sexta-feira, 18 de maio de 2018

Algumas notas sobre o caso da mãe "coruja" e a vendedeira dos hambúrgueres:

Fatima Mimbire está a sentir-se pensativa.


1. não temos elementos suficientes para ajuizar o que se facto aconteceu. apenas duas pessoas sabem da realidade e uma delas está a mentir. Resta saber quem é e porque. Oxalá a parte mentirosa tenha coragem e discernimento para se retratar.
2. Apesar de não termos elementos, as boas maneiras e a prudência mandam dizer que nem sempre temos de acreditar no que os nosso filhos nos dizem. Quem conta um conto pode acrescentar um ponto. ainda que acreditemos nos nossos filhos, a razão nos diz que temos de ter ponderação nas nossas reacções. nada justifica humilhar outrem publicamente, por mais coruja que se seja, por mais nervoso que se esteja. Quando se trata de alguém que não conhecemos, sobretudo, temos de nos conter-engolir a raiva para poder perceber bem o que se passa. corujismo não é, de forma nenhuma, gritar com o mundo, alegadamente porque o nosso filho queixou -se de algo, mas procurar compreender e assacar as responsabilidades. 
3. é possível uma menina de 21 anos ser arrastada num centro comercial e/ou na rua sem que ninguém tenha visto? Ser um bom pai significa avaliar a razoabilidade do que nós é contado. 
4. A nossa polícia tem todos os defeitos que quisermos, mas os gabinetes de atendimento a violência poderiam ajudar a esclarecer sem que baixassemos de nível.
5. Somos uma sociedade muito má. ninguém se dignou a chamar a senhora à razão, apresentando opções para definir o caso e corremos para circular vídeos sem contexto, que imediatamente diabolizaram qualquer um dos lados, dependendo da tendência de cada um


PS: o nosso problema é partirmos da presunção de que somos todos bons e bem intencionados. A maldade existe e não tem idade. precisa encontrar apenas um coracao duro e fraco (isso mesmo). o velho ditado diz que confiar é bom, mas desconfiar é melhor.





Comentários
Madzukane de novo. Não se passa nada... mana falou tudo sozinha outra vezGerir


Alcy Amosse Obrigado Fatima Mimbire pela sensatez do seu post...




Fiel André Gulube Justisuína abordagem. .. parabéns Fatima MimbireGerir






Fatima Mimbire bom... reveja o vídeo com atenção no que a mãe disse. se for menor de idade a minha questão mantem-se mas com mais acento.


Sura Rebelo de Oliveira Fatima Mimbire não estou por causa a ida é grande no mínimo uns 17 ... Mas mesmo com 17 ou 15...


Pio Cassicasse Sura Rebelo de Oliveira sim pode ser maior, porque foi ao balcão do Banco sozinha tratar de cartão de crédito ou algo parecido...


Escreve uma resposta...


Alexandre Chirrute Belas Palavras Presada Fátima.Gerir


Vicente Cossa Tem 21 anos e vai queixar a mãe?


Angela Nareia Tudo dito e bem clarificado...estamos mal, o nosso pais vai de mal a pior.Gerir


Fernando Utui Por favor deixa o País fora da estupidez dos singulares



Escreve uma resposta...




Sura Rebelo de Oliveira Tipo aqueles filhos q se queixam dos professores em casa e os pais vão espancar professores...


Arlindo Cossa Conheço um ex-governador que já fez isso...


Arlindo Cossa E foi o mesmo problema que lhe levou a exoneração...Gerir


Escreve uma resposta...




Fernando Augusto Januario Afinal o que é mau não e para mostrar? 

Em algumas partes da sua dissertação me parece um pouco a defender alguém e pela sua postura crítica me parece suave demais, será que não esta a defender indiretamente alguem de suas relações?


Angela Nareia Hummm nao acho...pela minha percepçao parece que ela relatou apenas o que aconteceu.


Fernando Augusto Januario Angela Nareia, A postura daquele Senhora é duma prepotência sem limites, só pode ser defendida por alguem que é próximo dela. 

Quantos vídeos foram partilhados em repúdio a ações negativas praticadas por certas pessoas? Foi necessário consultar alguém? Do que se vê no vídeo acha que é montagem? A ser verdade que a muída foi agredida, será que estamos a defender que aquela forma foi a mais correcta?


Angela Nareia Com certeza..mais eu gostei da humildade e da calma da senhora de hamburguer, penso que ela tentou de forma clara e muito calma explicou o que aconteceu, aquele episodio da mae da menina, fez me perceber que nem sempre o nivel de escolaridade serve. Pra mim ela foi muito mal educada e agreciva com a senho de hamburguer.


Fatima Mimbire bom... se estou a defender é a conclusão a que cada um chega. eu não tenho nada a ver com aquela senhora. nao lhe conheço. uns dizem que se chama Vanda outros que é Ruth, não sei ao certo quem ela é.

acho que as pessoas gostam de ler insultos e mais. eu não vou tentar convencer a ninguém do que escrevi. eu recomendo que releia com calma e quantas vezes for necessário para entender o que estou a dizer.

Por fim, dizer que é normal as pessoas não entenderem a mensagem e é salutar quando perguntam como fez o Fernando Augusto Januario. concluir por achismos não é justo.


Escreve uma resposta...




Fatima Mimbire a verdade é uma e única: estamos a criar filhos mimados, cheios de assuntinhos e desprezo pelas pessoas. os meus pais quando iamos queixar sobre algo nos batiam (não é certo, mas já partiam do pressuposto de que uma pessoa sana não te vai bater a tia, embora isso pudesse acontecer). hoje, até um mal entendido já é assunto para os pais desataram a bater nas pessoas. a mal-criadez é tamanha que as crianças falam com as pessoa sem o mínimo respeito. ontem eu disse a uma menina de 16 anos no salão que estava a ser mal-criada com as moças do salão. que tivesse modos. enfim...


Bia Esteira Bem mesmo, lembraste da minha, levamos txaia nós😂😂😂😂


Arlindo Cossa Tenho dito que pelo facto de termos crescido sem quase nada e hoje termos um pokito, nos torna idiotas. 
A começar por nós mesmos que comemos de tudo e de forma desenfreada pra amparar os ânimos de uma fome de comida mesmo, fome essa que acompanhou-nos a vida toda. 

No meu bom e velho tempo os professores, tios, vizinhos “educavam” os filhos de outrem se se comportassem mal. E nós nem dizíamos em casa que levamos uma surra, sob pena e risco de sermos novamente fumbutados. Partia-se do princípio que se levaste uma sova é porque te comportaste mal.

Hoje em dia ainda que seja filho do teu irmão, se o repreendes, ainda que seja de forma APENAS verbal, utafswivona. Vem o pai, a mãe, o irmãozinho, a avó, PRM, procuradoria e com muita sorte não és linchado. E antes das sanções já vem aqueles palavreados dos tipo “seu invejoso, tudo isso porque a minha filha (de 5 anos) tem extensão e a tua não...”

Hoje se acha chique dar tudo aos filhos incluindo mimos e falta de educação em nome da tal auto-estima.

Já capinei na Escola Secundária da Matola todas tardes depois de sair da escola e ter de continuar no sábado de castigo. Queria ver isso a acontecer e os pais aceitarem.

foooogooo pah, onde estamos, somos um bando de emergentesinhos incultos de uma figa, isso sim...Gerir
5


Dadinha Da Graca O segundo vídeo..,mostra um sr a tentar acalmar a mãe, q pelos ânimos acusa a funcionária e ela pergunta com base ela a acusa..no mesmo da para ouvir a filha a pedir a mãe q pare com tudo..
Isso para não falar q a pessoa q gravou o vídeo apela as pessoas para não deixar q aquilo acontessese e da para ver algumas pessoas a intervir.. 
A sra foi lá já com soluções..e não,para perceber oq se passava.. Tanto q nem dá tempo p a funcionária se justificar e mto menos confronta a filha para saber da verdade.. 
Infelizmente


Fatima Mimbire Dadinha Da Graca infelizmente mesmo querida. a senhora se acha dona da verdade.

A senhora se devia retratar. é que não é possível a menina ser arrastada sem que ninguém tenha visto. 

O meu irmão Arlindo Cossa te. toda razao: somos um emergentezinhos de meia tigela, incultos, arrogantes.

aquilo não é corujismo não, é pobreza mesmo.Gerir


Arlindo Cossa Pobreza mental, espiritual, berçal...


Escreve uma resposta...


Sic Spirou É o que a ofendida de 21 anos devia ter feito. Não pagou? Foi arrastada ? Ali perto deve ter esquadra. Mas mamã veio pra violência. 
Haja coerência !!!



Vicente Cossa SinceramenteGerir


Joaquim Gove 21 anos de idade (#que_não_é_18). Ainda tem mom que embrulha na saiote??? Alguma coisa não está boa aqui...


Sic Spirou Whatever se com 18 ou 81, na verdade ! HehehGerir


Joaquim Gove Sic Spirou, yeah...!! Estou só a olhar para essa mulher de 21 a queixar e a mom a sair de capulana no peito, aquelas nossas mamãs da P. Caniço e kaMaxakeni... "Vai me dizer mi bem se no mi conheci bem... " hahhh...!!! Algo não anda bem aqui. 
Meu, com tudo no ponto e em tempo útil, essa mana de 21 já licenciada ou candidata.


Sic Spirou Tá ver neh...muito mimo aqui. A mãe está a estragar a ela e vai se lembrar disto !Gerir


Joaquim Gove Sic Spirou, para variar...




66 032 visualizações



Parece que a professora Isa não aprendeu com ela mesma
2


Sic Spirou Até foram encontrar isso do vídeo dela....aweneeee kk kkkk


Joaquim Gove Sic Spirou, meu irmão, vale a pena você viver assim anónimo porque no dia em que te fizeres de ser gente, aí de ti tropeçares no passeio: vão lembrar-te até dos times que andavas de pipoca, até trazerem à ribalta o teu style desse tempo porque nem pense que ninguém vê-te hoje e registe tuas coisas... Kikikikikiki


Sic Spirou Kakakakakakak pois é o que digo! Ser anônimo não tens stresses! Enfim


Joaquim Gove Sic Spirou... É isso mano.Gerir


Fatima Mimbire Joaquim Gove afinal como em se chama?Gerir


Joaquim Gove Eu não a conhecia até ontem, o Fátima Fatima Mimbire... Depois vi o link que segue, sobre o qual comentei com o Spirou.... Será esse celular dela ou a pessoa referida será ela!? Para mim, parece ser mais com a outra, a do Txova ou com a filha... 

Sic Spirou, para variar...




66 032 visualizações



Parece que a professora Isa não aprendeu com ela mesma


Escreve uma resposta...


Edson Da Graca Graca Subscrevo o ponto 1 e na minha opinião foste meramente infeliz nos pontos subsequente na qual mostras claramente a quem defendes


Fatima Mimbire a quem defendo?


Escreve uma resposta...


Belarmino A. Lovane Ponto 3 vou te-lo como mera dúvida sua porque se for uma afirmação estarás a tirar conclusões insustentável (tal como os demais). Sabes, nada justifica violência mas a ideia de que o "pobre" tem sempre razão chega a cansar. Uma ideia comovida por uma justiça sentimental e emocional. Muitas dessas senhoras tratam muito mal adolescentes externamente pertencente à classe média - alta. Que ousadia séria essa de deixar seu posto de trabalho para ir até ao ATM? Havia aí um POS do BCI porque não deixou a menina efetuar o pagamento? As vezes nem são instruções do patrão.... Há elementos estranhos nessa história mas claro, jamais serão desvendados porque temos um alvo pré- estabelecido.

NB: "Pobre" é uma mera representação das diferentes classes sociais.



Alicio Vumela Subscrevo-me ilustreGerir


Dadinha Da Graca Existem mais comerciantes com esse comportamento.. 
Tendo cartão de um banco diferente do q se têm com o uso de POS, não aceitam pagamento.. E isso, é mto comum na sociedade.. 
Se for regra da casa, a funcionária apenas "Acata"..
Será q por vontade "própria ela sairia do posto de trabalho p,para ir ficar na porta do banco, mesmo sabendo q teria clientes á espera?


Valdemiro Tivane Agora acha correcta a atitude da senhora em causa? Pra mim mostrou sinal de baixaria e falta de sabedoria, e uma mulher emocionalmente fraca que se deixou levar pelas queixas da filha. Sinceramente.


Belarmino A. Lovane Valdemiro Tivane a violência não justifica mas também há zonas de penumbras que não me deixam santificar a vendedora (tal como muitos tem o feito).


Valdemiro Tivane Nao estou aqui a tentar santificar a vendedeira ou a cliente, mas sim repudiar a atitude da "Dra". Que não soube tirar satisfacao de uma forma sabia.


Belarmino A. Lovane Valdemiro fui ao encontro da sua questão.Gerir


Valdemiro Tivane Desta vez...não meu caro. Quem sabe da proximaGerir


Belarmino A. Lovane Valdemiro tenho o sentido de eloquência suficiente para saber discernir o fim último de cada questão. Reveja seus comentários meu jovem. AbraçosGerir


Valdemiro Tivane Uma qualidade de dar inveja, mas prefiro manter a minha posicão. Hugs.Gerir


Fatima Mimbire Belarmino A. Lovane eu não tenho elementos para ajuizar nada. o vídeo, por si não é suficiente para tirar conclusões. 

contudo, não há razão que justifique violência e humilhação. ...Ver mais


Marcelo Machava quer dizer que aquela senhora é rica e a outra (servente) é pobre eh eh eh eh niko ghaGerir


Belarmino A. Lovane Fatima vou reter a última parte do seu comentário "Há factos por apurar e esclarecer". Abraços.Gerir


Belarmino A. Lovane Marcelo nem precisa -se desenhar isso. Os indicadores externos são por si suficientes.. Não vamos inventar coisas.Gerir


Marcelo Machava Quando um pessoa é considerada rica?


Belarmino A. Lovane Não sei, só sei que nessa tarde alguém foi oferecer um cheque para abrir seu próprio negócio. Ela é trabalhadora, faz hambúrguer e o dinheiro vai para o patrão. A sua base é o salário mínimo. A outra senhora é psicóloga, funcionária do Estado, anda de um "4x4"... se não consegues ver a diferença de classe aí, eipah não sei.Gerir


Valdemiro Tivane Mas apurar e esclarecer o que meus irmãos? Hamm a senhora agrediu a outra porque faltou respeito a filha, é isso que querem que apuremos? Sinceramente...desta vez estao equivocados.Gerir


Escreve uma resposta...


André Cardoso Xanah Pretucha e Euclides Flavio podem continuar com este papo. Está aqui mais um posicionamento!Gerir


Xanah Pretucha Já estou cansada de bate papo... Mas te digo independentemente do que aconteceu... Só pelo vídeo... Um olho critico consegue ver....
Não falar mais


Malume Mabjaia Sexta-feira vamos sim, não falha nada.Gerir


André Cardoso Vais pagar Malume Mabjaia? Paga-se ali :D




André Cardoso Hahhaahhaha


Euclides Flavio Cuidado Malume, essas histórias de confiar são terríveis. Estás a ver como o país está desde 2015?


Malume Mabjaia Seguro, com meu irmão EF


Escreve uma resposta...


Arlindo Cossa Se não fosse o ponto 2 e 3, autafswivona wene...😂😂😂Gerir


Fatima Mimbire kkkkk... wena pah!Gerir


Escreve uma resposta...


Kuyengany Produções No mìnimo isso nos distrai das remodelaçõs do Enginheiro do Planalto ha um ano do fim do seu Mandato




YOUTUBE.COM



Rildo Rafael Kuyengany Produções: Alguém pode partilhar o tal vídeo do Hamburguer!Gerir


Escreve uma resposta...


Guilherme Da Silva Rodrigues Até que ponto chegamos. Vivemos cultivando o ódio um com o outro. Vivemos discriminando aquele que achamos ser inferior a nossa classe social. Precisamos de mudar a forma de pensar e de se relacionar com o outro.


Eric Raimundo Nhacuco Aquela senhora sei lá como s chama ,a mãe daquela coisa s tivesse feito aquilo com um parente meu juro que ia procurar cortar cabeça dela com catana.nos já sabemos que aquela diabólica o dinheiro dela vai falar mais alto lá no tal gabinete de atendimento a pessoas diabólicas e cheio da mola.tlaaaGerir


Vicente Cossa Encontrei por ai..

"CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO"

É uma expressão inventada por uma psicóloga que gostava de comer Hamburguer sem pagar.

E de sobremesa agredia o vendedor.👺👺👺👺👺


Benny Matchole Khossa Fatima Mimbire, um dos grandes problemas da sociedade moderna é a relativização de tudo! Já não existem fronteiras claras entre o bem e o mal e quando somamos isso ao politicamente correcto, pronto, passa a haver uma justificação para cada comportamento, por mais ignóbil e mórbida que seja a acção! Eu acho que nada justifica a atitude/reação daquela mãe, por diversos motivos:
1. A agressão foi planeada, decerto maquinada desde o momento em que recebeu a chamada da filha. Ele teve tempo de pensar, ajuizar melhor, mas escolheu aquela reação. Se tivesse sido uma reação instantânea de quem vivenciou a filha ser distratada era compreensível, o que não é/parece ser o caso;
2. A senhora tinha formas de recorrer a outras formas de resolver a questão, desde ir à polícia até procurar os empregadores da pretensa trabalhadora que atendeu mal a filha dela, uma vez mais optou pela exibição de músculo;
3. A senhora podia ter procurado, de forma ordeira e como adulta que é, perceber o que aconteceu e depois de devidamente esclarecida, tomar uma posição. Uma vez optou por chegar a pegar a trabalhadora, invadir seu espaço de trabalho para a exibição musculado que teve.

Enfim, não encontro razões ponderosas para defender a Sra. Manjate.


Coelho Dias Eu quero assunto consigo Benny Matchole Khossa... que estória foi aquela de que cartões do Banco X não podem passar pelo POS d Banco Z? Não terá sido esse a “raiz” de todo o “mal entendido”?


Benny Matchole Khossa Coelho Dias falamos amanhã... BwakakakakakakakakaGerir


Katia Bernardo Plenamente de acordo.Gerir


Fatima Mimbire Coelho Dias é comum isso. quem nunca vivenciou um caso desses que levante a mão. isso acontece r muito e nunca reclamamos. a questão pelo que concluo do vídeo é que a menina deve ter dito a mãe que demorou porque lhe mandaram ir ao atum e pode ter usado o termo numa de inofensivo: me arrastaram até ao banco e mãe ter entendido como ter sido maltratada. 

contudo, concordo com Benny Matchole Khossa que não há como defende a senhora.


Zarito Mutana O ponto numero 1 é interessante.Gerir


Escreve uma resposta...


Edson Nhanombe Mas que elementos quer a senhora para além daqueles vídeos? Nós gostamos de argumentos mesmo quando não são necessários. Os factos falam por si.


Fatima Mimbire assim o disse de um lado é s outro, sem conheceres o contexto é suficiente para ti? para mim não. até porque conheço bem o significado da palavra empatia e não vou andar aí a insultar pessoas a toa. que fique claro: a senhora não tem razão de recorrer à violência. 

fico feliz que neste país haja gente que lê os pensamentos dos outros, que vê o que os outros fizeram sem estar lá. é impressionante!Gerir


Escreve uma resposta...




Joacheim Tembe E se a Tania lhe batesse?!? Como ficaria a mãe Coruja? Ainda bem que a Tania é a muito educada e comedida.


Fatima Mimbire o "povo" a linxaria. nada justifica a violência e ela só fez bem por não reagir, até porque estava quase, mas se conteve. o que a mãe da menina das extensões deveria ter feito. conter-seGerir


Joacheim Tembe Nao acho Fatima Mimbire. Ha um segmento da população que se coloca sempre do lado das Tanias em detrimento da mãe Coruja, as pessoas trabalhadoras que se sentem oprimidas e em dois tempos aquilo podia passar de uma briguinha de takeaway para uma Guerra de Classes.Gerir


Escreve uma resposta...




Cristiana Cuamba Xixel Langa anda aqui minha mana


Fatima Mimbire acho que ele foi muito infeliz a menina da voz s ouro. de facto ficar calada teria lhe ficado bem. corugismo não é de modo algum violência.Gerir


Escreve uma resposta...


Edson Bule É certo que nao se deve pautar pela violencia, a mae agiu e pecou na atitude, deve se redimir e pedir perdao, mas gostaria de ver as 4 partes numa mesa a esclarecerem o acontecimento (a mae, a filha, a servente e senhora que viralizou o video), se calhar a fofoqueira do video, teria feito melhor papel, em aproximar e evitar que a violencia acontecesse, ao invez de estar ali a prestar o serviço de filmagem gratuita. Ainda podia acontecer o pior, a video camera a satisfazer e a graciar com a cena.


Fernando Augusto Januario Edson Bule, para si ela é fofoqueira? Veja que se acha isso então todos somos. 

Se a miúda tivesse sido violentada com arrastão, será que a mãe Coruja não havia de mostrar?


Edson Bule A primeira atitude justa da video camera, nao é com certeza a filmagem, seria acudir a vitima, com o minimo de bom censo. Filmagem seria a quinta ou decima opcao


Fernando Augusto Januario Edson Bule a pensar assim todos jornalistas deviam andar treinados para acudir conflitos em vez de reportar. Faca-me favor.


Edson Bule Nao se tem que generalizar os casos, sugiro que se fixe o debate neste caso em concreto. É disto que se esta a falar.




Dercio Nicolau 😃😃😃😃😃😃😃Gerir


Natt Palmira de Deus Ultimamente deixamos de fazer o deveríamos fazer para filmar e tirar conclusões. O pior de tudo é que conseguimos influenciar a opinião pública.


Escreve uma resposta...


Saló Miambo Discursos politicamente correctos para ficar bem na fita. Independentemente do que tenha acontecido entre a funcionária do Txova e a filha da senhora arruaceira, a atitude da mesma é repudiável, o uso de violência nunca terá uma justificação plausível em circunstâncias como aquelas.


Fernando Augusto Januario Para o Edson Bule, ele acha que se trata de vitimização de pobres. Onde para os Poderosos a violência é permitida.


Edson Bule Fernando Augusto Januario estas a fazer leitura invertida do meu ponto de vista, nao tem nada a ver com o que estas a qui a dizer. Leia para entender, nao teça consideracoes emocionais.




Fatima Mimbire Saló Miambo, onde é que está escrito que a violência foi justificada? quem quer ficar na fita? eu ou tu?

recomendo a reler o meu texto com calma e mente aberta. vai entender bem o que digo. agora, não espere que eu desate a insultar pessoas, não é meu feitio.


Escreve uma resposta...


Rainha Linda É triste quando esse tipo de acto acontece com os académicos, pedagogos,intelectuais, educandos,e etc. 
Creio k ela como uma educanda, docente duma escola ou faculdade deveria ter um mínimo de prudência, Ahhh ainda mas é docente em psicologia sinceramente e se comporta desta maneira ,
Por mas que seja nossos filhos não significa que devemos acreditar em tudo que eles dizem, devemos também as vezes ter um ponto de interrogação, pk temos em mente que os santinhos, comportados, e obedientes que eles são em casa, também são na rua, mas é um engano nosso. 
E ainda por cima diz a vendedeira para pedir desculpa, há afinal quem deve pedir desculpa a quem?? 
Essa senhora não pode estar bem da cabeça. Deve saber se conhecer melhor ou se redimir perante aos outros 
O facto de ter muito dinheiro ou uma vida estável não significa que deve humilhar ou tratar as pessoas dum jeito dispersivo. Triste


Fatima Mimbire obrigado Rainha Linda. entendeste bem o meu ponto.


Escreve uma resposta...


Murukuruku Nyoni Hlophi 25% de acordo, para não fugir a regra. Parece que não concordar com Fátima Fatima Mimbire é estar disnutrido de cidadania. O facto é que a Fátima está a suavizar a atitude daquela "excelência" mãe da compradora. Por ser uma educadora - segundo o que nos é dito - tem a responsabilidade de educar em casa e naquela situação deveria ter mostrado discernimento e postura à altura da sua imagem. Mas foi tudo água á baixo. Até parece que aluga o bom comportamento quando vai á televisão, naquele momento tinha devolvido aos donos. Mostrou numa sentada, que a beleza dela, a escola que estudou muito, o nome que tem na sociedade, são ínfimos em relação a sua baixaria...! Uma baixa comportamental que ao esperava uma pequena oportunidade para se revelar ao mundo.


Fatima Mimbire leia com calma o meu texto. 

ps: vamos concordar em discordar. isso é mais cidadania. fazer para me agradar, dispenso. eu quero crescer e só o farei com críticas e se forem justas, muito mais.Gerir


Murukuruku Nyoni Hlophi Às ordens Fatima Mimbire! Volto a ler. Mas a sua revolta sobre atitudes de má governação, delapidação do bem comum, a desgovernacao do nosso estado tem feito locuções "(in)reliveis", contundentes que nos cativam e fazem de si uma cidadã diferente: que fala as coisas pelos nomes. Não que aqui não condena,aliás também podia não condenar, mas pelo seu jeito condenou muito pouco que o esperado pelo seu "eleitorado", só por isso as tantas críticas no seu post. Isso até pode ser positivo. Não pode nos educar qual deve ser a sua opinião, já sabemos que irá ser uma feijoada com todos. Esta de hoje faltou algo.! 
Ps: relendo o post!!!!Gerir


Fatima Mimbire Murukuruku Nyoni Hlophi sim sim sim... os bens públicos nos custam um bom dinheiro no bolso. 

agora, não é por isso que eu irei andar aí a insultar pessoas. acho que nem ao governo alguma vez consultei.

só para esclarecer: não defendo a senhora, só não usei as palavras que talvez muita gente gostaria s ver. a violência é abominável, não haja dúvida sobre isso.

ps: nem sempre estarei em concordância com o meu "eleitorado" e tenho a certeza que nalguns assuntos teremos divergências, mas havendo acordo para discordar, não haverá problemas.

Eu sou anti-álcool, por exemplo, ante venda na via pública e logo virei com esse debate pronta para receber críticas de toda a natureza, mas é a minha opinião.


Escreve uma resposta...


Rogerio Teixeira A miuda alem de náo ter o dinheiro ainda arastou a moça do quiosque ao banco, dimorando tanto e fazendo a outra sair do local de trabalho.. Mas a minha pergunta e: A miuda não tinha dinheiro na hora de pagar, mas entrou no banco pra tratar o cartão???? A senhora do quiosque vendo que a miuda estava a dimorar reclamou e a miuda vendo se encuralada ligou pra a mãe e falou que estava a ser maltratada.. Coisa de miuda com frescuras.. A mãe com o comportamento que tem mostrou a sua rialidade de educadora diseducada.. A outra quistão e: Sera que a mãe não entendeu na explicação da senhora do quiosque que a filha não tinha razão e era so pidir disculpas pagar a conta e em casa educar a filha nestas quistões???? Porque um dia a filha vai apanhar alguem que lhe vai metir a mão na cara..


Fatima Mimbire o que a mãe deveria ter feito era perguntar a filha a. frente a vendedeira se era verdade o que ela dizia. aí ela agiria como deve ser e acredito que até se poderia desculpar. no final sairia bem na foto. mas nao, assumiu o que a filha disse e desatou na condenável violência.


Rogerio Teixeira Verdade.. Coisa tão simples de fazer e sair com a conciencia que resolve um problema como mãe..Gerir


Escreve uma resposta...


Bp Stera Shame on the mother and the daughter.


Sambroera Fandanga Note a mãe deu uma pequena aula a jovem dos Hamburgers "é um cartão de débito para tua informação";


Pascoa Muiambo Que seja. 
Não justifica a atitude dela.
Nem que tivesse razão perdeu a razão com a baixaria que mostrou. 
De psicóloga não tem nada, mas tudo pra uma boa psicopata


Murukuruku Nyoni Hlophi Kkkkk. Não tinha nada para debitar, estava debitado o próprio cartão, inda se fosse de crédito!


Escreve uma resposta...


Agostinho Muchave Então chegar berrando foi certo? Chegar violentando, falando a maneira e na vontade que lhe dava na boca? Não estivemos no local mas pelas imagens se *A SENHORA INOCENTE* soubesse o que é respeito procurava ouvir. Ela certamente é aquela mãe que chega na briga dos pequenos e vai batendo na criança que seguramente ofendeu a sua. Se a filha dela fosse inocente como ela refere na sua locução jamais teria agido naqueles moldes, costuma se dizer: Quem tem razão não vai brigando! Juro que aquela SENHORA E A FILHA FORA COM SEDE AO POTE


Fatima Mimbire 😂😂😂😂😂 releia o texto. não junto só palavras, entenda o que elas significam a terás respostas às tuas perguntas. se esperavas insultos, estás no lugar errado.

eu não juriaria sobre algo que não vi, lembrando o que descartes dizia: só sei que nada sei. a atitude da senhora é condenável, não haja dúvidas.


Agostinho Muchave Apenas reclamei a atitude da anterior opinião de risos numa situação séria e abominável com que a mãe coruja agiu. Pois é esta a forma como nossa sociedade se transformou.Gerir


Fatima Mimbire Agostinho Muchave as vezes um riso não significa um riso de facto. há gente cujos nervos se revelam por meio de um riso. não conhece alguém assim?Gerir


Agostinho Muchave Talvez fossem nervos, mas na interpretação mais clara da psicologia quem ri no momento dos nervos chamamos de IRONIAGerir


Moisés Macucule As Redes Sociais sao bons instrumentos de partilha de informacao de utilidade publica, pesquisa de conhecimentos, etc. O grande problema e o desconhecimento que a maioria dos utilizadores tem, sobre os direitos das pessoas, o que deve ser publicado, como publicar, respeitando a privacidade dos cidadaos, a presuncao de inocencia, todos direitos consagrados na constituicao...Insultar, falar mal, chingar, ofender, chamar nomes a alguem, ate individualidades publicas, sao crimes puniveis nos termos da Lei. Em paises organizados, publicar imagens de outrem sem o seu consentimento ou autorizacao e punivel nos Termos da Lei. Tenho a certeza que muitos nem tem o cuidado de Ler os Termos de Adesao que se deve seguir, quando se cria o perfil. Todos so clicam "Aceito", sem ler. Tudo vem la escrito e muito claro. Tudo o que se publica no Facebook, incluindo as fotografias intimas, pessoais, sao Propriedade do Facebook e o Tribunal pode solicitar, em casos de abertura de processos judiciais, como prova do acto criminal. Por isso, meus amigos, quem me insultar ou publicar minha imagem sem meu consentimento, via Facebook...sera punido nos termos da Lei, mesmo que me encontrem violando a Lei em Publico.



Escreve uma resposta...




Óskar Ndzucula Independente de ter ou não razão...a "Dra" agiu muito mas muito mal....ninguém vai me convencer do contrário....ela mostrou o que tem de melhor que por sinal a filha mostra ter assimilado bem....agiu publicamente...e publicamente é criticada....não podemos passar panos quentes para estes tipos de comportamento oh Fatima Mimbire....principalmente quando se trata de alguém que se diz ser psicóloga, docente universitária e comentarista de um programa de televisão logo se tornando formadora de opinião.... não pode proceder o ditado de que :"faça o que eu digo e não o que eu faço".... não


Fatima Mimbire quem disse que em agiu bem?
O que são panos quentes? o oposto s panos quentes é insultar as pessoas como está a acontecer? sem percebermos, todos estamos a ser que nem ela e eu não quero ser que nem ela, quero ponderar tudo. se isso é por panos quentes, assumo. mas não vou jogar o mesmo jogo de ficar s cabeça quente.

A atitude da senhora é condenável e isso se pode dizer de várias formas. eu disse da minha, talvez não tenha entendido por eu não ter usado exactamente essas palavras.


Escreve uma resposta...


Carlos Guambe Uma Docente Universitária duma Instituição de renome.Gerir


Agostinho Muchave Moçambicano você só conhece no dia que lhe dizer um mal. Chegou a vez dela, a imagem está gravada em cada aluno e moçambicano, que venha a público se redimir e aceitar que independentemente das circunstâncias, agiu erradamente.


Milagre Langa Se ela tivesse levado uma porrada... de revira-volta... ai ela por sí perceberia porque não se deve pautar pela violência.


Sonia Mboa Mboa A mu xungametela hi telefone mesmo
A mu koma hi nkolo
Porque a menina nao dsmentiu ali qdo a senhora falava

So sei dizer QUE POBRE TAMBEM TEM DIREITOS

vamos educar melhor os nossos filhos como tambem fomos nos ontem
Se as nossas maes vizinhas nao tivessem nos dado chineladas como seriamos hoje.


Fatima Mimbire não há dúvidas.Gerir



Escreve uma resposta...






Melo Nhanala Minha cara Fatima Mimbire com toda consideração e respeito que nutro pelos seus posts e/ou pontos de vista, vejo me obrigado a vir demostrar o meu desapontamento quanto a sua Suavidade no tratamento deste assunto... Aquela mãe, como mãe falhou e provou que aquela menina agiu de acordo com a educação que a suposta Dra lhe transmitiu. E como uma Docente quiça directora de não sei o quê, provou que precisamos estar vigilante quanto a formação dos nossos filhos, pois não imagino que tipo de tratamento usa para com os seus alunos...! 

Em suma so pelo que vi e ouvi no video a Sra Dra., Psicologa esta redondamente ERRADA e recomendo um Psicologo para ela e a filha... vai lhes fazer bem!


Fatima Mimbire Meu carissimo Melo NhanalaNhanala, onde está escrito o oposto do que dizes? no meu post?

suavidade! pode ser. esperava que eu insultasse a senhora? Porquê o faria? penso que se ela mesmo ler o meu post vai entender que lhe dou uma chinelada, só que não preciso andar a usar termos pejorativo.

neste momento, há que ter uma atitude pedagógica também. não pretendia agradar a ninguém, mas colocar o meu ponto e de forma pedagógica. vejo que muita gente não entendeu. mas é normal

com todo, respeito, consideração é carinho, vamos concordar em discordar sempre que tivermos visões antagônicas.

não há dúvidas de que a atitude da senhora é condenável. isso está no texto, mas não nestas palavras.



Escreve uma resposta...




Marcia Albertina Manjate Estamos a copiar o comportamento das novelasGerir


Jenisse Sulemange Eu como sei que não sou perfeita e tenho pavio curto, não vou comentar muito sobre a atitude da senhora em questão, mesmo porque o vídeo diz muito pouco para se chegar a uma conclusão. Em relação a violência kkkkk só tenho a dizer uma coisa : todos aqui estamos sujeitos a cometer um desatino destes em público, sendo doutores ou uma simples doméstica, ou um simples funcionário de estabelecimento qualquer, todos movidos por alguma razão estamos sujeitos a isso. Eu concordo 100% com este post. Vi muitos julgamentos, muitos discursos a cerca do assunto kķkkkkkk quis entrar na mesma onda, mas lembrei - me que sou humana e tenho pavio curto , e muitas vezes primeiro discuto e só depois reflito. Então não sou perfeita e não posso atirar uma pedra que seja a essa mulher. Eu particularmente não teria sangue frio de filmar e partilhar uma sena destas, quem Fez isso foi muito mais maldosa que essa senhora enfurecida( agiu sob efeito da raiva que sentia ), mas a outra ( a que filmou) sabia o que estava a fazer, foi fria e calculista. Preocupou se em difamar a outra ao em vez de lhe chamar a razão e defender a mulher agredida.


Claudia Celina Mahumane Acrescentando a pessoa que filmou n só preocupou se em filmar mas tambem ouve se a voz dela a chamar um dos colegas da moça p intervir ,ouve se ela a dizer ajudem a vossa colega n deixem ela bater lhe,è vossa colega aquela e mais n estamos a falar duma mae a defender um menor indefeso,estamos a falar duma mulher de 21 anos,se foi chamar a mae è porque sabe que è confusa,nao só os que tem um pouco refiro me a alguns ,olham para os empregados como se tivessem sangue de baratas,eu sou mae coruja ,sou sim,quem nao è? Mas certas actitudes sao condenaveis e dignas de serem publicadas para educarem outras maes,acredito k muitas prestarao mais atenção


Jenisse Sulemange Claudia Celina Mahumane qualquer filho em qualquer idade quando está aflito procura os pais. Do mesmo jeito que há pessoas bem posicionadas que tratam mal aos outros, também há pessoas com pouca renda que são maldosas e malcriadas. Não importa a posição financeira. Existem empregados e patrões ruins. Em relação a jornalista de plantão : o que ela disse no vídeo foi apenas de praxes, para se sair bem no filme, ela teve pior comportamento que a outra. Ainda mais editou o vídeo a seu belo prazer. Porque não mostrou o vídeo completo. Como essa mãe chegou ao ponto de agredir a outra? Se ela estava parada a ouvir a explicação da outra?


Fatima Mimbire Claudia Celina Mahumane porque em não foi acudir também? Não podemos.continuar a ser passivos.Gerir


Claudia Celina Mahumane Kkkkk nao foi acudir porque tinha medo de bala perdida,o que è comum cá no nosso pais,realmente eu n sei se teria tempo de filmar ao invez de ajudar a que eu consideraria injustiçadaGerir



Escreve uma resposta...




Agostinho Muchave Sabe, o que vicê está a fazer é o que a senhora que saiu agredindo fez, só porque tinha razão. nenhuma razão faz você virar ignorante só porque pode. Lembra daqueles familiares que perderam o filho devido a um tiro mal posicionado? Acha que a quela família não tem razão? Estávamos lá? Vimos algum vídeo para tal? Nos poupe com seu sermão de bebés e acorde para o mundo real. Ela é psicóloga porque quer emprego ou porque tem vocação ou seja dom para tal? Que tipo de psicóloga é que não consegue ao menos defender o Título Academico?


Fatima Mimbire tinha razão? afinal? hummm...🤔Gerir


Agostinho Muchave Todo indivíduo tem sempre uma razão para fazer algo (seja errado ou certo)Gerir


Agostinho Muchave Quando era vez de: Mr Bow, Mana do Caixão -Matilde Conjo, Liloka, E a louca de Yolanda Boa, falamos e criticamos dez, vinte e trinta vezes porque são figuras públicas e essa SENHORA NÃO É FIGURA PÚBLICA, PORQUE DEVEMOS IGNORAR SUAS ATITUDES DE CRIANÇA?


Fatima Mimbire onde está escrito o oposto do que dizes?

toda a crítica é importante, agora não chamem nomes a alguém que não conhecem. este é o desafio. critiquemos o problema, a atitude. 

você é que disse que ela tem razão, quando no geral de diz que não. fiquei confusa, só!Gerir



Escreve uma resposta...




Não há palavras bonitas que se possam dizer a favor da Dona Docente Psicóloga & Mãe, Isa Manjate, nesta situação! É VERGONHOSO!!!

Que mensagem é que ela passa para a sua própria filha que a assiste passando de Psicóloga a Psicopata em pleno espaço público?
(Já que ela é tão Mãe coruja).
...e para a Sociedade que a assiste ensinando coisas boas nos debates da Tv, apelando justamente a comportamentos contrários ao que ela mostrou na "vida real"; Que credibilidade ela terá, eu me pergunto;
...e para os discentes dela da UP? Com que cara entrará na sua sala de aulas? Se é que alguma vergonha ainda lhe resta na alma;
... e para Nós os outros que só lhe notamos nos vídeos escandalosos!??

Ela subjugou a vendedeira porque acreditou que fosse superiora, pois não!? É essa superioridade e atributos que lhe pesam que a deviam cultivar! Cultura, se alguém não teve ao nascer, pelo menos pode aprender...!

Foi uma má actuação e dolosa, e pronto!
Há que se repremir esse tipo de comportamento na Sociedade, isso indigna a todos Nós!

Eu no lugar dela dignava-me a pedir desculpas ao vivo!


Fatima Mimbire não precisa dizer wue é vergonhoso. você por descrever a coisa vergonhosa. se isso são palavras bonitas, tudo bem. mas bem sempre você deve dizer a pessoa que come demais, há outras formas de o fazer.

lamento não ter ido na onda dos insultos. não gosto. e estou feliz pela forma como escrevi o meu ponto: pedagogicamente, acho!Gerir


Escreve uma resposta...


Ali Aiuba Parabéns Fatima Mimbire, gostei do seu ponto de vista. E como alguém disse, sobre o assunto em alusão, ficou evidente que existe uma grande diferença entre instrução e educação. Enfim, penso que foi uma oportunidade de aprendermos um pouco mais sobre nós mesmos.


Su Costa Não se precisa de nenhum outro elemento para perceber que a super protecção da sra foi exagerada a partir do momento que ela deu aquele show de Arrogância. Revelou-se claramente o carácter dela naquele momento( é habitual dizer se que conhecemos realmente a pessoa no acto de raiva ) pois não conseguiu domar a fera dentro de si. Ainda q ostente títulos, vamos admitir que ela errou!


Juma Aiuba É isso, podemos resolver sem baixarmos de nível.


Pedro Nhassengo Cairam a máscara e o verniz da psicóloga...Gerir


Zungas Zungas Podemos até criticar,mas cada um educa do jeito que recebeu a educação. No caso da mãe coruja quero acreditar que o modo de agir é esse em todas as situações. Explico porquê. Se a filha ligou para a mãe e logo veio, é por saber que sua reacção seria aquela. Quando somos assaltados chamamos a polícia pois sabemos o que essa vai fazer.


Joacheim Tembe Verdade Arlindo Cossa. Ainda temos blemas de barriga mesmo.Gerir


Arlindo Cossa Por isso não temos #SixPacks...😏😜


Escreve uma resposta...


Calisto Alfredo Mulelepeia Negativo mãe. Se você estudou direito de certeza aprendeu os tipos de prova num processo criminal. (vídeo) E qual elemento que a senhora está precisando neste tipo de acto? Se eu estivesse em Maputo podia intentar uma acção contra essa bruxa de mãe.Gerir


Fatima Mimbire a sério? o vídeo basta? Humm interessante! próximo ano começo a estudar direito e voltarei para rebater este ponto.

qual é a diferença entre o que tu julgas que sabes e tens certeza e o que a senhora agressora também julga ser verdade?

lembra do que disse Descarte?Gerir



Escreve uma resposta...




Aderito Murima Mas ficar 1 hora no BANCO para pagar um cachoro quente!!!! Sinceramente....Gerir




Hélio Cumaio Pelo tempo de demora no banco - e para alguma "consonância" - , mais fazia sentido tratar-se de "cachorro frio"...Gerir


Escreve uma resposta...


Aurélio Armando Matavele Lamentavelmente a Senhora se expôs ao ridículo, até por ela ser instruída devia ter evitado contacto com a grelhadora e procurava pelo dono do txova, ela andou-se espalhando agora vai ser difícil se juntar!!!


Sara Massuanganhe Feliz aniversario Padrinho. Que Deus todo poderoso continue a iluminar a sua vida. Deus eh connosco.Gerir


Gaspar Americo Gove Nada justifica violencia,


Xixel Langa Yuh!!! SOCORRO!!! ESCREVI ALGO PARA O GRUPO FECHADO E TIRARAM DO GRUPO FECHADO, E A MAL VISTA SOU EU???? ESSE COMPORTAMENTO É PIOR OU MELHOR DO QUE A MÃE DO TXOVA???? AGORA QUEREM DENIGRIR A MIM???? 😮😮😮😮 
XIIIII


Joacheim Tembe As vezes pertencemos a Grupos que não deviamos e ficamos com receio de sair pensando no que pensarão de nós. Mas quando chegar a vez deles, nos Txovam que nem a Ilda a Tania.Gerir


Marieta Caema Constantino Relaxa a sociedade esta cheia de lobos onde esperam uma para atacarGerir


Fatima Mimbire infelizmente Xixel. é por isso wue falei de uma sociedade maldosa, que quer sangue e nem para para analisar o contexto.

as pessoas só ganham sensibilidade quando acontece com elas.

Eu recebi o teu comentário e não o achei correcto. não há corugisse que justifique violência, por mais pavio curto que tenhamos. se nao não terem o diferença com os animais irracionais.


Nelia da Silva Sinto muito Xixel. Esse comentário, que até vi e comentei no grupo, já recebi de várias fontes e de ângulos diferentes.Gerir



Escreve uma resposta...


Orlando M'sede Pedro Evitem sujar a classe docente. Ela agiu como uma qualquer. Os docentes sabem como lidar com o outrém dais serem confiados pela sociedade para a educação dos seus filhos. Se tivesse sido professora com 10+1de formação teriam posto em causa o modelo de formação e o facto de ter feito a 10 fruto de passagens automáticas. Falem tudo menos incluir a classe docente naqueles actos pessoais.




Escreve uma resposta...


Marcelo Machava Para mim, o video ja traz elementos bastante para analise: a dita mae é arrogante e sofre de complexos de superioridades. Ja q aparece na Tv acha se poderosa


Fatima Mimbire isso é uma coisa, mais não o mais importante que é esclarecer o caso.Gerir


Escreve uma resposta...


Marieta Caema Constantino Retirando o ponto 3 falou bonito.
Nao tem idade para ser vulneravel a agressão. É preciso ter punho para dizer não a uma violencia. Não confundam a agressão com a qual muitos de nos fomos criados com educação. 
É preciso acreditar sim nos nossos filhos e depois ter cautela para acariação dos factos. 
Com a sociedade de lobos que temos se eu nao for pelos meus quem sera. Nb: sou Mãe coruja sim, com meus filhos ninguen mexe.



Marcelo Machava Ginguem aqui na cidade grande, lá dentro era teria tido boa lição...porrrada so. Uma pessoa bem educada e culta tem modos de se dirigir as pessoas e exigir explicação. Aquilo é nhopsiGerir


Marieta Caema Constantino Pode apreciar teu comentarioMarcelo Machava e pode perceber onde mais vos doi o facto dela ser da tv. A sociedade poderia ser mais Feliz se as pessoas fossem menos invejosas.Gerir


Marcelo Machava Marieta Caema Constantino conheço pessoas menos cultas que ela, mas com modos e consideração com as outras. Aquilo é animal. Sair na TV nao é nenhuma virtudeGerir


Marieta Caema Constantino Enquanto nao existir o video completo eu so irei julgar a reaccao agressiva da mae. Mais a defesa dela a sua filha eu apoio sim, quem nos garante que a tania nao tenha lhe respondido com arrogancia de modo que a mae fique mais alterada. Para mim ta mais que claro a tania saiu de agressora para vitima.Gerir


Marieta Caema Constantino Achas que ela simplesmente aplaudiu a atitude da menina e ponto, e a deixou ir sem a violentar verbalmente. E essa violencia nao conta?Gerir


Fatima Mimbire Marieta Caema Constantino acreditar no que os filhos nos dizem, sem fazer acareação é grave. portanto, ela não devia assumir que a menina lhe dissera a realidade. esse é o ponto.

não mexer nos seus filhos não significa eles não terem uma repreensão verbal quando agem mal. isso é básico e nem é preciso a sua autorização. certamente você não sabe quem são os seus filhos em todos os lugares. por isso, todo o cuidado é pouco.


Marieta Caema Constantino Fatima Mimbire com a sociedade que temos nao ha confiança nem para uma repreensão verbal. Eu por exemplo procuro sentar e conversar. Ja a avo faz diferente, passa no chinelo e berra, muitas das vezes me zango pk prefiro deixar o chinelo para situaçoes estremas.Gerir


Marieta Caema Constantino Por isso ultimamente é dificil educar uma criança. Mais acima de tudo temos de ter cauleta na resolução dos factos e dizer sempre nao a violencia.Gerir


Jose Maria Tenho uma irmã que dentro de casa é um anjo, meus pais a defendem com unhas e garas. Mas do lado de fora vizinhos colegas e até amigas dela reclamam que ela é sinica e mal educada.
Só pra dizer que as vezes os pais não conhecem o comportamento dos filhos em todos lugares. Concordo Fatima MimbireGerir


Marieta Caema Constantino Eu tbem tennho uma dependente de drogas e meus pais nao a conhecem ou melhor nao querem ver o sinais disso.Gerir





Escreve uma resposta...


Murrade Bay Bem dito Fatima a poderação é sempre melhor e a calma podia ter sido melhor


Fuva Muiambo Bom! Eu costumo dizer que muitas vezes as nossas reacções revelam a forma como fomos socializados, como encaramos a vida, e como queremos que a sociedade nos veja. 

Observando a expressão corporal desta Sra no vídeo percebi que ela queria mesmo é mostrar que não admite abusos, que é superior e que é muito justiceira. 

O mundo de hoje está em conflitos constantes devido a esta postura. 

Independentemente do erro da filha, ou da funcionária, aquele estabelecimento tem gestores, aquela zona tem esquadra, e filha dela como tal tinha gente a volta de certeza que assistiu ao sucedido. 

Acho que devemos parar de justificar atitudes de violência que ocorrem na sociedade, é preciso denunciar os opressores, que acham superiores, nobres, por algum grau acadêmico, salário robusto, ou posição social. Colocar a funcionária pela gola a falar do que aconteceu ja demonstra arrogância e superioridade. A frase " sim cartão de débito para tua informação" ao longo da explicação da funcionária sobre o processo na agência BCI próxima, já foi indicativo de querer diminuir a senhora a sua insignificância de trabalhadora da grelha. 

A Humildade não se larga quando se atinge o auge aparente, ela caminha para todo lado e nos salva de ter que assumir estas posturas ridículas e desagradáveis. 

Sobre ser mãe coruga, as crianças de hoje ja revelam o "corugismo" - petulância, mal-criadez, estupidez, mimos excessivos, e desmandos em escolas etc, esquecemos que nossos filhos são pessoas, que podem manipular, deturpar, etc, e logo vamos defende-los. 

Não ha dor pior que a outra na maternidade, aquela funcionária deve ser mãe e está ali a passar tudo aquilo para dar aos seus filhos o pouco que ganha tendo que se submeter aquilo. Elogio o gesto dela de profissional e sensata de não agredir a sra e apenas responder as questões embora a forma agressiva em que ocorria. 

Outra coisa BERÇO é TUDO!!


Telma Matiana Sumbane Totalmente de acordo Fuva Muiambo.acordam se aqui factos que procuram até condenar quem tenha filmado o vídeo,mas acredito que se a senhora em causa tivesse ido procurar a funcionária para tirar satisfações, com educação ,tom baixo, sem esbanjar baixaria..ninguém se dignava a intrometer se na conversa.pelo contrário, até passava despercebido.alias, a senhora psicóloga, fez muito bem feito deixando claro que se lixava para a plateia..então que arca com as consequências..


Zaituna Tesha Nesta Sim verdade berço é tudo... Onde foi parar a educação da "Dra" Isabel que por sinal foi minha docente e olha lá...


Marcelo Machava Coruja é la no quintal dela. Na minha Mafalala ela nao passaria: grosseira


Elson Cuna Assino por baixo


Carolina Mateus E nem mais.👏👏


Flavia Joaquim Chiluvane O melhor comentário desde que a titia do tchova fez bum nas redes sociais. Agora só lhe resta arcar com as consequências.



Escreve uma resposta...




Constantino Pedro Marrengula Trabalho com jovens faz muito tempo. Noto que ha algo de muito estranho na minha geraçao, muito estranho, mesmo. Viramos uma geraçao super protectora. Uma menina de 21 anos, se for mesmo esta a idade, a precisar da protecçao da mae para lidar com os choques da vida? Quando frequentei a universidade, nao sabia que a este nível precisava se de encarregados de educaçao para lidar com os assuntos dos estudantes universitários. Hoje, parece que os jovens precisam e há pais que acham que estes precisam mesmo! A ironia é que estes pais da minha geraçao no seu tempo nao precisaram. Estranha esta minha sociedade. O resto prefiro nao comentar. Ha elementos estranhos naquele video!!!


Fatima Mimbire pois é. eu, na vida, só uma vez os meus pais foram chamados a escola. por causa de um mal.entendido com o professor. ao invés de ser defendida pela minha mãe, ela repreendeu-me.

de facto, para além das reuniões na escola secundária, meus pais nunca pisaram a Universidade se nao para a graduação. o assunto do aproveitamento era entre nós e em casa.

enfim... filhos mal-educados e mimados é isso que estamos a criar.



Escreve uma resposta...





Reproduzir



-6:38
Definições Visuais AdicionaisEntrar no modo de ecrã completo


Desativar



Lúcio Langaa InconsequenteGerir


Carolina Mateus Pura HipocrisiaGerir


Escreve uma resposta...


Isa Isys Com razão ou sem razão , doutora psicóloga agiu pior que a filha dela 
Ela nao precisava descer tao baixo PA mostrar a superioridade dela
Coruja como não ela devia ter ido PA lá sim PA mostrar que o comportamento da filha era errado e que nao voltasse a fazer mais coisa igual
O video circulou , SIM circulou bem feito PA ela que nao sabe estar


Hugo Romao Raja Viana Muito Obrigado pela lição minha irmã


Horacio Ribeiro Wuaaaa Hugo Romao Raja Viana, a ideia abitual é o de classe media abusar e pisar o de classe baixa, a moça da barraca saiu-se muito bem a favor da civilizada e cheia de violencia, nao me parece um texto com liçao, é tudo gente com classe media ajudarem se(respondi aqui porque es meu chamuari, nada contra ti)


Hugo Romao Raja Viana Wuaaa, fazer o quê? Concordo. Solidariedade falta-nos nos dias que correm



Escreve uma resposta...




Américo Tomás Armanze Excesso de zelo. Resultado: Baixaria total e gratuita em plena via pública. Resumindo, ela com ou sem razão, saiu mal na fotografia. De certeza que, se ela for idónea jamais ira repetir o mesmo erro, faltou-lhe atenção e pagou preço alto, senão de ouro.


Francisco Ribeiro Acho que de forma humilde a doutora Isabel deveria publicamente pedir desculpas sem argumentar para serenar os ânimos.
Que a atitude dela sirva de exemplo para todos nós.


Carmelo Pontes Faltam dados pra análise. Mas violência não é a soluçãoGerir


Fatima Mimbire alguém disse que é?Gerir


Escreve uma resposta...


Clara Vilanculos Temos dados suficientes pra a análise.. 
Mae coruja agiu mal sim e se deu mal.. Tá estendida a altos niveis.. Wamama


Fatima Mimbire agiu mal sim, ninguém disse o contrário. que não ha dados suficientes não há, pelo menos ao meu ver.


Carolina Mateus A seu ver, quais dados faltam exatamente??!Gerir


Escreve uma resposta...


Natingue Musico Daqui a pouco vamos comprar pão e badjiaas com o cartao muitibanco.E uma pessoa sensata antes de fazer o pedido pergunta se aceitam esta ou aquela modalidade de pagamento,caso não tenha dinheiro em espécie.depois do pedido feito só querem o dinheiro do patrão.tudo deriva daí.....Acredito que a Mãe não estava num bom dia.mas faltou lhe calma para fazer um bom juízo do assunto acabou nas redes.Gerir


Unay Cambuma Não há nenhuma justificação para a atitude da "dra" Isa Manjate:
Ela é simplesmente uma bruxa mal educada. Em países sérios, ela teria sido demitida da universidade onde lecciona.
Realmente, o diploma universitário nao faz o berço de alguém.
Se ela for inteligente, tinha que ir ter com a "vítima" e fazer algo para se redimir. 
O post da mana Fátima é "contraproducente". Me parece uma tentativa para "defender a classe".
Há coisas que só dão para olhar e calar.


Muzila Wagner Nhatsave Unay tu tambem de diriges as pessoas nem sempre com respeito e bons modos quando discordam de ti. moral tens pouca para acusar quem quem que seja de estar a defender algo ou alguem ivocando classe ou sei la o que. quando defendes as tuas convicçoes politicas ate a mentira e o insulto valem. E bom olharmos os nossos telhados antes de lançar pedra para o dos outros, especialmente o da Fatima Mimbire.


Unay Cambuma O que estás a defender ó Nhantsve? 
Devias ficar de bico calado.


Muzila Wagner Nhatsave estas aver como es? Bruto e sem modos? a tua natureza ja se mostra. Ja começas com nomes. sera que es tao diferente da pessoa que tentas aqui condenar?


Elson Cuna Muzila Wagner Nahatsale, bolas baixas? Parece que o post da Dra Fàtima debate o assunto, Dra IsaGerir


Unay Cambuma O Nhantsave foi banido.
Não tolero dementes eu.
Por acaso já viram me a esgravatar uma vendedeira de hambúrguers?Gerir


Escreve uma resposta...


Muzila Wagner Nhatsave Bom dia Fatima Mimbire. Pensei exatamente assim. E num outro post estou a discutir isso. Condeno a atitude sim, mas ha que perceber o antes e o depois daquele assunto. saltamos para conclusoes sem antes tentar perceber os antecedentes que levaram aquela reaçao irrefletida. Como sempre mana no mesmo diapasao.


Zaituna Tesha Nesta Os estudantes dela que o digam...Gerir


Vicente Cossa Hi mina lwey...Kikikikikikikikikii


Escreve uma resposta...


Jose Maria Os filhos alguns costumam ser anjos dentro de casa. Os pais conhecem o comportamento deles fora.




Muzila Wagner Nhatsave Isso e verdade. O meu pai sempre dizia isso. que nao punha mao no fogo por ninguem la fora. E uma das formas de nos contyrolar fora era participando nas reunioes da escola e todas as actividades que tinham , incluindo nos levar aos locais de diversao e ir buscar de madrugada.Gerir


Escreve uma resposta...


Unay Cambuma Na sexta feira as 13 30 vão lá ao sítio prestar solidariedade a humilde Tânia. ÉGerir
1


João Baptista Gimo Fatima Mimbire já dá para entender que a tal docente não tem controlo nos nervos imagino o resto da familia como passa mal em casa.... Aquela reaccao não é razoavel...Gerir


Elson Cuna A Doutora Isa està errada, não conseguiu controlar a emoção, acreditando eu, que esteja arrependida do acto, mas hà que se saber o que realmente aconteceuGerir


Joao Fulana Xixel Langa, corujimos tem limite. Não precisa andar ameacar pessoas, por ser uma "mãe coruja". Podia sim, ir tirar satisfações, sem chamar atenção, dessa forma, estaria sim, protegendo a tua "cria". Tal mãe, tal filha, extrapularamGerir
1


Carolina Mateus Não posso crer no que li!?!! É Serio que ainda querem arranjar justuficação para aquela humilhação?!! Eu sou mae, curuja e leoa, ninguem mexe com os meus,mas Nunca em momento algum humilhei a ninguem para defende-los...parem de arranjar sempre desculpas, é por isso que a sociedade esta a tornar-se um lixo, os que deviam educar, guiar, e criar pessoas de bem, são os mesmos que dao pessimos exemplos... Não andem por ai a dizer que é "Curujismo" pk assim ofendem a nós que somos curujas de verdade.arranjem outra desculpaGerir


Escreve uma resposta...


Carmelo Pontes Porrada é a forma de resolver problemas entre nós compatriotasGerir


Lúcio Langaa Filhos mimados adultos imbecis.




Ofelia Da Silva Tomas A tal senhora da classe media dona do txova bateu a empregada com o telephone. Onde ja se viu isso. Empregada nao se bate. Ela sim devia ter encontrado outra forma de exigir responsabilidades. Pelo video percebe se que a moca entrou no banco e nunca mais saiu de la com o dinheiro para pagar. A mesma mae coruja iria de novo implicar com a empregada se esta tivesse dado o tal cachorro txova sem que ela pagasse. Para mim bem feito a imagem que andou ai, porque ela vai aprender que nao deve criar bagunca na rua. Que aprenda a conter-se. Para terminar, dizer que empregada como qualquer ser humano, eh pessoa. Ela deve ter muito cuidado na maneira como lida com os vulneraveis. Nao gostei nada de ver aquela atitude dela. E teve sorte porque tinha muita gente doutra forma a empregada tinha lhe arreiado bem para aprender.Gerir


Olá edson!


Edson Bule Minha professora Sinfronia Macome, kkkkkk estou aqui a tentar limpar a barra da minha antiga colega de carteira.Gerir



Escreve uma resposta...




Betinho Armando Caboverde Os vídeos tem áudio é.isso dá para perceber qual é parte que não.tem razão. Num ato de venda e compra há obrigações e deveres. Comprador tem o dever de pagar e obrigação de levar o produto. Assim como a parte do.vendedor se as partes não foram seguidas como mostram os.vídeos ai não há razão. Mfumo wavaland só soGerir


Betinho Armando Caboverde O.poder dos pretosGerir


Rogerio Teixeira Sr Raul Almeida tiraste essa informação do watsapp.. Este senhor não e Faizal Antonio e o cantor Alex Junior de Nampula.. Informate primeiro pra não passar esta vergonha. Se não conhece porque que publica???


Raul Almeida Obrigado pela correcção



Escreve uma resposta...




Joao Jussar Um episódio macabro e sem justificação. A única explicacao que vejo é que esta cota decidiu resolver a maka como se a vendedora fosse sua rival... 😜Gerir


Vic Gove mas querida Membirre só da manifestação da senhora a filha 3m bom juízo já possível entender até o que aconteceu na ausência,a arrogante da senhora que está envenenando a filha a uma estupidez aguda já demonstrou claramente que gentalha é sem querer citar questões pessoais a conheço de pessoa com mais comportamentos não agradáveis a Dinha como era tratada na zona i Sathana wa minutos lweyuGerir


Francisco Ribeiro Julgo que este assunto somente tem esta repercussão pq a aquela mãe é fez o que muitas mães senão fazemos quando se trata de nossos filhos então vamos aprender com aquele erro mas não mais deveis como diz o brasileiro continuar a xingar a Sra mãe da menina. Basta.

Sem comentários: