentário na verdade é uma chamada de atenção às nossas análises sobre os fenômenos. Não devemos apenas partir das consequências para julgar e condenar. Temos que olhar para as razões latentes também... a agressão não caiu do céu.
Gerir
Roberto Julio Tibana Luis Baptista o facto e' que o gestor foi brutal, de uma brutalidade que nao se justifica pelo que aconteceu antes, pois nenhum acto do jornalista foi de uma violencia que jutificasse ele ser pontapeado e levar murros mesmo estatelado no chao. Essa brutalidade nao se diferencia muito daquele daquele jovem que se meteu aos murros com a policia. e como tal, merece tratamento igual perante as autoriades da lei e ordem. O resto dos circunstancialismos e das licoes a tirar (e certamenteo que havera muitas de ambos os lados) fica para os tribunais e as administracoes e mesmo para as outras entidades enenvolvidas (como os sevicos de inspecao). Mas ali, nos factos que nos foram mostrados, ha caso para as autoridades da lei e ordem entrarem e fazer uma investigacao do tipo que fizeram aquele jovem que se bateu com os policias.
Gerir
2 dia(s)Editado
Alberto Ribeiro Com que base ? Mas todos temos direito a observação e opinião
Gerir
Paulino Da Fonseca Fanheiro Luis Baptista parabéns por ver as coisas do outro ângulo... porque o gestor pediu para que ñ se filmasse... é verdade vamos analisar com imparcialidade... so porque é jornalista acha que pode tudo.... haja respeito ñ digo que o gestor devia tomar aquela atitude...
Gerir
Alberto Ribeiro Não acredito que àquele gesto d repórter estivesse atacar o gestor ,a distância entre não era possível e quem atacou deu alguns passos p alcançar o alvo ,JUSTA JUSTIÇA
Gerir
Afifa Taquidir De facto essa chamada de atenção fez me rever o vídeo. Todos Nos Temos direito a nossa privacidade. Apesar de ser um órgão de informação não lhe dá direito a filmar dentro das instalações privadas onde o proprietário não autorizou. Neste caso ve-se no vídeo a pedirem para desligar as câmaras, ele vai até ao operador de Câmara e tapa a objectiva, que o repórter com a sua mão tira a que está a tapar a objectiva. A violência que se seguiu nao tem justificação
Gerir
3 dia(s)Editado
Alberto Ribeiro O gestor PEDIU o mesmo que dizer não faça o seu trabalho ,é exactamente por isso que o repórter tinha captar
Gerir
Óskar Ndzucula Alguns estão a defender o gesto do gestor agressor, simplesmente porque tiveram acesso às imagens(curiosamente feitas no mesmo local, no mesmo instante), as mesma que dizem que o agredido não devia ter os feitos, se temos acesso às imagens é porque não era o único a filmar, se estavam na comitiva da suspensão acho que sem ter tido autorização para registar as imagens, o gestor foi brutal sim e deve ser penalizado exemplarmente...
Gerir
Mondlane Dzowo Caro Luís Baptista, quando se trata de uma denúncia não certos direitos caiem em terra. Segundo, os jornalistas estavam a acompanhar uma equipa de trabalho. É com esta equipa que a gerência devia ter negociado o não envolvimento da imprensa. Terceiro, o jornalista nato sente-se com dever profissional cumprido quando consegue fazer o que se pode ter como impossível. Quarto, naquela agressão, quem aparece nitidamente a ser agredido é o jornalista. Quem sofre ofensas morais é o jornalista.
Gerir
Roberto Julio Tibana Caro Paulino Da Fonseca Fanheiro, aquela brutlidade, falta de sentido de proporcionalidade, falta de sentido humano, um abuso e violencia contra a pessoa humana daquela maneira nao se aceita em qualquer parte de mundo civilizado. Somente dementes podem aprovar aquilo. Aquilo e' lei da selva. Se as autoridades deste pais realmente sabem o que e' manter lei e ordem e proteger a pessoa humana, aquele individuo devia ser algemado, levadao para a esquadra, testado para todas as substancias possiveis de influenciar aquele tipo de comportamenteo, e sujeito a uma boa investigacao por psiquiatras, anstes de ser libertado. Isso seria bom para ele para ter todos os atenuantes se os tiver. E se houver agravantes para que sirva de licao. Fizeram isso com outro cidadao. Nao deve haver tratamento diferente para aquele sujeito. Portanto, a sua solidariedade com aquele tipo de atos e' tao abominavel como os atos eles proprios.
Gerir
Luis Baptista Me parece que ja não estão a analisar o vídeo. já estamos a julgar e condenar. Não é por ai onde deve andar o debate. Nos compete analisar o facto "video". O único instrumento que temos ao nosso dispor... Não sou especialista em direito mas sei que todos temos direitos. até um réu tem direitos. E os nossos direitos cominham com os nossos deveres...
Gerir
Sonia Mboa Mboa 1 jornalista
2 com camera na mao
3 estava a filmar

Dai quando colocado a mao na camera dele ele retira a mao do agressor

Qual a diferenca de um Policia uniformizado 
E
Um Jornalista com cracha e camera na mao
Sera que neste Pais se esquece das leis q aprovamos q protege o jornalista
Gerir
Paulino Da Fonseca Fanheiro Meu caro Dr. Roberto Julio Tibana não porque me solidarizar com aquele acto macabro... longe de mim aquelas atitudes so nego a ideia de influenciarmos e condenarmos somente pelas imagens porque deviamos saber o antes daquela macaquice toda... Abraço....
Gerir
Sonia Mboa Mboa Desta vez nao pode ser so um comunicado
A sociedade deve respeitar estes profissionais


Quero ver se ele vai dormir la ou em casa
E o que diz a leì
Gerir
Pedro Visconde Infelizmente esse tratamento igual só tá no papel meu caro!Este pais é outra coisa.
Gerir
Firmino Zita ONDE ESTÁ MADAME HELENA TAIPO?
Gerir
Nhantumbo Edmundo Célio Alexandre Foi visitar a tia vitoria ela xta mal em Termos d decisões severa
Gerir
Cal Barroso Estamos a espera que o Ministério da Cultura intervenha...estão sempre em prontidão.
Gerir
Roberto Julio Tibana Cal Barroso, um pouco de semelhanca somente, pois eu acho que a nossa policia trabalha 24/24, 7/7. Aquilo tem elementos de imntervencao imediata das autoridades como fizeram com o jovem que andou em pugilato com a policia: levado em algemas, testado da sua sanidade total, e depois esses elementos ficam nos autos. Se calhar ate um psiquatra teria que entrar, ja' que a justificacao do colega dele foi NERVOSISMO!
Gerir
Paulo Soares Não somos!
As leis são feitas pelos que mandam, contra os outros!
Gerir
Hermes Sueia Claro que não somos Professor Tibana.........
Gerir
Jaime Luis Jemuce Este é o verdadeiro Moçambique, quando se trata de um branco com olhos azuis o tratamento é com certeza com cortesia, quando somos nós que lutamos pela independência somos lixo com direito algemas do pescoço até as pernas. Vamos ser sinceros não existe igualdade de critérios a única diferença é que um é pobre coitado e outro é gestor de socos e pontapés de carreira.
Gerir
3 dia(s)Editado
Isac Paulo Mabunda Clement Foster Leia esse comentário.
Gerir
Luciano Justino Chemane Esse cidadão agressor devia ser exemplarmente punido, espero que este caso nao seja abafado como tantos outros.
Gerir
Nelson Wa Ka Maculetane A atitude desse gestor do Marés, foi típica de um verme, é de repugnar. 
Mas tentar comparar com a situação do sábado, pode ser caricato, na medida em que sábado a agressão foi contra agentes da lei, e eles dispõem de todos recursos e autoridades para 
imobilizar o agressor. Agora a vítima de hoje recebeu golpes e ficou impune a proteger sua câmera.
A não ser que haviam agentes da polícia por perto, aí sim, podemos achar estranho o facto de o agressor não tem saído do local algemado.
Gerir
Roberto Julio Tibana A polícia depois que viu aquilo podia ir buscá-lo once ele estivesse. O ato foi público. Nem precisa de queixa de ninguém! O caricato da minha comparação se existe só pode derivar do facto de que o ato do gestor até foi pior que o do jovem que entrou em pugilato com os polícias. Atirar uma pessoa ao chão com murros e depois continuar a mais murros e pontapés n.a. persona estatelada? Meu caro, pense bem. Pelo menos que lhe levem a esquadra de algemas e lhe testem para se ter a certeza que é um ser normal e não é perigo para mais ninguém e tudo depois vai constar dos autos!
Gerir
Nelson Wa Ka Maculetane Roberto Julio Tibana concordo plenamente consigo, se calhar o erro foi do Mitader em ir fechar as portas e não estar acompanhado pela polícia. O que estou a dizer é que hoje confronto entre civis, enquanto que sábado estava envolvida polícia. 
Também acho que a situação de hoje tenha sido pior, pois aquela do sábado me pareceu mais uma “luta de comadres” do que agressão propriamente dita.
Gerir
3 dia(s)Editado
Avelino Namarrocolo Este país eh uma vergonha, extremamente vergonhoso.
Gerir
Nhantumbo Edmundo Célio Alexandre Black is black whaite é outra coisa se fosse black akele tipo hey n kero imaginar
Gerir
Herminio Malaia Mande lhe seguir Diamantino Miranda
Gerir
2 dia(s)Editado
Álvaro Xerinda Não somos iguais
Gerir
Marques Xerinda Aquele sujeito teve a sorte dos jornalistas serem civilizados ....caso não teria ele parado no hospital
Gerir
Clovis Macave O gestor excedeu-se sim, nada justifica violência, porém, os jornalistas deste país, não raras vezes, misturam o publico e privado banalmente...Espero que este infeliz episódio ajuda na reflexão sobre alguns excessos e veleidades desta nobre classe.
Gerir
2 dia(s)Editado
Alvito De Renato Minzo Meu caro Roberto Julio Tibana igualdade em Direito não significa isso, é preciso ver o caso concreto, e de antemão já me parece que os sujeitos passivos das agressões são diferentes, de um lado temos um agente da polícia e do outro uma pessoa comum. É preciso analisar o caso concreto para que a justiça ganhe vida.
Gerir
2 dia(s)Editado
Mondlane Dzowo Não temos pessoa comum não. Do outro lado temos Polícia noutro lado temos jornalista. Jornalista e Polícia não são nomes de ninguém. Jornalista é detentor de um poder assim como o Polícia. O Polícia e o jornalista foram agredidos no exercício das suas funções.
Gerir
Alvito De Renato Minzo Meu caro, Para o Direito criminal esse lado romântico não existe, de detentor de poder ou não como a polícia. 

O que interessa é a existência de crimes especiais ou gravação de penas quando os sujeitos passivos tem certas qualidades, caso do agen
te, funcionário do Estado em que as penas agravam pelo simples facto de figurarem como sujeitos passivos, então, se nao existe nenhum crime que tem o sujeito passivo como jornalista ele enquadra-se nas pessoas comuns, ou como costumamos dizer é qualquer um.
Sendo assim, o tratamento para os dois casos vai ser diferente.

Veja bem, Para o Direito criminal, que é o ramo que releva aqui. 

Agora, Se eu acho o jornalista uma pessoa comum?, claro que não, respeito a profissão.
Gerir
2 dia(s)Editado
John Wetela O que aquele gestor fez, é justificado na ignorância contra a cor também, eu o conheço como é que costuma se pronunciar, só as vezes tem tido medo por saber que pode ser expulso do país.
Mas por mim ja merece expulsão.
Se puder pode voltar a portugal s
e refazer mentalmente.

O caso daquele jovem contra a policia, ja que é daqui, deve ser bem aplicado multa se possivel, e o condenar bons anos, no ano que sair da cadeia não será mais bêbado.
Gerir
Roberto Julio Tibana Caro John Wetela, eu nao sei se aquele gestor e' portugues ou mocambicano, Nem mem interessa neste momento. Ele que se veja com a justica. E se a justica achar que ele tem uma pena a cumprir, ela que seja cumprida aqui, onde ele violou a lei. Temos Mocambicanos em muitas partes do mundo a cumprir penas nesses outros paises porque violaram a lei dessas juriusdicoes. Portnato, independentemente da nacionalidade dele (que neste momento nao sei nem interessa), e' na jurisdicao mocambicana que os problemas se devem resolver.
Gerir
Francisco Pacheco Chigogoro Diamantino Miranda falou a verdade e lhe expulsaram do pais,aquela espanhola apenas manifestou a sua insatisfaçao teve a mesma sorte,imaginem q o tuga o q faz c os trabalhadores se ate atreve se a dar txaia aos paparazis da moz?pais de bananas !!!
Gerir
2 dia(s)Editado
Domingos Correia Mascarenhas Arouca os jornalistas o que e que estavam a filmar,penso que era suposto entrevistarem os lezados.quanto a aqua e inae,nao percebo porque andam escoltados pelos jornalistas,nao ao racismo,ser branco nao e sinonimo de estrangeiro.
Gerir
Jose Eduardo Concordo consigo quanto a questao do racismo e, nem é isso que o post principal versa. Comentarios é que fogem do foco. Ja nao concordo quando questiona o que faziam os jornalistas. Estavam fazendo seu trabalho, legalmente autorizado. Estando tudo certo Mares nada tinha para esconder.
Por ultimo, independentemente da raca, nacionalidade, etc., o gestor da Mares deve ser responsabilizado pelos seus actos vandalos.
Gerir
Chacate Joaquim Crime e público. É bom que o povo saiba o coco que nos é servido por essa gentalha da esquina.
Gerir
15 h
Monteiro Dias Luzaula Infeliz, Triste e lamentavel cena
Gerir
Erasmo Francisco Foi uma atitude grave e repugnante dos gestores da super Marés.
Gerir
Vasco Adao A moya ho biha u sukela henlha.
Gerir
Momade Braimo seja o agressor atacado primeiro ou nao. mas a brutalidade com golpeiou o jornalista, mostra claraente que no estava na sua plena consciencia. que a justa seja exercida no pleno para todos.
Gerir
Sérgio Wíliamo Penso k o camara man deveria se ater a captura das imagens que atentam contra o ambiente e nao naquelas dos gestores e donos do Mares sem permissao dos visados...
Gerir
Sérgio Wíliamo O super mares é o culpado pela poluicao q no caso é a pessoa juridica e nao o seu dono/proprietario. Contudo, o comportamento e atitude do Gestor é repugnante e intoleravel e devera responder p's seus actos.
Gerir
Sergio Buque Saudades da tia #Helena . Aquele ja estaria no vôo de volta a Portugal .
Gerir
Sérgio Wíliamo Penso que apesar da cor os donos e gestores do mares sao mocambicanos
Gerir
Tiago Valoi Noto que a maioria das pessoas aqui está a comentar coisas que não percebe numa clara tentativa de defender aquele imbecil feito gestor de meia tigela daquele estabelecimento. É preciso compreender os limites da dita privacidade quando se trata de informação! O repórter de imagens da STV, neste caso a vítima de agressão, não acordou de manhã e pegou na sua câmera para o Super Marés filmar aquele senhor a dormir na sua cama, ou em qualquer outro lugar. A imprensa, repito, toda imprensa, recebeu um convite para cobrir um evento específico que era o encerramento da loja por não obedecer certas normas ambientais, (note que aqui abre se um parêntese, ou seja, não estamos a discutir a razoabilidade da decisão do órgão que convidou a imprensa já que pode se levantar a questão de que haviam ou não elementos suficientes que justificassem aquela decisão). Mas voltando ao assunto agressão, é importante perceber que o Jornalista estava em exercício legal da sua função e nunca deve ser ameaçado, proibido e muito menos espancado tal como aconteceu. Naquela situação, caso o gestor não quisesse ser filmado deveria ter se ausentado do local dos factos ou devia ter obedecido as normas que violou para não ser encerrado. Apesar de se tratar de um empreendimento privado, aqueles sujeitos não vendem produtos para suas namoradinhas ou concubinas, mas sim a todo público moçambicano. Qualquer violação as normas atenta contra a saúde do povo e não somente deles como gestores. Por isso qualquer acto ilegal é passível de escrutínio não havendo,portanto, espaço para levantar questões de privacidade. E digo mais, nos tentos da Helena Taipo como ministra de trabalho aquele senhor a estas alturas estaria em Portugal,onde nem se quer devia ter saído
Gerir
Naine Mondlane Está tudo dito!!
Espero que os menos atentos leiam!!
Gerir
Bone Waka Falou e disse bem. OBRIGADO.

Ele que volte pra junto de suas concubidas rapido...20/24 ja
Gerir
Issufo Issufo Roberto Roberto Julio Tibana estou ainda um pouco a leste do sucedido. Mas desconheço a razão e pelo pouco que tenho percebido foi o jornalista que investiu primeiro?
Gerir
Pedro Tiago Há malta que anda aí a exibir uma licença para nos desviar do assunto principal, o espancamento de um cidadão moçambicano em serviço. Haja decorro!!!
Gerir
Jose Muchamano Jofre Diamantino Miranda já o tinha dito que não este país não é sério.
Infelizmente, isso lhe custou uma expulsão do país.
Vergonha ao rubro.
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 dia(s)Editado
Octávio Mangalo "Di fakitu"
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Guy Armindo Aquele deve ser responsabilizado e o visto dele de trabalho cancelado e enviar para terra natal dele

Sem comentários: